sábado, 29 de dezembro de 2018

Louvor, Arte & Cia


Louvor, Arte e Cia é um grupo pouco famoso (infelizmente) de rock cristão Brasileiro. Pouco infelizmente mesmo, afinal o projeto foi um dos mais divertidos que já passou na música cristã, bem antes dos Mamonas Assassinas ou de um análogo cristão destes, Nazaritos, o Louvor, Art & Cia já trazia canções e aparições divertidíssimas. Ainda tem em seu currículo terem sido os vencedores do Primeiro Concurso da Imprensa Gospel FM de novas bandas, em 1991 (participando da coletânea com a música "Criação"), participações no SOS da Vida Gospel Festival e ser uma das quatro bandas cristãs que chegou a aparecer no Jô Soares (!) - as outras foram Complexo J, Cia de Jesus e o vocalista da Antidemon, pastor Batista (esperava a aparição do nome Catedral aqui na lista? Parafraseando o pessoal do grupo de humor Choque de Cultura, "ACHOU ERRADO!"), entre outros feitos que valem a pena. Apesar de fora da mídia, o grupo de certo modo continua em atividade esporadicamente. Tenho contato com Décio Figueiredo e Zé Roberto Moreno, dois poetas pouco valorizados da nossa cultura cristã, e que merecem ser citados sem dúvidas.

Curiosidade: Na apresentação do Jô Soares em 1991, o tecladista futuramente tornar-se-ia um dos que tocariam a música "Vem Dançar Com Tudo", abertura da novela "Avenida Brasil" de 2012, uma das novelas mais famosas do mundo inteiro, feita pela Rede Globo. Sim, é aquela música do "Oioioi!"


Criação (1994)

01 - Tempo
02 - Milagres
03 - Overdose
04 - Quando Você
05 - Razão
06 - Cine Calvário
07 - Tá Amarrado!
08 - Criação
09 - Indignação
10 - Meditação

Divertido ao extremo, é um disco fantástico. Já falei um pouco dele em outro blog meu (Clássicos do Rock Cristão, onde você também pode baixar o álbum), além de também ter sido objeto de análise do extinto site "O Propagador". "Tempo" e "Criação" têm uma pegada bem anos 1980, aquele rock feito no Brasil na época, "Indignação" é meio heavy rock, embora mais lenta, é a mais pesada do disco. As baladas "Razão" e "Meditação" são belíssimas. "Overdose" tem uma pegada meio funk americano. Os destaques de curiosidade vão pras faixas restantes: "Quando Você" tem uma sonoridade próxima ao som de bandas da Jovem Guarda, mais notoriamente The Fevers e Renato & Seus Blue Caps, "Cine Calvário" emula o estilo pop easy listening de Frank Sinatra, pra combinar com a temática "hollywoodiana". Já "Milagres" e "Tá Amarrado!" são as mais engraçadas do disco. A primeira me remete à canção "Para Dançar" do Rebanhão/Janires, em sua primeira fita K7 (alguns versos são iguais ou similares, inclusive na ordem, sobre as habilidades de Jesus e dos discípulos sem precisar de meios humanos). Já "Tá Amarrado!" (expressão pentecostal que se popularizou com uma música do Marcos Antônio) é uma crítica às superstições, de maneira muito divertida e engraçada.

Curiosidade: Em 1996 a Gospel Records relançou o disco com data de 1996 em CD, com fotos diferentes da banda e uma arte de contracapa totalmente diferente (com uma foto da banda), tornando essa versão bem rara ante a versão mais comum em LP.

________________________________________________________

Confira mais da banda na seção de Compilações, no disco "I Festival de Música Gospel da Imprensa Gospel FM".

Um comentário: