sábado, 9 de fevereiro de 2019

Cantores e grupos de louvor que também fizeram rock

Rock cristão é um som que costumamos associar às bandas e alguns cantores solo com todo o trejeito de roqueiros, cabelo grande, algumas tattoos, etc etc etc, todos aqueles estereótipos e etc e tal.

Mas muitos grupos de louvor e adoração já tiveram coragem de mandar um som mais rock'n'roll em suas canções. Vale a pena fazer uma boa pesquisa de alguns grupos lá de antes do movimento gospel no Brasil e dos anos 90, já dentro do cenário gospel. Não vou citar de 2000 pra cá porque já estava bem difícil definir a separação em alguns casos, com os chamados grupos de "louvor jovem" e similares.


Som Maior - Ele é a Razão


Som Maior provavelmente será citado na seção de Reviews do site, mas é importante sempre lembrar que o grupo é de Louvor e Adoração e por vezes faziam ótimos sons acapella. Mas sempre pegavam influências de grupos como The Imperials, que traziam um rock no som deles, e isso fica claro nesse álbum de 1980. "Ele é a Razão" tem muita influência de rock sessentista, mas a faixa "Galhos Secos" também é uma bela pedida, pois traz a imortal canção da banda Êxodus. Aliás, os irmãos Osny e Osvair Agreste, que faziam parte da Êxodus, tocavam também no Som Maior por essa época, o que explica a inclusão dessa faixa. Outras que vale a pena procurar deles é "Seu Plano" (também conhecida como "Deus tem um Plano") e "Jesus Cristo Mudou meu Viver", todas com influências de pop e rock.

Voz da Verdade - Quem é o Caminho?




O grupo de louvor da Igreja Voz da Verdade sempre enveredou por sons de rock. Todo disco deles têm alguma com esse som. E essa aqui é do disco de estreia da banda de 1978. Anos depois, em 2001, foi repaginada, dando ênfase às influências de hard rock que a música possui. Várias outras músicas deles vale a pena procurar pra encontrar sons mais pesadinhos, como "Cristo Reina", "Consumado", "Projeto no Deserto", "O Escudo", "Sou um Milagre" e "Encontro Eterno", entre outras.


Milad - Virada Radical




Milad, ou Água Viva pros íntimos, foi um grupo fantástico e pouco lembrado onde João Alexandre passou muitos anos, que juntava louvor, adoração, MPB, pop e, sim, rock, pra ser mais específico Hard Rock. "Virada Radical" deixava até fã de heavy metal que se converteram na época sem saber como parar de bater a cabeça. O grupo, um dos primeiros a sair em missões pelo Brasil afora levando um conjunto de percussão completo (com berimbau, atabaques e conga inclusive, pra desespero dos mais tradicionais), ainda faria mais uns sons na linha do rock no álbum "Pra Cima Brasil!", músicas advindas do grupo Artecristã, formado por Elmar Gueiros e Walvir Soares, que depois da saída de João Alexandre tomaram os rumos do grupo, e trazendo músicas como "Algo Está Errado", "Meu Candidato", "Insegurança Segurança", "Que Dizem os Astros?" e a mais marcante pra mim, "Os Sonhos Evaporam", que anos depois seria regravada pela banda pernambucana Candelabro. Também é digno de nota a canção "Conheci um Grande Amigo", versão de "N'Ele Você Pode Confiar" do Rebanhão e Comunidade S8, que saiu no disco anterior, MILAD 2.


Irakitan - Fé





Provavelmente a mais obscura inclusão nessa lista, sei pouco desse cantor, mas ele cantou nada mais que uma versão de "Fé", canção escrita por Pedro Braconnot e que saiu no disco "Pé na Estrada" do Rebanhão de 1991. O que é mais curioso? É que essa faixa não é um cover, e sim a primeira versão da música. Vale a pena a ouvida haha


Koinonya - Leão de Judá Prevaleceu



Ter Silvério Peres (banda Akza) no grupo de louvor tem seus efeitos colaterais. Para o bem, nesse caso. Imortalizada em diversas igrejas, "Leão de Judá Prevaleceu" tornou-se uma das canções essenciais do Ministério Koinonya de Louvor. O grupo vez por outra fazia incursões no território do blues, do pop e do rock, como é possível ver também nas músicas "Jeová é o Teu Cavaleiro", "Luz no Fim do Túnel" e "Filho do Homem", essa última uma canção da Akza que ganhou uma versão ainda mais pesada com o grupo - aliás, virando inclusive o título do sétimo álbum da banda, onde ele se encontra.

Comunidade da Graça - Nosso General



Mestre Adhemar de Campos é um ótimo cantor e compositor pra sempre. Como líder do ministério de louvor da Comunidade da Graça de São Paulo, nos concedeu canções majestosas. Mas também trouxe canções fortíssimas, como essa, presente no álbum "Fruto dos Lábios" de 1988, que também incluía "Homem de Guerra". Outras canções com influências do som feitas pelo Adhemar incluam-se "Amigo de Deus" (que ganhou uma versão fantástica do Resgate com participação do próprio Adhemar), "Tributo a Ieovah" e a onipresente "Ele é o Leão da Tribo de Judá", cantadas por muitas igrejas até hoje, e que foi renovada em 2002 pelo Luciano Manga em seu disco de versões chamado "Fóssil Praise". Já com o Ronaldo Bezerra no grupo, versões de Marcos Witt e outras canções como a inesquecível "Eu te Louvarei meu Bom Jesus" e "Romanos 16:19" trazem um fôlego novo pro grupo de louvor.

Renascer Praise - Se Não Fora o Senhor



Que a Igreja Renascer foi durante os anos 80 e 90 um abrigo pros fãs de rock isso não é nenhuma novidade. Não a toa, seu principal grupo de louvor no primeiro disco era formado por três bandas de rock (Resgate, Katsbarnea e Oficina G3), além dos grupos de black music Troad e Actos 2 (futuro Kadoshi). Ao longo dos anos e mudanças de formação, diversos membros de outros grupos passaram por lá, sempre deixando sua marca. Além da faixa aqui presente, diversos sons da banda eram rock ou possuíam fortes influências de blues, pop e rock, como "Deus do Impossível", "Avanço", "Festa", "Invoquei", "Nada é Igual", "Leve e Momentânea", "Deus é Por Nós", "Grito de Alerta", "Gênesis", entre outras, algumas dessas inclusive versões de artistas de rock da igreja, como Brother Simion, Katsbarnea e Resgate.


Cristo Salva - Triste é Viver Morto




Sabe o Oficina G3? E o Rebanhão? Ambos nasceram aí nessa igreja. O Rebanhão nem tanto assim, já que tecnicamente a versão paulistana do grupo era na verdade a carreira solo do Janires acompanhado de alguns talentosos músicos como Mike (aquele que fez "Cante" e "Magia Alguma"), mas o Oficina G3 sim, esse aí inclusive o nome "G3" vem justamente deles serem o terceiro grupo da igreja, junto com a Estação Céu e o primeirão, que é este aqui apresentado, que era muito mais voltado pro louvor e adoração, entretanto no grupo já tocavam Luciano Manga, Túlio Régis, Walter Lopes, Wagner Maradona e Juninho Afram... sim, alguns dos primeiros membros da famosísima banda de rock cristão brasileiro. A música "Rei de Salém" teve sua primeira versão aqui nesse disco, ressurgindo nove anos depois no disco "Indiferença" do G3. Aqui eu sublinhei essa por ter o Manga nos vocais, já trazendo sua voz instigada.

VINDE - Fé e Obras





VINDE foi um projeto beneficente criado pelo reverendo Caio Fábio nos anos 1980, e em 1993 participaram do projeto Natal sem Fome, e nesse fizeram um videoclipe com diversos artistas cristãos, numa espécie de "We Are the World" gospel (não fora o primeiro - em 1991 o saudoso pastor, músico e ex-deputado Paulo César Graça e Paz já havia organizado com Mattos Nascimento o "SOS Vida - Adeus Drogas, Há Deus"). Daí junto com a Gospel Records lançaram o LP "Atitude e Solidariedade" com uma nova versão da faixa-título e alguns artistas diferentes, além de outras fantásticas canções, entre elas "Fé e Obras", com o vocalista do Resgate Zé Bruno, e os então vocalistas de Katsbarnea e Oficina G3, Brother Simion e Luciano Manga respectivamente. Essa canção fez tanto sucesso com sua pegada hard rock e letra sobre a necessidade de fazer a vontade de Deus e não só dizer que nele crê, acabou renascendo nove anos depois como faixa-título de uma coletânea da Gospel Records. Outra música bem rocker desse disco é "Nas Telas do Brasil", com a voz de Carlinhos Félix (ex-Rebanhão e ex-Sinal Verde), com uma sonoridade que muito remete ao Rebanhão.

Diante do Trono - Em Teus Átrios



Abrindo uma exceção à regra dos anos 2000, inclui esse clássico de 2001 do Diante do Trono, grupo que nunca negou sua influência advinda do grupo de louvor australiano Hillsong United - influência essa que se proliferou de tal modo nos grupos de louvores do Brasil que passou inclusive a ser bastante criticado por a falta de criatividade e saída de muitos... mas enfim, isso não está muito em questão. O fato é que DDT sempre trouxe uma sonoridade mais juvenil, que prezava muito pra qualidade sonora e não a toa tornaram-se bem comuns em igrejas até os dias de hoje.

Marina de Oliveira - Procure por Mim na Glória



Curioso que nos primeiros anos da carreira Marina era chamada de "roqueira" hahaha pois é, mas de fato a eclética cantora costumava trazer influências do gênero, e assim é que vez por outra saiam grandes canções, como essa assinalada aqui. Outra que recomendo muito dela é "Coração Adorador" e "Glória a Deus" (essa última versão do grupo The Imperials). Ah, isso sem falar da clássica "Pisa no Inimigo", que ela canta junto com o grupo Voices.

Marcos Witt - Venceu (versão de Venció)



Antes que você me diga o óbvio "mas ele não é brasileiro e sim mexicano",o fato é que Marcos influenciou tanto artistas brasileiros (entre os que lembro que fizeram versões de músicas dele tem a saudosa Denise Cerqueira, Ronaldo Bezerra - o maior intérprete de canções do mexicano, Eduardo Cardozo, Projeto Vida Nova de Irajá, Carlinhos Félix e Luiz Fontana, entre outros) que não seria de se espantar que ele, tão querido pelo público brasileiro, fizesse de vez em quando versões em português de seus discos, e assim foi com "Venció", que acabou trazendo na faixa-título uma das canções mais rock do cantor. Nesse disco também é possível achar "Alegrem-se" (versão de "Alegrense"), que ficou famosa também na voz de Ronaldo Bezerra.

Cristina Mel e os Vegetais - Rock Gospel



É, acho que vocês sabiam que eu ia fazer essa zueira hahaah. Pois é, essa é a mais engraçada dessa turma, desculpa Cristina Mel, não resisti haha


Existem muitas mais que nos perderíamos tentando elencar com vídeos, mas vou citar uma lista boa pra pesquisa:

Vencedores por Cristo - Falso Véu, Sinceramente, Tudo ou Nada, Deus é Real, Nas Estrelas, Fale do Amor, Novos Caminhos, entre outras.
João Alexandre - Coração e Água da Vida
Asas da Profecia - Entrega Total e O Momento da Decisão
Guilherme Kerr Neto - Cavaleiro do Céu
Expresso Luz - Enquanto se Discute e Mamãe eu sou Gospel (uma crítica ao movimento gospel, mas com uma instrumentação muito boa de rock mesmo - o problema não é o ritmo, é o compromisso com Deus, é isso que a música quer dizer)
Atilano Muradas - Minha Geração
Marcos Góes - Como Está Seu Coração? e Autoridade e Poder
Livre Louvor - Tempo
Abi - Shalom, El Shaddai (versão de Amy Grant) e outras
Maurão - Atalhos e Estradas e Que Pena John
Altos Louvores - Mistérios Cósmicos
Ministério Life (Asaph Borba) - Infinitamente Mais, Celebraremos com Júbilo, Povo Livre, entre outras
Comunidade Carisma - O Teu Nome Exaltarei (versão de "Lord I Lift Your Name on High" do Petra)
Clamor pelas Nações - Adormecido na Luz (versão de "Asleep in Light" de Keith Green)
Kadoshi - Impetuous Winds e Cristo Faz a Cabeça (ainda como Actos 2)
João Inácio e Ranúzia - Filosofia Não Basta
André Valadão - Livre Sou
Nívea Soares - Rio, Aquele que É
Fernandinho - Há um Rio, Dançar na Chuva
Thalyta - Certeza (versão de "Have You Even Seen the Rain?" de Creedence Clearwater Revival)
Renato Suhett - A Resposta (versão de "Hotel California" de Eagles)
Moysés Macedo - Em Ti Confiarei (versão de "I don't Wanna Miss a Thing" de Aerosmith)
Sérgio Pimenta - O que me faz Viver
Vineyard - Senhor te Quero, Quebrantado, Tão Profundo, entre outras
Afonso Augusto - Palavra Verdadeira e Passageiro
Comunidade Cristã Filadélfia - Jesus, Nome de Vida
Comunidade Evangélica Internacional da Zona Sul - Majestoso Rei e Agnus Dei
Gerson Cardozo - Primeiro Amor (versão de uma música que até hoje não descobri qual é, sério kkkk)
Grupo Elo - Nova Jerusalém, Salmos 131, Eu Quero Paz, entre outras
Grupo Logos - Um Novo Dia, Caminhos, Meu Servo, etc.
Geração de Adoradores - Guerra Espiritual (versão de "War in Heavenlies")
Tonny Sabetta - Final dos Tempos
Nelson Ned - Louvado Seja o Nome de Jesus
Grupo Semente - Teus Altares
Grupo Hágios - Pátria
Grupo Musical Formosa - Cristo Jamais Abandona e Qual a Razão?
Projeto Vida Nova de Irajá - Festa
Comunidade Evangélica Vila da Penha - Gigante Vencido

Entre muitos outros...






CALMA CALMA CALMA, como assim tem roqueiro na igreja?



Ok, é só uma brincadeira essa última, não me xinguem por favor hahahahahah

4 comentários:

  1. Perfeito brother!
    São louvores com levada um passo adiante do som praticado no tempo!
    Raízes fincadas no Rock and Roll sim!
    Frequentei ao que chamávamos de Clubinhos, nos anos 70 e 80, que desenrolavam sons nessa linha!

    ResponderExcluir
  2. Meu amigo Jhonny, esse artigo tem riquezas incalculáveis...
    Espetacular!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Os clipes da Marina de Oliveira sempre geniais, kkkkkkkkkk.

    ResponderExcluir