quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Siloam



Fantástica banda de hard rock/AOR do Canadá, me remete logo ao Skid Row e ao Firehouse em vários momentos. Seu nome é baseado no Poço de Siloé (Siloam em Inglês) mencionado na Bíblia em João 9.

OBS: Existiu uma banda Siloam anterior a essa, participante do Jesus Movement. Falarei sobre essa em outro post.

Sweet Destiny (1991)

01 - Here I Am Again
02 - Miss Lazzy
03 - Child of Time
04 - Chemical King (Big Fight)
05 - Eastern Skies
06 - Deceiver
07 - After the Fire
08 - Lethal Lady
09 - Sweet Destiny
10 - Decent Souls


O estilo glam nessa época estava no auge, e Siloam traz isso com muita propriedade. Não a toa está citado nos 100 maiores discos de rock/metal da Heaven's Metal Magazine. A sonoridade Skid Row notória e o vocal é um absurdo de lindo. "Lethal Lady" é a mais pesada do disco e eu simplesmente amo essa canção, bem como a faixa-título, que me remete logo à Bon Jovi.


Dying to Live (1995)

01 - Apathy
02 - Daddy's Little Girl
03 - Dying to Live
04 - Pain Inside
05 - Home Comin'
06 - Brand New Man
07 - Tender Heart
08 - My Pal Judas
09 - Lost in the Rain
10 - Welcome to Despair
11 - Pain Inside


Estranhamente demorei um tempo absurdo para ouvir esse disco (na verdade, acredite, eu nem sabia da existência desse até esse ano, 2018! kkkkkkkk). E como perdi tempo sem ouvir esse... seguindo os passos de Firehouse, Siloam chutou todas as tendências da época de bandas de hard rock seculares (e até mesmo cristãs, não é mesmo Bride, Guardian, Holy Soldier e Whitecross?) de sair do hard rock pra fazer um bagulho "alternativo/grunge/sombriozinho" blá blá bla... e seguiu a risca o som clássico deles. Aliás, nem diria tão a risca, porque esse disco é bem mais pesado. Calma, não vira nenhum speed metal, kkkkk, mas sim, tá na linha do hard'n'heavy, estilo Great White e Dokken. Irado demais. Tem faixas que fazem o baixo tocar com tudo (My Pal Judas) e um lado meio blues (Pain Inside).


CRock (1996)

01 - Somewhere I'll Be Free
02 - Mandy
03 - Tell Me World
04 - Dignity
05 - Rose Among The Thorns
06 - Get It Right
07 - Dreamer's Pie
08 - Zero
09 - Hey Man
10 - Pharisaical Friend
11 - In the Ghetto

Constância no hard rock. Em meados dos anos 1990 isso era quase um absurdo, uma banda de hard rock que continuasse a executar esse som, com raras exceções. Ponha os grandes hard rockers da Siloam nessa conta. Seguindo uma linha até mais funk'o'metal, na linha de bandas como Extreme, Siloam continuou fiel às raízes do seu som, e faz um ótimo disco aqui também, embora não tão memorável como os anteriores. Uma lástima ter sido o último dessa banda. "In the Ghetto" é um cover de Elvis Presley.





Nenhum comentário:

Postar um comentário