sábado, 5 de outubro de 2019

Tempus



Poucas bandas de pop/rock cristão foram tão pops e ao mesmo tempo tão impactantes quanto a Banda Tempus. Seguindo a cartilha que suas contemporâneas Raízes, Novo Som e Primeira Essência, Tempus era, como diria um velho amigo meu chamado Givanildo Jr, "o verdadeiro Roupa Nova da música cristã". Surgiram em Rio de Janeiro, RJ em 1991 formada por Marcelinho (voz), Beto (baixo), Marcelo Magrão (guitarras, posteriormente substituído por Odair) e Marquinhos (bateria) (e posteriormente Felipe no teclado), nesse tempo até 1996 foram cinco anos tocando muito mais pra igreja que congregavam que de fato profissionalmente. Tudo mudou em 1996, quando foram chamados para cantar numa coletânea chamada "Amém Gospel", coletânea que também contou com os também do rock cristão Dico Parente e Luciane Cardozo (Cyane), e que era capitaneada por ninguém mais ninguém menos que Marlene Mattos, à época a grande empresária da "rainha dos baixinhos" Xuxa Meneghel. Tocaram então em programas como o Xuxa Hits e o Xuxa Park, e assim seguiram carreira até hoje.

Curiosidade: Houve outra banda chamada Tempus no Brasil, que lançou o disco "Apenas mais uma canção", porém essa acredito que não era cristã haha.



Luz das Nações (1998)
Versão de relançamento

01 - Jerusalém
02 - Minha Adoração
03 - Eu Te Amo
04 - Fiel Amigo
05 - Amigo Maior
06 - Segura Na Mão de Deus (tradicional)
07 - Luz das Nações
08 - Com o Mestre Jesus

Bônus de relançamento: as faixas da coletânea Amém Gospel de 1996:

09 - Deixa Deus Trabalhar
10 - Cidadão do Céu

Pop/rock na linha dos mestres do Roupa Nova e da banda Rádio Táxi. Indubitável a qualidade sonora da banda, além da belíssima produção da gravadora Unno Records (curiosamente de curta duração). Parece meio tolo, mas pra mim as duas melhores faixas são justamente as que não fazem originalmente parte do trabalho: Cidadão do Céu, um pop bem extasiante; e "Deixa Deus Trabalhar", o maior clássico sem dúvidas da banda. Entretanto "Luz das Nações" (a música) também é fantástica, uma balada muito bem trabalhada e com uma letra fantástica. A nova roupagem de "Segura Na Mão de Deus" também é digna de nota por ter sido muito bem feita.

Curiosidade: O disco também foi lançado pro mercado latino-americano com o título "Jesus, La Luz de Las Naciones", com as oito músicas originais em espanhol (infelizmente não achei nem em mp3 pra ouvir, sorry).

A versão em espanhol.




A Verdade e a Vida (1999)

01 - Todo o meu amor
02 - Confiança
03 - Deixa vir a mim as crianças
04 - A Verdade e a Vida
05 - Tempus
06 - A Paz do Senhor
07 - A Festa
08 - Senhor da Guerra
09 - Não Posso Viver sem Jesus
10 - Glória e Majestade

Seguindo no pop/rock básico e coberto de baladas, "A Verdade e a Vida" em nada deve ao primeiro disco, sendo uma sólida continuação do clássico. A participação de Serginho Knust (Novo Som, Yahoo) nas guitarras solo das faixas 02 e 10 dão uma tônica ainda melhor pro disco, que em si só possui uma sonoridade simples e genial, além de letras diretas sobre o amor de Cristo e seu desejo de mudar nossas vidas, uma proposta evangelística sem rodeios. A música "A Festa" marcou minha juventude, cantava muito pela simplicidade de mostrar um convite para a igreja.

Curiosidade: Possui uma faixa interativa com curiosidades sobre a banda, um pouco de sua trajetória, pequena entrevista, fotos, etc.


Sorria com Jesus (2003)
Não encontrei mp3 dessa obra pra ouvir
Uma lástima não ter comprado na época que vendia por aqui =(


Mudando o Rumo de Uma História (2006)

01 - Despertar
02 - Anjo Caído
03 - Sodoma e Gomorra no Planalto Central
04 - Verdadeiro Amor
05 - Rico Opressor
06 - Rumo de Uma História
07 - Julgamento
08 - Gratidão
09 - Homem de Deus
10 - Quero Rock 'n Roll


Primeira reação que eu tive quando comprei esse disco "mas o que aconteceu aqui?" Seguindo os passos de bandas como Khorus, que também migraram do pop/rock pro rock mais pesado e até pro heavy metal e grunge, Tempus aqui traz um disco genuinamente ROCK, com muitas influências de nu metal. Chega a ser curioso e cabuloso ouvir Marcelinho mudar seus vocais mais melódicos e pops por um vocal mais drive, as vezes bem gritado, como em "Anjo Caído", onde ele inclusive dá uns urros a lá Marco Antônio do Fruto Sagrado na fase nu metal da banda. Wagner Carvalho (ex-Rebanhão e Primeira Essência e atual Arrebatados Remix) toca bateria como nunca aqui, pedais duplos. "Sodoma e Gomorra no Planalto Central" tem alguns arranjos meio nordestinos no início, mas depois vira um hardcore/crossover tão veloz que até assusta. Passado o susto inicial, é um ótimo trabalho da banda, embora sem dúvidas se saísse com outro nome que não Banda Tempus faria até mais sentido. É a mesma estranheza que as vezes sinto quando escuto os discos mais pesados da banda Khorus - nada contra, até porque são mais no estilo que eu realmente curto, mas ainda assim soam bem diferentes do que se imaginaria feito pelas bandas em questão. Única faixa que me faz relembrar que estou ouvindo Tempus é "Gratidão", uma power ballad que ainda assim é bem mais hard rock do que "Deixa Deus Trabalhar" ou "A Verdade e a Vida". No geral, um baita disco.



Antes de Nascer o Sol (coletânea, 2012)
Após seis anos de silêncio, a banda lança essa coletânea, com regravações de seus sucessos.





2 comentários:

  1. Amigo, por ventura você teria o CD Mudando O Rumo De Uma História?
    Estou procurando há tempos e não consigo encontrar completo, só faixas aleatórias.

    ResponderExcluir
  2. Paz,Johnny! Eu tenho as MP3 do álbum "Jesus, La Luz de Las Naciones" (na época, copiei do CD original). Como eu trabalhava em rádio, colecionava quase tudo desse gênero na época.

    ResponderExcluir