quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Homenagem aos 15 Anos da Comunidade Extrema Unção


É fantástico quando um ministério cristão cresce, resiste e persiste na missão, amadurecendo ano após ano e cada vez mais mostrando-se parte do Corpo Universal da Igreja de Cristo aqui na Terra. De um "bando de meninos" que diziam alguns que estariam "brincando de igreja" e que isso "não vai durar 3 meses", formou-se um ajuntamento forte e resistente, que tem dia após dia aprendido o conceito de comunidade, unidade e diversidade. A Comunidade Extrema Unção de Recife continua firme indo muito além de um "ministério emergente underground", ou uma "igreja de roqueiros" como vulgarmente alguns ainda teimam em classificar-nos (sendo que vamos bem além disso, pois lá é "onde as tribos se encontram", como diz nosso lema a anos - e parafraseando pastor Ivan, se você não for de nenhuma tribo, "você vai ser da Tribo de Jesus", trecho de uma música da épica banda pernambucana Acesso Livre).

Vou aqui resumir um pouco da história e importância desse ministério, porém antes também um apanhado do cenário antes da Extrema surgir, e no final mais algumas homenagens feitas por mim.

ANTECEDENTES

O rock cristão no Brasil começou de maneira mais notória em 1970 com a banda Êxodus de São Paulo. Logo outros grupos como Vencedores por Cristo, Cristocêntrico, Os Meninos de Deus, Jovens com Cristo, Jovens da Verdade, Grupo Elo, Triumpho, Os Cantores de Cristo, Lula Batista, Antonio Carlos, Tenente Rubens de Oliveira, Wolô, Som Maior, Comunidade S8, Sonoros, dentre outros que ora pegavam carona na Jovem Guarda que já fazia sucesso no Brasil, ora tentavam aqui e ali incluir elementos da Tropicália, Rock Rural, psicodelia, rock progressivo, até um pouco de hard rock.

Nesse ínterim, um grupo surgiu em Recife no ano de 1974, os Embaixadores de Sião. Formado com o apoio do pastor Aurílio Carneiro da Cunha na Igreja O Brasil para Cristo de Recife, no seu primeiro álbum "Jesus, O Amigo da Hora" fez diversas versões de músicas americanas no estilo Jovem Guarda, mas também incorporaram elementos de rock progressivo, seresta, MPB e pop. Por suas fileiras passaram outros nomes importantes no desenvolvimento musical cristão em Pernambuco, como José Carlos, Afonso Augusto (in memorian) e Rildomar.

Nos anos 1980 alguns tentaram seguir nessa coragem musical na igreja, como Eliã, Novo Reino (do pastor Augusto Nicodemus - sim, esse mesmo!), Pacto, Bom Pastor e Artecristã (essa última posteriormente seria incorporada pelo grupo MILAD, onde conseguiriam gravar algumas de suas canções). Ao mesmo tempo, no lado "secular" da força, o rock que andava a marcha lenta em Pernambuco - a exceção de umas trupes do "udigrudi" como Ave Sangria e Lula Côrtes - vivia sua efervescência com o surgimento de uma cena underground mais forte, com bandas como Câmbio Negro (HC), Realidade Encoberta, Cruor, Herdeiros de Lúcifer, Devotos do Ódio, Cristal, dentre outras. Com um posicionamento geralmente bem oposicionista ao cristianismo e outras formas de expressão religiosa, essa relação pioraria bastante nos anos 1990 com a influência do black metal norueguês. Além disso, nesse tempo os poucos grupos de rock cristão daqui eram mais reservados, tocando apenas em igrejas e eventos evangelísticos, negando-se a apresentar-se em shows seculares.

Nos anos 1990 com o advento do rock gospel, mais grupos foram surgindo, como Candelabro, Acesso Livre, Heaven, Cavaleiros do Rei/Tempero, Sarepta, Louvor Heavy e Anno Domini, só pra citar alguns. Parte deles eram de iniciativa própria em igrejas mais compreensivas com essa visão, outros eram frutos da Igreja Renascer em Cristo, que trouxe consigo o Christian Metal Force que eles tinham incorporado na igreja em SP desde meados dos anos 1990. Sendo assim grupos como Pentateuco, Verdade Crua, Shelter Manifesto e Calvário D.C. nasceram dessa conjectura. Enquanto isso, na Primeira Igreja Batista do Recife, localizada na avenida Conde da Boa Vista em Recife, grupos de jovens iam se formando e organizando pequenos ministérios com o objetivo de evangelizar tribos urbanas. Surfistas de Cristo, Skatistas de Cristo (que formariam pouco depois a ARCA, o mais antigo ministério underground em funcionamento aqui no Estado) e pouco depois o Ministério Metal. Dessa leva, viriam o Louvor Heavy (já citado), Alta Cúpula, Holokausto (do pastor Daniel Caveira da ARCA), Tu És, HxBx 12 e alguns outros grupos de menor duração.

Material na época era relativamente escasso, alguns eram vendidos em lojas cristãs e em algumas lojas seculares como a Blackout Discos e a saudosa B-Side. Programas como o Geléia do Rock, o CMF na antiga Rádio Manchete Gospel FM e de vez em quando na saudosa Rádio Cidade Recife FM, bem como pra alguns privilegiados assistir em canal fechado a programação da Rede Gospel eram os meios antes das redes sociais da internet se popularizarem. Contato por cartas e encomenda de algumas zines, envio e compra de materiais fretados eram as formas de comunicação mais comuns daqueles tempos, e como foram úteis, por incrível que pareça, já que Candelabro e Acesso Livre por exemplo tiveram um bom destaque e foram citadas em zines como a saudosa White Metal Detonation, e revistas como a também saudosa CCM Brazil.

Eventos eram poucos a princípio, mas foram lentamente se amplificando. Normalmente de porte pequeno, como os clássicos Segunda do Peixe em Cavaleiro, Jaboatão, com o tempo graças ao investimento de caras como André Gustavo da loja Blessing (surgida já no final dos anos 1990 e extinta em meados dos 2000 - virou produtora e até hoje realiza alguns shows gospel) foram aparecendo eventos como o Resgate do Rock (em prol do Projeto Resgate) e o Recife Agosto de Rock. Grupos de fora do Estado como Catedral, Fruto Sagrado, Trino, Antidemon, Skymetal e outros foram dando as caras por aqui, dando razão pra própria Renascer entre 2000 e 2001 realizar edições do SOS da Vida (seu maior festival até hoje realizado só em SP a muitos anos) aqui em Pernambuco, trazendo diversas bandas de fora e dando espaço pras pratas da casa.

No início dos 2000 duas bandas bem importantes pro underground cristão pernambucano surgiram: Soterion (unBlack metal), liderada por Emanuel (Nel) e Implement (death metal), formada até hoje pelos mesmos integrantes: pastores Ivan Ribeiro e Márcio Ananias, junto a Angelo Acácio. Nesse período outros grupos foram se desenvolvendo, e os eventos ficando mais fortes, encontrando espaço inclusive no saudoso Dokas Hall, que foi a maior casa de eventos de rock de Pernambuco até seu fechamento em 2005.

SURGIMENTO DA ZADOQUE RECIFE E PRIMEIROS ANOS - SURGIMENTO DA UNDERBLOOD PRODUCTIONS

No final de novembro de 2004 a galera do Ministério Metal da PIBRecife viu que precisava de dar um passo adiante, e logo passariam a se reunir na parte de fora do Edifício São Cristóvão, na Boa Vista (na época o prédio onde um dia funcionou a rádio Cidade e onde também funcionava a loja da Blessing, atualmente continua como um prédio comercial, embora hajam indícios de que tenha também se rendido ao comércio da prostituição em alguns de seus apartamentos...). Embora grande parte deles fossem garotos - e isso inclusive gerou alguns comentários maldosos por parte de alguns críticos da iniciativa da turma - seguiram firmes no direcionamento de Deus. Com a vinda de pastor Antônio Batista do Antidemon no final de 2004 foi institucionalizado que aquele núcleo seria a Comunidade Zadoque Recife (à época o ministério liderado por Batista assim chamava-se, desde 2007 seu nome mudou para Crash Church). A galera chegou a reunir-se em outros lugares ao longo de mais de um ano, como na Praça do Arsenal e no apartamento onde outrora fora a loja Blessing, também nessa época nasceriam alguns grupos como Spiritual Live, Divinus Imperium, Holy Sacrifice, Necro Metal, Envoy, Desinfernality, Against Death, Krone, Sistema Protestante, Alpha Cross, Pacto de Sangue, Colisiun, e pouco depois Vox Sanguiniis, Salário do Pecado, Legacy e Angel's Fire fariam companhia a esses projetos, alguns de curta duração, porém importantíssimos. Alguns shows e lançamentos de discos viriam por esses tempos.

Em 2006 a igreja finalmente encontrou uma sede, na Rua São João, próximo à estação central de metrô do Recife. Com esse espaço foi possível a realização de diversos shows, numa época em que a cena underground cristã de Pernambuco estava praticamente morta. Eventos como o Brutal Destruction of Hell, Punk Praise Fest, Night of Heavy Metal (posteriormente Noite do Heavy Metal) e Hardcore em Curto Espaço foram só os primeiros passos para o Underblood Fest. Realizado a 01/04/2006, a primeira edição do evento já mostrava que estavam dispostos a torná-lo um marco pra cena pernambucana, pois dos eventos oficiais foram 11 de 2006 a 2016, afora uma edição especial em Natal-RN, uma edição especial em 2019 e várias prévias, que mostravam a importância do evento ao ponto de vários outros praticamente serem preparações pro UBF, que só seria realizado por dois anos na antiga sede, e desde a terceira edição sempre realizado em casas de shows e espaços no Recife Antigo, onde realmente os eventos undergrounds ainda persistem em rolar com maior frequência em meio a uma cidade tomada por estilos aberrantes como o brega funk (não pelo estilo em si, mas pelas atitudes e valores - desvalores pra ser mais preciso - que os principais nomes do gênero - nomes esses que mudam tão rápido que mostra bem a qualidade nula e desprezível desses - apregoam por aí afora, como sexo fácil, traição e pornografia).

MUDANÇAS DE NOME E LOCAIS

Em 2007 a igreja decidiu se desfiliar do conglomerado da Comunidade Zadoque (que estava também em processo de mudanças internas para virar a Crash Church) e seguir "com as próprias pernas". Alguns nomes foram usados como Espaço Underblood ou Comunidade Underground de Pernambuco, mas por fim o nome Comunidade Extrema Unção foi afixado, e desde então segue como nosso nome.

No final de 2008 o ministério passou por problemas financeiros (a maioria da turma estava ainda tentando um emprego fixo! Boa parte do pessoal ia pra igreja de ônibus e/ou metrô e as vezes tinha que se fazer cotinha pra pagar a passagem da galera!) e tornou-se inviável continuar no prédio da rua São João. Mas como um ministério sério, não temeram essa situação e decidiram por se reunir na própria estação central do Recife, primeiramente na área externa e nos últimos anos antes da nova sede numa área próxima à bilheteria do metrô. Isso não inviabilizou a realização de eventos, embora obviamente com uma frequência relativamente menor. Ainda assim o ministério mantinha-se firme na missão urbana, conectado com outros ministérios como a ARCA, a Crash Recife (formada por uma galera que ajudou a fundar a Extrema ainda nos tempos de Zadoque), grupos de atuação urbana como o saudoso VER e o Avalanche, além de pessoal de fora. Participações na Marcha para Jesus em 2009 e 2010 mostraram a união e compromisso da igreja, que se confirmou com os primeiros batismos realizados pela igreja, bem como um projeto de curta duração em Florianópolis ajudando o lar Abdon Batista.

Depois de anos de lutas e resistência, em 07/09/2014 a CEU conseguiu restabelecer uma sede, na Avenida Falcão de Lacerda, nº 34, no bairro de Tejipió, próximo à estação de metrô do bairro. Apesar da relativa distância para o centro do Recife, o ministério segue forte no local a mais de 5 anos, e nesse tempo chegou-se por um período a se restabelecer a Rádio Web Extrema Unção (que existe desde 2008, porém sempre funcionou com intervalos longos de inatividade devido as dificuldades para manter uma rádio independente), além de outros projetos como o Extrema Ação, o Poetas do Reino, o Entre Nós (retomando ações de rua), o Papo Estreito, além dos ministérios Extremos Moto Clube e o Extremos Bike Clube. Mostrando a evolução e reforma constante da igreja nesse período surgiram também o coral Rosa de Saron e os Extreminhos (sim, esses 15 anos também trouxeram-nos uma nova geração crescente!). Mostrando novamente nosso compromisso com o Reino acima de placas denominacionais, permanecemos ampliando nossos contatos com outros grupos como o Esquadrão de Cristo, Igreja Presbiteriana A Ponte, Batista Sabaoth, Base Missionária Sebaoth - AM, Comunidade Impacto Subterrâneo - CE (quase uma "igreja filha" nossa), Bola de Neve Recife, Projeto LAB e Cristolândia Recife. E se diziam que o ministério "só tem roqueiro", o louvor da comunidade mostra o contrário, abrindo espaço não só para todos os ritmos, como também para o louvor tradicional do Cantor Cristão e da Harpa Cristã.

Enfim, ainda há muito a conquistar, como ter uma sede definitiva para nossas operações por exemplo, mas estamos na dispensação de Deus e onde estivermos o serviremos sem medo, pois "quem quiser ir onde eu vou, não pode olhar atrás", como diz uma das canções da Legacy, banda do pastor Márcio Ananias.

MINHA HISTÓRIA COM A EXTREMA UNÇÃO

Conheci por alto a galera em 2005 no Recife Agosto de Rock VI, com meus 17 anos de idade, ainda no ensino médio. Como eu era da Renascer na época (e mal sabia eu que com os dias contados - dois meses depois estaria na Água da Vida com minha mãe) eu só achei legal aquela turma da Zadoque existir também em Recife e quem sabe um dia eu desse uma passada por lá. Só vim reencontrar eles em 2008, nas saudosas Segundas Rock da Renascer Beberibe (minha ex-igreja - entre 2002 e 2009 eu morei no Arruda, Recife) organizadas por um amigo meu de colégio a quem apresentei Jesus - e também o rock cristão -, Alessandro Rodrigues. Nesse tempo já eram Comunidade Extrema Unção e graças ao Orkut (saudoso Orkut!) fui fazendo amizade com alguns deles. O saudoso fórum CMFreak também foi de uma ajuda preciosa pra mim em 2010, quando eu voltei pra Rio Doce, Olinda e tinha me isolado bastante do pessoal da minha igreja. Alguns não entendiam por exemplo meu amor pelo rock e metal cristão e isso se amplificou com um certo problema que eu passei com alguns lá que tentaram desqualificar minha imagem perante meu antigo e querido pastor Marcos André - que muito depois reconheceu que "aparência e transparência, quem vê cara não vê o que só Deus pode ver!". Comecei a andar com o VER (Vidas Em Revolução, antigo grupo de missões urbanas) e através deles ampliei meus contatos com o pessoal da Extrema e da ARCA. Logo em 2011 estava de volta aos eventos undergrounds e em 2012 meu primeiro Underblood Fest, o VII, que eu ajudei inclusive a divulgar massivamente (um dos meus primeiros trabalhos pro site Whiplash foi divulgar esse evento e depois fazer a resenha dele). Vez por outra visitei a Extrema nos tempos do metrô e a partir de 2014 já na nova sede. Em 2016 participei do Poetas do Reino lá - com um poema que depois apresentaria o Festival Avalanche no mesmo ano - e pouco depois oficializei minha filiação em definitivo com a igreja. De lá pra cá participei da organização de alguns eventos, divulgação, poesias, tenho tentado fazer tudo o que Deus me permite para que a glória de Deus se manifeste naquele lugar, mesmo através de vidas tão desesperadamente falhas e necessitadas de Deus como nós. Lá também em 2016 conheceria a minha namorada Vanessa Dantas, e desde o final de 2017 estamos juntos e, a despeito das dificuldades, buscando um dia a união definitiva e pra glória do Senhor. Não tenha dúvidas: eu realmente amo a Extrema, e mesmo que a anos eu tenha uma visão multiministerial (ou seja, não considere-me como um "membro orgulhoso que bate no peito e diz que sou da melhor, não, da única igreja cristã", como muitos irmãos infelizmente ainda veem dessa maneira suas vidas e eu mesmo já achei que ministério era o mais importante; hoje ajudo qualquer ministério que Deus me mandar visitar como se fosse membro de lá), eu tenho amor eterno pelo ministério que Deus me colocou. Não me importa muito possibilidade de holofotes ou destaque, o que importa é, mesmo em nossa pequenez e falibilidade, sermos servos e carregar os fardos uns dos outros. Aprendi isso na Extrema e nunca largarei mão. Deus seja conosco até que não precisemos mais de clamar "Maranata!", pois aí estaremos com todos os outros servos do Senhor após seu "Triumphal Return" na "nova terra e vamos reinar ao Seu Lado, oh Deus!"


Não é uma quinzena, são quinze anos
Na busca pela retidão (Zadoque) que vem de Deus
De carona pro paraíso seguimos sem parar com nosso Legacy
Extinguindo o Worm in our Brain, Implement a Verdade
Justify by Blood não temos mais que pagar o Salário do Pecado
Nos Improvisos da vida somos Bambus no Inverno a Viver Jesus
Com o Angel's Fire nas mãos, na Nova Terra vamos reinar ao lado do Senhor
As Vox Sanguiniis dos justos calarão os gritos dos que ficarem fora das Paredes da Cidade Santa
Vamos à Luta lutando pelo o que é direito nesse F.abuloso M.undo de I.lusões
Desinfernality a nós mesmos, liderando the chosen with sagacy of snake
Amando e perdoando Seventy Times Seven, botamos a fé no jogo, Golias no Chão!
O Soterion Jesus Suntribuh Satan com Suas Holy Battle Legions
Sem temer a Batalha Imperial Against Death
O Divinus Imperium reflete o Path a seguir
Na Alpha Cross do Alfa e Ômega não há mais Cemitérios da Saudade
E tantas outras histórias de vidas espirituais de todos os tempos
Em quinze anos deixamos relevância nessa Terra
Underblood de Cristo somos Extremos na Verdade
E assim seremos até o fim de nossa terrena jornada
E não precisamos da extrema-unção dos sacramentos romanos
Pois a Unção Extrema de Jesus nos marcou para a Eternidade
.
.
"Unção Extrema (Quinze Anos On The Rock)" 24/11/2019

3 comentários: