sábado, 7 de dezembro de 2019

Letras: Petra



Um pouco do significado por trás das principais músicas do PETRA!

A Matter of Time: Fala acerca do mesmo dilema de Salomão em Eclesiastes 12, de que um dia todos nós iremos envelhecer, e será que a vida escolhida por nós terá valido a pena?
Adonai: Reconhecimento da fidelidade de Deus aos seus justos e uma adoração ao Senhor (Adonai em hebraico).
(It's) All About Who You Know: Fala acerca dos soberbos, que acham-se donos de todas as respostas e soluções por si mesmos, e os desafia a pensar no dia em que tais respostas faltarem, a quem recorrerão?
All Fired Up: Proclama que as chamas do Espírito Santo incendeiam nossa fé quando buscamos no Senhor, e assim Ele renovará nossas forças (Isaías 40:31).
Altar Ego: Inspirada nos alertas de Jesus Cristo em Mateus 6 sobre como orar, jejuar e dar esmolas sem agir como os fariseus, que costumavam fazer as coisas de maneira a serem "vistos pelos homens" e assim satisfazer o próprio ego.
Angel of Light: Óbvia referência àquele que quando quer enganar a humanidade é capaz de se fazer de um "anjo de luz", nosso adversário, o diabo, e que nos promete coisas fantásticas, porém no fim apenas traz "escuridão para nossas almas".
Armed and Dangerous: Uma das muitas músicas do Petra com uma temática comparando o povo do Senhor como um exército, essa em especial no início enfatizando que as vezes a princípio podemos até ignorar que o chamado é pra todos nós, mas SEMPRE chegará a hora que perceberemos que a convocação pra batalha espiritual é para todos nós!
Ask Him In: Algo que Jesus nos ensinou, tudo o que precisamos de verdade só precisamos de pedir ao Pai em nome de Cristo e Ele a Seu tempo e vontade nos concederá.
Back to the Rock e Back to the Street: Basicamente ambas falam acerca de momentos em que a banda voltou a ativa (sendo a primeira citada como Classic Petra nos anos 2010 e a segunda ainda em meados dos 1980 com John Schillit no lugar de Greg X. Volz). Porém BTTR enfatiza um desejo do cristão de voltar-se para a Rocha da Salvação e lá edificar sua fé, ao passo que BTTS enfatiza muito mais a Grande Comissão de Jesus para que sigamos a evangelizar no mundo inteiro.
Beat the System: Um chamado a todos nós para andarmos na contramão desse sistema mundano, quebrando nossas correntes espirituais.
Bema Seat: Referência ao dia em que todos nós compareceremos ante ao Tribunal de Cristo, onde Ele irá recompensar a cada um segundo suas obras ("Bema" - ou bimá - é um termo grego que refere-se ao assento superior dos oradores e nas sinagogas era a parte mais alta onde se lia a Torá - a Lei de Moisés).
Beyond Belief: Um alerta para que nunca nos conformemos, mas que busquemos crescer mais e mais na graça e na fé em Cristo, até atingirmos a estatura de varão perfeito, estatura que está "além da fé".
Blinded Eyes: A verdadeira visão, aquela que vê além do natural, só pode vir para aqueles que pedem à Luz do Mundo por curar-se de sua cegueira espiritual.
Chameleon: Um alerta àqueles que coxeam entre dois pensamentos (I Reis 18:21) que nosso Senhor não aceita dividir a nossa fidelidade com ninguém, devemos ser realmente "sim sim, não não", e não iguais a camaleões, mudando de modo de ser e agir em cada ambiente que estamos.
Clean: Não importam quão terríveis tenham sido nossos erros e tropeços, se nos voltarmos ao Senhor Ele nos fará limpos em Seu sangue muito mais que a neve (Salmos 51:7).
Come and Join Us: Um chamado para os não-cristãos se unirem a nosso povo de peregrinos nesse mundo atual.
Computer Brains: Comparando nossas mentes à programação de PCs, a música pede para que nós formatemos nossa programação do velho homem e revestir-nos da loucura da salvação, o "metanoia" (Romanos 12:2).
Counsel of the Holy: A música enfatiza nossa necessidade de buscar o "conselho do Santo", a Bíblia Sagrada, Sua Santa Palavra, que é "o caminho para a vitória".
Creed: Música inspirada no Credo Niceno-Constantinopolitano, onde estão estabelecidas as bases de nossa fé, aceita por mais de 95% dos que dizem professar a fé cristã, independente da vertente, e também uma verdade inquestionável: não importa o quão perseguida, essa crença durará até o dia da parousia do Senhor, quando Ele nos buscará!
Dance: Na dança da vida, escolhamos dançar (viver) com Aquele que nos deu a vida.
Defector: Somos desertores das linhas de batalha do sistema desse mundo, agora servimos ao exército maior, do Rei dos reis!
Disciple: A admissão de que nesse mundo não temos nada de bom e que não há outro caminho pra onde irmos exceto sermos discípulos do Senhor.
Enter In: Referente a Hebreus 9, que fala sobre o tabernáculo - e posteriormente o templo -, onde na área do Santíssimo Lugar (ou Santo dos santos) só o sumo sacerdote podia atravessar o véu que o cobria e apenas uma vez por ano no dia da expiação nacional, mas quando Jesus Cristo morreu na cruz realizando a expiação definitiva e universal a todos que Nele crerem, o véu do templo se rasgou, dando passagem para cada um de nós nos achegarmos ante os pés do Santo Pai.
Fool's Gold: Tal como o "ouro dos tolos" (pirita), as riquezas dessa vida de nada valem ante o tesouro maior que nos é reservado nos céus quando nos tornamos participantes do Reino do Senhor (Mateus 6:18-20).
For Annie: Uma rara canção do Petra voltada a temas sociais, essa referindo-se ao abandono familiar e à depressão e suicídio, contando a história da jovem Annie, que acabou vítima de todas essas situações relatadas.
Get Down Your Knees and Fight Like a Man: Lembra da expressão "lute feito um homem"? Seria uma releitura dela, só que nesse caso nossa luta é feita dobrando nossos joelhos e clamando ao Rei dos reis pela vitória nas batalhas dessa vida.
God Fixation: Similar a "Jesus Freak" do dc Talk, fala acerca dos aficionados por Deus, que buscam ter uma visão correta da vida em meio a uma geração corrupta e perdida (Filipenses 2:15).
God Gave Rock and Roll to You: Embora a música originalmente seja da secular Argent, vale a menção aqui já que a versão do Petra tem letra modificada. Mas a ideia é basicamente a mesma: o rock'n'roll não é em si mesmo maligno, pelo contrário, é uma bênção dada por Deus para nós!
Godpleaser: O refrão já deixa claro "não devo agradar aos homens, quero agradar a Deus!" E em meio a muitas vozes e escolhas desse mundo, uma só deve ser a nossa: a que vem do Senhor, e assim no futuro ouviremos Dele "bem está, servo bom e fiel!" (Mateus 25:21).
Grave Robber: Um dia nossa vida nessa terra irá expirar (isso se Jesus não voltar e nos arrebatar antes), mas um dia, tal como Jesus venceu o grilhão da morte, nós também iremos dizer "onde está morte a tua vitória?" (I Coríntios 15:55).
He Came, He Saw, He Conquered: Inspirado no suposto dito do imperador romano Júlio César em 47 a.C. (vim, vi e venci), foi dado ao verdadeiro vencedor, aquele que venceu o mundo e a morte, Jesus Cristo (João 16:33).
Hit You Where You Live: O amor do Senhor sempre atinge-nos em locais em que precisamos melhorar e mudar. As vezes pode doer, mas vale a pena. "Leais são as feridas do amigo que te ama..." (Provérbios 27:6a).
Hollow Eyes: Uma belíssima canção sobre a situação terrível da Nigéria à época, bem como de grande parte da África, que foi tão explorada ao longo da história e hoje pouco se faz por eles e o que se faz infelizmente é disperso por governantes corruptos de lá mesmo.
I am on the Rock: O título já deixa claro: "Eu estou sobre a Rocha!" que é Jesus.
I Love the Lord: Juntemo-nos ao exército daqueles que dizem com convicção "EU AMO AO SENHOR!"
I'm Thankful: Canção de gratidão ao Senhor por tudo que Ele fez, faz e fará por nós.
It is Finished: João 19:30, a frase que determinou que a missão de morrer na cruz dada a Cristo estava finalizada, bem como finalizado estava o poder do pecado e da morte sobre a humanidade.
Jekyll & Hyde: Inspirado na novela de Robert Louis Stevenson, faz uma comparação do que seria supostamente agradável em nós, nosso exterior (Jekyll) e aquilo que muitas vezes ocultamos, o pior de nós, nosso interior (Hyde).
Judas's Kiss: O beijo de Judas Iscariotes foi muito além da traição mais suprema da história, aqui a música refere-se também às traições que passamos de outros ao longo da vida.
Just Reach Out: Nos momentos mais escuros da vida é que descobrimos que ao nos achegarmos a Deus Ele se achegará a nós (Tiago 4:8).
Killing My Old Man: O mandado de Cristo para que carreguemos a cada dia nossa cruz é a referência dessa música, destruir o velho homem, nossa velha natureza.
Let Everything That Hath Breath: Salmos 150, todo ser que respire louve ao Senhor.
Love: 1 Coríntios 13, a verdadeira essência do amor está em Jesus Cristo, o amor perfeito.
Lucas McGraw: Uma bem humorada canção sobre um camponês chamado Lucas McGraw que "do nada" largou seus vícios e começou a falar o tempo inteiro de uma vida nova além dessa vida. Obviamente falando da conversão e do poder dela em nossas vidas.
Midnight Oil: Inspirado na parábola das 10 virgens, é um alerta para que todos nós mantenhamos nossas vidas firmes no Senhor a espera da volta do Rei.
More Power to Ya: A promessa do Senhor de que se nos mantivermos em um acordo, todos unidos em amor e em Sua Palavra, Ele sempre nos garantirá forças para viver.
Mountains and Valleys: Não importa se estivermos na mais alta montanha ou caminhando pelos mais tórridos vales, o Senhor sempre estará conosco.
Never Say Die: Nunca desista! Mesmo que você passe por muitas decepções nessa vida, Deus é maior sempre!
No Doubt: Nunca duvidemos, quando deixamos nossas vidas nos braços do Senhor Ele com certeza fará o melhor por nós.
No Weapon Formed Against Us Shall Prosper: Isaías 54:17 "Nenhuma arma forjada contra ti prevalecerá!"
Not By Sight: 2 Coríntios 5:7 "Vivemos por fé e não por aquilo que vemos!"
Not of this World: Estrangeiros, alienígenas, nós definitivamente não nos encaixamos a esse sistema sujo e perverso que cada dia mais só piora. Um dia iremos deixar de ser peregrinos nessa terra estranha e voltar para o lar verdadeiro, ao lado do Pai.
Onward Christian Soldiers: Mais uma música comparando o povo do Senhor como Seu exército em que Ele é o nosso general.
Over the Horizon: Além do horizonte de nossa vista humana existe sempre uma luz, a luz do Senhor.
Praying Man: Citando exemplos dos heróis da fé e do nosso Senhor, enfatiza a necessidade que temos de ser prontos para a oração, pois a oração de um justo pode muito em seus efeitos (Tiago 5:16).
Ready, Willing and Able: O desejo do Senhor é estarmos sempre prontos e disponíveis para o Seu serviço.
Right Place: O único lugar seguro e correto para estarmos é ao lado do Senhor.
Road to Zion: Quando conhecemos ao Senhor, Ele coloca em nossos corações uma estrada a seguir para a Nova Sião, o reino prometido por Ele e que será nosso destino final.
Rose Colored Stained Glass Windows: Uma crítica bem sacada para a Igreja que muitas vezes está confortável, segura e até sonolenta nos cultos dominicais, supostamente salvos, enquanto lá fora pessoas clamam desesperadamente por socorro através de seus atos tão terríveis que na realidade apenas mostram seu estado lamentável sem o Senhor em suas vidas. O que temos feito para mudar isso?
Second Wind: Quando a vida parece estar nos destruindo, sempre poderemos tomar um novo fôlego do Senhor para prosseguir.
Secret Weapon: A arma secreta de todo cristão é dobrar seus joelhos e clamar ao Criador.
Seen and not Heard: Uma grande música crítica com as atitudes de nós como cristãos, e um apelo para que nossos atos falem muito mais do que nossos discursos (curiosidade mórbida que não citei na review: os riffs do refrão me lembram muito "Heaven's on Fire" do KISS).
Shakin' the House: Quando os terremotos dessa vida atingirem a sua "casa" (sua vida), onde ela estará edificada, na areia ou na Rocha que é Jesus? (Mateus 7:24-27).
Sight Unseen: Mais uma música referindo-se a necessidade de nós como servos do Senhor não nos guiarmos por aquilo que vemos e sim pela "visão do invisível", naquilo que cremos.
Sleeping Giant: A Igreja tem que deixar de lado as picuinhas que nos dividem, pois o mundo está atormentado pelas trevas, e não podemos ser como um "gigante adormecido".
Stand Up: Levantemo-nos para a batalha, mostrando ao mundo perdido a salvação e a luz do Senhor, na luta que "já sabemos que venceremos!"
Strong Convictions: Em um mundo e um sistema que tenta a todo custo nos tirar a fé do Senhor, só aqueles com convicções firmes se manterão de pé. Quem somos nós?
Test of Time: Tudo nessa vida precisa passar pelo teste do tempo, que irá provar o que é firme e o que não é.
The Coloring Song: Originalmente música da primeira banda do Greg X. Volz (The "E" Band), de forma criativa usa as cores do planeta (em especial o vermelho, o azul, o dourado, o marrom) pra mostrar o poder do Senhor mantendo o nosso planeta e tudo ao nosso redor sob seu controle.
The Holiest Name: O Santíssimo Nome, Jesus Cristo.
The King of Glory Shall Come In: Salmos 24, o Rei da Glória, o Senhor dos Exércitos, está vindo, levantai, portas dos corações, para que Ele adentre!
Think Twice: A vida as vezes nos oferece soluções as mais diversas, mas... pense duas vezes! Será que as opções apresentadas realmente agradam ao nosso Senhor?
This Means War!: Mais uma música sobre o inimigo de nossas almas, sobre sua queda, sobre sua derrota na cruz do Calvário e a batalha nessa terra para não nos deixarmos ser enganados pelo já condenado ao lago de fogo e enxofre.
Underground: Referente aos "crentes agentes secretos", que muitas vezes escondem sua fé em países onde não existe nenhuma perseguição como os EUA e aqui no Brasil mesmo, e dizendo que não podemos fazer isso e sim bater de frente com a maré.
Wake Up: Devemos acordar, pois os tempos são difíceis, e o fim dos tempos está cada vez mais próximo.
Why Should the Father Bother?: Graças ao sacrifício de Jesus é que agora podemos clamar Aba Pai e Ele nos ouvirá (Romanos 8:15).
Witch Hunt: Uma crítica aos cristãos que perdem seu tempo procurando o mal nas coisas desse mundo invés de simplesmente fazer a nossa missão que é evangelizar e sermos servos do Senhor.
Without Him We Can do Nothing: Uma das maiores verdades, sem o Senhor não podemos fazer NADA!
Without You I Would Surely Die: Uma confissão de que sem o Senhor em nossas vidas nós morreremos.
Woman Don't You Know: Em partes inspirado pelo episódio da mulher de Jó, essa música fala que as paixões desse mundo não serão capazes de nos tirar da presença do Senhor.
Yahweh Love: Um novo som vem dos céus para proclamarmos o Amor de Yahweh (do Senhor).

Nenhum comentário:

Postar um comentário