quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

Revistas e Zines sobre o rock cristão




A mídia impressa por muito tempo foi uma das formas de expressão mais legais da música cristã, e o rock cristão conseguiu seu espaço através de revistas, algumas abertas a vários gêneros, outras totalmente voltadas pro rock e subgêneros, e quando o espaço era pouco, alguns conseguiram ir além e fizeram suas próprias mídias independentes, as famosas zines (muito mais comuns entre a galera underground). É verdade que os tempos passaram e a mídia impressa foi desaparecendo, mas vale a pena aqui no blog falar acerca dessas mídias, falando um pouco de algumas das que eu conheci por aí afora.

OBS: Não vou citar casos como a White Metal Italia ou a Angelic Warlord, que são totalmente online, somente as clássicas mídias impressas mesmo.

P.S.: Acho que vale aqui menção à Time, que foi a primeira revista secular a falar sobre o Movimento de Jesus e bandas de Jesus Music (acho que em 1969 se não me falha a memória - caso não for eu corrijo aqui depois) e no Brasil a revista Veja em 1973 publicou sobre as bandas Êxodus, Os Cantores de Cristo e Vencedores por Cristo num evento juvenil que tocaram juntas (em 1976 também reservaram uma nota chamada "Rock Proscrito" sobre a expulsão da Banda Êxodus de sua igreja à época).

CCM MAGAZINE

Provavelmente a primeira grande revista voltada pra música cristã contemporânea (o nome da revista já diz tudo, CCM - Contemporary Christian Music), ficou na ativa de julho de 1978 até abril de 2008, durando como publicação impressa mensal por quase 30 anos ininterruptos, e em 8 de julho de 2009 a Salem Publishing que cuidava da revista a anos relançou-a como revista online trimestral. A CCM tinha diversas seções, como a CCM Update, com os lançamentos, os charts dos gêneros da música cristã em rádios, novidades, listas de melhores, etc. Uma coisa muito admirável foi que a CCM nunca teve discriminação em sua publicação, colocando artistas e bandas com temáticas religiosas nas matérias, mesmo não se declarando necessariamente artistas "gospel", como U2, Bruce Cockburn, Sam Phillips, The Call, Bob Dylan, Johnny Cash e T Bone Burnett, dentre outros, além de obviamente dar espaço a artistas do mainstream cristão. Nos anos 1980 a revista inclusive deu um espaço muito forte para artistas da cena punk/alternative cristã, como Undercover, The 77's, Daniel Amos, Crumbächer, The Choir, Adam Again, dentre outras bandas e artistas mais obscuros na cena. Nos anos 1990 eles acabaram voltando-se de vez pra grupos mainstream e que tocavam mais nas rádios.

Entre 1998 e 2000 a Renascer em Cristo chegou a licenciar uma versão brasileira da CCM, que teve dez edições + uma edição especial do SOS da Vida (acredito que de 1998). Essa versão chegou a contar com alguns discos coletâneas, a maioria dos artistas lançados pela Gospel Records (mas alguns não e alguns nem haviam lançado ainda nada!). Uma das seções mais legais foi a "Mundo Metal", surgida na edição 6 e que apresentou a história resumida das bandas Martíria, Calvário e Justa Advertência, algumas das primeiras do gênero. Essa seção era encabeçada pelo Claudio Tiberius (ex-CMF, ex-DevilCrusher, ex-Berith) e era bem atualizada mesmo pros fãs do metal e punk cristãos no Brasil.

HEAVEN'S METAL / HM MAGAZINE

No verão de 1985 surgia pelas mãos de Doug Van Pelt (Lust Control) a Heaven's Metal, originalmente como uma fanzine, posteriormente convertida em revista, voltada principalmente para o metal cristão. Como uma Kerrang! cristã, a Heaven's Metal foi sem dúvidas uma das maiores publicações do gênero. Chegou a lançar coletâneas em CD e VHS, e ajudou a formular diversas zines e revistas similares pelo mundo afora. Em 1995 a revista mudou de nome pra HM Magazine (HM nesse caso passou a significar "Hard Music") e passou a focar não só em bandas de metal, punk e hard rock cristã, mas também bandas alternativas e similares, além de um maior enfoque religioso. Algumas bandas, como P.O.D., conseguiram aumentar sua popularidade ao aparecer na HM (a citada apareceu na capa da revista e deu tão certo que a Atlantic Records chegou a agradecer o Van Pelt com uma placa dourada com o nome P.O.D.). A HM também ficou famosa por colocar entrevistas como a que Doug Pinnick (King's X) admitiu sua homossexualidade em 1998 (o que deu um problema sério pra ele e pra banda) e também em 2002 onde o Alice Cooper confessou ter voltado para o Evangelho onde ele começou sua vida. Em 2004 A HM conviveu com uma fanzine do Doug chamada Heaven's Metal (sim, o nome original da revista), cada uma com um enfoque específico. No final de 2011 as revistas pararam de ser publicadas impressas (mesmo com uma campanha que o Van Pelt tentou manter a publicação de pé), e em 2013 ela voltou, agora como publicação virtual no site da HM Magazine.

GOSPEL MUSIC CD

Na mesma época que rolou a CCM Brazil a Bompastor lançou a Gospel Music CD, onde a gravadora publicava nos CDs coletânea alguns de seus lançamentos, bem como tinha matérias sobre os artistas nacionais e internacionais que saíram por lá, eventos, etc. Embora como eu disse fosse uma publicação da Bompastor e a gravadora ser bem eclética até hoje no quesito estilo de seus artistas e lançamentos, deram espaço sim pra muita galera do pop/rock como Michael W. Smith, Amy Grant (que ganhou capa), Petra (que também ganhou capa), Sandra Simões, Banda Kadoshi, John Schillt (em carreira solo), Steven Curtis Chapman, Audio Adrenaline, dentre outras. A publicação foi de 1998 a 2000 e durou 11 edições.

ENFOQUE GOSPEL / O MELHOR DA MÚSICA GOSPEL

A edição falando dos
ministérios underground
Publicação da MK Publicitá (MK Music) iniciada em 2001, foi uma continuação do jornal El Shaddai (também publicado pela gravadora no início dos anos 1990). Praticamente enfatizava mais os artistas da própria gravadora, dando espaço sempre que podia pra galera do rock que passara por lá, como Primeira Essência, Oficina G3, Brother Simion, Fruto Sagrado, dentre outros; mas as matérias de capa em geral tratavam de assuntos variados, desde um participante cristão (o Pedrão) no primeiro reality show nacional, o "No Limite" da Rede Globo (acredito que na segunda edição do programa), a eleição de Lula (e o que os cristãos poderiam esperar dele), a guerra contra o Iraque promovida por George W. Bush (e se ele com esse tipo de conduta poderia ser considerado cristão) e as bizarras "danceterias gospel" que começaram a surgir no início dos anos 2000. A Enfoque chegou a fazer uma matéria dedicada ao assunto rock com as bandas Oficina G3 (já no cast da gravadora à época), Fruto Sagrado (que ainda não era da MK) e Katsbarnea (essa nunca foi de lá haha) na edição 04, e na edição 21 eles foram além, ao entrevistar comunidades e ministérios voltados para o público do metal e outras tribos urbanas, como a então Comunidade Zadoque (atual Crash Church) de SP, a Metanoia de RJ, a Caverna do Adulão de MG (à época ainda parte da Presbiteriana), além de ministérios específicos dentro de congregações, como o Christian Metal Force (surgido em 1989 e integrado posteriormente como parte da Renascer em Cristo) e o Ministério Christian HeadBangers (CHB) da igreja Nova Vida (liderado por Leonardo Borges) - matéria essa que foi muito útil para nós undergrounds sermos reconhecidos como parte da Igreja Unificada e Universal. Não sei bem ao certo se a publicação da Enfoque continua e se parou quando foi, já que - confesso - nunca acompanhei bem a publicação porque, apesar do nome, o enfoque dela era bem mais amplo que só música, logo nunca me interessou tanto assim (mea culpa!)

Em algum momento dos anos 2010 saiu uma revista chamada "O Melhor da Música Gospel", que vinha revista + CD dedicado a um único artista. Foram 16 edições, e de artistas ligados ao pop/rock saíram Oficina G3, PG e Quatro por Um.

O LEVITA

O Levita foi uma revista de 1998 (nossa, esse ano foi profícuo pra revistas gospel hein!) da Editora Escala e que também foi ligada a um selo de mesmo nome aqui do Brasil que junto com a Salmus Produções lançou vários artistas americanos. A revista teve pelo menos 12 edições e uma edição especial, além de sempre vir com CDs coletâneas com artistas de diversas gravadoras, entrevistas, matérias (na edição 7 falando inclusive de evangelismo para tribos urbanas, num tempo que Missões Urbanas era um termo pouco conhecido no Brasil), cifras, etc. Eu lembro que a revista e os produtos da O Levita chegaram a ser anunciados no Domingo Legal pelo Gugu (R.I.P.) em pessoa! Além dos CDs que costumavam vir de coletânea, as vezes vinham uns intitulados "Som do Céu" dedicados a um único artista. Os que saíram por lá foi Banda Kadoshi (tenho original esse, mas contém um erro - a música "Ser ou não Ser" foi anunciada na tracklist, mas no seu lugar saiu "A Cristo vou Louvar"), Guilherme Kerr Neto e Dedé Santana & Amigos. Nas coletâneas a variedade foi muito boa, com artistas pouco conhecidos inclusive de rock como Veste Branca (antiga banda do Fernando Cester), Rod Mayer, Sandra Simões, Banda Essência, dentre outras.

No início dos 2000, juntamente com o lançamento de CDs de bandas de fora como Normandy, Xalt, 7 Doors Down, Driving West, Stir, Oil e outras, saiu uma revista com um CD coletânea com todas essas bandas. Já vi apenas uma vez a venda essa revista numa banda de revistas a uns quinze anos atrás e infelizmente não tinha grana pra comprar na época... nem lembro mais o nome que essa revista tinha (se alguém souber pode me disser nos comentários haha).


REVISTA GOSPEL

Revista Gospel foi a segunda e última publicação em revista diretamente associada à Renascer em Cristo (a primeira foi a já citada CCM Brasil). Estreou em 2001 e seu lançamento foi pelas mãos do saudoso Tid Hernandes (o mesmo que lançou anos antes a CCM Brasil) no SOS da Vida daquele ano. A revista teve ao que tudo indica apenas 7 números entre 2001 e 2002 (eu tinha todas as edições - exceto a 4 que estranhamente nunca saiu aqui em Recife - mas infelizmente perdi quase todas com o tempo, exceto a 1 e a 5). Nela a ênfase na temática musical era evidente, com entrevistas bem legais com Bride, Resgate (ambas na edição 2), Guardian (na primeira edição), P.O.D. e Rodolfo Abrantes (na edição 5), dentre várias outras bandas, não só de rock cristão inclusive. Da edição 2 até a 7 vieram também uns CDs coletânea bem legais (ainda tenho todos, menos o da edição 4 que como já disse nunca chegou por aqui em PE). Além do assunto musical tinha matérias sobre economia cristã, escatologia, mensagens de pastores de diversas denominações, matérias sobre assuntos como o SOS da Vida, Marcha para Jesus, Missões na África, tatuagem e piercings (inclusive foi nessa matéria da edição 2 que conheci pela primeira vez a Comunidade Zadoque de SP, muito antes dela fazer uma filial em Recife), dentre outros assuntos bem legais. Até hoje lamento o fim dessa publicação, era muito boa. Pouco após essa época a Renascer tentou fazer o jornal impresso da igreja, que até tinha alguns assuntos afins sobre música (foi por lá que soube que o DJ Alpiste estava gravando seu CD e DVD acústicos, bem antes de um certo Marcelo D2 fazer o mesmo...), mas não chegou a durar muito tempo também.

GOSPEL PLUS

Nunca acompanhei muito essa revista de Goiana - GO, mas sei que ela era (ou é, não sei como anda a publicação dela)  bem variante em suas atrações, sem negar o devido espaço ao bom rock'n'roll, tanto assim foi que em outubro de 2012 lançaram uma edição especial toda dedicada ao rock cristão, com entrevistas com as bandas Freedom e Spectrum, além de uma matéria toda dedicada ao rock, em suas origens, seu uso na música cristã e seu alcance no Brasil, desde a origem com a banda Êxodus até a década de 2010.

Revistas de CIFRAS GOSPEL

Existiram diversas (e acredito que ainda tem algumas dedicadas à música cristã), mas tinha uma em especial que vendia muito nas lojas de Recife (infelizmente não recordo o nome da danada porque nunca realmente comprei uma - erro meu!) que não tinha nenhum problema em colocar bandas de rock cristão entre suas cifras e até na capa - tem uma edição que a capa é ninguém mais ninguém menos que Brother Simion na época do lançamento do "Na Virada do Milênio" (disco esse que vale o adendo, foi lançado originalmente em bancas de revista junto com uma revista release!). Essa revista tinha quase sempre uma entrevista com o artista de capa quando a edição tinha um artista de capa. Se alguém lembrar do nome dessa, bota nos comentários que eu adiciono aqui!

WHITE METAL DETONATION

Primeira publicação dedicada ao metal cristão brasileiro (na época ainda chamado normalmente de "White Metal", daí o nome da publicação), foi sem dúvidas um marco para a divulgação do gênero no país inteiro, tendo alcançado realmente uma dimensão impressionante pra época em que saiu, entre 1990 e 1994, num total de 10 edições. Eu inclusive tenho um exemplar da sétima edição que guardo com carinho em casa (inclusive no momento ele tá tão bem guardado que nem lembro onde tá kkkkk). Capitaneada por Claudio Tiberius (à época líder do Christian Metal Force) e pelo pastor Sandro Baggio (à época líder do saudoso Refúgio do Rock), chegou a ter entre seus contribuidores ninguém mais ninguém menos que a lenda da saudosa revista secular Rock Brigade, o Antonio Carlos Monteiro (naquele tempo a RB Records iria começar a lançar discos de bandas de metal cristão no Brasil, a começar pelo mítico "Scrolls of the Megilloth" do Mortification). Em seu tempo de existência promoveram bandas que faziam sucesso no exterior e algumas mais underground como a holandesa Decision D e também bandas do Brasil inteiro (como por exemplo a fantástica Candelabro daqui de Recife, que foi lançada nacionalmente na WMD 10). Essa realmente é uma publicação histórica demais, que era vendida até na Galeria do Rock de SP, tinha algumas das lojas de lá patrocinando a publicação (bem como o curioso Bar Kyrios, que era uma iniciativa do CMF e que, não, não vendiam bebida alcoólica tá kkkk - apesar que não vejo nada na Bíblia que proibisse isso, porém de buenas).

METAL MISSION

De 1995 até o ano de 2000 iríamos ter um pergaminho vindo direto de Curitiba pelas mãos de Flávio de Souza, o Metal Mission. Num total de nove edições, a zine impressa (que começou toda preto e branco bem zine mesmo e posteriormente saiu em cores) chegou até a disponibizar em seu primeiro site previews da edição mensal e da edição anterior. Foi graças a MM que diversas bandas conseguiram uma notoriedade significativa na cena, como Stauros, Anointing, Antidemon, Clemency, Berith, Dynasty, The Joke?, Trino, Völlig Heilig (que viraria Belica), Necromanicider, dentre outras nacionais. A MM também deu uma contribuição irada pra cena quando lançou a coletânea Metal Mission - Brazilian Collection, com diversas dessas citadas acima e outras bandas da cena nacional. A MM após o fim da zine impressa seguiu com um site de vendas e zine virtual (provavelmente a primeira a adotar esse formato no Brasil) - atualmente mantém apenas o serviço de zine virtual -, além de terem lançado outras coletâneas importantíssimas pra cena (um dia farei review delas com certeza!). Ah sim, a MM foi a primeira que eu saiba que disponibilizava pôsteres de bandas!

EXTREME BRUTAL DEATH/HEAVEN'S BANGER

Coleção do meu amigo David Nunes "Devastation"
Ainda em meados dos anos 1990 surgiria a maior publicação do metal extremo cristão no Brasil, a EBD. Vinda de Uberlândia, MG e publicada pelo lendário Cássio Adriano "Antestor" (também responsável pela banda de doom metal cristã Neversatan). Essa lendária revista foi sem dúvidas uma das publicações mais duradouras da história, indo até meados dos anos 2010, com 22 edições (duas delas virtuais) e mais 6 em formato zine, já nos últimos momentos de existência da publicação. Foi nela que soubemos notícias de bandas bem underground mesmo, sendo por anos a fio o meio mais forte de ligação e divulgação de bandas nacionais do gênero. Também chegou a lançar uma coletânea chamada Extreme Collection (não me recordo a quantidade, mas parece que foram 8 além de uma virtual). Na segunda metade dos anos 2010 Cassio decidiu ampliar bastante seu público com sua nova publicação, Heaven's Banger, dedicada a todos gêneros do metal cristão, mas essa iniciativa acabou durando apenas três edições (tenho as três - inclusive na última existe uma matéria do meu amigo Dickson Stalschus sobre o festival The Gates of Hell Shall Not Prevail que rolou em 10/10/2015 em Campina Grande, PB, e contou com a Desinfernality na época em que eu cantava na banda). Duas coisas iradas pra mim fã de quadrinhos foram as tirinhas e histórias do Subúrbio Underground (meio que uma paródia do Bob Cuspe de Angeli versão cristã) e Baruk (meio que um Conan ou um Arak versão cristã também). Difícil, possivelmente impossível, dizer o quanto essas publicações do Cassio marcaram gerações. A Extreme Records (criada por ele) mantém-se como loja virtual e zine virtual também, ótima forma de manter notícias para fãs do metal extremo.

DISTÚRBIOS SOCIAIS

Comandada por meu amigo Silas Fiorotti, a Distúrbios Sociais se propunha a fazer um trampo mais libertário, isso em plenos anos 2000! Sempre com temáticas polêmicas, porém reflexivas, como igreja perseguida, fome, racismo, sexismo, o questionamento sobre a existência divina (e se existe um deus, quem seria?), dentre outros temas. A zine também abria espaço pra bandas de diversos gêneros (cristãs ou não!) divulgarem seu trampo, bem como revistas, zines, manifestos e panfletos. Sendo um espaço libertário, o espaço aberto para opiniões dava as vezes em momentos curiosos, já que alguns não cristãos comentavam (nem sempre com o devido respeito, mas sim, comentavam), algo que sempre achei bem positivo. Embora o zine físico tenha parado de rolar, Silas manteve seu trampo no seu blog, mantendo sempre o compromisso libertário (que eu aprovo muito!)


TEMPLO METAL / RHYTHM ROCK ZINE

Até hoje em publicação, ambas revistas do site Templo Metal e pela loja Rhythm Rock Store, e ambas revistas capitaneadas por Melqui Oliveira, faz um trampo sensacional na divulgação do metal e do rock cristão nacional e internacional. Diretamente da Bahia pra todo o Brasil, essas revistas já divulgaram muita banda boa daqui, e na edição 5 da TM está para sair uma matéria especial sobre os 50 anos do rock cristão no Brasil (inclusive uma camiseta também sobre o tema!). Confiram no site mais informações e ajudem a manter viva essa publicação!



THE BOOK ZINE

Publicação sobre RPG e cristianismo? Pois é, bem vindo à zine do Heder Osny, uma publicação underground irada focada numa temática até hoje meio controversa no meio cristão (pelo menos pros do lado conservador da força). Não me recordo quantas edições essa zine teve, mas além do enfoque em RPG também tinha boas entrevistas e reviews de discos cristãos e não cristãos. Vinha ocasionalmente com coletâneas em CD. Até hoje o blog está no ar, só conferir!

ALERTA XXI

Comandada por Joaquim Tiago, Altair e Douglas, a Alerta XXI vem de Ipatinga, MG, e surgiu lá pelo final dos anos 1990. Não sei bem quantos exemplares dela saíram no total e por quanto tempo, mas sei que o trampo deles era de qualidade. Na zine rolavam matérias legais, entrevistas com bandas dos mais variados subgêneros de rock, metal e punk cristãos, análises, etc.

TUMULTO UNDERZINE

Sim, Pernambuco também tem sua Zine cristã! Organizada por Ivan Henrique Ribeiro (pastor da Comunidade Extrema Unção e vocalista/baixista da Implement), a Tumulto consiste em pequenas publicações reflexivas numa linguagem underground e poética ao mesmo tempo. A alguns anos também tornou-se uma editora independente, já tendo lançado alguns livros de poesia do próprio Ivan e de alguns outros poetas - até eu já publiquei um poema meu num livro coletivo da editora.

SAGRADO BRUTAL CORE / DISCURSO ANTI-CONFORMISTA

Duas das muitas zines publicadas pelo maior zineiro cristão em atividade no Brasil até hoje, o Roger BeatJesus, a SBC é mais focada principalmente no punk/HC e seus subgêneros, incluíndo aí metalcore, grindcore e outros tantos. A Discurso Anti-Conformista eu cheguei a ter, basicamente contém algumas matérias sobre as tribos urbanas, enfocando mais os punks. Vale a pena seguir o trampo do brother Roger no Youtube também.

___________________________________________________
Houve e há várias outras como Final Triumph, Planeta White Metal, Praise Rock, Edificador Zine, Over Rock, Pregador Zine, Adorai, House of God, Never Surrender, Overkill, Tabernáculo, Metal For Jesus Zine, Jerubaal, Sacred Sounds, Sacred Scrolls, No Compromise (zine do projeto paraguaio Godarkofpunk), Corban Zine, Black Moonlight, Sangre Suficiente, dentre outras. Vale muito a pena manter na memória essas revistas que ajudaram a divulgar nossa história na medida do que podiam, pra glória de Deus. Isso, claro, sem contar com revistas tais quais a Roadie Crew e outras tantas seculares que tiveram a disponibilidade de divulgar o nosso trabalho. Deus abençoe esses guerreiros que numa medida ou outra estiveram lá para fazer essa missão.

Nota do editor: Sim, eu também quis fazer zines (o nome do primeiro projeto que tentei fazer se chamava "Heaven's Zine" e o segundo "Christian Under PE Zine"). Isso explica eu ter por anos tentado manter blogs (haja vista que meus projetos de zines não decolaram) e por isso sigo nesse trabalho aqui no CRB. MAAAAAAAAAAAAAAAAS... quem sabe role umas novidades por aqui, tem umas ideias rolando por ae com uns amigos meus e panz... se Deus quiser com certeza irei posteriormente falar aqui mesmo sobre essa possível novidade, aguardem!

Deus abençoe a todos e até o próximo post!

2 comentários:

  1. SalVeee Johnny Dias, frmz no Bonde louco de Jesus \o/ Matéria muito bem colocada, me fez relembrar a trajetoria de minha jornada cristã e missionária, pois muito destas publicações me ajudou a ser a pessoa que sou hoje. Máximo respeito e desejo toda sorte de bênçãos a ti e seus negócios. Valeu mesmo por disponibilizar pra nós esse conhecimento e percepção.

    ResponderExcluir
  2. Tinha muita coisa boa naquela época como o epic zine (de São Sebastião da grama), kingsnoise e revelation zine (vitória da conquista - Bahia) e muitas outras. Bons tempos!

    ResponderExcluir