quarta-feira, 29 de maio de 2013

Origens do heavy metal Parte 1: Pré-história

Aqui começará uma longa série sobre o heavy metal em vídeos, das origens, primeiras músicas do gênero, Heavy metal tradicional e hardão 70, NWOBHM, Power metal, Speed/Thrash Metal, Black Metal original, Death Metal e Grindcore, Black metal, Progressive metal, Groove metal, Crossover/Metalcore/Deathcore, Doom/Gothic/Stoner Metal, Avant-Guarde/Post Metal, Industrial/Eletronic Metal, Nü Metal e por fim um post sobre bandas de metal no cenário brasileiro e no mundo cristão.

Vamos então pras ORIGENS!!! Lembrando que aqui constarão apenas sons considerados PROTO-hard, alguns são até anteriores ao rock'n roll, no próximo post que virão realmente sons de heavy originais. Do blues até o rock psicodélico, o som pesadão cresceu até chegar à sua definição, até chegar aos primitivos hard rocks de 1967/68.

Começando com o blues de Joe Hill Louis, o proto do proto-heavy, em 1950 (ou seja, antes mesmo do rock nascer!)

 

Agora a guitarra de Willie Johnson na banda The Howlin' Wolf em 1951, primeira vez que aparece um POWER CHORD distorcido na história.



Pat Hare tocando para James Cotton em 1954, uma demonstração de power chord bem distorcido e um solo de guitarra bem ao estilo.



Agora uma bem conhecida, um instrumental do Link Wray.



A partir daqui sigam com sons de 1961 à 1967 que são colocados entre os precursores do heavy metal. Confiram a progressão da velocidade, distorção e outros elementos básicos que formariam o metal no final da década:



























Bem, por enquanto é isso. Certamente que houve outros atos musicais similares na época, mas esses foram os mais representativos, uma boa base do som que lentamente ao longo dos anos 50, do blues clássico, até a psicodelia dos anos 60 chegaria ao heavy metal, que pra muitos nasceu em 1967 num estúdo chamado "Amigo Studios", em Hollywood, California, durante a gravação de um cover de Eddie Cochran... cenas dos próximos capítulos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário