quinta-feira, 29 de julho de 2021

Letras: Mortification

 


Um pouco sobre a mensagem das músicas de uma das maiores, senão a maior, banda de metal cristão de todos os tempos, Mortification. Sendo uma banda de metal extremo, passando por gêneros como thrash, death e groove metal, apesar de experimentar estilos também mais suaves ocasionalmente, e vocais variados do Steve Rowe, é fato que as fases mais extremas da banda, com seus vocais guturais, devem deixar muita gente na dúvida sobre as mensagens deixadas pelo Steve e outros membros em suas letras. Mas de maneira curiosa sempre em todas as letras Steve preza por mostrar contextos bíblicos, até mesmo em letras minúsculas das músicas mais grindcore da banda (não a toa, vários títulos de canções da banda inspiraram nomes de outras bandas, ou mesmo discos dessas). Então, vamos fazer essa viagem juntos?

OBS: Só vou colocar aqui as músicas mais curto da banda, porque a sua musicografia é gigantesca haha!

12 Men - Originalmente chamada "Fishers of Men", da banda antecessora do Steve, Light Force, a faixa fala dos apóstolos iniciais de Cristo e da escolha que Ele fez deles.
40:31 - Sem dúvidas a mais bíblica de todas as músicas da banda, totalmente inspirada em Isaías 40:31 (daí o título): "Os que no Senhor aguardam irão subir como águias, correrão sem se cansar, e não se enfadarão da caminhada".
40 Day Fast - Inspirado na passagem da tentação de Jesus Cristo, e de seu jejum de 40 dias que a precedeu.
A Pearl - Uma das muitas músicas que Steve fez inspirado em sua situação de saúde, comparando o alívio dado por Deus com uma pérola valiosa.
Ancient Prophecy - Faixa épica que, como algumas da banda, ilustra a vida do "Homem de Dores" e sua morte na cruz do Calvário.
Apocalyptic Terror - Os sinais da vinda de Cristo estão cada dia mais ante nós. Independente se você é pré, pós ou amilenista, se acredita em arrebatamento ou não, tribulacionista pré, meio ou pós, você está preparado?
At War with War - Letra fantástica antiguerra e também antirracismo e outras formas de violência. Pois "nossa luta não é contra carne ou sangue".
Bathed in Blood - Nós fomos todos lavados de nossa natureza pecaminosa e recebemos salvação pelo sacrifício de sangue de Cristo.
Blood Sacrifice - Música falando do sacrifício de Cristo e de nossa necessidade de receber seu sacrifício para assim podermos ser salvos de nós mesmos.
BloodWorld - Em Cristo somos todos iguais, e no Seu sangue nos tornamos irmãos, independente da cor da pele. Música antirracista fortíssima, e que leva-nos a refletir o quanto a humanidade ainda persiste em negar o ódio irracional que muitos ainda conservam, mantém, ao maltratar negros e outros povos, os rebaixar ou ignorar os séculos de escravidão e humilhações. Se somos todos iguais no Sangue de Cristo, que isso seja realidade em TODAS DIMENSÕES POSSÍVEIS!
Boaconstrictor - Comparando o pecado e o mal com uma serpente que drena com seu veneno a vida ao seu redor.
Brain Cleaner - "Instrua seu filho nos caminhos corretos para andar, pois quando mais velhos não irão sair desses caminhos", a importância de uma educação cristã dentro de casa, obviamente com o exemplo paternal como essência definitiva para que realmente seja funcional.
Break the Curse - Há dois caminhos a seguir: o da comodidade na maldição do pecado, ou o da libertação dessa maldição em Cristo.
Bring the Joy - A mensagem do Evangelho é a única que traz a verdadeira alegria.
Brutal Warfare - Tomemos toda a armadura de Deus (Efésios 6) para enfrentar as forças das trevas desse mundo tenebroso.
Buried into Obscurity - Com nossa fé em Cristo, podemos superar todos os medos, saindo da obscuridade rumo a Eternidade com Ele.
Butchered Mutilation - Uma das descrições mais selvagens sobre o sacrifício de Cristo na cruz. Sem dúvida uma das minhas faixas prediletas, tanto pela brutalidade lírica como sonora também!
Chapel of Hope - Na congregação dos santificados pelo Sangue de Cristo, podemos alcançar conforto para nossas almas. A faixa mais bela do Mortification e uma das prediletas do Steve.
Clan of the Light - Em Cristo somos mais que vencedores, somos o clã da luz que vence todas as trevas ao nosso redor.
Confused Belief - Jesus Cristo é o único capaz de desfazer crenças confusas de nossas mentes sobre quem somos, de onde viemos e qual nossa missão na terra, e para onde iremos nós no final de tudo.
Crusade for the King - Uma curiosidade de várias letras do Mortification é sempre comparando a Igreja como um exército em luta contra as hostes do mal. E que aprendamos isso: nossa luta é contra NOSSO PRÓPRIO MAL, e assim podermos extrair pessoas do império das trevas através do testemunho dos cruzados do Reino do Filho do Amor do Senhor.
D.W.A.M. - Acrônimo de "Daniel Was A Mosher", comparação divertida com a situação em que Daniel foi jogado na cova dos leões (Daniel 6), mas não negou sua fé - e saiu dessa de boas!
Dead Man Walking - Música-testemunho do Steve Rowe, contando uma experiência espiritual ocorrida durante seu tratamento contra o câncer linfático que ele enfrentou. Nota do redator: Foi a primeira música da banda que eu ouvi - pelo menos que eu lembre, eu ouvia várias no CMF, mas nunca prestei atenção kkkkkkkkk
Death Requiem - A incerteza do lugar para onde se vai após a morte que ronda as mentes dos que não conhecem a Cristo.
Distarnish Priest - Referente a nossa situação, limpos pelo sangue de Cristo, como sacerdotes imaculados.
Entering the Eternal Dawn - O futuro lar dos salvos, o novo amanhecer, o eterno amanhecer.
EnVision EvAngelene - Música que ilustra toda a jornada de Cristo da Última Ceia, passando por sua morte e ressurreição, como a mensagem de esperança que um dia Ele voltará.
Erasing the Goblin - Eliminar de nosso viver as influências do "duende" (o diabo), que mesmo diminuto, é capaz de nos destruir por completo. CURIOSIDADE MÓRBIDA: O título original seria "Impaling the Goblin", porém como muita gente em vários países - incluindo aí o Brasil - têm uma mente muito maldosa e veem sexualidade no termo "empalar", Steve decidiu trocar para Erasing.
Escape The Blasphemous Tabernacle - Um alerta para todos nós estarmos vigiantes e sairmos de imediato de onde o nome santo do Senhor é blasfemado, ainda que sob o disfarce de igreja, ainda que com séculos de existência, ainda que com suposta teologia sólida ou "convertendo" milhões de vidas ou "chovendo milagres".
Eternal Lamentation - Um alerta para o triste fim dos que persistirem nos caminhos da destruição e distantes do Senhor.|
From the Valley of Shadows - Inspirado no Salmos 23, mesmo passando pelo vale da sombra da morte, não temeremos nenhum mal, pois ele estará comigo.
Grind Planetarium - Esmagando todos os vestígios da existência sem Cristo dia após dia dentro de nós.
Hammer of God - Música em que o Steve diz que ele e a Mortification são como um martelo nas mãos de Deus para esmagar as mentiras e obras do mal.
Human Condition - Sem Cristo estamos todos perdidos e sem esperança
Humanitarian - Um admirável apelo a sermos humanitários e pararmos com a ganância que só amplifica a desigualdade entre os seres humanos.
Impulsation - Remover de nossas vidas os impulsos que nos levam ao pecado.
Inflamed - A terrível realidade futura dos que morrem sem a redenção divina.
Influence - Expressa o desejo do Mortification de ser apenas uma boa influência nas vidas de seus ouvintes "Não queremos fama, queremos apenas salvação!"
J.G.S.H. - Acrônimo para "Jesus Grinds Satan's Head", um grindcore bem forte e com uma mensagem direta sobre o que Cristo faz com a cabeça do nosso adversário.
Journey of Reconcilitation - Nossa jornada de reconciliação com Deus é unicamente alcançada com Jesus Cristo, o único filho do Deus Único.
Killing Evil - Grindcore direto ao ponto: Mate o mal!
Liberal Mediocrity - Expondo as mazelas do falso moralismo e do politicamente correto, duas faces de uma mesma moeda de falsa piedade.
Livin' Like a Zombie - Nós morremos para as coisas do mal que antes eram nossa realidade, agora vivemos nesse mundo numa dimensão superior, mas como "zumbis" para os valores da sociedade sem Deus.
Love Song - Uma canção de amor. Não, não é romântica haha é um alerta para todos, a melhor demonstração de amor: apresentar a solução para nossa vida de pecados que é Jesus.
Lymphosarcoma - Embora falasse de uma situação que um de seus irmãos passou com um linfoma, essa música de 1992 parecia meio profética sobre a luta - e vitória - que o próprio Steve teria contra o câncer entre 1996-1998.
Martyrs - Homenagem aos missionários que sofrem - e até mesmo morrem - mundo afora, em países onde o Cristianismo REALMENTE sofre perseguição - coisa que aqui nem de longe sofremos, e crente daqui que diz que sofre alguma mísera perseguição ou é mentiroso ou fresco demais.
Mephiboseth - Inspirada na história bíblica de Mefibosete, filho de Jônatas e neto de Saul, que mesmo sendo um "pária", neto de um rei que governara antes de Davi e que perseguiu a esse mesmo, foi salvo e cuidado pelo Rei Davi, numa comparação com o que Deus fez por nossas vidas (2 Samuel 9).
Metal Blessing - A Igreja é um metal aprovado por Deus, revestida Dele mesmo contra todo o mal.
Metal Crusade - Mais uma referência ao Mortification - e todas as bandas que seguem esse exemplo - como estando em uma cruzada metálica, levando sua fé e mensagem a todos no metal.
Metal Missionary - Música originalmente da banda Light Force, a primeira onde Steve expressava seu desejo de ser um missionário do metal. Acabou virando lema da banda.
Monks of the High Lord - Em meio a um mundo com tantos ruídos e falas confusas, Cristo é a resposta, e nós devemos ser os monges do Senhor Supremo, na ordem do "silêncio esmagador".
Necromanicide - Uma crítica a diversos tipos de práticas de magia, em especial a necromancia.
New Beginnings - O novo começo para nossas vidas está em nascer de novo em Cristo.
Noah Was a Knower - Ilustração da história de Noé e de sua sapiência em obedecer ao Senhor ao construir a arca que salvou sua vida, de sua família e da criação Divina.
Nocturnal - Underground em geral é uma cena noturna, e essa faixa enfatiza os habitantes dessa cena, os perigos da vida noturna e a esperança que a mensagem do Mortification oferece para essa galera.
Northern Storm - O Espírito Santo é como um vento do norte, que traz conforto, refrigério e transformação para nossas vidas.
Peace in the Galaxy - Diferente das soluções apresentadas por práticas diversas do esoterismo, só Cristo é e traz a verdadeira paz em todas as dimensões humanas, existenciais, físicas e sociais.
Pilots Hanging from Shoulder Dust - Sem nosso plano de voo nesse mundo mau (e esse plano é Jesus), somos pilotos sem direção e perdidos no ar.
Priests of the Underground - Sacerdotes do underground, como até hoje Steve se denomina.
Primitive Rhythm Machine - Música em homenagem a todos os estilos, e uma crítica aos críticos que acreditam que existam "ritmos diabólicos" ou coisa do tipo. "Deus criou, a selva toca, o mal apenas perverte!"
Purest Intent - Deus deseja que tenhamos nele intenções puras para assim nos aproximarmos de Sua Santa Presença.
Raise the Chalice - Examinemo-nos a nós mesmos sempre que participamos da mesa do Senhor, a Santa Ceia, representação da morte sacrificial do Senhor.
Razorback - Depois do penetrar da Espada do Espírito (o "canivete") em nossas vidas, nada mais pode nos atingir ou destruir.
Resurrection Band (A Tribute to REZ) - Como o nome sugere, é um tributo à banda que levou Steve ao Evangelho, a Rez Band (mas eu senti falta de um cover deles para a REZ, como fizeram para o Bloodgood com a música Black Snake).
Satan's Doom - A condenação eterna do nosso adversário espiritual.
Scribe of the Pentateuch - Mais uma ilustração bíblica, agora sobre a escritura do Pentateuco por meio de Moisés.
Scrolls of the Megilloth - Baseada nos rolos de Megilloth, termo dado a cinco dos livros conhecidos no Antigo Testamento Judaico como "Escritos": Ester, Rute, Cantares de Salomão, Eclesiastes e Lamentações de Jeremias, todos com um contexto para nossa realidade atual.
Servants of the Supreme Message - Autoexplicativo título.
Standing At The Door of Death - Inspirado em sua experiência de quase ter morrido para a leucemia, Steve compara essa situação com a nossa própria antes de Cristo, às portas da morte.
Symbiosis - A união perfeita, Deus e o homem, e Ele é quem nos nutre por inteiro.
Terminate Damnation - O destino final do inimigo de nossas almas, previsto nas palavras da Bíblia.
The Cost - Devemos estar preparados - E FELIZES - para recebermos o custo alto pela fidelidade ao Senhor, mesmo que seja o martírio. Será que estamos preparados?
The Destroyer Beholds - Mesmo salvos pelo poder de Cristo, um alerta para jamais brincarmos no caminho, pois o destruidor está atento...
The Evil Addiction Destroyer Machine - Hino antidrogas, mostrando de maneira figurativa a droga como uma máquina de destruição em massa.
The Flu Virus - Uma curiosa comparação do vírus da gripe com o pecado, que nos enfraquece e destrói como um vírus mortal.
The Other Side of Coin - Há duas escolhas: o sangue de Cristo que nos comprou, ou permanecer como pertencente ao mal e virando objeto do diabo.
The Majestic Infiltration of Power (God Rulz) - Grindcore que é praticamente um hino de guerra da banda até hoje. O título "original", mais extenso, foi ideia do então produtor da banda Roger Martinez (Vengeance Rising), mas o nome correto sempre foi "God Rulz!" (Deus Comanda!).
The Silver Chord is Severed - Inspirado no texto de Eclesiastes 12, essa canção fala da brevidade da vida e que precisamos lembrar do nosso Criador nos dias da juventude, antes que os maus dias cheguem e não tenhamos mais o que aproveitar de bom.
This Momentary Affliction - Grindcore do guitarrista Mick Carlise com uma história curiosa: Steve sempre cantava "Crush this momentary pain!" (esmague essa dor momentânea), porém alguns fãs da época do lançamento em 1993 achavam que era cantado "Christ will return again!" (Cristo irá voltar novamente!).
Time Crusaders - Música em homenagem ao trampo do próprio Mortification e outras bandas cristãs de metal e outros gêneros, mostrando que "Deus criou todos os estilos, satã apenas os perverteu!"
Too Much Pain - Por mais dolorosa que seja nossa jornada, vai valer a pena quando estivermos ao lado do Senhor.
Triumph of Mercy - Música-testemunho de todo a situação terrível que Steve passou entre 1996-1998 lutando contra uma leucemia aguda e vencendo unicamente pelo poder de Deus, mesmo após ter sido desenganado por vários médicos.
Turn - Duas escolhas: seguir no caminho do mal ou tornar seus passos rumo ao Caminho de Cristo.
Until the End - Cristo é o caminho e a nova visão para nossas vidas, um novo prisma para seguirmos até o fim.
Visited by an Angel - Mais uma canção do Steve falando de seu testemunho sobre como Deus teve misericórdia de sua vida.
Vital Fluids - Jesus é a água da vida, o fluido que nos mantém de pé todos os dias.
Way Truth Life - Caminho, Verdade e Vida, só Jesus
Your Life - Só nós mesmos sabemos onde e como está nossa vida, mas para onde vamos? Para sairmos da desesperança desse viver, apenas em Cristo Jesus isso é possível.




Um comentário:

  1. Muito bom, Mortification sempre será uma referência para o metal mundial.

    ResponderExcluir