sábado, 29 de dezembro de 2018

RM6







RM6 (Romanos 6) é uma banda de Pop/Rock cristã de Osasco/SP. Surgida em 1988 pelos pastores Marcelo Monteiro e Paulo Alexandre, nos primórdios do movimento gospel, demorou por volta de dez anos para enfim lançar seu primeiro álbum, que fez um sucesso impressionante à época. Continuam na atividade até hoje, lançando vez por outra um novo disco.


Proteção (1997)

01 - Quem é o Teu Deus?
02 - The Way
03 - Se Deus é Por Nós
04 - Proteção
05 - Tempo de Liberdade
06 - Cavalos
07 - Filho Pródigo
08 - Rei da Glória
09 - Tua Presença
10 - Valeu
11 - Além das Estrelas


Disco de maior sucesso da banda (e uma das capas mais belas da história do rock cristão), Proteção possui simplesmente os dois maiores singles da banda: a faixa-título e "Tempo de Liberdade". Nas rádios como a Manchete Gospel FM essas duas rolariam entre as mais pedidas até 2000 e continuariam sendo fortes pedidas muitos anos depois. Mas além dessas, as três primeiras faixas, "Cavalos" e "Rei da Glória" traçam uma sonoridade bem AOR, com as vozes sendo divididas entre Marcelo e Paulo, esse último a voz principal dos dois maiores sucessos da banda.

Uma coisa curiosa das letras são a facilidade de dar adjetivos ao Senhor. "Quem é Teu Deus?" tem uma resposta enorme sobre quem Ele é (e muito forte e linda a resposta), bem como The Way, Proteção e todo o refrão de Tempo de Liberdade é uma sequência de demonstrações das qualidades inequívocas que só nosso Deus possui. Aleluia!

Não Há Impossíveis (2002)

01 - Não Há Impossíveis
02 - Eu Creio
03 - Livre
04 - Amigo
05 - Amor de Deus
06 - Bom Pastor
07 - Vinde a Mim
08 - O Poder da Oração
09 - Rei da Glória
10 - Água Viva



Formação mais enxuta, esse disco é mais técnico, mas ainda bem pop/rock. A faixa-título, a balada doce "O Poder da Oração" (predileta da minha mãe) e "Água Viva" foram os maiores sucessos, mas sem dúvidas o disco inteiro traz um pop/AOR muito bom de se ouvir, bem construído e contagiante. "Rei da Glória" ganhou uma versão mais black music, ficou muito boa. "Amigo" e "Vinde a Mim" são outros ótimos destaques.


RM6:3 (2007)

01 - O Sol
02 - Teu Nome
03 - Nada é Maior
04 - Em Ti
05 - Esperança (Brother Simion cover)
06 - Deus é Amor
07 - 23
08 - Segue-me
09 - Que Amor é Esse?
10 - Fogo


Ainda mais pop, flertando inclusive com a tendência sonora da trupe do "Worship Rock" dos anos 2000, o terceiro álbum da banda mostra ainda a maturidade cada vez mais sólida do grupo. O vocal de Paulo Alexandre aqui é prevalecente, assumindo em definitivo o posto de vocalista principal do grupo. Alternando entre canções pop como "Nada é Maior" e baladas como "Teu Nome" e letras totalmente voltadas pro louvor ao Senhor declaradamente, ainda mantém o lado rock ali perto nas guitarras, como dá pra vê nos arranjos de "Em Ti", de "Fogo" e de "23". O cover pop da clássica "Esperança" ficou fantástico (o vocal de Paulo em um certo momento me enganou e eu achei que o próprio Brother tava presente). A produção de Dudu Borges (ex-Patmus e Resgate) mais uma vez abrilhanta o projeto.

Curiosidade: O disco não foi lançado pela Gospel Records e sim totalmente independente (isso explica a parca distribuição do material, que nunca inclusive vi a venda aqui em Pernambuco), salvo engano devido uns problemas que Paulo e Marcelo (que na época eram bispos da Renascer em Cristo) passavam com a direção da igreja. Apesar do relativo sumiço da banda no resto do país, eles permaneceram com uma base forte no sudeste, o que garantiu sua manutenção até os dias de hoje.



RM6 ao Vivo (2015)
Em breve












Ao Vivo no Estúdio Show Livre (2017)

Em breve






Nenhum comentário:

Postar um comentário