domingo, 20 de outubro de 2019

Novo Som



Uma das raras bandas cristãs que surgiu no início dos anos 1980 e que segue firme até os dias de hoje sem interrupções, Novo Som é um conjunto de pop/rock nascido em 1982 como um grupo de louvor da Igreja Batista de Padre Miguel, RJ. Só gravou seu primeiro disco em 1988, e seguiu carreira dentro do movimento gospel fundindo letras de fé cristã com romantismo, em especial as letras de Lenilton, ex-baixista da banda - e originalmente bateria (!) (posteriormente na banda Rota 33 e KLSV - projeto dele com Marcos Kinder, Sergio Knust e Val Martins). Já passou por várias mudanças e saídas de integrantes, mas o núcleo-base da banda a anos é Alex Gonzaga (vocais, originalmente também baixo), Geraldo Abdo (bateria, ex-Conjunto Sonoros) e Mito Pascoal (teclados). Já passaram pela banda os guitarristas Joey Summer, Natinho e o saudoso Sérgio Knust (ex-Yahoo), além do também falecido tecladista Ney Rodrigues e o tecladista Leandro Silva do grupo de louvor Toque no Altar.

Curiosidade: Em 1987 um conjunto homônimo lançaria o disco "Palavra de Deus", mais voltado pro louvor e adoração.



Versão em CD lançada anos mais tarde
Um Novo Som Para Cristo (1988)

01 - Novo Som
02 - O Mundo se Esqueceu
03 - Jesus Cristo Vem
04 - Meu Nome é Jesus
05 - Eu Preciso
06 - Deste Sentido ao Meu Viver
07 - Procurando a Paz
08 - Me Ensina a Te Amar

A formação mais gigantesca do grupo (bota gigante nisso!). O uso de instrumentos como guitarra e bateria por incrível que pareça foi um dos motivos pra muitos na época estranharem o disco, mas logo o estranhamento mudou para coragem, haja vista a qualidade do disco, que foi eleito anos mais tarde pelo Supergospel o 84º melhor disco da música cristã. Nada mal pra um disco de estreia em que o vocal de Alex Gonzaga está bem grave, dividindo com Adenilton Rodrigues (que saiu pouco depois) e Andreia Gina (na faixa título), bem diferente do que estamos habituados, além de sons muito mais focados no louvor e adoração, apesar de letras bem criativas, como "Me Ensina a te Amar", "Meu Nome é Jesus" (ambas de Lenilton) e "Jesus Cristo Vem" (essa de Alex Gonzaga). Sóbrio e simples, mas bem criativo, com um leve toque pop, é um bom começo pra banda sem dúvidas.

Curiosidade: Único disco da banda lançado pela Favoritos Evangélicos. Depois a banda criaria seu próprio selo, NS Records, onde lançariam todos seus discos dos anos 1990.


Pra Você (1990)

01 - Pra Você
02 - Aleluia
03 - Olhando Estrelas
04 - Amar Assim
05 - Certeza da Vitória
06 - Pai
07 - Autor da Verdades
08 - Jesus Eu Te Amo

Muito mais pop que o primeiro disco, e que bela capa haha. Uma lástima que o Novo Som poucas vezes investiu tanto em capas. O disco é bem equilibrado, ainda focando mais em worship, mas a lírica de Lenilton aqui se aperfeiçoou bastante, e seu estilo de letras ficou bem definido a partir desse, em especial graças à faixa-título, um sucesso arrebatador lembrado até hoje. Vale salientar também a mudança no vocal de Alex, finalmente mais agudo como nós conhecemos.

Informação extra: Ao contrário do que muitos dizem (inclusive na Wikipédia), o guitarrista nesse disco foi Marcio Antunes, não Natinho, que só entraria no disco seguinte.


Passaporte (1992)

01 - Passaporte
02 - Viver e Não Sonhar
03 - Celebrai
04 - Acredita
05 - Dose Maior
06 - Tu És Soberano (Koinonya cover)
07 - Elo de Amor
08 - Em Nome da Paz

OBS: A versão CD contém as faixas "Pra Você", "Certeza da Vitória", "Pai" e "Autor da Verdade"


No quesito sonoro esse disco é o primeiro a incluir mais elementos de R&B e AOR (a faixa título deixa isso claro). Letras poéticas brilhantes como "Viver e Não Sonhar" e a emocionante "Acredita", mostram a evolução da banda. Um raro cover feito por eles é "Tu És Soberano", com uma mudança sutil na letra, ao invés de "E apesar dessa Glória que Tens...", eles cantam "MAS apesar dessa Glória que Tens...", além de uma mudançazinha de levis no arranjo. "Dose Maior" é um caso curioso de faixa falando do perigo das drogas. Sem dúvidas um clássico. Minha predileta sem dúvidas é o R&B/Charme com pegada AOR "Elo de Amor".


Luz (1993)

01 - Luz
02 - Deste Sentido ao Meu Viver
03 - Para Sempre
04 - Rap 396 (versão do hino 396 do HCC, "Cegueira e Vista"/"Foi na Cruz"/"Conversão" - esse tem um monte de títulos diferentes kkkk)
05 - É Assim
06 - Jesus Cristo Vem
07 - Eu e Você
08 - Meu Nome é Jesus

QUE CAPA! Não a toa tá na minha lista das 100 melhores do rock cristão mundial (depois procurem na seção de textos e estudos). Aliás, não fui só eu que percebeu essa belezura: eles ganharam um prêmio de 1994 como melhor capa de LP. Musicalmente eles evoluíram absurdamente. Três faixas foram regravações do primeiro disco (Deste Sentido..., Jesus Cristo Vem e Meu Nome é Jesus), mas numa qualidade absurdamente superior. Pegada muito mais técnica, com influências de R&B, Charme e AOR mais fortes (as guitarras de Natinho e os teclados de Ney seguiram bem nesse pique). A letra da faixa título faz uma bela alegoria unindo os elementos trem da vida, vida sem Deus e a luz divina no fim do túnel, numa pegada visivelmente inspirada em Roupa Nova. Rap 396 é uma releitura bem corajosa de um hino do HCC (na Harpa Cristã é o hino 15), algo parecido com o que Juízo Final faria anos depois com "Chuvas de Graça". Eu e Você marca como a primeira canção romântica da banda, algo que tornar-se-ia bem comum e uma marca definitiva na carreira da banda.

Luz / Passaporte (coletânea, ano desconhecido)


Ao Vivo Vol. 1 (1994)

01 - Abertura / Passaporte
02 - Jesus Cristo Vem
03 - Viver e Não Sonhar
04 - Acredita
05 - É Assim
06 - Eu e Você
07 - Elo de Amor
08 - Autor da Verdade
09 - Pra Você
10 - Certeza da Vitória
11 - Deste Sentido ao Meu Viver
12 - Para Sempre

Gravado na grande casa de shows Rio Sampa em RJ, mostra um resumo da qualidade sonora que a banda chegou àquela época. Também é meio que uma passagem de bastão, já que foi o último disco com Ney Rodrigues, que já estava um bocado adoentado à época e faleceu antes do lançamento do disco (que é dedicado a ele), e o disco com o retorno de Mito Pascoal (que só tinha tocado o primeiro disco da banda), que não sairia mais dos teclados da banda até hoje. A qualidade desse ao vivo é realmente inquestionável - apesar de eu preferir um bocado mais o segundo ao vivo.



De Coração (1995)

01 - Escrevi
02 - De Coração
03 - Deixa Brilhar a Luz
04 - Confie em Mim
05 - Além do Céu Azul
06 - Folha Solta
07 - Te Amo
08 - Novo Amanhecer



Dedicado a Ney Rodrigues também (a faixa título é em homenagem a ele), esse possivelmente foi o primeiro disco de estúdio do Novo Som que muita gente ouviu na vida - não foi meu caso, mas sei de muita gente que depois do ao vivo nem pestanejou quando esse chegou e foi comprar. Todo gravado nos estúdios da Tabernáculo de Davi (igreja e ministério musical de Cláudio Claro - aquele da música "Videira"), mantém a qualidade musical pop da banda, mais próxima ainda do estilo das bandas Roupa Nova e Yahoo. O solo de "Deixa Brilhar a Luz" foi feito por Cláudio Gurgel, o que deu uma pegada muito AOR pra essa canção. Estranhamente "Te Amo" é uma rara canção romântica da banda que não ficou muito marcada, diferente de todas outras, enquanto que "Escrevi" (que não é romântica, apesar de por anos eu achar que era kkkkkkkkkk) tornou-se imortal, aparecendo inclusive num pequeno EP especial de natal da NS Records no final de 1995. Foi o último disco da banda a genuinamente investir em capa, a partir do próximo disco iriam adotar um padrão de capas com fotos da banda, algo que os aproximariam mais de bandas de pop/AOR brasileiras já citadas acima do que qualquer outra coisa.

Curiosidade: Regravações posteriores de Deixa Brilhar a Luz mudariam um trecho sensível, pois na primeira estrofe eles cantavam que quando deixamos a emoção tomar a decisão, QUASE SEMPRE isso não é bom, mas decidiram alterar para COM CERTEZA isso não é bom, provavelmente para desencorajar quem pudesse os acusar de heresia na letra.



Meu Universo (1997)

01 - Meu Universo
02 - Não Me Deixe te Deixar
03 - Nova Estrada
04 - Nossa História
05 - Liberdade
06 - Não Vivo Sem Você
07 - Na Batida do Seu Coração
08 - Vai Com Você



Antes de fazer a review, não é curioso que os discos de estúdio da banda costumavam ter só 8 músicas? HAHA. Vamo seguir. Meu Universo foi um sucesso absoluto sem sombra de dúvidas, marcou a carreira da banda, chegando ao 51º lugar de melhor disco da música cristã brasileira pelo Supergospel, e a faixa-título tornou-se um verdadeiro hino imortal, aparecendo inclusive na coletânea Gospel Top Hits da gravadora Aliança de 1999 (aliás foi com essa coletânea que eu conheci muito cantor bom, infelizmente é difícil encontrar ela hoje em dia). Além de Meu Universo, diversos hits nasceram aqui, como "Não Me Deixe te Deixar" (que a banda tocaria em 1999 no último Canta Rio dos anos 1990 pela MK), "Nova Estrada", "Na Batida do Seu Coração" e a melosa, manjada, até irritante (kkkkkkkkkkkkkkkkkk), porém inegavelmente bela canção romântica "Nossa História", que inclusive teve algumas versões posteriormente. Um fato no mínimo curioso entretanto é que, embora na formação, ter participado das fotos do disco e do início da turnê do disco, Natinho praticamente não gravou aqui, sendo que as guitarras ficaram a cargo do primeiro de muitos guitarras contratados pela banda, o mítico e saudoso Sérgio Knust. Aliás, tendo esse disco sido gravado nos estúdios Yahoo, serviu pra aproximar muito a banda dos talentos de Sérgio e Val Martins, que teriam carreira cristã sólida a partir de então, e Val inclusive também tornar-se-ia um parceiro de composições com Lenilton tal qual Mito já tinha se tornado.

OBS: Já vi algumas fontes dizerem que esse disco originalmente saiu pela MK Publicitá, mas até hoje não vi nenhum exemplar dele lançado pela gravadora, no que considero portanto uma informação meio deslocada por parte dos que a propagaram. Meu exemplar - único disco até hoje que tenho original dos caras =( - é de uma tiragem bem antiga da NS, logo acredito que só saiu por ela mesmo.


Ao Vivo no Imperator (DVD, gravado em 1997 mas só lançado em 2005)
Originalmente era um VHS privado da banda só para avaliar sua performance,
mas em 2003 acabou sendo negociado para outras gravadoras, e a Art Gospel
lançou em 2005 para DVD 2.0
Bom resumo da carreira da banda com músicas do primeiro disco
até o Meu Universo.

15 Anos (1998)
Sucessos escolhidos do disco "Pra Você" até o "De Coração".



Não é o Fim (1999)

01 - Venha Ser Feliz
02 - Por Um Mundo Melhor
03 - Bandido ou Herói
04 - No Meu Coração
05 - Não é o Fim
06 - Fonte de Amor
07 - Semente de Deus

08 - Estou Aqui
09 - Pra Não Esquecer
10 - No Jardim do Coração

OBS: As faixas em itálico posteriormente saíram do disco num relançamento feito às pressas. Abaixo falarei os motivos.

O MELHOR. Ok, muitos críticos podem discordar (tanto que aparece abaixo do Meu Universo na lista do Supergospel em 67º lugar, mas o próprio site coloca esse e não o Meu Universo na lista dos melhores dos anos 1990, em 39º lugar!). Esse foi o disco que eu conheci Novo Som, e realmente é um disco inesquecível. Todas as faixas que saíram na versão 2 do disco tocaram em rádios cristãs e algumas tocam até hoje. A polêmica da primeira versão (as duas faixas que "sumiram") vem por conta de que Serginho Knust teria usado uma fonte "duvidosa" na composição de "Fonte de Amor" e "Semente de Deus", sendo que a primeira é inegavelmente uma oração de Allan Kardec (a Prece de Cáritas). Uma lástima, a faixa é fantástica, mas devido vir de uma fonte tão "díspar" da fé cristã preferiu-se por remover ("Semente de Deus" inclusive foi solapada no meio da polêmica e perdeu-se um hard/AOR de primeira!). A nota triste foi que isso levou à saída abrupta de Sérgio da banda, além de muita gente falando asneiras sobre a fé da banda, blá blá blá os cães ladram, a caravana passa, e até hoje todas as canções da segunda versão desse disco tocam em rádios cristãs, mesmo após mais de 20 anos do lançamento. O dinamismo sonoro nesse disco é tão brilhante que nos traz power ballads como "Por Um Mundo Melhor" junto a um R&B/Pop envolvente de "Bandido ou Herói". Marco eterno na história da música cristã!

O grupo Voices posteriormente coverizaria "No Meu Coração".




Ao Vivo Vol. 2 (1999)

01 - Deixa Brilhar a Luz
02 - Bandido ou Herói
03 - Além do Céu Azul
04 - Meu Universo
05 - Luz
06 - Nova Estrada
07 - Por Um Mundo Melhor
08 - Venha Ser Feliz
09 - Na Batida do Seu Coração
10 - Nossa História
11 - Escrevi
12 - Não me Deixe Te Deixar

Gravado em Vitória (ES), é um disco ao vivo marcante pela quantidade de hits nele contido (por isso pra mim é meu preferido). Apesar disso a qualidade de captação de áudio deixa um bocado a desejar. Duda Nascimento toca magistralmente bem as guitarras nesse, substituindo meio as pressas o Sérgio Knust. Uma curiosidade meio boba é que aparentemente fizeram uma inserção logo no início do disco de Alex Gonzaga declarando um "aleluia, glórias a Deus" que na verdade pertence ao final da música Bandido ou Herói (tanto que reaparece ali também). O porquê disso eu não faço a menor ideia, mas é notório que ficou um Frankenstein logo no início do disco kkkkk. Mas afora isso e o problema de captação de áudio é um senhor álbum ao vivo. Marcou sem dúvidas o fim da década, com vistas ao que seria a década seguinte (bem menos interessante no meu ver, mas vale a pena obviamente pincelarmos a seguir).


Herói dos Heróis (2000)

01 - Pra te Conduzir
02 - Herói dos Heróis
03 - Encontrei a Luz
04 - Tudo é Nada Sem Você
05 - Deixa Rolar
06 - Meu Sonho
07 - O Segredo
08 - Num Brilho Eterno
09 - Muito Além da Emoção
10 - Só pra Dizer: Te Amo
11 - Longe do Amor (África)


O sucesso da década anterior se amplificou ainda mais a partir desse disco, o primeiro da banda por uma gravadora major do mundo gospel, a MK. O sistema de divulgação e distribuição da gravadora eficazes levou a banda ao seu primeiro disco de ouro com mais de 100 mil cópias vendidas só nos primeiros anos de lançamento. Entretanto a partir desse preciso confessar que meio que fui perdendo o interesse na banda (muito por conta da minha entrada num lance mais... "roqueiro" por assim dizer, além de que passei muito tempo priorizando lançamentos da Gospel Records - bairrismo imbecil da minha pessoa kkkk). Enfim, besta fui eu, porque esse disco tem só a faixa mais HARD ROCK da banda - sem zueira, a faixa título é uma power ballad muito influenciada pelas bandas de glam oitentistas. Dudu Ramos fez um excelente trabalho nas guitarras como convidado. De resto é um disco na linha do pop clássico da banda, com a qualidade de sempre. Destaque positivo para a última faixa, uma belíssima homenagem ao povo africano. Graças à MK e a seu programa Conexão Gospel foi aí que a banda lançou seus primeiros videoclipes, o belíssimo clipe de "Pra te Conduzir" e o (me desculpa, mas é isso mesmo kkkk) bizarro clipe de "Meu Sonho". Foi mal, mas o clipe tinha um clima romântico bem tosquinho kkkkkk. Herói dos Heróis ainda ganharia um remix irado no projeto de Wagner de Carvalho Arrebatados Remix em 2002.

Em 2001 Alex começaria sua carreira solo em paralelo com a banda com o disco tributo "Canções Eternas Canções", mas em nada comprometeria sua agenda com a banda nem os projetos como o disco seguinte, que sairia no início de 2002...


Um Dia a Mais... (2002)

01 - Um Dia a Mais
02 - Voz do Coração
03 - Infinitamente...
04 - Só Depende de Você
05 - Sempre é Possível
06 - Renascer
07 - Não Vou Desistir
08 - Deixa Deus te Amar
09 - É tão pouco dizer que te amo
10 - Eu tenho você


O último disco do Novo Som que eu REALMENTE tive interesse em ouvir à época e o último que ouvi inteiro em anos (os três seguintes que irei analisar só ouvi para a review), Um Dia a Mais também foi o último da banda com a participação de Lenilton no baixo. A participação de Joey Summer na guitarra e composições deu um gás muito bom pra banda, sendo Joey um guitarrista com marcas bem hard rock, como dá pra ver no AOR da faixa título, ou nos arranjos da romântica Voz do Coração. Aliás, AGORA SIM um clipe bom pra essa faixa romântica, embora relativamente simples. Infinitamente também ganhou destaque, já que também ganhou seu videoclipe. Outras faixas marcantes desse trabalho são "Sempre é Possível" e "Não Vou Desistir".

A polêmica saída de Lenilton ainda na turnê do disco em 2002 até hoje é cercada de mistérios, mas pelo o que o músico relatou em 2015 após a turnê de reunião de 25 Anos da banda, problemas de ordem de sua relevância na banda, somada a atritos possivelmente com Mito e Abdo o motivaram a sair da banda, e mesmo o retorno pra turnê de 25 anos esses atritos retornaram - atingindo também o Natinho. No fim, a banda perdeu um grande músico e letrista - embora ele ainda tenha dado uma força em composições em discos posteriores, depois de 2015 quando a relação se deteriorou de vez Lenilton chegou a proibir o uso de suas composições por parte da banda! Uma lástima.

Curiosidade mórbida: É a partir desse disco que Alex começaria a aparecer com uma bandana meio que escondendo sua calvície crescente (kkkkkkkkkk). Ainda bem que no fim ele desistiu de ser um "careca cabeludo" e ficou 100% carequinha de vez.


Vale a Pena Sonhar (2004)

01 - Águas
02 - O Jovem Rico
03 - Vale a Pena Sonhar
04 - Por Um Segundo
05 - Teu Choro
06 - O Número Um
07 - Teu Perdão
08 - O Que Passou Passou
09 - Nas Mãos do Pai
10 - Um Olhar
11 - É Só Acreditar
12 - Gesto de Amor
13 - Eu Sei

Demorei anos pra ouvir esse disco. Pra mim o Novo Som sem Lenilton não era bem o Novo Som e sim Alex Gonzaga + Mito + Geraldo Abdo. Mas a verdade é que, agora ouvindo o disco, me dei conta que é um disco bom, com saídas bem diferentes pra banda. Vários compositores, uma sonoridade mista, incluindo elementos mais fortes de AOR (os teclados de Mito aqui dominam), mas também R&B, Soul, Funk americano e Black Music, como a faixa título evidencia bem. Ainda assim, uma produção surpreendentemente sólida pra uma banda que praticamente perdeu seu principal compositor pouco tempo antes. Ter no time de novos compositores (além de Mito e Joey Summer) galeras como os irmãos Wagner e Cristiane Carvalho, Davi Fernandes e Ed Wilson já mostra que fizeram ótimas escolhas. O resultado é um disco bem sólido, para minha surpresa inclusive.


Na Estrada (CD e DVD, 2007)
Ao vivo em Manaus, focando nos discos lançados até então pela MK

Estação de Luz (2009)

01 - Verdadeiro Amigo
02 - Janela da Vida
03 - Na Tua Direção
04 - Recomeçar
05 - Guarda-me
06 - Desacreditado
07 - Tua Força
08 - No Seu Amor
09 - Estação de Luz
10 - Te Agradeço
11 - Se Eu For
12 - A Beleza do Teu Olhar
13 - Acredita em Mim
14 - Especial


Último disco da banda pela MK, numa época em que visivelmente a Novo Som estava em baixa no que tange a vendas. Isso não impediu desse disco ser um ótimo álbum, com mais um leque de compositores brilhantes, incluindo até mesmo Lenilton com a romântica "A Beleza do Teu Olhar". Duas músicas românticas que já haviam aparecido nas coletâneas Amo Você da MK (Acredita em Mim e Especial) fecham o álbum (o maior número de músicas românticas da banda fora de uma coletânea ou show ao vivo), que traz ainda músicas compostas por Davi Fernandes (Primeira Essência), Natan Brito (Banda & Voz), David Fantazzini (ex-Praise Machine) e Anderson Freire (ex-Banda Giom), dentre outros. Uma nota triste: esse é o último disco também a contar com os talentos de Joey Summer nas guitarras e Charles Martins no baixo. A faixa-título, apesar de pela capa fazer-nos lembrar de "Luz" de 1993, não remete-se dessa vez a uma estação de metrô, e sim estações do ano, em especial da primavera, a "estação de luz, do amor e da alegria", comparando ao renascimento das flores nesse período com o renascimento em nossas vidas promovido pelo Senhor.

Curiosidade: Essa capa me faz lembrar vagamente da capa do primeiro disco da Rota 33. Coincidência? Bem, mas também é uma óbvia referência a faixa "Luz", lançada anos antes, e que já fazia essa comparação de Cristo com uma Estação de Metrô iluminada.


Falando de Amor (2010)
Uma das várias coletâneas da MK com esse nome lançadas em 2010
Enfatiza canções românticas da banda, embora também algumas
não exatamente românticas.

Em 2011 Lenilton lançaria "Para Sempre: Lenilton e Amigos", reunindo clássicos do Novo Som cantados por artistas como Leonardo Gonçalves, Álvaro Tito, Rota 33, Raquel Mello, Marquinhos Gomes, dentre outros. Falarei mais no artigo sobre Rota 33.


Em 2013 a banda fez uma parceria com Catedral chamada Mais que Amigos = Irmãos. Falarei acerca disso numa seção especial.

Para Sempre (3 Volumes, 2013)
Músicas de todos os discos e fases da banda aqui nessas coletâneas.
Marcou a breve reunião da formação clássica da banda que durou até 2015/6.



25 Anos Escrevendo Histórias (2016)
Juntamente com coletâneas comemorativas, veio esse show,
reunindo a formação clássica (com o breve retorno de Natinho e Lenilton)
Teve uma faixa inédita "Espelho" e participação de Mattos Nascimento
na faixa Herói dos Heróis.
OBS: Na contracapa a aparição de só três membros já mostra que
mesmo durante as comemorações já havia um racha de novo na banda =(


Depois da segunda saída de Lenilton, perdi o interesse pela banda. Sei que lançaram um EP chamado Deus é Mais em 2018, mas nunca tive muito interesse em ouvir. Quem sabe um dia.


OBS: Por favor, Alex Gonzaga, NUNCA MAIS FAÇA PARCERIAS COM A PÂMELA! Obrigado, de nada =P

4 comentários:

  1. concordo com sua opiniao sobre a banda

    ResponderExcluir
  2. Concordo com sua opiniao,mas soube que o vale a pena sonhar tem faixas do Lenilton tbm rsrs.(ouvi dizer ele nao tinha se distanciado totalmente mesmo de longe influenciou.

    ResponderExcluir
  3. Johnny, sobre o CD "Meu Universo", realmente ele não foi lançado pela MK em nenhum momento. Todas as tiragens dele foram apenas pela NS Records mesmo. Talvez, o povo tenha confundido com o caso do CD do Val Martins ("O Encontro"), que a MK lançou em 1997 e anos depois foi relançado pela Zekap.

    ResponderExcluir