quarta-feira, 6 de novembro de 2019

Vinde


Raras são as coletâneas que viram quase um grupo inteiro. Diversas bandas e cantores se uniram nesse belíssimo projeto gravado nos estúdios da Line Records e lançada pela Gospel Records. VINDE (Visão Nacional de Evangelização) é o nome de um projeto criado e coordenado pelo reverendo Caio Fábio. Entre seus feitos veio a campanha Natal Sem Fome juntamente com o AÇÃO de Herbert de Souza (o Betinho), onde distribuiu sopão para diversos pobres e mendigos pelas ruas de Rio de Janeiro e Niterói (uma lástima que hoje em dia uns superpastores dizem que mendicância e fome é uma "máfia", tornando a luta dessas pessoas em sobreviverem um "fake" - tolos que enfiam liberalismo econômico e político na missão cristã, um dia pagarão caro por essas loucuras!).

O disco foi feito e lançado em 1993 e um clipe também foi lançado na época, quase um "We Are the World" gospel. Josué Rodrigues, Bené Gomes, Ludmila Ferber, Carlinhos Félix, João Alexandre e Tirza Silveira, João Marcos, Cristiane Carvalho, Cíntia & Sílvia, Paulo Cézar Baruk, Brother Simion, Luciano Manga, Zé Bruno, Adhemar de Campos, Cristina Mel, Natan Brito, Asaph Borba, Armando Filho, Jorge Camargo, Quarteto Vida, Mattos Nascimento, Carlinhos Veiga, Complexo J e outros deram o ar da graça, ajudando fortemente no disco, que toda sua renda foi com para ajudar na campanha. Hoje em dia, você acha mesmo que ia ser tão fácil assim reunir esse povo todo, quando interesses puramente comerciais de gravadoras (algumas ditas cristãs) falam mais alto?


Atitude e Solidariedade (1993)

01 - Uma Nova Canção (voz principal: Bené Gomes e Ludmila Ferber)
02 - Atitude e Solidariedade (voz principal: Coral)
03 - Nas Telas do Brasil (voz principal: Carlinhos Félix)
04 - Conte Conosco (voz principal: Jorge Camargo)
05 - Crianças de Ninguém (voz principal: Asaph Borba)
06 - Muito Mais... (voz principal: João Alexandre e Tirza Silveira)
07 - O Que Fazer? (voz principal: Adhemar de Campos)
08 - Fé e Obras (voz principal: Zé Bruno, Brother Simion e Luciano Manga)

Um daqueles projetos que infelizmente ficaram perdidas na história pela demolição do amor cristão real dentro desse infame mercado "gospel" (tal qual o saudoso projeto "S.O.S. Vida" de 1991 do tão saudoso quanto pastor Paulo Cézar Graça e Paz, ou o "Solidariedade" de 2001). As picuinhas políticas e ideológicas de atualmente sei que também inviabilizariam o apoio da trupe pseudocristã a projetos como a Campanha Nacional de Combate à Fome (lembrando que Betinho e o PT encabeçaram junto com Caio Fábio esse projeto).

Mas vamos falar da parte música. Embora o som do rock não seja o principal nesse disco (as músicas "Nas Telas do Brasil" - baita pop/rock - e o hardão de "Fé e Obras" são as mais rock'n'roll de fato), o disco tem momentos bem ritmados e a participação de Manga e Simion na faixa-título deram um punch no som mais sertanejo/baião da faixa. Os arranjos de "Conte Conosco" também trazem esse elemento, ao passo que as letras fortes de "Uma Nova Canção" (que denuncia uma problemática que curiosamente continuamos mais de 25 anos vivendo, a dos falsos cristãos usando do nome de Jesus para subirem/usurparem o poder que na realidade deveria ser servidão ao povo que os elegeu para criar leis que aumentam mais e mais a desigualdade social com teorias falsamente embasadas em cristianismo falso e puro revanchismo e ignorância com os que buscam fazer o bem, tachando-os de "comunistas", "esquerdopatas" e similares) e "Crianças de Ninguém" (Asaph Borba estava muito inspirado aqui!) mostram que as vezes a atitude rock fala mais alto do que reles distorções de guitarras. Vamo se mexer, atitude e solidariedade! Ok, não que "Fé e Obras", com seu hardão fortíssimo e inspirado em Mateus 7, não tragam consigo uma missão fortíssima na letra. Ela inclusive reapareceria numa coletânea da Gospel Records chamada Fé e Obras em 2002 (falarei na seção específica das coletâneas da GR). "Muito Mais..." reapareceria num disco de Tirza Silveira de mesmo nome, lançado no ano seguinte, em 1994.

O disco foi eleito o 95º melhor disco cristão BR da década de 1990, nada mais justo pra um projeto fantástico como esse, que lamentavelmente ficou só na história...



Curiosidade: Na versão LP e no Clipe ocorre uma mudança na voz que canta "procura por velhos murchos, homens inchados, mulheres de seios secos, crianças com olhar de susto": Mattos Nascimento canta no LP esse trecho, já no videoclipe a missão cabe a Armando Filho. Não tenho certeza se foi alguma questão contratual ou só choque de agendas mesmo =) O Clipe tocou até na Rede Globo à época (!)

AH SIM. Lembram-se daquele show fatídico que escrotizaram o Carlinhos Brown no Rock in Rio 2001? Bem, apesar de eu realmente não ver esse indivíduo como real representante da música brasileira - difícil até chamar de música o som que ele costuma fazer - e também odeie a postura costumeiramente arrogante do mesmo, isso não valida o que fizeram com ele ali... bem, mas o que quero falar é que ele abriu sua apresentação tocando ao fundo justamente ESSA MÚSICA, Atitude e Solidariedade (que atualmente segue sendo cantada por Josué Rodrigues e em 1995 chegou a ganhar uma versão do pastor Paulo Cézar Graça e Paz - famoso também pelo seu projeto "S.O.S. Vida - Adeus Drogas, Há Deus!" de 1991).







Nenhum comentário:

Postar um comentário