Significado de nomes

Nomes de bandas de rock cristão muitas vezes causam o desejo de sabermos as origens ou a ideia básica que os originou. Alguns nomes são muito óbvios ("Pela Fé", "Cavaleiros do Rei", "Tu És", "3º Dia" e similares), mas alguns não são tão óbvios assim. Então vamos a uma lista de alguns significados, lembrando que essa lista não é definitiva e pode ser aumentada ao longo dos anos, e você, caso tenha banda ou conheça o significado de alguma, pode mandar nos comentários.

OBS: Bandas com nomes similares e advindos da mesma origem serão colocados na mesma explicação.

70x7 HC, 70x7 Screamo, Seventy Times Seven - As três bandas possuem em comum a passagem de Mateus 18:21-22, referente a quantidade de perdão. "Setenta vezes sete" na realidade não é uma conta definitiva, e sim Jesus dizendo para não ficarmos contando quantas vezes alguém errou, e sim estar disposto ao perdão.
Actos 2, Athos 2 - As duas bandas se referem a passagem da Bíblia onde, durante a festa da colheita (das semanas, ou Pentecostes) ocorreu a descida do Espírito Santo sobre os fiéis 120 discípulos iniciais de Jesus Cristo. A banda mais antiga a usar esse nome o ganhou quando os que assistiam uma apresentação da banda disseram "É ATOS 2!"
Adiastasia - Do grego "Dimensional", uma referência a dimensão celestial, muito além da nossa dimensão.
Aeroilis - Corruptela de Aerowillis, nome original da banda. A referência é a carros BEEEEMMMM antigos.
Akza - Vem do nome próprio hebraico Acsa, que significa "adorno para os pés" ou "a adornada". Era a filha de Calebe, prometida para o que derrotasse os gigantes de Quiriate-Séfer (Josué 18:18-19, Juízes 1:12-13).
Antestor - Em latim, "Testemunho".
Antidemon - O nome surgiu acidentalmente, quando Batista tentava escrever numa camiseta algo como "Antídoto", mas acabou colocando "E" invés de "O" depois do "D", daí veio a ideia de fazer um nome que seria o inverso do Anticristo, ser Antidemônio, ou Antidemon. Daí também boa parte do conteúdo lírico e proposta da banda de guerra espiritual contra o diabo e suas hostes.
As I Lay Dying - Em inglês "enquanto eu agonizo", referência ao destino de nossas vidas no fim de tudo, a morte (Jó 14:2, Salmos 103:15, Isaías 40:7-8, I Pedro 1:24). Também é uma referência ao romance de mesmo nome do escritor americano William Faulkner.
August Burns Red - Segundo os fundadores da banda, advém de uma notícia que viram no jornal, de uma ex-namorada que teria posto fogo na casa do cachorro do casal com o animal dentro. A notícia era "August Burns Reed" (Augusta Queima Reed). Daí Reed foi reduzido pra Red e assim nasceu um dos nomes mais bizarros da música cristã.
Azul - Janires nomeou a banda assim em referência a uma bebida estrangeira que ele viu num restaurante no Terminal Rodoviário de Belo Horizonte. Sem dúvidas uma das origens mais inusitadas de nome de banda.
Barren Cross - Em inglês "Cruz vazia".
Bride - Significa "Noiva", e é uma referência à Igreja (nós), que somos a noiva de Cristo, termo usado como alegoria por João Batista desde que Jesus ainda estava em seu ministério terreno (João 3:29) e seguiu-se inclusive no Apocalipse, onde o termo é usado diversas vezes designando a Igreja.
Cades Barnéia, Katsbarnea - Referência à cidade de Cades Barnéia (do hebraico Kadesh Barnea "Lugar Santo de Barnea", local onde ocorreu a decisão dos que permaneceram fiéis ao objetivo de confiar em Deus e entrar na Terra Prometida (Josué e Calebe) e o resto do povo de 20 anos acima, que perderam a bênção (Números 13). Alguns chamam o termo também de "Vale da Decisão".
Calvário, Calvarium, Calvário D.C., Golgotha - Calvário do grego e Gólgota no hebraico, são referências a um pequeno monte nos arredores de Jerusalém com formato de caveira (o significado de ambas expressões acima), e foi onde Jesus Cristo foi crucificado (João 19:17).
Candelabro, Menorah - Menorá é o hebraico pra candelabro ou castiçal, um objeto usado anos atrás para iluminar lugares. Inclusive no tabernáculo e posteriormente no templo de Salomão, representando a luz divina. Nos tempos da Lei o castiçal deveria ficar aceso todo o tempo.
Catedral - Referência aos templos grandiosos da Igreja da Idade Média, em alegoria à nossas vidas como igreja, pois somos templo e morada do Espírito Santo (I Coríntios 6:19).
Comunidade S8 - Comunidade é pelo fato da banda ser de um ministério alternativo, o S é de Senhor, e o 8 representa o símbolo de infinito, traduzindo: "Comunidade do Senhor Infinito".
Crimson Thorn - Em inglês, "Espinho - ou cravo - escarlate", referência à coroa de espinhos e aos cravos nas mãos do nosso Jesus.
CUSM - C.risto U.ne S.empre M.ais.
Demon Hunter - Em inglês "Caçador de demônios".
Frank's Enemy - Julio Rey deu esse nome para a banda referindo-se a uma declaração do músico secular Frank Zappa que "quando você ver um carro com o adesivo do peixe (IXOYE, símbolo cristão usado desde o século I - inclusive tatuado pelos nossos primeiros irmãos - para se identificarem sem deixar claro pros romanos), ali você verá o inimigo!"
Fruto Sagrado - Advém de João 15:16 ""Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi, para irdes e darem fruto e que vosso fruto permaneça".
GerD - G.rupo e.ncontro r.eal com D.eus.
HB - Nunca confirmado pela banda, mas especulam significar "Holy Bible" (Santa Bíblia).
HxBx12 - Hebreus 12:4 ("Ainda não resistis até o sangue lutando contra o pecado").
Hibernia - Nome latino pra ilha da Irlanda.
Kadesh, Kadoshi - "Santo" em hebraico.
Kletos - No grego possui dois significados: "Chamado por Deus" e também "Maldição". Curiosa essa significação dupla tão díspar, mas decerto a primeira opção é a escolhida pelas bandas que usaram esse nome.
Krig, Kriuger - Em sueco e em alemão "Guerra", referência a batalha que temos todos os dias em nossa vida a nível espiritual.
Lust Control - Em inglês "controle da concupiscência, dos desejos". A temática da banda é antissexismo, logo percebe-se de cara a ideia do nome de onde vem (I João 2:15-17)
Metanoia, Metanoya - Em grego, "Mudança de entendimento", "Renovação de entendimento" (Romanos 12:2).
Mind Garage - Em inglês, "Garagem da mente", referente possivelmente a deixarmos nossa mente pronta pra receber a transformação divina (Romanos 12:2).
Mortification, Mortify - Advém de Gálatas 5:19-21, que refere-se a mortificação das obras da carne (ou seja, morrer pra nossos desejos humanos e fazer a vontade de Deus acima de tudo).
Nobody Special - Em inglês "Ninguém especial", a realidade de todo ser humano, seja ele quem ache quem for (Tiago 2:1-13, Romanos 3:23).
Oficina G3 - G3 vem do fato de a banda ser o terceiro grupo da igreja que faziam parte, a Igreja Cristo Salva (Cristo Salva e Estação Céu eram as outras). "Oficina" foi uma sugestão de Antônio Abbud, produtor de eventos gospel, para deixar o nome da banda mais comercial. Posteriormente ganhou um significado mais espiritual, de "conserto" de seres humanos.
One Bad Pig - Uma brincadeira que acabou pegando, era uma zueira que "punks eram porcos maus", e aí eles acabaram adotando o nome. A primeira demo, "A Christian Banned" - "Um cristão banido, expulso" - foi justamente uma continuação dessa brincadeira, com o porquinho mascote da banda triste como se estivesse sendo expulso.
Pantokrator - Em grego "Todo-Poderoso" (Gênesis 28:3. Original hebraico: El-Shaddai).
Palavrantiga - Um apelo a voltar às origens da Palavra de Deus.
Petra - Do grego "Rocha". A palavra rocha em inglês se escreve "Rock", e é referente ao estilo que a banda faz. Também advém de Mateus 16:16-18, em que a declaração do apóstolo Pedro sobre Jesus "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo" torna-se a ROCHA onde a Igreja está alicerçada.
Place of Skulls - Em inglês "local dos esqueletos", "vale de ossos secos", referência à passagem de Ezequiel 37 sobre o ressurgimento do povo do Senhor no poder Dele.
P.O.D. - Sigla em inglês pra "Payable on Death" (pagável com a morte, contrato mortuário), um tipo de contrato imobiliário que existe até hoje em que caso o contratante falecer antes do fim da quitação, a família adquire o imóvel sem precisar quitar mais nenhum débito. Metaforicamente, é referente ao sacrifício de Cristo, que pagou nosso escrito de dívida da vida pecaminosa e assim podemos ser salvos (Colossenses 2:14).
Quarto Fechado - Referência a passagem em que Jesus recomenda orarmos no particular com nosso Senhor (Mateus 6:6).
Rebanhão - Referência dada à primeira banda que Janires montou ainda em SP (posteriormente montaria uma segunda versão em RJ, mais famosa), as pessoas costumavam dizer que era um "rebanhão de adoradores".
Resgate, Ransom, The Ransom - Ambas palavras falam do resgate que o Senhor veio conceder a nós pelo seu sangue na cruz.
RM6 - Romanos 6:4 ("Fomos sepultados com ele pela morte, por meio do batismo...").
Saviour Machine - Em inglês "máquina da salvação", referência a uma música de mesmo nome de David Bowie.
Scatered Few - Em inglês seria algo como "Pouco espalhados", uma possível referência a urgência da pregação do Evangelho.
Shining Star - Em inglês, "Estrela resplandecente, Estrela da manhã", referência a Jesus Cristo (Apocalipse 22:16).
Slechtvalk - Em holandês "Falcão Peregrino". Possível referência a Isaías 40:31, do voo das aves de rapina, e que os que esperam no Senhor voaram como elas, e não se cansarão.
Soterion, Soteria - Do grego "salvação". OBS: Existem DUAS bandas com o nome Soterion, uma no Brasil e outra no Chile.
Stauros - Do grego "Cruz". Não é necessária explicação né...
Stryper - A origem real advinha das listras amarelas e pretas (stripes, em inglês) que a banda sempre usou. Aposteriori adicionaram dois significados a mais: uma referência a Isaías 53:5 (mais especificamente a frase "por suas pisaduras - stripes em inglês também - fomos sarados", uma referência ao sacrifício de Cristo profetizado por Isaías) - inclusive passaram a usar o versículo na logo da banda por anos, e o outro seria uma sigla: Salvation Through Redemption, Yielding Peace, Encouragement and Righteousness (Salvação através da redenção, trazendo paz, encorajamento e santidade).
Tanlan - No mandarim chinês, refere-se ao estilo de kungfu conhecido no ocidente como "estilo Louva-a-Deus", numa referência ao inseto que sempre fica com as patas da frente num formato similar a uma pessoa orando.
Tehilim - Em hebraico é o nome do livro de Salmos.
Torn Flesh - Em inglês, "espinho na carne", referência aos sofrimentos que Paulo passava e que todos nós cristãos também levamos (2 Coríntios 12:7-10).
Tourniquet - Objeto de primeiros socorros, o torniquete deve ser aplicado como último recurso pra conter uma hemorragia. A banda, que tem uma temática pacifista e ecológica, referencia isso a conter a violência contra a humanidade e a natureza (o título do primeiro disco, "Stop the Bleeding" - pare o sangramento - é referente a isso).
Troad - Referente a Trôade, região da Anatólia (atual Turquia) , onde o apóstolo Paulo teve uma visão para dar continuidade à sua segunda viagem missionária em um local até então inexplorado: Macedônia e Grécia (Atos 16:6-10).
Underoath - Em inglês "Sob o pacto", "Sob juramento".
Vaakevandring - Em norueguês "andar acordando as pessoas", uma comparação com os atalaias que acordavam o povo em caso de guerra ou invasão - metáfora aos pregadores do Evangelho (Ezequiel 33).
Vengeance Rising - "Vengeance" é uma referência ao "dia da vingança do Senhor" (Isaías 61:2), o julgamento final do Criador. O "Rising" foi acrescido posteriormente porque o nome "Vengeance" já havia sido usado por outras bandas.
Veni Domine - Em latim, "Venha Senhor".
Virgin Black - Não é "virgem de luto" e sim um jogo de palavras: Virgin (virgindade = pureza) versus Black (escuridão, mácula = pecado), o conflito de nossa alma.
Vomitorial Corpulence, Vomitous Discharge - Ambas se referem a passagem em Apocalipse 3:16 que se refere ao cansaço de Deus ante os falsos santarrões que vivem como se estivessem muito bem ante Deus, mas a vida deles é vazia e podre - não são frios, nem quentes, antes mornos (eu sei, o contexto da passagem era pra igreja de Laodicéia, mas se refere a nós também, claro).
X-Sinner - "Ex-pecador".
XT - Em inglês a pronúncia das duas letras é igual a "Christ", Cristo.

Um comentário:

  1. Muito interessante,sempre tive curiosidade de saber o significado dos nomes das bandas,muito bom!!

    ResponderExcluir