sábado, 25 de abril de 2020

Grafite



Esse post aqui vai ser um bocado diferente, primeiro porque a review não vai ser do disco inteiro (até porque infelizmente nunca achei em lugar nenhum), e segundo porque essa banda é um dos casos mais inusitados da música cristã.

Pra começar a conversa, Grafite surgiu em 1982, em plena efervescência do BRock (o Rock Nacional), sempre na liderança do Chico Donghia (voz, teclado e guitarra), que junto aos irmãos Paulo de Tarso Donghia e Humberto Donghia "Tuca" e mais outros músicos, dentre eles as cantoras Claudia Diniz e Sônia Mattos. Faziam uma sonoridade que fundia elementos do hard rock, new wave e pop rock, bem na linha da época, executado por bandas como Gang 90, Blitz e Brylho. Lançaram sucessos seculares, dentre eles o maior de todos, "Mamma Maria" em 1984. Foram presença constante em programas como Cassino do Chacrinha, Programa da Hebe Camargo, Perdidos na Noite (como Fausto Silva, o Faustão), Programa Raul Gil, Viva a Noite (com o saudoso apresentador Gugu Liberato), dentre outros.


Nos anos 90 entretanto a banda sofreu uma mudança radical, em especial na vida do Chico, que se converteu ao Evangelho e tornou-se pastor. Então em 1993 ele lançou o pouco valorizado até mesmo pela cena gospel "Nínive". Esse disco contou com, entre outras músicas, "A Paz do Senhor", letra de Lucas Ribeiro que outrora tinha sido sucesso com a banda Rebanhão em 1985, "Glória", "O Filho Pródigo" e "Nínive (a jornada do profeta Jonas)", essas todas de autoria de Chico Donghia. Nessa época a banda chegou até a dar uma entrevista revelando a transformação lírica da banda e tudo o mais. Entretanto ainda em 1996 a banda acabou retornando ao mercado secular, curiosamente com a entrada do baixista Murilo Kardia Braga (que é mais conhecido por seu trabalho na banda cristã de rock Complexo J). Não tenho informações sobre a vida do Chico desde então (mas creio que a fé mantém-se em sua vida), isso creio que fica claro já que no site da banda, embora faltem alguns trabalhos dos anos 1990, o NÍNIVE está lá, além dessa matéria acima sobre essa mudança da banda.

Para ouvir as quatro faixas aqui relatadas, vide três delas NESSE LINK e a faixa Nínive NESSE LINK.



Nenhum comentário:

Postar um comentário