terça-feira, 31 de outubro de 2017

Músicas para curtir nos 500 anos da Reforma

Uma lista de ótimas músicas sobre ou relacionadas de alguma forma a esse momento fantástico da história da nossa fé, que dia 31 de Outubro (hoje!) comemora seus 500 anos!


(Antes de tirarem conclusões precipitadas, essa imagem é uma homenagem ao Apóstolo São Pedro, o qual de acordo com a tradição contida no Quo Vadis teria sido crucificado de cabeça pra baixo).


Referência a um dos cinco "solas" da Reforma mencionados por Martinho Lutero, os fundamentos da fé cristã (Só a Fé, Só a Graça, Só em Cristo, Só pelas Escrituras e Só a Deus a Glória). A música em si fala de todos os cinco solas.



Faixa-título do primeiro álbum da banda Echo Hollow, trás referências à Dieta de Worms, evento ocorrido em 1521 coordenado pelo então imperador do Sacro Império Romano Germânico Carlos V com o objetivo de tentar calar a voz de Lutero ou mesmo o levar a voltar atrás em suas convicções, em vão, pois que Lutero manteve-se firme à fé e consciência dele na Verdade incontestável.


Música que fala da perseguição de cristãos em todas as épocas - e que também ocorreram nesse período tão tenebroso.

Sobre a cruel perseguição que passamos até os dias de hoje em vários países, relembrando todos os mártires, inclusive os que enfrentaram a intransigência dos poderosos da igreja da época.


Música irada com a participação de PG (na época ainda no Oficina G3), embora não seja diretamente ligada aos eventos da Reforma, traduz um dos problemas mais cruéis de nossa fé protestante: As milhões de divisões que em nada trazem de bom para nossa união como Corpo de Cristo, e em sua maioria de divisões feitas por pura ganância e incompreensão dos "líderes" dessas facções, que não entendem a base do amor de Cristo. Lutero jamais procurou a divisão com a Igreja Católica (embora inevitavelmente ocorreu pela intransigência da mesma em reavaliar suas gritantes faltas - muitas até hoje ela ainda insiste em negar ou justificar) e sim, como diz o nome do movimento, REFORMAR. Se essa Reforma precisou de ser feita saindo para fora dela, assim foi pela Soberania Divina, e assim devíamos lutar juntos, apesar de parcas diferenças, aprendendo a diminuir e até extinguir essas, quando contrariam a fé - coisa que nos tempos atuais parece tão tão tão distante...






Essa banda de punk cristã dos três vídeos acima tem um nome mais ligado ao Calvinismo, mas lembrando-se que Jean Calvino foi um dos reformadores junto com Lutero, faz sentido falar do mesmo, ainda mais quando as músicas falam de três fundamentos básicos da fé reformada autêntica: Graça Irresistível, Total Depravação e Eleição Incondicional. Apesar de várias vertentes da fé protestante divergirem parcial ou completamente de um ou até mesmo todos esses pontos, a base mais ortodoxa e fundamentada percebe esses conceitos bíblicos e inquestionáveis, apesar de tantos se dizerem contrários de alguma forma a eles - então por favor sem choro, estamos falando de Reforma clássica, não de disputas calvinismo X arminianismo, por favor kkkkkk



Música que fala dos princípios da Reforma. Avant-guarde é som de doido, mas blz kkkkkk


Ok, música minúscula da autoproclamada "Pior Banda da Década de 80/90" (KKKKKKKKKKKK), mas contém a verdade mais inquestionável que é a base da Reforma, baseada nas palavras de São Paulo em Efésios 2:8-9 "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem pelas obras, para que ninguém venha delas se gloriar a toa".


"Não pelo poder do homem, mas pelo poder do DEUS VIVO!" A base da Salvação e de toda pregação verdadeira. Solus Christus.


BÔNUS



Pra você que se diz cristão e como bestão ainda comemora nessa data o Halloween... _________________________________________________________________

Então galera, por hoje é só, como viram tive de improvisar um bocado em algumas músicas porque músicas com ligação direta ou bem próxima do evento Reforma são poucas - e na música gospel brasileira PIOROU, nem sei se tem alguma... - mas busquei músicas com letras que tenham coerência com essa data histórica para todos nós. Soli Deo Glori!

Nenhum comentário:

Postar um comentário