quarta-feira, 1 de maio de 2019

Os 50 Melhores Discos de Metal e Punk Cristão Brasileiro

Essa lista é MINHA OPINIÃO. Aqui estão as que eu considero entre as maiores do metal, punk, hardcore, metalcore e hard rock.

Os critérios de seleção foram: Importância para a cena, novidades trazidas pelo disco, qualidade de gravação, criatividade lírica, qualidade musical e veracidade na fé. Os dez primeiros discos receberão um maior destaque, os outros também terão um texto mais simples sobre sua importância.

Edit: Algumas correções foram feitas com a colaboração do mano Márllon Matos. Valeu!


1 - Stauros - O Sentido da Vida (1997)

O primeiro disco mais bem produzido do metal cristão, com uma qualidade técnica impressionante, de power/progressive metal. Os vocais de Celso de Freyn o tornaram um dos maiores cantores de metal cristão brasileiro - talvez o maior até hoje. O trabalho dos irmãos Lucindo (Alessandro e Renatinho) nas guitarras é outra maravilha impressionante. Um dos poucos trabalhos de metal cristão a sair por uma gravadora major do mundo gospel, a Gospel Records, acabou ficando bastante famoso e bem distribuído no país inteiro. Sou louco pra um dia descolar uma cópia física deste.


2 - Calvário - IXOYE (1993)

Primeira banda cristã de metal a lançar um trampo em LP no Brasil, apesar de muitos considerarem que a qualidade técnica da banda, ou os vocais de Sandro Demaria não são tão acurados, é inegável a importância suprema desse disco pra cena, além de suas letras fantásticas e o clima doom/gótico que ele traz em diversas faixas. Lançado originalmente pela Aqualung Discos, teve uma recepção muito positiva inclusive nos meios seculares da época, mostrando que a banda realmente é inegavelmente uma influência a ser levada à sério sempre.


3 - Vários - O Refúgio do Rock (1994)

Primeira coletânea brasileira de metal e punk cristão, foi a porta pra apresentação de clássicas bandas como Antidemon (death/grind), Devilcrusher (death metal), Necromanicider (doom/death), Kletos (hard'n'heavy), The Joke? (na época thrash metal) e Justa Advertência (punk/HC), além de bandas menos famosas, mas que marcaram sua presença na cena, como Theosophy (hardcore/thrashcore), Kolapso (death/black metal), Kipper (power metal) e Juízo Final (futura Intruder, death metal). Sendo uma coletânea feita pelo saudoso projeto Refúgio do Rock (atual Projeto 242 do pastor Sandro Baggio), é importantíssima para mostrar como a cena era nos seus primórdios.

4 - Rosa de Saron - Diante da Cruz (1994)

Primeira banda de metal católica a lançar um disco NO MUNDO, Rosa de Saron (quando ainda era uma banda de metal) fazia um heavy metal muito na linha do Iron Maiden e do Black Sabbath, com os vocais de Tchelão (futuro The Flanders). Não há muito o que dizer a não ser que esse disco é um clássico eterno da banda, e que faz falta essa fase deles sem dúvidas.


5 - Antidemon - Demonocidio (1999)

Antidemon é com certeza a banda mais famosa do metal cristão brasileiro - e com todas as honras e méritos, já que o trabalho de Batista e cia ao longo dos anos em nome do Evangelho é algo simplesmente impossível de medir unicamente com palavras, seja com a Antidemon, nos tempos de CMF, Comunidade Zadoque ou Crash Church. Ok, as letras do gênero "morte ao diabo" podem hoje em dia parecerem muito datadas, mas além de influenciarem muito o gênero, é sem dúvidas um disco inesquecível, de valor inestimável pra cena cristã de metal hoje e sempre. E tem mais: Não só tem letra assim né, basta ver clássicos como Suicídio, Droga, Causas Alcoólicas e Mundo Cão pra ver que não é só Guerra ao Inferno no disco. Tá, a maioria esmagadora é aheueahuaeh diga-se pelo hino eterno Massacre, onipresente em qualquer show da banda até hoje

6 - Trino - Oposição (2003)

Da capa ao conteúdo, Oposição é um dos trabalhos mais impressionantes do thrash metal nacional, com muitos elementos de death metal, mas muito mais do hardcore, fazendo esse um dos discos mais caceteiros da banda. Conheci a banda nesse disco, na época que tinha acabado de sair. E que paulada! Trino se tornou a mais épica banda da cena daqui na minha opinião, e como faz falta ouvir a bateria do Fábio Kiefer e o vocal/guitarra do Tom Chagas, além do baixo de Fernando Martins. As letras desse disco complementam a atitude de protesto da banda, sem perder o foco na única real saída: Jesus Cristo.


7 - Justa Advertência - Mateus - V - 30 (1995)

Primeira banda de punk/hardcore cristã a lançar um disco (disco demo, mas disco né) no Brasil, Justa Advertência trazia uma sonoridade pesada e letras corajosas. Um verdadeiro petardo sonoro, além de uma capa assustadora, baseada no versículo título do disco ("Se tua mão te faz pecar, arranca-a e lança-a fora!"). Não, a banda não tava entendendo isso de maneira literal nem incentivando mutilação, ok? hahaeuheuhae. Falando de problemas sociais, falsos cristãos, consumismo e até mesmo do coelhinho da páscoa (de maneira zombeteira, claro), Justa Advertência abriu os caminhos para outras bandas que viriam a seguir.

8 - Divine Symphony - The History (2008)

Possuidor de uma das capas que mais deixaram uns crentes ignorantes com a pulga atrás da orelha (na verdade é só uma representação do apóstolo Pedro crucificado segundo a tradição de cabeça pra baixo), The History é um disco conceitual baseado na série de livros "Uma História Ilustrada do Cristianismo" de Justo L. Gonzaléz, com cada música nomeada de acordo com um dos volumes e a temática de cada faixa baseada no volume em questão. Com uma sonoridade symphonic black metal de primeira qualidade, incluindo muitos elementos de música erudita nos vocais, esse disco é considerado por muitos um dos maiores clássicos de todos os tempos do metal cristão nacional, um disco possivelmente inigualável.
 
9 - Amos - Gothic Soul (1999)

A melhor banda gótica cristã brasileira, Amos em Gothic Soul mostrou bem a que vinha, e com sua sonoridade épica a banda trouxe um elemento tão genial e assim a banda sul-mato-grossense deu início ao som christian gothic metal no Brasil (apesar que a banda Ex-Hortation já havia feito uma demo no gênero dois anos antes, não teve o mesmo alcance em definitivo que esse fantástico álbum atingiria e levaria a Amos muito mais a frente com seu som de heavy metal com diversas passagens e vocais góticos.

10 - Dynasty - Motus Perpetuus (2004)

Os mineiros da Dynasty (ou Dynasty of Metal) sem dúvidas são os maiores do gênero heavy/power metal no Brasil. E Motus Perpetuus é sua obra-prima. Tão prima que até recebeu um plágio bem descarado de uma certa banda de axé ae (sério kkkkk um dia falo mais sobre esse assunto). Bem, musicalmente a banda não deixa por menos ao mesclar elementos do power metal americano como Warrior e Fates Warning com o power metal germânico, em especial os primeiros trabalhos da Helloween, além da brasileira - e quase onipresente - Angra.

11 - Eterna - Terra Nova (2005) - Único disco dessa lista que foi escolhido pela Roadie Crew como um dos 50 discos essenciais do metal BR. Power/Prog de primeira qualidade.
12 - Devil Crusher - Anomalia (1995) - Uma das primeiras bandas a aparecer no cenário do metal cristão, sua demo traz um death metal bruto e sem firulas.
13 - Ruptura - Cala a Boca Já Morreu! (1998) - Uma das primeiras de punk cristão, foi o primeiro disco do gênero a atingir muito o público fã do gênero.
14 - Vários - Metal Mission Brazilian Compilation (2001) - Coletânea épica da saudosa revista Metal Mission (que ainda existe - originalmente como loja virtual de rock cristão e atualmente como página de notícias), diversas bandas clássicas apareceram aqui.
15 - Reborn - Blood of Innocents (1999) - Primeiro grande disco de thrash metal cristão brasileiro. Uma produção difícil de se vê em discos contemporâneos a este.
16 - Implement - Bleeding Alone (2019) - Uma das melhores produções do metal contemporâneo, os pernambucanos da Implement trouxeram experiência e qualidade sonora nesse petardo death metal.
17 - Soul Factor - Ressurgence of Chaos (2012) - Thrash/Groove Metal de deixar qualquer fã bobo. Daniel Martins a cada novo disco só melhora de qualidade.
18 - Angel's Fire - O Conto (2018) - Power/Symphonic Metal pernambucano com uma produção surpreendente. Uma revelação de primeira qualidade para a cena.
19 - Rosa de Saron - Angústia Suprema (1997) - Segundo e último disco de metal da banda, com uma qualidade de produção superior, e uma bela versão pra uma música do Tourniquet.
20 - Azorrague - Die With Us (2011) - Death metal paranaense feito por músicos experientes e trazendo uma qualidade impressionante.
21 - Disaffection - Begin the Revolution (2010) - Um dos mais famosos trabalhos de thrash metal cristão BR, a banda goiana deixou nesse trabalho um som bem ao nível da Bay Area.
22 - Offertorium - The UnBlack Metal for Light (1997) - Primeira banda de "un"black metal a lançar um trabalho no Brasil. Sua musicalidade surpreende com passagens bem raw black metal.
23 - Berith - Symphony of Suffering (2003) - death/black metal conceitual sobre as dores e males da humanidade e do mundo sem Deus. Continuação direta do clássico Devil Crusher, também inovou por trazer menos influências do "white metal", sendo uma das primeiras da cena a se desvincilhar do rótulo e das letras evangelísticas.
24 - Necromanicider - Revelations of Third Millenium (2001) - doom/death metal sombrio e performático, Necromanicide(r) marcou época e faz falta na cena.
25 - Rodox - Estreito (2002) - Não era realmente uma banda "gospel", mas o projeto de Rodolfo Abrantes pós-Raimundos fazia uma mescla de hardcore com nu metal e letras muito fortes até hoje.
26 - Destra - Joe's Rhapsody (2004) - Um dos mais complexos álbuns de metal cristão nacional, esse trabalho conceitual da Destra impressiona até hoje;
27 - Trombada - Circo Bestial (2010) - Hardcore "fumaçando fúria", a continuação da banda The Joke? trazia letras de protesto bem incisivas nesse discaço.
28 - Legacy of Kain - I.N.V.E.R.S.O. (2017) - Brutalidade e letras corajosas, o projeto thrash/groove paranaense marca demais pela qualidade e fantástica produção.
29 - Puritan - Nesse Chiqueiro Ninguém Vai pro Céu (2014) - Metalcore? Não, não, isso é FAVELA METAL! O projeto capixaba traz letras certeiras e ácidas para crente ficar bem chocado mesmo com nossa hipocrisia diária!
30 - Saint Spirit - Vanitas Vanitatum (2011) - A banda de Belford Roxo - RJ sempre traz letras fortes e sonoridade certeira, mas esse trampo é sem dúvidas um dos mais cabulosos já feitos na história.
31 - Stauros/Völlig Heilig/Lighthammer - Southern Extremities (2001) - Coletânea da Rowe Productions, ajudou a divulgar a cena brasileira no exterior.
32 - Völlig Heilig/Belica - Power of God (1998) - Primeira demo cristã a contar com uma produção profissional.
33 - Krig - Narcisistic Mechanicism (2010) - death metal progressivo muito técnico e complexo, traz uma das formações mais iradas da cena (Daniel Corpse, Isaque e July Soares, além de Vinícius Soares).
34 - Stauros - Seaquake (2001) - Um dos primeiros discos cristãos gravados totalmente em inglês, com uma sonoridade progressiva e técnica demais.
35 - Martíria - Atos 1:8 (1994) - Uma das primeironas de hard rock nacional, influenciou várias da cena.
36 - Crush Hell Machine - Cegos e Paranóicos (2010) - Crust/HC cearense forte e certeiro, CxHxMx (posteriormente só CRUSH e atualmente CrustCaos) é atualmente a maior formação do HC nacional.
37 - Cerimonial Sacred - Our War is Only Against Hell (2005) - Maravilhoso disco de symphonic black metal. Os irmãos Abisai e Melanchton criaram uma atmosfera fora de série nesse trabalho.
38 - Death Poems - Pseudoprophetae (2000) - Black, death e gothic metal convivem nesse trabalho inesquecível que foi provavelmente o primeiro disco full de uma banda de "un"black nacional.
39 - Antidemon - Apocalipsenow (2012) - Produção impecável e distribuição pela Rowe Productions tornaram esse disco do Antidemon o mais famoso mundialmente.
40 - Shining Star - Reset (2008) - O saudoso projeto de Fábio Rocha nesse disco teve a participação do mestre Ricardo Parronchi (que também cantou na Destra). Embora tenha tido membros mais famosos nos discos anteriores, como os cantores Nando Fernandes e Lance King, além dos irmãos Busic no primeiro disco, Reset é o único dos três que a banda realmente funciona como banda e não só como projeto do guitarrista.
41 - CrossrocK - Come on Baby (2014) - Até hoje a única banda cristã 100% Glam Rock/Metal a gravar um disco no Brasil, além de possuir o mestre Rane nos vocais, um dos maiores vocalistas de todos os tempos.
42 - Skymetal - Sepultura (2002) - Brutalidade e death metal usando a receita básica de Minas Gerais. Melhor que isso só complementar com o também de 2002 Apocalipse.
43 - Desertor - Cadeira de Rodas (2006) - Crossover Thrash sujo e com letras fora de série advindos do Paraná.
44 - Sunroad - Carved in Time (2013) - Fundindo glam metal com progressivo, sem dúvidas uma das mais criativas bandas de todos os tempos.
45 - Juízo Final - Ficha Limpa (2000) - Juízo Final tem dois méritos dentro da música cristã: Terem introduzido o rap ao lançar o primeiro disco totalmente do estilo em 1994, e o new metal/rapcore com esse disco épico.
46 - Átrios - Vitrine Viva (1994) - Hard rock direto e certeiro de uma das primeiras da cena a mandar ver no som.
47 - Ressurreição - Guerra sem Fim (2003) - Punk/hardcore libertário, sem firulas e com letras com diversas temáticas, sempre enfatizando a solução final que é Jesus.
48 - Metal Nobre - Revelação (1999) - Apesar de menos pesado que o primeiro álbum, "Revelação" foi a porta de entrada da banda brasiliense capitaneada pelo JT para atingir as rádios gospel.
49 - Sangue Inocente - Convicção (2008) - "Convicção (Dignidade, Respeiro e Honra)" é um verdadeiro caldeirão de sons, indo do thrash metal ao hardcore/crossover numa velocidade alucinante.
50 - Seven Angels - The Faceless Man (2005) - Primeiro projeto de Karim Serri (atual Legacy of Kain) a fazer sucesso, com seu power/symphonic profissional e épico.

Menções honrosas:

Ex-Hortation - Freedom (1999)
Retrieve - Convicções (2016)
Metal Nobre - III (2001)
Afterdeath - Blood (1997)
Devotam - Para Sempre Guerreiro da Luz (2006)
The Joke? - The Death of the Brittle Biscuit (1995)
Implement - Decaptated (2002)
Stauros - Adrift (2002)
Eterna - Papyrus (1999)
Eterna - Shema Israel (1997)
Soterion/Against Death - Excidium Satanas (2005)
Mediadhor - Caminho do Arrependimento (2016)
Improviso Divino - Hantavirus (2016)
Living Fire - O Eterno Agora (2016)
Clemency - Divine Legions of War (2004)
Doomsday Hymm - Mene Tequel Ufarsim (2016)
Saint Spirit - Mea Culpa (2015)
Getsêmani - I Love Your Lord (2000)
Templo de Fogo - Guerreiros (1998)
Oficina G3 - Indiferença (1996)
Oficina G3 - Além do que os Olhos Podem Ver (2005)
Foco Nocivo - Olhos para Não Ver (2004)
Prelúdio X - Triunfo de Vida (2018)
Empty Grave - Inside the Man There is a Space With Has the Size of God (2000)
Imperial - Autointitulado (2008)
Docnargath - Misantropia (2005)
Trino - 666 Corporation (2006)
Krig - Target: Human, Mission: Destroy (2009)
Skin Culture - Murdernation (2014)
Perpetual Legacy - A New Symphony to Him (2015)
Trino - Evora (2009)
HxBx12 - História Sem Fim (2003)
Militantes - Destrua o Controle (2010)
Pedra de Esquina - Ficarão de Fora (1987)
Alta Cúpula - Chega de Falar (2003)
.Com - O Filme (2002)
Hawthorn - Dark Tales (2013)
Resistência HC - Demo (200?)
Escarna - Mortified (2007)
Perpetual Faith - The Price of My Head (2013)
Kennereth - Eyes of Fire (1998)
Hating Evil - Rotten Inside (2014)
Massaker - First Attack (2009)
Inpinfess - Ethernal Diahrrea (2014)
Desolate Death - Circus Maximus (2018)
Desinfernality - Logos Perene (2017)

E aí, quais que vocês sugerem que faltaram pra vocês? Comentem abaixo!

6 comentários:

  1. https://www.youtube.com/channel/UCQteWwlpGQpl2FiSR24Wd6g

    ResponderExcluir
  2. Faltou o antigao Deliver,com Elias e Edy Tolloti,crassicao ,bem como The little kids of JC,projeto funk metal estilo RHCP das antigas..mas valeu demais por esses dai..

    ResponderExcluir
  3. Olá, gostei muito de ter conhecido esse blog, maioria dessas bandas eu não conhecia , mas acredito em cada coisa que foi dita sobre os discos, e vou atrás deles para ouvi los, só acho que faltou, armagedom do katsbarnea, e on the rock do resgate

    ResponderExcluir
  4. O melhor: Destra - Album: Sea of Doubt.

    ResponderExcluir