sexta-feira, 1 de março de 2019

Documentários sobre rock cristão

Sim, existem vários docs sobre o rock cristão por aí afora. E esse tópico vou indicar alguns que vale a pena serem explorados pela galera!

OBS: Boa parte dos documentários são em inglês sem legendas, mas vale a pena conferir.

THE SON WORSHIPERS (1971)

Em meio ao movimento hippie de meados dos anos 1960 nos EUA e em alguns outros países, algumas igrejas e jovens e bandas entraram nesse universo para mudar tudo. Era o Jesus Movement, até hoje presente em um tamanho reduzido, porém ainda relevante. Na época foi uma resposta impressionante ao mundo hippie e trouxe grandes artistas como Larry Norman (que sua música "Forget Your Hexadram" aparece inclusive no filme), Agape, Petra, Mind Garage, Love Song, Resurrection Band, Keith Green, Nancy Honeytree, entre outros. A versão aqui é totalmente em inglês, sem legendas (infelizmente), mas pros que manjam de inglês é uma boa pedida pra entender como os hippies receberam a Palavra de Deus de uma forma tão diferente do convencionalismo conservador até hoje forte em muitas igrejas.



GREENBELT LIVE! (1979)

O festival Greenbelt (que rola até os dias de hoje!)  rola no Reino Unido e é - tal qual o Cornerstone Festival - um os maiores festivais de rock cristão até aos dias de hoje. Entre alguns dos que tocaram nessa edição estão Larry Norman, Cliff Richard (ele mesmo, o "Elvis" britânico - que se convertera nos anos 1970), Randy Stonehill, After the Fire, Vatten, entre outros. Contém depoimentos dos artistas, realizadores do festival, além de registros de pregações ocorridas no festival, mostrando bem um reflexo do que o Jesus Movement estava fazendo naqueles anos.



METAL MARDI GRAS (1987)

Mais um festival, esse realizado pela Sanctuary International (igreja do pastor Bob Beeman - a primeira voltada pro público headbanger, punk, gótico e similares). Nesse vídeo tem um resumão de apresentações de diversos artistas que passaram por lá, como Bloodgood, Barren Cross, Gardian (a Guardian na fase "space" heavy metal), Vengeance Rising, Malachia, Eternal Ryte, entre outras. Mas NESSE LINK dá pra ver algumas sugestões do Youtube de apresentações completas desses artistas e até do Deliverance. Já no vídeo abaixo rola alguns depoimentos das bandas, até uma pregação bem inusitada de um punk (minha mãe viaja nesse carinha haeuhaeu).




Metal Mission Vol. 1 - Hard Rock on High Road (1991)

Documentário com bastidores de shows e mais clipes de bandas de hard rock, como Whitecross, Bride, Novella e Xalt. Contém entrevistas com os membros das bandas e alguns fãs, mostrando bem como é a estrada dessas bandas e também seus ministérios.



It's the Vengeance Rising (It's the Thought That Counts) - também chamado de No Budget Video (1991)

Brutal e cabuloso como pretende ser, já começa com um depoimento de um satanista dizendo que "música satânica real não é essa porcaria (sic) de heavy metal, e sim compositores clássicos como Wagner", numa clara prova de que do mesmo modo que temáticas diabólicas podem aparecer em qualquer estilo - até nos mais clássicos -, o tema cristão pode e deve aparecer em qualquer estilo. Mesmo num tão brutal e selvagem como o do Vengeance Rising, por anos uma das mais brutais bandas do gênero (pelo menos nos anos 1980 não tinha pra ninguém!). Contém depoimentos, estudos sobre o efeito das drogas (sério!), pregações (algumas do próprio Roger Martinez, que era pastor à época da Sanctuary), além de apresentações da banda. É um pouco longo, mas vale demais a pena ver. Como faz falta um cara como Roger na cena, ainda oro muito pra que ele volte para o Senhor.



METAL CONNECTION WITH BOB LARSON (1992)

Bob Larson foi um dos maiores críticos do rock cristão nos anos 1980, porém os anos passaram e o pregador e cantor (que curiosamente se converteu em meio ao Jesus Movement e lançou discos de pop cristão na época) foi mudando sua posição. Nesse curto doc é possível ver uma entrevista dele com membros do Vengeance Rising (Roger Martinez), Tourniquet (Ted Kirkpatrick), Deliverance (Jimmy Brown), Angelica e Ransom, além de trechos de clipes das bandas.



MORTIFICATION - CONQUER THE WORLD (2002)

Após algumas VHS com clipes e alguns depoimentos sobre a jornada do Mortification, "Conquer the World" segue um ritmo mais documental, ao mostrar a turnê mais extensa da banda, passando pela Austrália (óbvio kkkk), EUA, Europa, América do Sul (incluindo aí o Brasil!) e África do Sul. Vale muito a pena assistir esse.



NO LONGER MUSIC (2004?)

Um dos documentários que mais marcaram minha vida, a apresentação da banda No Longer Music e do seu vocalista e líder David Pierce (líder do ministério Steiger Internacional de evangelismo) em várias partes do mundo (inclusive no Brasil) conta com uma fusão de pós-punk/gótico, teatralidade e também uma das representações mais pesadas do sacrifício de Cristo. É curto e eu recomendo muito que assistam para verem o quão é possível nossa fé se infiltrar em locais onde ninguém nunca iria imaginar que poderia. E TER EFEITOS REAIS!



Why Should the Devil have All the Good Music? (2004)

Documentário bem extenso e legal, com diversas participações de bandas dos mais diferentes gêneros do rock e sua busca pelo cristianismo. Trechos do festival Cornerstone aparecem no doc, bem como bandas como Larry Norman, Steve Taylor, Squad Five-O, Zao, Demon Hunter e MXPX, entre outras.



CRASH, O QUE É? (2006)

Pequeno documentário sobre a igreja Crash Church, pioneira no ministério underground no Brasil, comandada pelo pastor Antônio Carlos Batista (Antidemon). Na realidade é só um dos docs feitos pra essa igreja, já vi alguns, um desses inclusive feito pelo extinto programa "A Liga" da Bandeirantes, que falarei num outro post.



SARCÓFAGO - O Ministério Underground (2007)Um filme pequeno falando da história do ministério de Guarujá, SP. Está dividido em 2 partes e curiosamente está cheio de deslikes (vamo reverter issaê quem puder!)





LIGHT IN DARKNESS - NEMESIS DIVINA (2010)


Se você sempre quis entender o "un"black metal, esse documentário é perfeito. Dá uma base das origens do black metal, bem como da sua "versão cristã", críticas da cena secular e também da igreja, dentre outros. Membros do Horde, Crimson Moonlight, Pantokrator e Frosthardr aparecem dando seus depoimentos sobre essa temática tão curiosa, bem como forte e verdadeira.



CRISTO SUBURBANO (2014)

Documentário brasileiro sobre o punk e HC cristão no Brasil, realizado pelo projeto Cristorama. Bandas do país inteiro aparecem no projeto, como Ressurreição, HxBx12, F.M.I., Thimoteos, dentre outras. Recomendo muito. Ah sim, tem uma continuação, chamada "Entre Bíblias e Coturnos", de 2018. Abaixo ambos docs:





COMUNIDADE EXTREMA UNÇÃO (2015)

Pequeno doc feito pelo coletivo Beyond the Dreams sobre a comunidade, uma das mais representativas do underground cristão pernambucano. Vale a pena conferir. Ah sim, no Youtube também é possível ver um minidoc sobre o evento capitaneado por essa mesma congregação chamado Underblood Fest. O minidoc é de 2010 e também aparece no DVD da quinta edição do evento.



REBANHÃO: POR CIMA DOS MONTES (2016)

Fantástico documentário sobre a banda mais revolucionária do rock cristão brasileiro, em homenagem aos 35 anos do Rebanhão e também ao retorno do grupo.





UP THE ASHES (2017?)


Não tenho muita certeza sobre a origem desse documentário, mas pelo que pude ver foi feito pelo vocalista da banda Chariot (a dos anos 1980). Fala um pouco de sua vida no metal cristão.



PANTOKRATOR: IGLESIA CRISTIANA DE HEAVY METAL (2017)

Documentário sobre a igreja Comunidad Cristiana Pantokrator da Colômbia, que também prega o Evangelho através do som underground.



METAL MISSIONARIES (2017)

Único que eu não vi completo (esse vídeo abaixo é só um trailer), é um caso curioso de depoimentos sobre o metal cristão feitos NÃO SÓ por cristãos, mas também por membros de bandas seculares, até mesmo aquelas que são bem opostas ao cristianismo, como Samael. Tô louco pra ver as ideias de geral.



NO NEW KINDA STORY (2017)

Documentário sobre a gravadora Tooth & Nail, simplesmente uma das maiores gravadoras cristãs voltadas pro rock, metal e punk cristão, e um dos berços da cena metalcore mundial. Surgida em 1993, continua até hoje em plena atividade, seguindo os passos de outras como a R.E.X., a Intense Records e a Frontline, dentre muitas outras. Algumas das bandas que passaram e passam por lá foram Demon Hunter, The Almost, Amberlin, Hawk Nelson, Haste the Day, Disciple, Project 86, MXPX, Starflyer 59 e Thousand Foot Krutch, dentre muitas outras.



JESUS' ROCK (2017)
Documentário feito por Lauro Alexandre acerca da cena underground cristã de Ponta Grossa, Paraná. Inclui aí uma participação do pastor Volmir de Bastos (Pipe), da Comunidade Gólgota. Muito legal para conhecer um pouco da cena local.




TEMPLO DE FOGO 20 ANOS (2019)


Uma das primeiras bandas de metal cristão brasileira, a banda do brother Moisés Missão representa bem a cena, e além de ilustrar um pouco da própria banda, também falam de como a cena estava à época, citando inclusive a clássica banda Sagrada Cruz.





BÔNUS:

Não chega a ser um documentário (no sentido de duração), tá mais pra um release, mas no finado programa "Documento Especial" (aparentemente 1995) da extinta Rede Manchete rolou uma matéria sobre o underground, e no meio apareceu a banda Necromanicider (à época chamada Necromanicide) do saudoso irmão Evandro, mostrando um poucochinho de seu ministério. Num próximo post vou falar sobre aparições da cena cristã de rock em programas de TV nacionais.

4 comentários: