quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

Livre Arbítrio


Banda brasiliense de rock cristão, uma das primeiras da cena da cidade, surgida em 1989 com o nome "Salvo Conduto" (homenagem à música de Rodrigo Bueno), na efervescência do Rock Brasil e pegando carona no Movimento Gospel, a banda de André Fernandes traz influências do rock progressivo, pop rock, hard rock e heavy metal, sem nunca perder a essência de sua mensagem. Sua primeira aparição no SOS da Vida, em 1992, é um dos melhores momentos ao vivo da banda até hoje. André chegou a sair da banda por um tempo em meados dos anos 2000, mas logo voltaria e até hoje a banda segue fazendo shows e recentemente lançando um novo EP.




Corsário do Rei (1991)

01 - Ser Feliz
02 - Viagem
03 - Corsário
04 - Bom Motivo
05 - Se Você Acreditar
06 - Somos Convidados (feat. Nelson Bomilcar)
07 - Navegante
08 - Correndo Sem Parar
09 - Caminhos
10 - Erros Próprios


Hard rock na medida certa, com baladas belíssimas como "Se Você Acreditar", pop/rocks como "Viagem" e "Somos Convidados" (regravação de Vencedores por Cristo e letra do Nelson Bomilcar - que inclusive dá uma palhinha nessa), e músicas bem mais rock'n'roll, como "Ser Feliz", "Caminhos", "Navegante", "Correndo sem Parar" e a faixa-título, a imortal "Corsário", que virou um hino da banda, já tendo aparecido em coletâneas e também sido regravada numa versão instrumental fantástica por Quico Fagundes anos mais tarde. Disco fantástico, com uma capa muito bem feita e uma produção estupenda, representando bem o início do chamado movimento Gospel. Isso pra uma produção independente, em 1991, é uma coisa fantástica. No mesmo ano a Gospel Records relançaria o álbum de maneira nacional, levando a banda bem mais além de Brasília e abrindo as portas para outras de lá, como Raízes, Akza, Kadesh (futura Virtud) e Metal Nobre, entre outras. A faixa "Caminhos" tem um solo de guitarra ripado de "Rising Force" de Yngwie J. Malmsteen, mostrando as influências metálicas da banda (informação dada pelo meu brother Thiago Cruz, procurem e confiram!).

Curiosidade: O game "Hero Praise" (versão cristã de Guitar Hero) inclui uma versão de "Corsário", confira aqui.



Liberdade de Expressão (1994/1996)

01 - És Minha Rocha
02 - Pillatus
03 - Cavaleiro dos Céus
04 - À Porta
05 - Orai Sem Cessar
06 - Liberte-se
07 - Só Com Amor
08 - Qualquer Consolo
09 - Único Motivo
10 - Peregrinos

VERSÃO EM CD

11 - Somos Convidados
12 - Corsário
13 - Caminhos
14 - Pout Pourri (Caminhos/És Minha Rocha/Corsário)


Versão original em LP
Seguindo os passos do álbum anterior, "Liberdade de Expressão", com sua capa e contra capa belíssimas, traz a mesma sonoridade, com canções novas, como "Pillatus", "Qualquer Consolo" e "Liberte-se", a balada "Orai sem Cessar", o pop de "Só com Amor" e "Único Motivo", além de versões fantásticas para "És Minha Rocha" (autor desconhecido), "À Porta" (de Rodrigo Bueno), "Cavaleiro dos Céus" (de Guilherme Kerr Neto) e "Peregrinos" (versão em português pra "Not of This World" da banda Petra). Ouvir esse disco em qualquer época é empolgante demais.

Em 1996 a Gospel Records, no trabalho de relançar seus LPs para o formato CD, alguns que até então não tinham tido essa honra, "Liberdade de Expressão" foi escolhido, e André "Geléia" Fernandes, aproveitando a reformulação que a banda havia passado, com mudança de grande parte dos integrantes, decidiu fazer novas versões de 3 clássicos da banda, mais um pout-pourri fantástico.


Curiosidade: Um dos membros da banda na época chamava-se... Rogério Águas. Rogério Águas, Roger Waters (Pink Floyd), sacou? hahahaha


Acústico (2000)

01 - Cavaleiro do Céu
02 - Somos Convidados
03 - Se Você Acreditar
04 - Liberte-se
05 - Peregrinos
06 - Só o Amor de Jesus
07 - Corsário do Rei
08 - Dá um Tempo
09 - À Porta
10 - Orai Sem Cessar
11 - Carros e Cavaleiros
12 - Razão


Seguindo a tendência da época de discos acústicos, Livre Arbítrio lança o seu, sendo que totalmente em estúdio. A sonoridade das músicas rearranjadas é praticamente a mesma das versões originais, exceto claro pela ausência de instrumentos elétricos. É um acústico subestimado, merece muito mais destaque. As canções novas e a versão pra "Carros e Cavaleiros" de Marcos Góes ficaram fantásticas também.


Volta (2005)

01 - Mais Fácil
02 - Novo Caminho
03 - Se Eu Crer
04 - Volta
05 - Coração Igual ao Teu
06 - Talvez
07 - Sentimentos Perdidos
08 - Portas e Saídas
09 - Mais que Palavras
10 - Terceiro Dia

Único disco com o vocalista André Gibran (Black Drummer Band).




Em breve

Nunca Só (200?)

Em breve


Escolhas/Esperança (EP) (201?)

Em breve







_________________________________________________________

"Corsário" aparece (na sua versão original) na coletânea "Copan - Um Novo Coração" (1995), conferir mais na seção "Compilações".

Ver também:

Black Drummer Band

Nenhum comentário:

Postar um comentário