sábado, 30 de janeiro de 2016

Os Cinquenta Discos mais importantes em minha vida musical

Nesse post quero apresentar brevemente cinquenta discos que literalmente agitaram meu cérebro como músico de rock, seja pela temática, pela sonoridade ou pela criatividade. Nem todos aqui apresentados serão cristãos, e é certo que alguma polêmica virá de um ou outro título ou artista, porém isso não me interessa muito. O importante é que se perceba como boas influências são importantes para construir nossa vida musical, sendo nós famosos ou não. Não adianta ter uma fama incrível que 101% da humanidade teoricamente te ama e declama o que você canta e daqui a poucos anos você vira uma nota de rodapé de alguém que vai se perguntar "o que diabos as pessoas pensavam em curtir isso?". Ser duradouro, ainda que obscuro e pouco reconhecido, sempre vale mais.

50 - Catedral - A Revolução

O último disco da banda pela MK Publicitá, e o último dentro da chamada "carreira gospel" da banda, é também o "menos religioso", com pouquíssimas citações diretas a Deus ou a Jesus, entretanto, com letras fascinantes e uma poética sem igual, me rendeu muitos momentos de questionamento como um disco assim poderia ser "cristão". Mas com o passar dos tempos, além de ouvir muitos outros, como Michael W. Smith e similares, percebi a genialidade simples desse disco. Recomendo muito.

49 - Novos Baianos - Acabou Chorare

Simplesmente uma das mais impressionantes misturas de rock e música nordestina, nesse caso baiana. Também caberiam aí "Alucinação" de Belchior, "Força Verde" de Zé Ramalho, "Bicho de Sete Cabeças" de Geraldo Azevedo ou "7 Desejos" de Alceu Valença com certa facilidade, mas o que Morais Moreira, Baby Consuelo, Pepeu Gomes e cia fizeram nesse álbum é uma viagem astronômica que até hoje mexe comigo.

48 - Tropicália - Panis et Circencis

Um disco que causou e muito nos anos 60, Caetano, Gilberto Gil, Gal, Tom Zé, Mutantes, Nara Leão, Duprat e os poetas Capinam e Torquato Neto quebraram os paradigmas da recém criada MPB, juntando Bossa Nova, rock psicodélico, letras sobre o Brasil da atualidade, o Brasil histórico e as óbvias ligações com o mundo lá fora da época, com uma poética concretista e todo o conjunto da obra, que foi depois multiplicado nos discos de todos eles na época, em especial os dos Mutantes e os de Gal Costa (que eu recomendo pacas também) e que teve reflexos no udigrudi em Pernambuco, Paraíba e Ceará, nos Novos Baianos, no forrock de Capote e Baiano e os Novos Caetanos e na futura cena do Mangue Bit, mudou a história da MPB e do rock brasileiro.

47 - Chico Science e Nação Zumbi - Da Lama ao Caos

O disco que deu origem a toda a cena mangue bit em Pernambuco, pelo meu conterrâneo de bairro Chico Science, uma obra-prima de união entre a música regional (nesse caso principalmente o maracatu e o afoxé) com o rock, funk, metal, punk e hip-hop, tudo misturadão numa salada impressionante que até hoje mexe com muitos artistas locais. Seu sucessor, Afrociberdelia, não deixa por menos, com influências de outros estilos, como o côco de roda.


46 - Tanlan - Tudo o que Eu Queria

Esse disco foi um dos primeiros do gênero "Novo Movimento" ou "Movimento Crossover" no Brasil, com uma capacidade impressionante em quesito letras, quebrando os paradigmas do que é "música cristã". Infelizmente pouco valorizado por cristãos e não-cristãos, esse grupo e muitos outros do gênero merecem ser muito mais ouvidos, pois sua temática é fora de série e consegue tocar a quem ouve.

45 - Hibernia - A Vida Como Ela Era

Mais um do "Novo Movimento", a obscura Hibernia consegue nesse disco trazer um daqueles momentos que todos nós em geral gostamos de lembrar: da simplicidade da infância. E como é bom lembrar de como a vida era, "bela, com sintomas de euforia e inocência". O som é agradável, mas não meloso. Vale a pena muito ouvir.

44 - Mortification - Scrolls of the Megilloth

O disco que me fez amar o metal extremo. Com letras extremamente lindas, totalmente voltadas à fé cristã de maneira centrada, mas com uma sonoridade bruta, não recomendada para casuais ouvintes de pop calminho, a banda australiana consegue mandar sua mensagem sem perder a essência nem do que ela quer passar, nem da qualidade sonora nesse disco contida. O melhor da banda e do gênero, sem dúvidas.

43 - dc Talk - Jesus Freak

A banda que me fez gostar de pop rock, com muita influência de rap e hip hop (principalmente nos primeiros discos), nesse eles se reinventaram com mais influência do pop e do rock alternativo, e nos legaram uma das expressões mais fortes para definir um cristão: Um "LOUCO" por Jesus. O sucessor Supernatural também é ótimo, mas esse é muito irado.

42 - Tonio K. - Romeo Unchained

A temática é tão complexa que é difícil definir em poucas palavras. A tragédia de romances perdidos pelas tolices desse mundo, abordados por uma visão cristã, mas sem evangelicalismo. Simplesmente épico esse disco.

41 - Larry Norman - Upon this Rock

O disco que muitos consideram o pontapé inicial do rock cristão no mundo inteiro. Embora vários artistas tenham antes feito algo assim, foi esse disco, completamente lotado de influências as mais díspares, desde Beatles à Simon & Garfunkel, que definiu os rumos do rock cristão para sempre, com uma linguagem simples e desafiadora.

40 - Keith Green - No Compromise

Existem discos que se definem numa música. Esse se define em "Asleep in the Night". Deliciosamente crítico e genial, como outros desse gênio esquecido da nossa música.

39 - Creedence Clearwater Revival - Cosmo's Factory

A primeira banda de rock que eu curti na vida. O primeiro disco de rock que eu ouvi na vida. Músicas geniais e marcantes para sempre. Uma das bandas mais underrateds da história do rock, mas que vale muito mais do que se imagina.

38 - Pink Floyd - The Piper at Gates of Dawn

Viagem psicodélica, esse disco é recomendado para quem quer se sentir em outra dimensão.

37 - Sam Phillips - Martinis & Bikinis

Leslie Phillips cansou da música "gospel", mudou de nome e foi tocar "no mundão". Melhor pra nós, que tivemos a chance de nos depararmos com "I Need Love" e seu esquema beatleliano, além de muitas letras reflexivas e questionadoras.

36 - Mark Heard - Stop the Dominoes

Pressionado por todos os lados. Os santos me chamam de pecador. Os ímpios não me querem por perto. Mas Deus me entende como eu sou. A  música "Stuck in the Middle" resume bem esse disco fantástico de country rock com as letras fora de série de Mark Heard.

35 - Jars of Clay - Jars of Clay

Flood. Precisa falar mais alguma coisa sobre esse disco? Ok, não é uma só música, mas só em ter essa já vale todo o álbum.

34 - Catedral - Está Consumado I e II

O primeiro disco duplo da música gospel brasileira, também foi o primeiro em que o Catedral começou a aplicar de maneira firme sua linguagem diferenciada dentro da música cristã. É praticamente impossível definir em quaisquer das 18 faixas desse disco uma linha repetitiva, cada uma é uma linguagem diferente. Até mesmo o cover de "Galhos Secos", em sua versão tornou-se definitiva.

33 - David Bowie - Hunky Dory

Esse disco para mim se explica em "Life on Mars?". Que viagem fantástica! Todo o resto do disco já indicava os rumos que logo logo seriam tomados por esse gênio.

32 - Resgate - Este Lado Para Cima

 Retorno às origens, ou nem tanto assim, esse disco do Resgate, além de pesado, contém a continuidade do processo de transformação da linguagem da banda, com muito mais crítica e reflexões do que nunca.

31 - Katsbarnea - Armageddon

O melhor disco da banda, e o que mais me inspirou a vida inteira, experimental, fora dos padrões, e inacreditavelmente, um dos maiores sucessos da música cristã nos anos 90, sendo um dos mais vendidos na época.

30 - Larry Norman - Streams of White Light into Darkened Corners

Pegue o pai do rock cristão e várias canções "seculares" com temáticas que de alguma forma traziam a presença de Deus, e você chega  a esse fabuloso álbum. Lembrar de Larry cantando "Presence of the Lord" e "Bridge Over Troubled Water" é algo único.

29 - Fruto Sagrado - O que a Gente Faz Fala Muito Mais do que Só Falar

Quando eu ouvi esse disco a primeira vez, achei ele bem esquisito. Poucas menções a Deus, uma linguagem confrontadora ao extremo, tudo o que um garoto "gospel" não espera de uma banda do gênero. Ainda bem que essa visão hoje em dia passa longe de mim, e esse disco com certeza foi parte disso. Rock progressivo com pegadas de metal e reflexões firmes de Retórica até The First Stone, esse é um disco que não pode ser ignorado nunca.

28 - David Bowie - Low

O primeiro da "trilogia alemã" do David e também o que eu mais ouvi. Todos aqueles efeitos, somados a uma interpretação anormal dele de uma sonoridade como o krautrock, fora dos padrões, simplesmente fascinante.

27 - Angra - Angel's Cry

André Matos nunca poderia ter saído do Angra. Sério, quando é que uma banda de metal melódico consegue fazer algo assim? Uma sonoridade que não deve a nenhuma banda estrangeira, ao mesmo tempo inserindo muito da nossa música brasileira por ali. Ou quando você ouvia "Evil Warning" não sacava as batidas de frevo na bateria?

26 - Lou Reed - Transformer

Existem artistas que se renovavam e sempre acabavam surpreendendo positivamente. David Bowie e Lou Reed transcenderam todos os limites possíveis da renovação musical. E esse disco é uma bela prova disso, com a liderança do Lou e com os dedos de David. Influência demais para mim e meu desejo de metamorfose ambulante tanto na música como na poesia.

25 - Pink Floyd - The Dark Side of Moon

Todo mundo que se diz fã de rock e não ouviu ainda esse disco só pode estar de brincadeira. Uma viagem ao infinito... ou até Oz, se você é desses que acha mesmo que esse disco é a trilha sonora mais que perfeita e sincronizada com O Mágico de Oz...

24 - The Beatles - White Album

Enorme, cheio de emoções, nas músicas e nas singles que não saíram sei lá porque no álbum, inventor do rock alternativo, da noise music, do punk, do heavy metal? Não importa muito, esse disco faz qualquer um viajar e tentar descobrir que vertente você quer experimentar. 

23 - King's X - Out of Silent Planet

Uma banda com um disco que é o título de um livro fantástico de C.S. Lewis. Ok, não preciso falar mais nada.

22 - Petra - Not of This World

Peregrinos... estrangeiros, aliens, nós não somos desse mundo! Essa, mais "Grave Robber" e "Godpleaser", além de umas outras claro, fazem desse disco o mais marcante na minha vida como fã do Petra.

21 - Stryper - Against the Law

Fora dos padrões, esse disco causou polêmica na época, com letras bem "pouco Stryper" (até as cores do disco fugiam completamente os padrões da banda) revelou-se um genial disco, infelizmente marcou também a saída da banda por muitos anos do cenário musical. Seria genial se eles tivessem continuado e desenvolvido essa linha musical e de letras.

20 - Brother Simion - Eclipse

O famoso "disco chuta tudo" do Brother,  eu o defino na música "Semideus", um golpe severo em vários "homens de Deus" que fazem da igreja um belo ponto de comércio.

19 - Resgate - Ainda Não é o Último

O primeiro disco em que o Resgate entrou no "Novo Movimento", é sem dúvidas o mais experimental da banda, e também um dos melhores do rock nacional de todos os tempos. Pena que a maioria do povo não valoriza uma banda assim.

18 - Janires - Rebanhão K7

Final dos anos 70 e essa fita aparece causando rebuliço nas igrejas cristãs. Não é pra menos: além de conter o "maldito" rock, ainda por cima tem músicas falando de programas de TV, novelas da Globo, bebê de proveta, disco voador e igrejas que proibiam os irmãos de tomar café, ir ao cinema e comer costelinha de porco enquanto o povo passava fome debaixo da ponte... realmente é de causar pânico hahaha (talvez até hoje cause).

17 - David Bowie - Space Oddity

Base de controle para o Major Tom...
 A Terra é azul e não tem nada pra mim fazer a não ser ouvir essa canção...

16 - Rebanhão - Mais Doce que o Mel

Revolução na música cristã brasileira hoje e sempre, esse disco quebrou todos os paradigmas, mostrando que dá pra pegar uma guitarra e cantar um rock pra louvar ao Senhor.

15 - Black Sabbath - Master of Reality

De todos os discos do BS, esse me faz viajar demais... psicodelia, doom metal, stoner rock, louvor a Deus (sim, After Forever dá um banho em muita musiquinha gospel daqui), a mãe do heavy metal chegou ao auge nesse disco.

14 - The Beatles - Magical Mystery Tour

Alguns dizem que o Sgt. Peppers é o disco mais psicodélico dos Beatles. Estão bem enganados. Escutem esse disco... uma viagem infinita.

13 - Wolô - O Que a Lua Não Pôde, Não Pode e Nem Poderá

Quase ninguém conhece esse gênio da música cristã, um poeta nato, que nesse disco mudou a história da música por completo.

12 - The Beatles - Revolver

O disco mais impressionante da banda. Meu favorito hoje e sempre, com tudo que faria os Beatles lendas.

11 - Resgate - On The Rock

O disco de rock cristão que mais me fez ser roqueiro cristão, rock de primeira e músicas geniais.

10 - Candelabro - Rebelião

"Uma demo de quatro músicas?" Sim, simplesmente uma das melhores coisas que foram gravadas aqui em Pernambuco. Cauê Cury mestre!

09 - Bob Dylan - Highway 61 Revisited

O disco de folk rock mais importante de todos, inspirou diversas bandas... e não é pra menos.

08 - Bruce Cockburn - Humans

Pouco reconhecido, esse cara é um mestre, poeta e criador de melodias fantásticas. Esse disco é o melhor sem dúvidas.

07 - U2 - Joshua's Tree

Como eu amo esse disco! Simplesmente épico, Bono e suas músicas fora de série. Uma linguagem genial e que confronta demais as respostas simples, porém vazias muitas vezes de boa parte dos cristãos.

06 - Larry Norman - Only Visiting this Planet

"Por que o diabo teria de ficar com todas as músicas boas?"

05 - Mind Garage - A Total Electric Happening

Disco anormal dentro do rock cristão, psicodelia pura e incrível. Essa banda ia tocar no Woodstock, mas decidiram não tocar. Uma pena, iria ser louco.

04 - Yes - Fragile

Eu não sei como definir esse disco. É uma viagem completa no mundo da música boa.

03 - Brother Simion - Brother

O disco de rock cristão nacional que mais ouvi na vida. Com diversas sonoridades, em geral enveredando pro acústico, Simion surpreende demais nesse disco. Uma inspiração eterna pra mim.

02 - Resurrection Band/Rez Band/REZ - Silence Screams

Blues rock e metal de raiz, poucos discos me fizeram agitar tanto como esse. Letras bem ácidas, completamente fora dos padrões das músicas cristãs da época, esse disco é fantástico.

01 - David Bowie - The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars/Aladdin Sane

Sim, são dois discos dividindo o primeiro lugar. O motivo? Bem, tecnicamente um disco é a continuação do outro, não dá pra falar do primeiro sem falar do segundo e vice-versa. Fantástica viagem espacial, maiores discos do glam rock, David Bowie mestre eterno. Os discos que conseguiram me fazer nunca querer ser o mesmo poeta e músico o tempo todo. Mudanças com qualidade, sempre.


Menções honrosas:

Mortal - Lusis
Mortal Wish - Wish 15
Scaterd Few - Sin Disease
Lust Control - This is a Condom Nation
Queensrÿche - Operation: Mindcrime
Alceu Valença - 7 Desejos
O Grande Encontro Vol. 1
Zé Ramalho - Força Verde
Palavrantiga - Esperar é Caminhar
Rebanhão - Luz do Mundo
Janires - Janires e Amigos
Zé Ramalho e Lula Côrtes - Paebiru
Belchior - Alucinação
Geraldo Azevedo - Bicho de Sete Cabeças
Rush - Moving Pictures
Yes - Close to the Edge
John Coltrane - A Love Supreme
Antidemon - Demonocídio
Banda Tempero - Mangue
Vengeance Rising - Human Sacrifice
Deliverance - Weapons of our Warfare
Michael W. Smith - Change Your World
Michael W. Smith - Go West Young Man
Various - California Metal Vol. I
Bride - Snakes of the Playground
RPM - Revoluções por Minuto e Rádio Pirata Ao Vivo
Oficina G3 - Acústico e Indiferença
Stryper - To Hell With the Devil
Barnabas - Little Foxes
Newsboys - Not Ashamed
Third Day - The Offerings Experience
Carman - The Champion
Dallas Holm and Praise - Live
Elvis Presley - How Great Thou Art
Sixpence None the Richer - Sixpence None the Richer e Divine Discontent
The Beatles - Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band, Abbey Road e Let it Be
Bob Dylan - Slow Train Coming
Derek and the Dominoes - Layla and Other Assorted Love Songs
Rez Band - Innocent Blood e Civil Rites
Torn Flesh - Crux of the Mosh
Whitecross - In the Kingdom
Petra - More Power to Ya e Beyond Belief
Resgate - Resgate
Legenda - O Dia Final
Comunidade S8 - O Que Virá!
José Carlos - Homens de Pó
Vigilantes of Love - Jugular
Bruce Cockburn - Stealing Fire
Steve Taylor - I Want to Be a Clone e Meltdown
David Bowie - Station to Station, Heroes e Let's Dance
Creedence Clearwater Revival - Willy and the Poor Boys
Pink Floyd - Wish You Were Here
Lifesavers Underground - Shaded Pain
Trouble - Psalm 9
Delirious? - King of Fools
Audio Adrenaline - Don't Censor Me
Jars of Clay - If I Left the Zoo
Brother Simion - Na Virada do Milênio
Burlap to Cashmere - Anybody Out There?
Vencedores por Cristo - De Vento em Popa
Jovens da Verdade - Viagem
Novo Som - Não é o Fim
João Inácio e Ranúzia - Sal da Terra Brasis
Maurão - Judeu, 33 Anos, Solteiro, Carpinteiro
Galactic Cowboys - Galactic Cowboys
Darrell Mansfield - Higher Power
Infinity Plus Three - Setting Yesterday Free
Fish Co. - Can't Be Bad
Rackets and Drapes - The Sick and the Beautiful
João Alexandre - Simplesmente João
Kirk Franklin - The Nu Nation Project
Cerimonial Sacred - Our War is Only Against Hell
Implement - Decaptated
Desinfernality - Chains of Evil
La Petra - É Rocha!
Cream - Disraeli Gears
The Who - Who's Next?
Velvet Underground - Velvet Underground and Niko
Frank Zappa - Hot Rats
Raul Seixas - Krig-Ha Bandolo
Os Mutantes - e Seus Cometas no País dos Baurets
The Beach Boys - Pet Sounds
Lobão e Seus Ronaldos - Ronaldo foi pra Guerra
Blitz - Todas as Aventuras da Blitz
Engenheiros do Hawaii - A Revolta dos Dândis
P.O.D. - Satellite
Titãs - Cabeça Dinossauro
Legião Urbana - Dois
Virgin Black - Sombre Romantic
Aeroilis - Nada Mais Além

Nenhum comentário:

Postar um comentário