Uma das primeiras bandas de black metal cristão (UnBlack Metal) e uma das primeiras a popularizar dentro da música cristã o uso de corpse paints, a norueguesa Antestor começou a carreira com o nome Crush Evil entre 1989 e 1993, e nesse período faziam um som mais death metal com uma pegada por vezes puxada pro doom metal. Em 1993 mudaram o nome para Antestor (do latim "testemunho" ou "chamado à testemunhar") e chegaram a enfrentar críticas severas da cena de metal escandinava, dentre elas ameaças de morte por parte de músicos como Euronymous (Mayhem, já falecido), Varg Vikernes (Burzum, ex-Mayhem - que já preso por matar o anteriormente citado e tempos depois condenado por incitar terrorismo na França) e Faust (ex-Emperor e mais uma pá de bandas, já foi preso por matar um homossexual) - e isso porque a banda até então só fazia doom/death metal e não o "un"black metal (só no ano seguinte algumas bandas como Horde, Vomoth, Offertorium, Kolapso e Apostasy iriam começar a se aventurar nesse som). Por anos a banda seguiu fazendo um som mais doom/death, que se refletiu na demo Despair e no álbum Martirium. Só no lançamento do disco "The Return of Black Death" de 1998 eles assumiriam o som mais black metal, com características próprias de atmospheric, folk, death, gothic e doom metal, que fariam a banda nomear seu estilo como "atmospheric sorrow metal" (sorrow significa "tristeza", o que reflete no som mais melódico da banda). Lançado pela Cacophonus Records, gravadora mais famosa por lançar bandas de black metal seculares, o disco teve uma péssima vendagem e distribuição, muito por conta da fé da banda. Posteriormente lançariam um de seus maiores clássicos: "The Forsaken", com a participação curiosa de Jan Axel Blomberg, o Hellhammer da banda Mayhem (parece que o jogo virou não é mesmo?)
Seguindo respeitada na cena cristã, mas bastante criticada e perseguida na cena secular (caso que a banda viu com muita força em sua turnê pelo Brasil - um dos poucos países em que o imbecil ódio pela cena de metal cristão permanece forte), Antestor segue lançando ótimos trabalhos, como o mais recente, Omen.
Crust Evil - The Defeat of Satan demo (1991)
01 - The Defeat of Satan
02 - New Life
03 - Jesus Saves
04 - Knus Ondskapen
Bem mais death metal do que outros lançamentos já com o nome Antestor, essa K7 causa assombro talvez pelo tamanho das faixas (tirando a instrumental final, todas com mais de sete minutos!) e letras de qualidade impressionante. Um dos primeiros trabalhos do gênero voltado para o cristianismo, as letras batem de frente com a batalha contra o mal, a derrota a satã (como o nome da demo e da faixa de abertura já sugerem). A faixa "Jesus Saves" é minha predileta, mas todas as três faixas cantadas são recomendadíssimas. A demo encerra com um instrumental meio industrial que na realidade contribui com o clima soturno da demo e de tudo que a banda faria posteriormente.
Curiosidade: Knus Ondskapen vem do norueguês e significa "esmagar o mal", o mesmo significado do nome da banda à época (Crush Evil).
Despair (1993)
01 - Preludium
02 - Demonic Seduction
03 - Message from Hell
04 - Lost Generation
05 - Human
06 - Jesus, Jesus Ver Du Hjå Meg
O clima doom metal infesta esse disco já na intro, e segue por toda a demo. As letras seguem falando sobre as obras do diabo e do inferno contra a humanidade e nossa geração, realmente mostrando nosso clima de desespero quanto a saídas nessa vida nossa. Mas por fim, a faixa final em norueguês, "Jesus, Jesus Ver Du Hjå Meg" (Jesus, Jesus, sê tu por nós) nos traz a saída para esse ciclo vicioso de desespero, numa canção fúnebre, mas muito bela e verdadeira, pois aos servos de Deus a morte é a libertação de nossas vidas para a vida eterna:
Jesus, Jesus, vem sê por mim
Jesus, Jesus, vem sê por mim
Guarde uma morada para mim
Nenhum conflito me ocorrerá
Deixe Satanás para trás e sigo
Sem dor, você me dá suporte
É à sua casa eu vou
Jesus, glória em ordem e graça
Como eu em minha vida na terra
Olhe, falando com você
Vendo todas as feridas que eu fiz, pensei
Gostas do seu coração violado
Drenar o meu coração adoentado
Tudo de teu coração vem para meu coração
Obrigado, então eu posso cantar
Livre e salvo a minha última canção
Jesus, Jesus, vem sê por mim
Guarde uma morada, sê tu por mim
Não tires meu descanso no último gongo
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Capa da versão em CD da Endtime Productions (2000) |
01 - Spiritual Disease
02 - Materialistic Lie
03 - Depressed
04 - Seaching
05 - Immost Fear
06 - Under the Sun
07 - Thoughts
08 - Martyrium
09 - Mercy Lord
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Versão K7 Promo da Morphine Records de 1997 |
OBS: Os vocais femininos de Tora são uma obra de arte à parte, dando um ar majestoso, principalmente no final de Mercy Lord.
Kongsblod (1997/2018)
01 - Vinterferden (viagem no inverno)
02 - A Sovereign Fortress
03 - Svartedauens gjenkomst (o retorno da peste/morte negra)
04 - Sorg (tristeza)
05 - The Brigde of Death
06 - Gamlelandet (nação antiga)
07 - Kilden - lik en endelös elv (A fonte - igual a um rio infinito)
08 - Kongsblod (sangue real)
09 - Battlefield
10 - Ancient Prophecy
11 - Ildnatten (fogo noturno)
Versão demo do disco seguinte, "The Return of Black Death". Lançado de maneira independente em 1997, é basicamente o mesmo disco, só que com uma qualidade obviamente menos produzida. Por muito tempo ficou esquecido até que em 2018 a gravadora Nordic Mission trouxe o disco de volta com um relançamento em CD e em Vinil Duplo, com a capa e a logo da banda melhorados, inclusive a imagem dos dois vikings.
Curiosidade: Em muitos sites erroneamente dizem que essa demo, junto a "Despair", saíram na coletânea "The Defeat of Satan", um equívoco absurdo, haja vista que a coletânea já pelo nome deveria denunciar qual demo era a companheira de Despair - a demo gravada em 1991 como Crush Evil ainda e com o mesmo nome da coletânea, duuuuuuuuh!
The Return of Black Death (1998)
01 - Vinterferden (viagem no inverno)
02 - A Sovereign Fortress
03 - Svartedauens gjenkomst (o retorno da peste/morte negra)
04 - Sorg (tristeza)
05 - The Brigde of Death
06 - Gamlelandet (nação antiga)
07 - Kilden - lik en endelös elv (A fonte - igual a um rio infinito)
08 - Kongsblod (sangue real)
09 - Battlefield
10 - Ancient Prophecy
11 - Ildnatten (fogo noturno)
Lançado pela secular Cacophonus Records, famosa por lançar bandas como Cradle of Filth, Sigh, Dimmu Borgir e diversas outras bandas de black metal secular da Escandinávia, sem dúvidas foi um passo corajoso - porém em falso - da banda, já que que no fim das contas o disco foi terrivelmente mal divulgado e até mesmo rejeitado pela própria gravadora. Chega a ser triste que até hoje não teve um relançamento (apesar de sua demo, Kongsblod, ter conseguido esse feito).
Bem, saíndo da polêmica e indo para a música: O disco já começa nos jogando direto pros ambientes frios e gélidos do inverno norueguês, numa adição dos elementos de música atmosférica, já na instrumental de abertura, Vinterferden. A seguir, um show de black metal comandado por Martyr, Vemod (aqui tocando também teclados), Gard e Armoth, numa ambientação realmente fora de série, até então não experimentada dessa forma dentro do gênero (aqui no Brasil a banda Death Poems foi a que fez algo mais próximo disso em seu disco Pseudoprophetae). Elementos de doom, gothic, folk, death e black metal, além de atmospheric, são tudo inseridos nesse discaço. Não há como passar despercebido por esse disco, ele tem tantos elementos que é difícil escolher uma só faixa marcante. "Sorg" eu considero a que melhor pode definir a proposta do álbum, com seu ar soturno, realmente "atmospheric sorrow metal". Foi o último disco com Martyr e Armoth na banda, e posteriormente a banda passaria por uma reformulação bem genial.
Curiosidade minha: Eu achei por um tempo que a "Ancient Prophecy" daqui era um cover da canção de mesmo nome da Mortification no álbum "Scrolls of the Megilloth" (bobinho kkkk).
The Defeat of Satan (2003)
01 - Preludium
02 - Demonic Seduction
03 - Message from Hell
04 - Lost Generation
05 - Human
06 - Jesus, Jesus Ver Du Hjå Meg
07 - The Defeat of Satan
08 - New Life
09 - Jesus Saves
10 - Knus Ondskapen
Belíssimo trabalho da Momentum Scandinavian, reúne as demos "Despair" de 1993 e "The Defeat of Satan" de 1991 respectivamente, para fãs do Antestor que não conheciam o som da banda nos primórdios, mais doom death do que black metal. Vale muito a pena ter esse material original, para os que em geral só possuem material em MP3. Quase comprei esse um dia - mas o carinha que tinha o material na época pra vender acabou não conseguindo descolar um exemplar pra mim =(
Curiosidade: Esse disco teve uma tiragem limitada a 999 cópias.
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Capa com uma pintura da igreja de madeira de Borgund, versão pré-release só vendida no NordicFest de 2004. Curiosamente forma uma capa só com a do disco "The Forsaken". |
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Versão mais comumente vendida, numa caixa preta para conter também o disco "The Forsaken". Limitada a 1000 cópias. |
01 - Rites of Death
02 - Grief
03 - Last Season
04 - Med hevede sverd (com espadas levantadas)
05 - Det tapte liv (a vida perdida)
Pequena amostra das mudanças sonoras da banda, a inclusão de mais teclados e uma pegada mais symphonic black metal (bem na linha de bandas como Dimmu Borgir, Vaakevandring, Divine Symphony e Cerimonal Sacred - essas últimas inspiradas com certeza no som que o Antestor estava produzindo nessa época). Vrede (Ronny Hansen) nos vocais e Sygmoon (Morten Sigmund Magerø, ex-Vaakevandring) trouxeram uma sonoridade muito mais sólida pra banda. Os vocais de Vrede têm variações impressionantes, o que contribui pra beleza sonora do EP. A participação mais do que especial de Hellhammer (Jan Axel Blomberg), baterista das seculares Mayhem e Arcturus e várias outras, deu uma qualidade fora de série, mas também contribuiu pra mostrar que a suposta incompatibilidade e impossibilidade de diálogo entre as cenas secular e cristã de black metal não existia. Ok, também deu uma certa polêmica pro batera na época, mas ele soube levar de boa isso. Curioso que fãs doentes de Mayhem e outras bandas seculares que pregavam - e em diversos casos, praticavam - incendiar igrejas e matar cristãos, ignoram tanto esse diálogo entre cenas.
The Forsaken (2005)
01 - Rites of Death
02 - Old Times Cruelty
03 - Via Dolorosa
04 - Raade (reino)
05 - The Crown I Carry
06 - Betrayed
07 - Vale of Tears
08 - The Return
09 - As I Die
10 - Mitt hjerte (meu coração)
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Versão limitada distribuída no Nordic Fest 2004 |
Liricamente a banda deu um passo adiante, ao não focar somente em Cristianismo, tristeza ou guerra a satã, mas com letras bem curiosas como "Betrayed", que fala de suicídio e incerteza de salvação, e "As I Die", uma letra mais próxima do gênero doom e gothic metal, falando de anseio pela morte (remetendo a Paulo em Filipenses 1: 20-23). "Rites of Death", provavelmente uma das canções mais famosas - senão a mais famosa - de Antestor, reaparece aqui com uma intro lírica cantada pela Edvardsen. "Via Dolorosa" é outra faixa que ficou muito famosa da banda, e relata de maneira muito forte o caminho de Cristo do tribunal de Pilatos até o Calvário.
Vale o destaque pra uma espécie de carta que aparece no encarte do álbum:
Vemod Over Det Tapte Liv (Tristeza sobre a vida perdida)
Et Liv Som Aldri Ble Levd (Uma vida que nunca foi vivida)
Jeg Vet Lite Av Glede (Eu conheço pouco sobre a alegria)
Men Mye Av Vrede (Mas bastante sobre a ira)
Vik Fra Meg (Afaste-se de mim!)
Satan
Omen (2012)
01 - Treacherous Domain
02 - Unchained
03 - In Solitude
04 - The Kinding
05 - Remmants
06 - All Towers Must Fall
07 - Torn Apart
08 - Tilflukt (refúgio)
09 - Benighted
10 - Mørkets grøde (A escuridão da escuridão)
A turnê de divulgação começou no Brasil em janeiro de 2013 e, bem, foi bem acidentada. O show de Belém nem ocorreu por alguns problemas de produção - mesmo assim, há relatos de alguns vândalos "from hell" que atacaram igrejas jogando fezes nas portas delas -, e todos os outros que ocorreram tiveram pequenos protestos aqui e ali, mas o mais marcante (negativamente, claro) foi o de Belo Horizonte. A terra de bandas "tr00s" como Sepultura, Sarcófago, Holocausto, Chakal, Mutilator e Sextrash não viu com bons olhos a aparição da Antestor por lá e fizeram o maior de todos os protestos contra as bandas Antestor e a brasileira Krig (que abriu para a banda). Até a polícia teve de ser chamada para conter alguns engraçadinhos que até armados (pasmem!) apareceram por lá. É vergonhoso e estúpido esse ódio tolo, que embora possa até encontrar algumas motivações do passado (como algumas campanhas até de igrejas underground daqui que por um tempo promoveram uma guerra inútil contra o metal secular também e a visão político-ideológica-religiosa que leva muitos a acharem que o metal cristão é só uma arma para atrair incautos pros impérios religiosos de falsos profetas), ainda assim são demonstrações retrógradas que em diversas partes do mundo não fazem mais o menor sentido. Ainda assim, a banda considerou a turnê um sucesso, e esperamos sinceramente que um dia eles voltem pra cá e QUEM SABE a mentalidade imbecil e pseudo-libertária (mas na realidade fascista) dos "from hell" um dia acabe.
Curiosidade: A arte de capa foi feita pelo polonês Zdzisław Beksiński (1929 - 2005), pintor surrealista que também fundia estilos como barroco e gótico, criando uma técnica distópica. Essa pintura de um ser deformado tocando trombeta remete ao título do disco (Presságio ou Premonição em inglês), indicando o mal que se abate sobre a humanidade e que este é o prelúdio de uma condenação eterna aos que não saírem desse ciclo vicioso.
E o futuro? Numa entrevista pra revista virtual italiana White Metal (só não sei bem o ano, acredito que 2013) a banda planejava um EP logo, mas até o momento nada de novo. Resta-nos aguardar por novidades que logo virão a seu termo na vontade e dispensação divina!
Bootlegs:
- Live at BobFest (2004)
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A banda participou de algumas coletâneas ao longo dos anos. Conferir na seção de coletâneas.
Ver também:
Vaakevandring
Grave Declaration
Vardøger
Morgenroede
Arvinger
Schaliach
Extol
Fleshkiller
Frosthardr
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