sábado, 9 de fevereiro de 2019

Cézar & Júlio / Júlio Cézar


Os irmãos José Cézar (In Memorian) e Júlio Cézar Motta, depois de 10 anos de carreira com a banda Catedral, um dia decidiram fazer um ousado projeto, que teve a aprovação da MK Publicitá (gravadora deles à época). Assim nascia o Duo Project. Muitos anos após o falecimento do primeiro, Júlio decidiu fazer uma continuação em homenagem ao irmão que se fora.


Cézar & Júlio - Duo Project (1998)

01 - Sonhos (instrumental)
02 - Um Novo Dia (instrumental)
03 - Sei que Há
04 - Davi e Golias (instrumental)
05 - Like Glove
06 - Tudo Pra Mim
07 - Zona Sul (instrumental)
08 - Te Encontrar (instrumental)
09 - The King (instrumental)
10 - O Duelo (instrumental)

Um disco de rock instrumental é algo ousado demais até hoje, principalmente no meio cristão. Imagina em 1998. Mas a fama e o sucesso que o Catedral haviam atingindo àquela época poderia justificar a ousadia. E que bela ousadia, diga-se de passagem. As canções instrumentais, que são 7 das 10, mais a semi instrumental  "Like Glove" e as cantadas "Sei que Há" e "Tudo pra Mim" mostram o trabalho de compositor dos irmãos. "Sei que Há" nos permite ouvir a voz de Cézar cantando, uma das raras vezes que tivemos essa chance, ao passo que "Tudo Pra Mim" traz a única canção cantada por Júlio até hoje registrada oficialmente num disco. O estilo é bem pop, com algumas pitadas de MPB em alguns momentos. As cantadas são todas na linha worship. Esse é um dos discos mais difíceis de se encontrar dos discos relacionados à banda Catedral, muito devido aos problemas que a banda teve com a antiga gravadora.



Júlio Cézar - O Último Duo (2011)

01 - Cavalgada
02 - Rock and Roll Cézar
03 - Conversa de Amigos
04 - Back to School
05 - Promised Land
06 - O Último Duo
07 - Todas as Horas do Mundo
08 - Mais Leve que o Ar
09 - What is This
10 - Tune Up

Faixas-extras:

11 - Song to John part two
12 - See You in Marrocos
13 - Automm Leaves
14 - Clarke's School
15 - Au Norm de L'amour

Sim, esse é o último duo. Apesar de sair com o nome só do Júlio, esse disco foi gravada suas músicas no ano de 2001, dez anos antes, e até então não aproveitadas. Decerto os irmãos não imaginariam que dois anos depois a vida (ou melhor, a morte) os separaria. Numa homenagem um tanto tardia talvez, mas bem-vinda, "O Último Duo" apresenta a última parceria dos dois num projeto duo. Depois de vários sons póstumos com o guitarrista lançados pelo Catedral e na carreira solo do irmão mais velho, Kim, esse disco veio coroar o impressionante talento dos irmãos instrumentistas. Diferente do disco pela MK, esse é completamente instrumental (a exceção dos solfejos em "Todas as Horas do Mundo"), e é uma maravilha, com diversas influências rítmicas presentes, tornando esse disco indispensável. A capa faz por um momento pensarmos se tratar de um disco ao vivo, mas não é o caso.

OBS: Não sei a procedência das faixas-extras, já que nunca tive original nenhum exemplar desse disco.


Júlio Cézar - Only for You (2015)

Em breve

Nenhum comentário:

Postar um comentário