domingo, 2 de junho de 2019

Calvário



Calvário, nascida como SOS Spirit e depois Calvary, é uma banda de heavy metal cristã, uma das primeiras do Brasil, e foi a primeira a lançar um LP no país, em 1993, o IXOYE (ou IXƟYƩ em grego IKTUS, tradução para "peixe" e também sigla de "Jesus Cristo Filho de Deus Salvador"), pela secular Aqualung Records. A história da banda é muito insana, nos anos 1990 tocaram em diversos shows e festivais, e tal qual a Stryper, costumavam lançar bíblias pro público. Como precursores, seu som foi sem dúvidas bem influente, além de que como banda eles alcançaram muito o respeito até do meio secular, tendo ganho as páginas da Rock Brigade (revista especializada em rock e metal no Brasil) e até mesmo um pôster da revista - eu tenho esse pôster inclusive. Após anos de inatividade, a banda voltou, foi depois reformulada pelo principal líder, o guitarrista Areu Iommi (Martíria, ex-Angel X) e segue até hoje em atividade, apesar de não ter lançado novos trabalhos.

Herdeiros de um Reino (1992)
Demo-tape com o subtítulo "White Metal", quando o
termo ainda não era visto de maneira tão pejorativa por aqui.
Única faixa dessa demo de seis músicas que é obscura é
"Todos São Capazes", que não foi parar no LP, diferente das outras canções.


IXƟYƩ (1993)

01 - Tola Odisséia
02 - Herdeiros do Reino
03 - Bosques em Coma
04 - Jesus aos que Vivem Perdidos
05 - IXƟYƩ (instrumental)
06 - Pacto
07 - Passaporte pro Paraíso
08 - Tempos de Justiça

Bônus de relançamento (2009)

09 - Arcanjos de Guerra
10 - Mestre do Planeta
11 - Godzilla (instrumental)
Faixa-interativa - Pacto (videoclipe)

Heavy com influências do doom metal, é o que aconteceria se Led Zeppelin e Black Sabbath se fundissem e começassem a cantar só música cristã. Sandro Demaria com seu vocal quase fantasmagórico, torna o som da banda ainda mais épico. A variação de velocidade é bem diversificada, do heavy pegado de Herdeiros do Reino ao melancólico som de Bosques em Coma e o arrastado caos de Passaporte pro Paraíso, IXƟYƩ traz um som setentista irado, meio na linha das precursoras do heavy metal secular brasileiro nos anos 1980 como Kamikaze, Stress e Harppia. O termo grego IXƟYƩ  (lê-se Iktus) significa peixe, e vem do símbolo usado pelos cristãos primitivos para se identificarem como tais (chegavam até a se tatuar com esse símbolo). O significado também advém do grego pra Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador (Iesus Xristos Theus Yios Soter).


As faixas bônus foram todas gravadas pela mesma formação do disco original (Areu, Sandro, Sá Bolan no baixo e Abel "Peter Parker" Pezão na bateria), e são ótimas canções, mostrando que a banda ainda tinha muito a render. E vem rendendo até hoje, a despeito das mudanças de formação.

Curiosidade: A um tempo atrás, não era difícil achar em MP3 músicas estranhas, que não são da Calvário e sim de alguma outra banda na linha pop punk que até hoje não soube identificar. As músicas desses arquivos misteriosos são: "Eu não serei confundido", "Caminho", "Privilégio", "Fidelidade", "Guerras", "Nem tudo me convém", "Jonas", "Jesus" e "Paulo Plantou". Se alguém descobrir a origem real dessas paradas já sabe, só repassar aqui.


__________________________________________________________

Ver também:

Martíria
Angel X


Na seção de coletâneas algumas bandas que fizeram parte da história da Calvário também aparecem (Juízo Final/Intruder e Big Johnny e os Caçadores de Almas Perdidas). Aguardem que irei começar logo logo a fazer também coletâneas e coleções delas.

2 comentários: