sábado, 6 de novembro de 2021

Grupo Logos

Grupo Logos é um projeto musical feito pelo pastor Paulo Cezar da Silva e sua saudosa esposa Nilma em 1981, após o fim do Grupo Elo, grupo formado por eles e pelo casal Jayro Trench Gonçalves (Jayrinho) e Hélia, que faleceram tragicamente num acidente automobilístico a 14 de abril daquele ano. O Grupo Logos deu sequência ao trabalho do Grupo Elo, porém com uma linguagem mais brasileira, elementos não só do pop rock e do louvor e adoração, mas também de MPB. Em pouco tempo o grupo tornou-se um dos mais populares e amados grupos musicais cristãos do Brasil, e suas músicas em todas épocas se tornaram comuns em cantos congregacionais pelo país afora. Canções como "Situações", "Expressão de Louvor", "Rosa", "Autor da Minha Fé" (essa resgatada do Grupo Elo), "Portas Abertas", "Não Temas" e diversas outras foram regravadas por diversos artistas e são inesquecíveis e amadas por cristãos de todas as gerações. O grupo é parte integrante da Missão Evangélica Logos (MEL), e Logos vem de João 1.1, e significa do grego "verbo", "palavra viva", referente a Jesus Cristo.

Desde 2015 o grupo deixou de ser uma banda e passou a ser somente o duo Paulo Cézar e Nilma. Infelizmente em 19 de maio de 2020 a esposa de Paulo Cézar, Nilma Soares, faleceu após uma longa batalha contra o câncer.

Acompanhe a review ouvindo AQUI.

COMENTÁRIO: As capas originais dos discos costumam representar em sua maioria paisagens incríveis da natureza, mostrando a beleza da criação divina. Uma escolha estética fabulosa.

Caminhos (1982)

01 - Caminhos
02 - Salmo 127
03 - Mundo Vão
04 - Vai Contar
05 - In Memoriam
06 - A Graça de Cristo
07 - Não Estejais Ansiosos
08 - Glória a Ti Senhor
09 - Fala-me Senhor
10 - Você Pode Estar Sorrindo
11 - Caminhos (reprise)

"Caminhos", eleito pelo site Supergospel com colaboração de diversos historiadores e fãs de música cristã (eu incluído) 14º melhor disco cristão brasileiro dos anos 1980 em 2019, é um disco de transição, com elementos de jazz rock, country e soft rock bem na linha do Grupo ELO, porém já com elementos de bossa nova e MPB, como dá pra conferir já de cara em Salmo 127. As letras são bastante influenciadas diretamente em passagens bíblicas, mas também em experiências pessoais, como é o caso da faixa título e "Mundo Vão". "In Memoriam" foi escrita em homenagem ao casal Jayrinho e Hélia, amigos de Paulo Cézar e companheiros do Grupo ELO, grupo antecessor do Grupo Logos. "Não Estejais Ansiosos" foi regravada no ano seguinte pelo grupo Vencedores por Cristo com o nome "Lancemos Sobre Deus" no álbum Tudo ou Nada.

CANÇÕES INDISPENSÁVEIS: Caminhos, Vai Contar, Salmo 127, Não Estejais Ansiosos, Você Pode Estar Sorrindo.

OBS: Esse disco, bem como diversos outros da banda ao longo dos anos, seriam relançados em CD como "Logos Collection" e capa reformulada com distribuição da gravadora Line Records em meados dos anos 1990, além de um novo relançamento de toda discografia em plataformas digitais com arte de capa refeita. Essa observação é válida para diversos discos da banda ao longo dos anos.

Um Novo Dia (1983)

01 - Um Novo Dia
02 - A Paz
03 - Não Temas
04 - Volte
05 - Restaurador Fiel
06 - O Mesmo Deus
07 - Razão Pra Viver
08 - Se Jesus Comigo Estiver
09 - Que Bom Será
10 - Quero Cantar
11 - Um Novo Dia (reprise)

Soft rock e MPB em união perfeita. Canções como a faixa título, Paz e Restaurador Fiel viraram clássico que até hoje podem ser encontrados em algumas igrejas como parte do cancioneiro. O disco foi eleito em 2019 pelo Supergospel o 76º melhor disco dos anos 1980, merecidamente, com uma qualidade inquestionável. A faixa "Não Temas" foi regravada no início dos anos 1990 por Rod Mayer e Mingo em seu disco "Momentos Incríveis" com o nome "Meu Servo" (apesar do título, a letra teve uma leve modificação, com o refrão ficando "meu filho" invés de "meu servo". Se Jesus Comigo Estiver foi a primeira faixa infantil do grupo, que futuramente influenciaria o disco "Minhas Mãozinhas".

CANÇÕES INDISPENSÁVEIS: Não Temas, Um Novo Dia, Restaurador Fiel, Que Bom Será, A Paz

Situações (1984)

01 - Situações 
02 - Frente a Frente
03 - Pra Que Servimos Nós?
04 - Que Diferença Faz
05 - Nossas Vidas
06 - Igual a um Menino
07 - Vida que Vale a Pena
08 - Agrada-te do Senhor
09 - Ele me Ama/Vinde a Mim
10 - O Fim da Espera


Pra muitos o melhor disco do grupo, com uma variedade musical incrível, com elementos de soft/jazz rock, country, pop e MPB. Boa parte de suas canções são lembradas até hoje e fazem parte do cancioneiro cristão. A faixa-título é provavelmente a canção-assinatura da banda, já tendo sido regravada por diversos artistas, entre os quais Kim e Marcos Antônio. "Pra que Servimos Nós?" é a primeira música mais reflexiva da banda, mostrando uma bela admoestação e alerta a todos nós para não sermos cristãos conformados e relapsos com o caos ao nosso redor e o sofrimento do próximo em todos os âmbitos (carnal e espiritual). "Nossas Vidas" foi a primeira canção romântica do Grupo Logos, cantada de maneira linda por Paulo e Nilma. 

Essa qualidade toda levou o disco a ser eleito em 2015 o sétimo melhor disco da música cristã brasileira, além de 11º melhor disco da década de 1980 em 2019, ambas listas do site Supergospel e que eu ajudei a elencar em ambos casos.

CANÇÕES INDISPENSÁVEIS: Difícil elencar uma, o disco é perfeito, mas Situações, Pra que Servimos Nós, Frente a Frente e Agrada-te do Senhor estão entre as mais tocadas do disco.


Mão no Arado (1985)

01 - Mão no Arado
02 - Consagrai-vos
03 - Plena Luz
04 - Senhor, Tu És o Meu Viver
05 - Vem Cantar
06 - Livro Aberto
07 - Conquista a Vitória
08 - Espinho
09 - Pra Teu Louvor
10 - Vem Cantar


Dono de uma das capas mais belas da história da música cristã e da música em si (e infelizmente estragada em releituras desse disco), Mão no Arado é um dos meus discos prediletos da banda Logos. Não só pela antológica faixa título, regravada a exaustão por diversos artistas, entre eles Carlinhos Félix, e sua letra conscientizadora da missão cristã de evangelismo sem jamais poder desistir desse encargo, mas pela beleza incrível desse disco em fundir tão bem elementos do pop rock, country e da MPB, o que é observável em faixas com Plena Luz, Conquista a Vitória e a clássica eterna Espinho, inspirada no espinho da carne do apóstolo Paulo citado em II Coríntios 12. O disco foi mais um dos contemplados na lista de melhores álbuns dos anos 1980 do site Supergospel, ocupando a 56ª posição na lista, e teve a participação de músicos de diversos grupos musicais importantes na música cristã contemporânea brasileira, como o Grupo Semente, Vencedores por Cristo, Água Viva (MILAD), Jovens da Verdade, entre outros.

CANÇÕES INESQUECÍVEIS: Além das citadas acima, Consagrai-vos e Livro Aberto valem muito a ouvida.

Minhas Mãozinhas (1986)

01 - O Trenzinho
02 - Depois do Inverno
03 - Equilíbrio
04 - O Amigo Melhor
05 - Dorme em Paz
06 - Honrar
07 - Grande Deus
08 - Unidade
09 - Canção de Amor
10 - Minhas Mãozinhas


Blues, pop, jazz rock e MPB com sonoridade e temáticas voltadas para o público infantil. Em meio a tantos grupos infantis cristãos como Turma do Printy, Turma do Barulho, Aline Barros, Cristina Mel, Crianças Diante do Trono, Marilene Vieira, Mara Maravilha e outros, nenhum pra mim conseguiu se equiparar ao trabalho feito nesse disco pelo Grupo Logos. Inclusive pela participação de várias crianças cantando junto com o grupo.

A faixa-título posteriormente foi regravada por Alex Gonzaga (Novo Som).

CANÇÕES INESQUECÍVEIS: O Trenzinho, O Amigo Melhor, Equilíbrio, Minhas Mãozinhas.


Portas Abertas (1987)

01 - Portas Abertas
02 - Sonhadores
03 - Redenção
04 - Barquinho
05 - Ruas de Cristal
06 - Meu Senhor
07 - Quem Vencer
08 - Hino de Adoração
09 - Velho
10 - Se Não Fosse o Senhor
11 - Para o Louvor de Deus

Um clássico, em especial pela faixa-título, amada por cristãos de diversas épocas. Foi eleito 18º melhor disco cristão brasileiro e o 25º da década de 1980 pelo Supergospel, mantendo o Grupo Logos com quase todos seus discos da década na lista dos anos 1980, mas mostrando o quão épico esse disco é, também constando entre os maiores de todos os tempos.

CANÇÕES INESQUECÍVEIS: Todas, mas as quatro primeiras são impossíveis de se passar por elas sem ouvir.


Uma Nova Canção (1988)

01 - Uma Nova Canção
02 - Teu Perdão
03 - Vivo Cada Dia
04 - Agradecer a Deus
05 - Meu Amparo
06 - Parece um Sonho
07 - Sou Feliz
08 - Senhor, Para Onde Vou?
09 - Ponto de Partida
10 - Toma a Direção
11 - Uma Nova Canção (reprise)

Um ótimo disco de soft rock e MPB, mas que infelizmente não teve o mesmo sucesso de seus antecessores. Uma pena, já que "Uma Nova Canção" é uma bela canção.

CANÇÕES INESQUECÍVEIS: Uma Nova Canção, Ponto de Partida


Expressão de Louvor (1989)

01 - Expressão de Louvor
02 - Senhor, Tu Estás Comigo
03 - Sim, Eu Sou Feliz
04 - Existe um Lugar
05 - Rosa
06 - Por Amor de Mim
07 - Se Confessarmos
08 - Deus Será Louvado

Fechando a década de 1980 com o 27º melhor disco cristão dessa década no Brasil, Expressão de Louvor só tem um problema: é um disco curto, com apenas oito músicas contra a média de dez dos discos anteriores (descontando as reprises que eles costumam ter). Porque de resto é um disco fantástico, e aqui o lado MPB é bem forte, além de letras fabulosas como sempre é de praxe da banda.

CANÇÕES INESQUECÍVEIS: Todo o álbum, mas principalmente Expressão de Louvor, Rosa e Deus Será Louvado.


Grandes Momentos (coletânea, 1990)
Mais uma coletânea da coleção Grandes Momentos da gravadora Continental
que também lançou discos dessa coleção do Ozeias de Paula, Marina de Oliveira,
Álvaro Tito e Rebanhão.
Posteriormente relançado pela Line Records com o título "Melhores Momentos". 




Novo Chão (1991)

01 - Novo Chão
02 - Vinde a Mim
03 - Começar de Novo
04 - Coroado
05 - José de Arimatéia
06 - Que Mais Quero
07 - Venha a Cristo
08 - Não Há Outro
09 - Ressuscitou

Se há algo do Grupo Logos que é fácil chegar a uma conclusão é que é um grupo musical que é constante em sua proposta. Tanto lírica como instrumental, sempre trazendo novos elementos aqui e ali nesse último âmbito, como é possível ver na faixa "Começar de Novo", com toques de rock progressivo, ou de pop nos teclados de "Coroado". Infelizmente, tal qual "Uma Nova Canção", esse disco não teve a devida atenção àquela época.

FAIXAS INESQUECÍVEIS: Novo Chão, José de Arimatéia, Coroado, Começar de Novo, Que Mais Quero.


Onze Anos (coletânea, 1992)
Disco de estreia do Grupo Logos na Line Records
Contém músicas menos conhecidas do grupo, e outras
até conhecidas, mas não tão valorizadas até então, como Rosa e Espinho



Autor da Minha Fé (1993)
Capa original
01 - Cortando o Céu
02 - Perfeita Paz
03 - Semente e Fruto
04 - Mudança
05 - Eu Te Louvarei
06 - Digno de Louvor
07 - Obreiro Aprovado
08 - Coerência
09 - Pra Fazer Diferença
10 - Genuíno Amor
11 - Autor da Minha Fé


Primeiro disco de estúdio da banda pela Line Records, letras incríveis, uma delas a incrível "Mudança", atual crítica contra a politicagem insensível e despreocupada com o povo brasileiro. "Autor da Minha Fé", embora seja originalmente do Grupo Elo, acabou por ganhar sua versão definitiva aqui, de tal forma que dificilmente alguém lembre que a música não é do Grupo Logos.

CANÇÕES INESQUECÍVEIS: Autor da Minha Fé, Cortando o Céu, Mudança, Coerência, na real esse disco inteiro é uma obra prima.


Logos Collection (1995, 12 discos)
Todos os discos da banda foram relançados esse ano, em LP e em especial em CD
Praticamente todas as versões em CD que se encontra dos discos dos anos 80
e início dos 90 são dessa coleção, sempre com a capa original em miniatura
e nesse formato especial.
Algumas versões de relançamento vinham sem o logo da Line Records, ainda que mantendo o código de lançamento (ver mais em Catálogo de Discos Cristãos)
O disco em destaque é o Melhores Momentos, que é o mesmo "Grandes Momentos" renomeado.


Conteúdo (1996)

01 - Pode Ir
02 - Iguais
03 - O Evangelho
04 - Conteúdo
05 - Servos
06 - Meu Resgatador
07 - Deus Está Presente
08 - Meu Povo
09 - Chamado
10 - Compromisso
11 - Mais que Vencedores

Nos anos 1990 o Grupo Logos foi bem menos prolífico em lançamentos do que nos anos 1980. Em compensação a maturação musical e lírica nesse disco chegaram ao auge. Não a toa foi elencado como 21º melhor disco da década de 1990 pelo Supergospel em 2018. Liricamente inclusive eles passaram a traçar temas bastante atuais em sua época - e incrivelmente atuais até hoje, pro pior dos motivos. "Iguais", relatando a tola divisão de igrejas, "O Evangelho" falando das diversas formas de doutrinas fracas e sem solidez dentro do que se prega em boa parte do que se diz cristianismo, e "Conteúdo", sobre a necessidade de equilíbrio de falar de fato sobre tudo que nosso mundo se passa, sem jamais deixar de apontar de alguma forma a única resposta e saída que está na "Viva Palavra" da Bíblia e não nas nossas ideologias, teologias ou achismos - uma crítica velada ao crescente movimento gospel com o qual o grupo convivia nesse período. Um disco indispensável para todos cristãos refletirem suas próprias vivências no Evangelho e na vida.

CANÇÕES INESQUECÍVEIS: O disco todo, mas em especial as cinco primeiras faixas, verdadeiros hinos diretos ao ponto.


Marcas (2001)

01 - Marcas de Valor
02 - Nada
03 - Minha Oração
04 - Tuas Águas
05 - Quero Voltar
06 - Ele Pode
07 - Eu o Louvarei
08 - Coração
09 - Céu Azul
10 - Homem Natural
11 - Quem Será?
12 - Marcas
13 - Cúmplices Eternos

Seguindo a mesma ideia de seu antecessor, Marcas enfatiza já na faixa de abertura uma letra reflexiva acerca dos heróis da fé e mártires ao longo da história que abandonaram tudo e seguiram ao Cristo. A ideia é retomada de maneira mais intimista na faixa-título do disco, já na penúltima faixa.

Musicalmente esse é o álbum mais "suave" do grupo até então, com só faixas mais suaves, ainda assim mantendo uma qualidade instrumental fantástica. Um tanto pop, um tanto MPB, esse disco, mesmo sendo o primeiro da banda novamente lançado independente - com uma ajuda de distribuição do selo VPC, que iria ajudar a promover outros trabalhos do grupo -, fez um sucesso significativo dentro do mercado.

CANÇÕES INESQUECÍVEIS: Marcas de Valor, Quero Voltar, Marcas, Ele Pode, Eu o Louvarei, Coração

Tributo Ao Vivo (20 Anos ou 22 Anos, depende da mídia kkkk - CD, VHS e DVD) (2002)

CD 1: 01 - Deus Será Louvado/Expressão de Louvor
02 - Caminhos
03 - Ponto de Partida (faixa bônus no DVD)
04 - A Paz
05 - Portas Abertas
06 - Medley I (Rosa/Agrada-te/Salmo 127/Espinho/Um Novo Dia)
07 - Marcas de Valor (nomeada Marcas nessa versão)
08 - Meu Povo
09 - Não Estejais Ansiosos
10 - Situações
11 - Que Mais Quero

CD2: 01 - Conquista a Vitória
02 - Não Temas
03 - Medley II (Foi Assim/Frente a Frente/O Fim da Espera/Senhor, Para Onde Vou?/A Graça de Cristo/Pra Teu Louvor/Quero Cantar)
04 - Não Há Outro
05 - O Evangelho (faixa bônus no DVD)
06 - Mão No Arado
07 - Por Amor de Mim
08 - Medley III (Iguais/Consagrai-vos/Que Bom Será!) (faixa bônus no DVD)
09 - Autor da Minha Fé

Maravilhoso show ao vivo, com diversos sucessos do grupo ao longo dos anos, além de alguns medleys. Inclui músicas de todos os discos do grupo, exceto "Minhas Mãozinhas", o que torna esse um dos mais incríveis registros ao vivo da carreira de um grupo musical cristão brasileiro. 


Pescador (2006)

01 - Pescador
02 - Jardins
03 - No Seu Amor
04 - Distantes Próximos
05 - Tome a Cruz
06 - Distantes de Deus
07 - A Grande Chance
08 - Eu Preciso Saber
09 - A Olhos Nus
10 - Adorador

Grupo Logos é um grupo que pode facilmente levar-nos a redundância, com a capacidade musical simples, soft rock, pop, MPB e jazzística do grupo, assomado com a lírica direta e ao mesmo tempo poética. A faixa-título deixa isso claro, sem medo de falar uma verdade pouco lembrada atualmente de que o chamado autêntico de Cristo passa longe de ser as facilidades prometidas pelo falso evangelho da prosperidade e da teonomia, não importa a variação triunfalista falsificada que se apresente, tudo isso é pura fantasia. E se trazem um evangelho pobre desses, não é de se espantar que se tornam reféns de um farisaísmo, que cobra dos que não são cristãos santidade e moralismo, mas são relativistas com seus próprios males. 

E o grupo segue o disco com belas canções, como "Distantes Próximos" e seus arranjos percussivos fabulosos, ou Jardins, fazendo comparação do Jardim do Éden com o Getsêmani, o primeiro onde falhamos e o segundo onde Ele, o Cristo, renunciou em definitivo a si mesmo e se entregou por nós, como lição para nossas vidas. Com essas influências, garantiu mais um disco do grupo numa lista de melhores, dessa vez da década de 2000, em 27º lugar

CANÇÕES INESQUECÍVEIS: Pescador, A Olhos Nus, Adorador, Distantes Próximos, Jardins


Ao Vivo no Theatro da Paz (CD e DVD, 2007)


Linha do Tempo (Acústico) (2013)

01 - Mão no Arado
02 - Espinho
03 - Portas Abertas
04 - Novo Chão
05 - Expressão de Louvor
06 - Rosa
07 - Situações
08 - Tuas Águas
09 - Pai
10 - O Grande Deus
11 - Obreiro Aprovado
12 - Autor da Minha Fé

Diversos clássicos do grupo em formato acústico. Ótimas repaginações, um disco indispensável para amantes de uma sonoridade mais simplista e desplugada. Infelizmente foi o último lançamento do grupo como banda, e desde 2015 não houve mais nenhum lançamento, apenas apresentações do duo Paulo Cézar e Nilma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário