sábado, 12 de outubro de 2019

Emerald



Emerald é um dos casos mais curiosos dentro da cena do metal cristão, haja vista ser uma banda que foi formada em 1978 e NENHUM dos membros da banda eram cristãos, pelo menos não até o lançamento do seu único disco até o momento, o EP Armed for Battle (a exceção talvez de Roger Dale Martin, que posteriormente tocaria nas bandas Vengeance Rising, Die Happy, Holy Right, Sanctuary Celebration Band e Once Dead). Os membros fundadores Dave Enos (guitarra) e Larry Phillips (vocal) não eram cristãos, mas o testemunho de Roger (que sairia da banda ainda em 1986) acabou os afetando significativamente, ao ponto de quando Armed for Battle saiu em 1987 ter letras genuinamente cristãs. Ainda em 1987 participariam da coletânea California Metal II, com duas faixas, ambas enfatizando a fé cristã. Infelizmente em 1988 eles terminaram com a banda, e por mais de 20 anos permaneceram em silêncio. Enos e Phillips foram pra Seventh Sign após isso. Para alegria nossa, em 2019 a banda voltou, com Roger Martin (baixo), Dave Enos, Kyle Morrett (bateria e teclado) e o novo vocalista, Mike Vaught.


Armed for Battle (EP, 1987)
01 - Armed for Battle
02 - Teenage Suicide
03 - We Attack
04 - Look to the Stars
05 - Winds of Doom
06 - Judgement Day

Versão da split com a banda Oracle (2001)

07 - Traitor
08 - Born to Die

(OBS: Outros relançamentos incluíram faixas como "Vengeance is Mine", "King of the Universe" e "Battleground" (as duas últimas demos de 1984).

Heavy e Power Metal americano de qualidade inquestionável, sem dúvidas um dos melhores discos na linha oitentista. Suas faixas trazem sonoridade impecável. Phillips traz vocais muito bons. Uma curiosidade é que o disco foi gravado entre 1986 e 1987, com isso quatro faixas o baixo ficou com Roger Martin e duas com Joe Palma. Isso não comprometeu o resultado final, que ficou impecável. Na versão da split as duas últimas faixas também ficaram a cargo de Palma (bem como Vengeance is Mine, nas versões posteriores).

Curiosidade: O último relançamento de 2019 saiu em vinil especial amarelo.


Selah / Armed for Battle (split com Oracle, 2001)


Bootlegs: Demos 1984-1986

Nenhum comentário:

Postar um comentário