domingo, 4 de agosto de 2019

As 100 melhores letras de rock cristão

Essa lista vai focar as 100 melhores LETRAS do rock cristão que eu ouvi. Lembrando que vai depender de alguns critérios:

1 - A lista não será em ordem de melhor pra pior ou ou contrário, é tudo aleatório mesmo ahahah;
2 - O foco é em letras, não em qualidade sonora das músicas ou popularidade do som;
3 - As bandas ou cantores são rock cristão, ou com um pouco de rock e cristãs, ou bandas de cristãos de rock com temática cristã em suas letras, ainda que esses cantores não façam carreira "white";
4 - As letras escolhidas têm que não possuir heresias, portanto devem ter base bíblica com contexto, ainda que não necessariamente sejam letras que digam "claramente" a intenção de falar da fé cristã;
5 - Mínimo de criatividade: sem faixas absurdamente fáceis com mensagem clichê:
6 - Uma faixa por artista - senão ia ter artista repetindo demais haeuhaeuha;
7 - A lista é pessoal, portanto não me venha com churumelas porque não coloquei a faixa da banda que você curte, ou aquela canção lá que você não sabe viver sem ela!

Última observação: Maioria aqui deve ter em Spotify e Deezer, mas se você tem probleminhas do tipo "nojinho auditivo", prepare-se porque tem som de todo o gênero aqui!


1 - Mortal - Enfleshed (The Word is Alive)

Se eu não colocasse como limitador "uma música por banda", Mortal iria aparecer com uma pá de músicas. "Enfleshed" é uma forma impressionante e criativa de citar João 1, da encarnação do Verbo da vida. Sem dúvidas uma das mais subestimadas músicas de rock cristão.

2 - Bruce Cockburn - Lord of the Starfields

Fãs de "A Cabana" já devem ter se deparado com essa canção citada na boca de "Papai" (Deus). E por mais que muitos tenham agonia com esse livro pela linguagem realmente bizarra e até herética, não dá pra culpar o Cockburn. Sua faixa mais famosa traz uma beleza singela ao mostrar claramente quem é o "Senhor das Estrelas". Bruce é um compositor e letrista fora de série, e essa faixa aqui é sem dúvidas a melhor dele.

3 - Virgin Black - Anthem

Virgin Black tem várias letras bem elaboradas - algumas inclusive meio polêmicas pra alguns -, e sem dúvidas o resumo da beleza etérea das canções deles pode ser captada em "Anthem", um resumo do nascimento, vida e morte de Jesus Cristo de maneira poética. Os versos "você conheceu a vergonha como nenhum outro, provou da morte como nenhum outro" causam comoção sem dúvidas.

4 - Fruto Sagrado - No Porão da Minha Alma

Dificílimo escolher uma faixa só do Fruto Sagrado, e olhe que mesmo a fase de Vanjor tem ótimas faixas, mas "No Porão da Minha Alma" é realmente revolucionária. Antes mesmo de "O que na verdade somos", o FS já esfregava na nossa cara o maior culpado de nossa desgraça - nós mesmos!

5 - Mark Heard - Stuck in the Middle

Pouco lembrado hoje em dia, o mito do country cristão gostava de fazer letras fora dos padrões. E Stuck in the Middle é uma genial crítica aos que o rejeitavam como "cristão demais", e muitos ditos "santos" que o consideravam "muito pecador", a luta que ainda passamos também!

6 - Petra - Creed

Se você já alguma vez falou o "credo apostólico" na vida, tenta imaginar ele transformado em um rock'n'roll fantástico. Pensou? Então, é Creed! Melhor resumo de fé em forma de rock, de quem é nosso Deus trino, da salvação, selo espiritual, retorno de Cristo e o juízo final!

7 - Oficina G3 - Depois da Guerra

Letras do G3 sempre foram de qualidade boa, mas DDG é um absurdo de letra fantástica, ao abordar as divisões estúpidas que até hoje acontecem dentro da cristandade, por muitas vezes motivos tão tolos e vazios.

8 - Sixpence None the Richer - Breathe Your Name

"Quando eu perder o controle, só posso respirar o Seu Nome!" Esse verso por si só resume bem a ideia da canção - uma das muitas geniais letras do Sixpence - sobre deixar que nosso Deus tome o controle de nossas vidas, em especial naqueles momentos em que tudo parece estar "de pernas pro ar".

9 - Resgate - Eles Precisam Saber

Que o Resgate sempre prezou por letras geniais isso todo mundo tá careca de saber, mas tem gente que não sabem realmente quem é Jesus em meio a tantas fantasias e enfeites que aparecem no meio dito cristão e "gospel" a anos. Um protesto claro e forte: "Eles não querem pais, não querem faraós, nenhum capataz!"

10 - Sam Phillips - I Need Love

Leslie "Sam" Phillips nos anos 1990 largou a carreira "gospel" desiludida com os rumos do mercado musical cristão. "I Need Love" parece um resumo dessa desilusão, nos versos "eu quero amor, não uma prisão sentimental, eu quero Deus e não as políticas de uma igreja institucional". Um apelo ao retorno do amor cristão original que parece bem perdido em meio a tantas regras e "dedos apontados".

11 - Stauros - Toda Dor

Faixas sobre a morte de Jesus Cristo costumam enfatizar bem os aspectos do sofrimento Dele naquele terrível dia de Seu sacrifício que nos deu vida nova e eterna. Toda Dor resume isso, deixando claro que Ele tomou "toda dor" em nosso lugar, e nossa cruz Ele assumiu.

12 - Antestor - Rites of Death

"Transferindo vida aos que já se foram, o ato de humanos brincando de Deus". Um alerta forte aos que se envolvem com atos de misticismo, necromancia, espiritismo e outras formas de contato com os falsos espíritos - e a terível e infernal consequência de quem vai atrás dessas saídas falsas.

13 - Michael W. Smith - My Place in this World

Um dos discos de Michael acusado por Terry Watkins de "não ter nenhuma vez o nome de Jesus nele" - isso porque esse é o disco onde nasceu "Agnus Dei" -, Go West Young Man tem simplesmente uma das canções que resumem nossa luta no mundo, que é encontrar em Deus "nosso lugar nesse mundo". Só Ele pode nos ajudar a viver nessa existência atual e sermos relevantes nesse aspecto.

14 - Larry Norman - I Wish We'd All Been Ready

Trilha sonora do primeiro filme da série "Um Ladrão na Noite", essa canção mostra o retorno de Jesus do ponto de vista daqueles que vivem de seu próprio jeito, e o desejo de Larry de que "todos estejam prontos", pois senão chegará o dia em que "não há mais tempo de mudar sua mente, O Filho voltou e você ficou pra trás!"

15 - Steve Taylor - I Want to Be a Clone

Sem dúvidas a pena lírica mais ácida do rock cristão - quiçá da música cristã - de todos os tempos, Steve Taylor curtia fazer músicas que "tocavam na ferida" dentro da igreja e da sociedade, e "Eu Quero Ser um Clone" não é exceção. Uma faixa que critica muitas instituições religiosas que tentam forçar seus novos convertidos a seguir "padrões de santidade" baseados em tradições e humanismos.

16 - Mortification - EnVision EvAngelene

Steve Rowe é um mestre no quesito letras e composições, sempre focando bastante em canções com base bíblica forte para evangelizar dentro do underground. Mas sem dúvidas a faixa épica "EnVision EvAngelene", que fala da jornada de Jesus Cristo na Terra - nascimento, vida, ministério, morte e ressurreição - é a magnum opus da banda, muito mais do que a já batida - embora também genial - Scrolls of the Megilloth

17 - Saviour Machine - Carnival of Souls

"Em meio aos 'deuses' eu digo o Teu Nome, com a crucificação em minha mente, estou aguardando por Ti!" Uma faixa que ilustra nossa luta em meio a esse mundo tão complicado, para fugirmos da escuridão e "reencontrarmos o caminho da Porta", Jesus Cristo.

18 - Narnia - People of the Bloodred Cross

"Somos o povo da cruz em vermelho-sangue!" Uma canção em homenagem aos mártires e a todos que lutam para manter-se na fé nesse mundo, mesmo quando o desafio é enfrentar aqueles que nos apontam e dizem "você é um pecador, eu sou um 'santo'", "quem é o vencedor nesse jogo estúpido?"

19 - U2 - I Still Haven't Found What I'm Looking For

Uma jornada nesse mundo, procurando sempre aquilo que sempre queríamos encontrar. Nesse mundo entretanto sabemos que isso não é possível. Ainda assim sabemos que um dia encontraremos quando crermos Naquele que rompeu nossos grilhões e correntes e "carregou a cruz da vergonha". Àqueles que criticam o fato de U2 ser uma banda "mainstream" e os erros deles - tão similares aos nossos em muitos pontos - deveriam entender profundamente essa canção, uma das muitas que Bono, Edge e Larry mostram sua fé sem medo.

20 - P.O.D. - Youth of the Nation

Uma faixa que resume os dramas da juventude atual, como abandono parental, desejos suicidas e todo tipo de distrações que cegam-nos. Um alerta vermelho para aqueles que buscam saída desses ciclos viciosos.

21 - Resurrection Band - Silence Screams

Rez Band é outra banda entupida de canções fantásticas, sendo um desafio e tanto escolher SÓ UMA, mas acabei por colocar minha predileta - fazer o que, a lista é das MINHAS preferências né kkkk - e uma faixa tão ácida e crítica com a morosidade e hipocrisia que a sociedade - incluíndo aí a igreja institucional - trazem consigo, só pode ser uma das melhores canções da história.

22 - Trino - Oposição

Letras ácidad e críticas era uma especialidade do Trino. Oposição pra mim resume com precisão tudo que a banda representa ainda na intro da música, ao bater de frente com as mazelas que a sociedade estabeleceu como paradigma, "as correntes de ouro do poder e do prazer", e nossa posição como cristãos, de eterna oposição a esse sistema maligno "MINHA VOZ É FORTE, NÃO IREI ME CALAR!"

23 - Rosa de Saron - Angústia Suprema

Mais uma faixa ilustrando a dor e sofrimento do nosso Mestre e Senhor, dessa vez falando de Seu clamor no Getsêmani, onde ele transpirou sangue de tanta angústia, confirmando sem medo sua missão: "a Salvação seria tal qual Deus-Pai queria!", a cruz do Calvário!

24 - Vomitorial Corpulence - Self-Extinction

Grindcore em geral não prezam muito por letras. Não é o caso da mãe do grindcore cristão, a australiana VxCx, com uma letra que - ainda que praticamente incompreensível pros ouvidos mais sensíveis - fala do que Paulo nos mandou "viver pra Cristo, morrer pra nós mesmos!"

25 - Lust Control - The Big "M"

Lust Control sem dúvidas é a banda que mais desafiou os limites de temática que um cristão poderia abordar, ao focarem muito no assunto sexual, combatendo principalmente pornografia, sexo fora do casamento, adultério, "galinhagem", "planejamento familiar" - e aborto por consequência - e em especial essa faixa bem cabulosa que mexe com um assunto bem complicadinho: a masturbação (a tal "big 'M'" do título) e deixando claro que essa prática não tem nada de libertadora, a não ser para liberar o nosso apetite sexual e fugir da missão de colocar nosso corpo em submissão e obediência a Deus.

26 - Believer - Stop this Madness

Faixas anti-drogas muitas vezes são repetitivas demais, mais chatas e pouco convincentes do que o Proerd (desculpa aí, serião kkkkk), mas essa aqui meu amigo! Ela retrata já na introdução de maneira nua e crua os males que as malditas drogas ilícitas - e o abuso das lícitas também - causam no ser humano, o conduzindo à destruição. "Linha após linha eu vejo você morrendo, cego demais pra perceber seus sonhos despedaçados!"

27 - dc Talk - Jesus Freak

"Jesus Freaks" são o equivalente inglês do "Jesus Movement" americano, e também uma expressão bem forte: "Louco por Jesus!" Adotando esse lema, o dc Talk no seu primeiro disco mais "grunge" (originalmente a banda fazia um som mais rap) mandou uma das faixas mais fortes e diretas: "Eu não ligo se me rotularem de um louco por Jesus, isso jamais me fará sair da Verdade!"

28 - Impellitteri - Eye of the Hurricane

Que o Chris Impellitteri sempre deixou claro que seu projeto solo era um projeto sem rótulo cristão isso não é novidade, mas também é inegável que o guitarrista sempre que se junta ao mestre Rob Rock faz algumas das melhores letras cristãs da história. E Eye of the Hurricane é uma das mais fascinantes, ao mostrar que em meio as guerras, rumores de guerras, terremotos, fomes, pestes, perseguições e o esfriamento do amor, os sinais da vinda de Cristo, estaremos - se confiarmos Nele - seguros no olho do furacão que esse sistema representa.

29 - Trouble - The Tempter

Músicas com o diabo em primeira pessoa precisam ser fortes, diretas e destemidas. The Tempter deixa isso bem claro nos versos em que o diabo diz quem ele é, além de sua obra perversa em nos tentar. Além disso a faixa faz um contraponto com nosso Deus, que a ninguém tenta, pelo contrário, sempre nos dá o escape para vencermos as ciladas do inimigo de nossas almas!

30 - Scaterd Few - Kill the Sarx

Punk louco demais e pouco lembrado, "Kill the Sarx" é uma faixa insana que compara o pecado e nossa existência carnal como uma doença a ser combatida e morta a cada dia.

31 - Living Sacrifice - Anorexia Spiritual

Do menos lembrado dos discos do LS (o primeiro e autointitulado), na fase mais thrash metal da banda veio essa faixa, um alerta vermelho a todos nós que muitas vezes sofremos desse problema aí, "anorexia espiritual", ao só buscarmos as coisas desse mundo invés das coisas espirituais e divinas.

32 - Keith Green - Asleep in the Light

Saudoso Keith, especialista em letras de adoração ao Senhor, mas também de exortação a nossos atos de hipocrisia e cegueira espiritual. Essa aqui em especial pra mim é uma das melhores canções cristãs forever, um chamado a saírmos da dormência na luz para resgatarmos aqueles que estão morrendo nas trevas sem nenhum tipo de cuidado advindo de nós.

33 - Catedral - O Jardim e o Corpo

Um retorno ao jardim. Não como Joni Mitchell pregava no Woodstock e sim um retorno real, a fugir das ilusões do sistema em busca de sermos realmente o Corpo de Deus que não fecha os olhos pras pessoas e pra criação divina. "Apesar das indústrias bélicas, apesar do enriquecimento de uns e do empobrecimento de muitos, eu quero a volta desse jardim, eu quero justiça, eu quero a volta desse jardim para que todos sejam felizes!" Uma das mais obscuras faixas do Catedral e curiosamente a melhor de todas.

34 - Vaakevandring - Fader Vaar

Provavelmente a melhor interpretação da oração do Pai Nosso em forma de música rock, Fader Vaar não tem muito o que falar, simplesmente a faixa de maneira genial traz numa linguagem simples e melódica a oração que Jesus nos ensinou.

35 - Morphia - Fading Beauty

Um amor que se desfaz junto com o tempo e a velhice. A morte, fim de nossa existência terrena, bate na porta dia após dia. E levará consigo nossos amores e sentimentos. Um dia essa beleza retornará? Essa pergunta ecoa na música, como nosso desejo pela vida futura, onde seremos restaurados.

36 - Rodox - Olhos Abertos

Sei que Rodolfo Abrantes em sua carreira solo manda muito bem no quesito letras, mas ainda no Rodox ele já fazia letras bem pensativas. Olhos Abertos ataca o sistema de mentiras que impera nosso mundo, a lei do egoísmo e prostituta que leva pessoas a ficarem presos em algemas. No final Rodolfo deixa claro: "a lei que eu conheci não sigo, hoje eu só sigo ao meu Rei!"

37 - Audio Adrenaline - Never Gonna Be As Big As Jesus

Quantos nesse mundo não desejam ser grandes, astros do rock, pessoas amadas por tudo e todos? Pois é, mas o AA deixa uma informação importante: por maior que possamos parecer ser, no fim somos sempre pequenos, e jamais JAMAIS poderíamos ser tão grandes quanto Jesus - muito menos pretender ser.

38 - Puritan - Nesse Chiqueiro Ninguém Vai pro Céu

Puritan sempre deixou claro que era um projeto sem rótulos, e assim livremente colocavam temas espinhosos e letras de deixar muito crente de cabelo em pé. "Nesse Chiqueiro Ninguém Vai pro Céu" é um tapa violento na sociedade e na igreja institucional devido à omissão de muitos de nós em enfrentar a realidade desse mundo de "bosta" que vivemos. "Se Deus vier aqui que venha armado!" Dói falar isso, mas será que nesse chiqueiro alguém realmente vai pro céu?

39 - Sacred Warrior - No Happy Endings

Pessimista pra caramba, "No Happy Endings" é uma das minhas faixas prediletas do SW, com uma letra que mexe profundo num coração que percebe-se um pecador que tem em sua mente bem claro "Não há nada a dizer, eu sei bem que NADA pode mudar o que eu fiz". Só buscando O "algo melhor" para nossas vidas (Jesus Cristo) haverá redenção para nossas almas atormentadas.

40 - Vengeance Rising - White Throne

"No meio, pré ou pós tribulação, não importa, pré, pós ou amilenista, todos cairão em lágrimas por causarem divisão por coisas que não trazem para nós a santidade de Deus imputada pelo Seu Nome, pois não haverá pra onde escapar nem pra onde fugir, ante o Grande Trono Branco!" Não preciso falar mais nada né...

41 - L.S.U. (Lifesavers Underground) - Bye Bye Colour

A luta contra o velho homem, nossa existência pré-Cristo, é contínua enquanto vivermos. Sem dúvida essa batalha leva-nos a momentos em que a única cor que nos resta é o azul (em inglês, blue, que também significa tristeza) a atormentar nosso coração. Uma batalha até o fim da existência.

42 - Hibernia - A Vida Como Ela Era

Letra nostálgica e tão doce, traz um gostinho de infância, mas ao mesmo tempo de desejo de voltar à inocência, ao primeiro amor, levar a vida como ela era, "bela, com sintomas de euforia e inocência, pura, com sinceridade de criança, quieta, espera que depois de tudo no final alguém (Jesus) escute!"

43 - Aeroilis - Cega Inocência

Pensativa e centrada, "Cega Inocência" desafia-nos a não seguir a todo vento de doutrina e também as "novidades" dessa nossa vida, pois se seguirmos cegamente quaisquer das coisas que o sistema nos oferece, pode ser tarde demais, e só vermos a altura da nossa queda quando o chão chegar...

44 - King's X - Out of the Silent Planet

"Além do Planeta Silencioso" é um dos livros da Trilogia Cósmica de C.S. Lewis, e além de dar nome ao primeiro disco do King's X, também nomeia essa faixa de abertura do segundo disco - sim, ela não tá no disco de mesmo nome kkkkk - e mostra bem o conceito do escritor a respeito de como será o paraíso, o lugar onde só o homem perfeito pode chegar, onde "não há mais lugar pra mentira... a razão do reino do terror morrerá!"

45 - Daniel Amos - Hound of Heaven

O poema "Hounds of Heaven" inspirou essa canção que mostra como são temporais e tolas as conquistas terrenas, pois um dia todos nós teremos de comparecer ao tribunal celestial, e aí vem a pergunta, pois somos livres pra escolher: "você poderia rejeitar O Cuidador das almas?"

46 - Amos - Time to Die

Uma música que mostra a realidade e objetivo de nosso viver: morrer para nós mesmos e nos livrar de nossa existência pecaminosa, para que o Senhor viva em nós. Já percebeu que eu amo essa temática de "livrar-nos de nós mesmos" né? Sim, vai vir mais!

47 - Saint Spirit - Nameless

Difícil escolher só uma faixa de Saint Spirit também. Letras fortes e marcantes, que sempre desafiaram o sistema religioso institucional. Nameless é um petardo que mostra a indiferença e o juízo estúpido de muitos àqueles que precisam de Deus, mas são tachados pela mesma sociedade dita "cristã" que os explora e consome.

48 - Implement - Pentecostal Insanity

Um chute na face dos abusos do neopentecostalismo, é isso que essa faixa da banda pernambucana Implement traz. Com todas as loucuras que vemos no chamado "evangelho" da prosperidade e outras heresias, fica a pergunta que um dia João Batista também fez: "RAÇA DE VÍBORAS, COMO PODERÃO ESCAPAR DO INFERNO?"

49 - Saint - Too Late for Living

Saint é conhecida pelas letras com temática bem negativista ante essa nossa existência carnal. E Too Late for Living é um resumo da ópera perfeito, por conter bem a situação desesperadora daqueles que desperdiçam suas vidas nas coisas passageiras, afinal "como poderia eu saber que hoje seria meu último dia na Terra? Tudo aquilo que eu obtive agora são coisas completamente sem valor".

50 - Krig - Mercenary Pastor

Músicas criticando os falsos profetas são comuns dentro do cenário do rock cristão, mas essa aqui da Krig é bem direta ao ponto, ao comparar esses porcos com pessoas que estão vendendo a igreja - a preço de banana, diga-se de passagem, já que o preço do sangue de Cristo é infinito!

51 - Armageddon USA - The Money Mask

Armageddon ficou pra traz no mundo do metal cristão, apesar de sua qualidade fantástica. The Money Mask é uma prova disso, ao falar acerca do mercenarismo e da cegueira causada pelo amor ao dinheiro, raiz de todos os males e que remove de nós a visão do Criador de tudo e de todos, mais valioso que todo dinheiro do mundo.

52 - Trytan - Deadly Masquerade

Uma faixa daquelas! Um recado da banda para o "mestre das máscaras", satanás: "você faz de tudo pra me distrair, mas eu jamais voltarei atrás, então brinque sozinho aí em seu próprio jogo de máscaras mortal!"

53 - Guardian - Curiosity Killed the Cat

"A curiosidade matou o gato!" Frase bem aplicável àqueles que se deixam levar por atrações perigosas ofertadas pelo sistema desse mundo. Temos de ser vigilantes, porque "quem brinca com fogo sempre vai se queimar, há coisas que alguns parecem nunca aprender..."

54 - Demon Hunter - Lead us Home

Em meio aos anos esquecidos, lágrimas vertidas e decepções sofridas, devemos manter nossa esperança Naquele capaz de nos levar de volta pra casa. Até hoje minha canção predileta do DH.

55 - Rackets and Drapes - Plastic Jesus

Uma crítica dura aos que fazem e cultuam imagens, "Plastic Jesus" é um achado! Brutal e dura realidade que é negada infelizmente pelos que ainda cultuam essas imagens, esses "manequins, uma estátua que não representa nada real!"

56 - As I Lay Dying - Nothing Left

Em geral as letras do AILD sempre trouxeram uma linguagem mais críptica, porém sem perder o foco. Nothing Left deixa isso claro, ao declamar aquilo que será nosso destino: no último suspiro não sobrará nada daquilo que um dia teve valor nessa terra.

57 - Pantokrator - The Order of Melchisedec

"Melchisedec Melech Salem" (Melquizedeque, Rei de Salém), representação de Jesus Cristo, o Sumo-Sacerdote segundo a ordem de Melquizedeque. Essa faixa é um louvor direto ao Rei Eterno, aquele a quem Abraão "ofereceu seus espoilos de guerra".

58 - Sister Rosetta Tharpe - Strange Things are Happening Every Day

A faixa considerada por muitos como o marco zero do rock, apesar da letra relativamente simples, reflete bem a missão do Evangelho: "se quiseres ser curado de tuas mentiras, você pode viver na retidão! Coisas novas acontecerão todos os dias!!!"

59 - Dallas Holm - Rise Again

Não importa a humilhação que submeteram nosso Senhor, Ele ressurgiu dentre os mortos, e aqueles que zombam da Palavra e de Sua promessa que um dia Ele voltará pra nos buscar irão ficar atônitos, pois Ele voltará!!!

60 - Katsbarnea - Consumo

Kats sempre foi um celeiro de faixas geniais, em especial confrontando a liberalidade de um mundo repleto de falsas saídas nas drogas e vícios. Consumo é a melhor faixa nesse sentido, ao mostrar que "nos painéis e outdoors escuto sempre a voz: SUA VIDA ESTÁ SENDO RETALHADA E DESTRUÍDA, SUA VIDA ESTÁ SENDO CRUELMENTE CONSUMIDA!" Esse consumismo que vivemos no fim nos conduzirá a nos consumirmos até a fatídica autodestruição. Só em Cristo nos libertamos desse ciclo vicioso.

61 - Rebanhão - Palácios

Rebanhão foi fundada por um mestre incrível no quesito lírico: Janires. Difícil escolher uma faixa só dele pra colocar na lista, mas curiosamente a melhor letra do Rebanhão foi justamente uma que ele não escreveu e sim Pedro Braconnot: Palácios. Uma crítica profunda ao ânimo dobre de muitos que uma hora dizem ser de Deus, noutra hora estão aprisionados às mentiras do egoísmo, consumismo e dos vícios desse mundo.

62 - Troad - Circunstâncias

Rod Mayer é um dos melhores compositores cristãos brasileiros, e curiosamente um dos menos lembrados, tendo letras suas cantadas por diversos grupos como Vencedores por Cristo, Renascer Praise e sua própria ex-banda, Troad. De todas suas canções, sem dúvidas Circunstâncias é minha predileta, pois contém uma mensagem simples e direta: Não desista, no que Deus nos prometeu e no Seu Caminho - Sua Palavra - jamais seremos derrotados: "Deus nos deu Jesus Cristo e com Ele vamos chegar!"

63 - Improviso Divino - Hantavirus

Mais uma música que compara o pecado como uma doença, doença essa causada por nós mesmos, e que Jesus nos libertou, porém devemos sempre estar vigilantes "cuidado, não se torne um escravo mais uma vez!"

64 - Holy Soldier - See No Evil

A humanidade chegou num ponto em que o aborto é algo banal, com diversos movimentos supostamente defendendo o direito das mulheres de assassinar (sim, é assassinato e acabou-se!) seus fetos. Reflexo de uma juventude cada dia mais sexualizada, que tal qual aqueles macaquinhos, "não veem o mal, não escutam o mal, não falam nada de mal", só que essa falsa inocência vai nos conduzindo cada dia mais ao genocídio de inocentes que são vítimas das mentiras que escutamos e "simplesmente olhamos pro outro lado" invés de nos mantermos firmes e dizer "é pecado, é crime, gostem ou não!" Pena que vemos muitos ditos cristãos "pós-modernos" tentando abafar essa verdade.

65 - Stryper - Soldiers Under Command

OK, essa talvez seja a faixa mais clichê da lista, mas nem é. Soldiers Under Command é uma declaração de união ao exército celestial, ao general supremo, o Yahweh Tsebaoth. Vamos também ser soldados debaixo do comando de Deus!

66 - Light Force - Metal Missionary

Declaração de guerra, Metal Missionary fala por si só, uma faixa que nos impulsiona a levar a Palavra a todos, sem necessariamente mudar completamente seu modo de vestir ou seu gosto pessoal, mas sim seguindo sem medo ao Criador, e assim por nosso compromisso com Deus "a diferença será muito clara!"

67 - Bloodgood - Alone in Suicide

Suicídio é um assunto espinhoso demais até hoje. O que leva pessoas a um estado depressivo e suicida? Diversas coisas, e não necessariamente é algo exclusivo de quem não se declara cristão - muitos servos de Deus se pegam em situações depressivas (Até Elias o profeta passou por isso) e alguns infelizmente caem no suicídio. Nessa faixa o Bloodgood mostra que a melhor alternativa não é se isolar e sim deixar que Deus esteja conosco para nos fazer ver a beleza da vida.

68 - White Heart - Bye Bye Babylon

"Adeus à Babilônia". Parece versos de banda de reggae né, mas não é o caso aqui. Bye Bye Babylon é sem dúvidas a melhor canção de uma das melhores, senão a melhor, banda de AOR Cristã, um adeus a todas as mentiras que o sistema desse mundo impõe às pessoas.

69 - Vigilantes of Love - Love Cocoon

Uma faixa que causa até hoje provavelmente, é o que poderíamos chamar de "Cantares de Salomão do século XX", uma música poética e doce sobre o leito de amor de um casal. Acho digno, pra mim a melhor faixa romântica da história do rock cristão, a despeito da linguagem - que não é explícita, usa muito de metáforas para falar da relação sexual.

70 - Desertor - Aborto Não!

"O ABORTO É UM CRIME CONTRA A RAÇA HUMANA!" Poucas músicas atacam tão frontalmente esse crime hediondo e como Deus vê tudo isso, com ira e com o desejo de justiça cada dia maior contra a desolação que vivemos. "Cristo morreu pelos fetos também!"

71 - Underoath - Young and Aspiring

O espelho revela nosso maior inimigo. Somos um desastre clássico sem Deus em nossas vidas. Não importa se jovens ou velhos, sem Deus estamos apenas correndo em círculos e brincando com nossas mentes que somos livres, mesmo sendo escravos de nós mesmos.

72 - Randy Rose - Pain

Randy consegue desde os tempos do Mad at the World trazer letras bem geniais. Essa é mais uma dessas que eu amo, sobre salvar-nos desse mundo de dor e de mentiras, com uma interpretação que tornou ela mais pesada ainda.

73 - Seventy Times Seven - O Desespero de Caim

Já pensou como seria estar na pele de Caim? Na realidade talvez muitos de nós passamos por situações próximas - talvez não tão absurdas e fraticídas como as de Caim -, e arcar com as consequências terríveis de nossos atos ante Deus. Essa música passa essa mensagem com maestria.

74 - Jerusalem - Rebels of Jesus Christ

Rebeldia é o que costumam sempre associar negativamente ao rock'n'roll. Mas já pensou na possibilidade de virarmos REBELDES de Jesus Cristo? Ou seja, rebelar-se contra o sistema diabólico desse mundo! Junte-se ao exército dos rebeldes de Jesus Cristo!

75 - Bob Dylan - Gotta Serve Somebody

O único cantor vencedor do NOBEL, Bob Dylan escreveu letras geniais a vida inteira, e em seus discos voltados completamente para Jesus Cristo ele deixou uma pérola insuperável: nós podemos achar-nos livres, mas a verdade é que nós sempre servimos a alguém. Sempre. Mesmo como um desaforado John Lennon diria pouco antes de morrer zombando da música de seu antigo ídolo "eu sirvo a mim mesmo!" Dylan deixa claro que na realidade no fim há duas opções inescapáveis: "talvez seja ao diabo, ou talvez ao Senhor, mas todos servimos a alguém!"

76 - Sacrament - Testemony of Apocalypse

Músicas tentando ilustrar o apocalipse são em geral fantásticas, claro que sem tentar entrar nos méritos de "histórico, literal, futurista, metafórico" ou quaisquer outras interpretações do apocalipse, mas deixando claro o caos que esse mundo chegará sem seguirem a palavra e o testemunho de Cristo. A destruição é certa!

77 - Kekal - Default

Letras bem insanas é uma das receitas do Kekal em sua curiosa história como a única banda cristã de metal a fazer sucesso na Indonésia - ainda mais com um dos sons mais loucos da história -, e nessa eles ilustram o desejo constante de fugirmos da nossa procissão rumo ao sepulcro sem o Verdadeiro Guia para nossas almas. "Liberte-nos desse nosso processo de decadência!"

78 - Brian "Head" Welch - Save me From Myself

A fortíssima conversão de Brian Welch foi seguida de uma das canções de reconhecimento do estado de miséria de nós mesmos sem Deus, e um dos pedidos mais desesperados a Deus para que liberte-nos de nós mesmos, liberte-nos de nosso inferno!

79 - Carpark North - Save me From Myself

"Ué, uma música com o mesmo nome da anterior?" Pois é, mas aqui a linguagem de pedido a Deus para mudar seus caminhos é tão forte quanto a anterior, ainda que seguindo um caminho aparentemente menos desesperado e sim convicto de que Deus "salvou-me, salvou-me de mim mesmo, não há mais nenhum para que eu siga além de Ti!"

80 - Phil Keaggy - Your Love Broke Thru

Lembrado muito pelo seu impressionante talento como guitarrista, foi entretanto com essa letra de Keith Green que Phil se superou, sendo esse seu maior sucesso até hoje. A sensação de acordar de um longuíssimo sonho e se reencontrar da perdição das fantasias que nos cegavam, até que o amor de Deus nos libertou, algo que ilustra também a vida dos muitos que fizeram versão dessa música, mas muito além, do próprio compositor original, que se colocou em diversas religiões e filosofias até que encontrou a Verdade que liberta.

81 - Paramaecium - The Birth and the Massacre of the Innocents

A rainha do doom metal mundial no seu disco de estreia fez um opera-rock sobre vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo. A primeira faixa, também chamada de "The Unnatural Conception in Two Parts" é um achado, longuíssima e falando do mistério da imaculada concepção de Jesus, seu nascimento, fuga para o Egito e o terrível massacre dos inocentes promovido pelo ímpio rei Herodes com medo de perder seu reinado para o Rei dos reis, tudo numa linguagem absurda e genial.

82 - Divine Symphony - Reform

O conceitual "The History", baseado numa série de livros sobre a história do cristianismo, possui faixas em que cada uma é nomeada pelo nome de um dos livros. Reform é baseada no livro que eu possuo dessa série, falando de maneira genial da luta dos reformadores para purificar a igreja contra os abusos e heresias que imperavam na então "soberana" igreja católica romana. Divine Symphony

83 - Brother Simion - Orgulho

Simion sempre foi pra mim o melhor compositor e letrista do rock nacional - Janires é fora da curva, vai muito além do rock -, e com essa faixa, muitas vezes meio esquecida num disco em que todos lembram de cara de "Esperança", mas com uma mensagem forte contra um de nossos maiores inimigos: nosso próprio orgulho. "Como é enganoso o coração, orgulho, uma semente de veneno!" Um dia os que se exaltam serão humilhados!

84 - Possession - Beyond the Grave

Com uma intro assustadora chamada "Opening a Doorway into the Occult", Beyond the Grave é uma das mais raras faixas a falar de ocultismo e dos enganos que existem nele. Eu poderia escolher qualquer faixa do Betrayal dos dois primeiros discos, mas por incrível que pareça nenhuma é tão forte e assustadora como essa. Acho que só a faixa que dá nome à banda Black Sabbath tem uma descrição tão assustadora e desesperada do autor em querer sair dessa loucura.

85 - Ressurreição - Aos Cães

Uma das primeiras bandas de punk cristão nacional, Ressurreição sempre prezou por letras críticas e sem rodeios. Aos Cães é um tapa na cara de nossa classe política corrupta que entra governo passa governo e continuam os mesmos, mudam caras, ideologias e blá blá blá, mas continuam cães e ladrões, que devem saber todos esses infames filhos de belial: "Os cães não entrarão no Reino, ladrões não entrarão no Céu!"

86 - One Bad Pig - GodArchy (Anarchy is Prision)

Embora eu seja simpatizande do anarquismo (minha fala na faixa anterior não deixou muitas dúvidas quanto a isso né kkkkk), eu não sou um anarquista do gênero Sex Pistols, que xinga até mesmo a Jesus Cristo, e sim alguém que sabe que existe sim UM Único digno de toda reverência, meu único verdadeiro Rei, Governante Supremo, Deus! Então, "diga-me, em que você acredita? Jesus ou anarquia? Onde você irá estar? Venha para o Governo Divino!" Sem Deus todas as ideologias são prisões - anarquia inclusa. Só Deus é liberdade verdadeira.

87 - Third Day - Consuming Fire

Mano, ouvir essa música mexe comigo demais! Nosso Deus é fogo consumidor, e Ele derrete nossos corações gelados. Essa é a certeza que nos mantém vivos: as misericórdias do Senhor que se renovam a cada manhã e destroem toda frieza que insiste em nos abater.

88 - Carman - The Champion

Carman é um especialista em construir letras tentando ilustrar situações bíblicas, em geral usando de linguagens metafóricas, como "Sunday's on the Way", "Ressurrection Rap", "Lazarus Come Forth" e claro, essa, em que a batalha de Jesus contra o diabo vira uma luta de boxe (!), que em determinado momento parece vencida pelo diabo, quando ele em terror percebe que na realidade perdeu pra sempre ante O CAMPEÃO!

89 - Torn Flesh - Gay Rights?

"Você verá os seus direitos em Romanos 1:26-30, se você queria direitos gays, ei-los aí!" Não, não é uma faixa homofóbica, e sim uma verdade que muitos "cristãos" pós-modernos seguidores da farsa inclusiva e dos abusos existente em muitos expoentes da teologia emergente tentam negar em nome do politicamente correto: Deus criou o homem para a mulher e a mulher para o homem. Simples assim, gostem os gays militantes ou outros similares a estes ou não. A Mensagem Eterna não pode ser amenizada pra agradar ninguém, nem a nós mesmos!

90 - Sweet Comfort Band - Runnin' to Win

Um dia todas as guerras irão acabar: Jesus Cristo voltará. E por isso devemos seguir em frente sem medo do mal que nos atenta, vamos seguir correndo para a vitória, nunca olhando pra trás. "Cada vez mais sigo profundamente nesse propósito, seguindo firme e forte para vencer!"

91 - Candelabro - Estevão

Uma das letras que mais me marcou na vida, tentando imaginar o que passava na mente do diácono Estevão, o primeiro mártir, sem medo dos olhos e expressões de ódio daqueles que o apedrejavam - literalmente -, que deve marcar a todos nós para seguir seu exemplo. "Onde a Verdade te coloca, te faz persistir, resistir ou desistir? Olhando bem fundo no seu coração, és um covarde, um traidor ou um cão, ou te colocas pronto a morrer pelas Verdades que tu crê?"

92 - Artecristã/MILAD - Os Sonhos Evaporam

A banda pernambucana Artecristã uniu-se ao MILAD e algumas de suas letras acabaram ganhando vida, sendo essa provavelmente a melhor de todas, mostrando uma realidade cruel e imutável: as revoluções, ideias e sonhos humanos, por mais brilhantes que sejam, no fim virão vapor, e a única mensagem imutável e indestrutível é Jesus Cristo em nosso viver.

93 - Maurão - Atalhos e Estradas

O compositor favorito de Janires, Maurão segue pouco conhecido pela mídia gospel em geral, mas aqueles que tiveram o prazer de ouvir suas poesias sabem bem a capacidade dele em falar de realidades da vida e transplantar elas para a fé. Curiosamente essa faixa dos anos 1980 parecia prever a loucura da teologia da prosperidade dos anos 1990 até hoje: "Ele é o Filho de Deus, mas muitos preferem os filhos dos 'deuses' que 'fazem milagres', SÓ COM DINHEIRO QUE TEM MILAGRES, SE NÃO TEM DINHEIRO MILAGRES NÃO TÊM!"

94 - Banda Azul - Espelho nos Olhos

Um resumo básico da capacidade lírica de Janires aparece aqui. Uma canção meio autobiográfica e curiosamente meio até premonitória (os versos "mas agora já é hora de ir embora viajar, descobrir outro mundo, outro lugar, guardo no peito saudades de vocês" parecia prever a partida breve de Janires em 1988), uma ilustração poética de uma vida dedicada a Deus.

95 - Tourniquet - A Dog's Breakfeast

As letras do Tourniquet em geral são de uma elaboração absurda, principalmente por possuir muitos termos medicinais cabulosos como uma alegoria de nossas vidas. Porém nenhuma faixa dessas pra mim supera a beleza e ao mesmo tempo a mensagem dura de "A Dog's Breakfeast", um ataque frontal a diversas seitas e heresias, como a cientologia, os testemunhas de jeová, a nova era, o mormonismo e a perversão do "movimento da fé", que inspirou a confissão positiva e a teologia da prosperidade, usando inclusive frases desses insanos, como o tão cegamente amado por muitos cristãos desavisados Kenneth Hagin (o autor da diabólica frase "Eu tenho fé na minha própria fé, pois sou um pequeno deus").

96 - Extol - Christianity Misundertood

Desde os primórdios, Extol sempre trouxe letras criativas, e essa aqui é minha predileta, ao atingir muitos que transformam o cristianismo num conjunto de regras e normas invés de a Verdade que liberta. Melhor letra acerca desse assunto.

97 - Juízo Final - Juízo Final

Originalmente um rap irado, um dos primeiros raps cristãos brasileiros, "Juízo Final" em 2000 ganhou uma versão rapcore/nu metal fortíssima, e o que dizer da letra? Uma exortação fortíssima àqueles que brincam com as coisas dessa vida e acham que não precisa de saber de nada acerca do Autor da Vida, àqueles que "diante dos homens mostra personalidade, mas aos olhos de Deus está uma calamidade!"

98 - Comunidade S8 - Você Precisa Renascer

Provavelmente a inclusão mais obscura de todas nessa lista, as canções da Comunidade S8 são muito poéticas e ilustram uma fé simples e genial. Essa aqui é um alerta aos que não percebem o perigo dessa nossa negra terra, onde a única solução é o renascer pra Deus, pois "muitos anticristos se levantam, trazendo a falsa paz com ferro, morte e pão". Aos vencedores da derrota que poetizam falsas libertações, um alerta: Deus nega a todos esses, você precisa renascer!

99 - Bride - Same Ol' Sinner

Um reconhecimento diário: o pecado continua a nos espreitar, e o desejo por ele continua muito forte em nosso viver! Quando nos achamos muito fortes, aí que somos fracos: somos ainda o mesmo velho pecador.

100 - Complexo J - Sábado Quente

"Fazemos parte da instituição que a tudo condena pra se proteger". Frase dura no meio de uma música que parece falar mais do amor que Deus tem por nós, mas justamente deixando claro que em Cristo não temos o direito de condenar ninguém, e sim mostrar o amor de Deus, pois Ele "se importa em nós!"

_____________________________________________________

Boa jornada de quase oito horas de música fantástica pra você!

3 comentários: