segunda-feira, 27 de abril de 2020

Savaot



Savaot (tradução creio que do macedônio pra Tsebaoth - Guerra ou Exército em hebraico) foi uma banda raríssima de metal cristão da Macedônia (ou Macedônia do Norte). Surgiu em 1993 e era formada por Chopi - (guitarra, vocal), Richy - (baixo), Keljo - (bateria) e Zoc - (guitarra solo, vocal). Em 1999 lançaram a primeira demo e era mais voltada pro thrash metal. Já no ano seguinte a banda mudou sua sonoridade e passou a enfocar mais em temáticas do folclore macedônio, na língua macedônia e uma pegada mais folk. Depois disso pouco se sabe da banda.

OBS: A review vai ser muito baseada na minha memória, já que não acho mais em lugar nenhum material da demo audível. Sorry.


Lord of Hosts (demo, 1999)


01 - Prophecy
02 - Sing Praises
03 - God Will Fight for Us
04 - John 3:16
05 - Confessing
06 - Salvation
07 - Alpha & Omega



Thrash metal interessante, não tão bem executado, mas audível. A produção é um pouco suja demais, mas sendo uma demo, dá pra relevar. Sing Praises é uma das mais diferentonas, com um refrão meio "viking metal" (aqueles cânticos entoados como declamação), o que meio que dá um indicativo do que viria a ser posteriormente o som da banda.

KILLER TRACKS: Prophecy


Glas od Makedonija (Voice from Macedonia) (2000)

01 - Isus Gospod E (Jesus é o Senhor)
02 - Macedonia
03 - Aleluja
04 - Prezren i otfrlen (Desprezo e Glamour)
05 - Hristos se rodi (Cristo Nasceu)
06 - Psalm
07 - Oche nash (Pai Celestial)
08 - Slava na Bog (Louve ao Senhor)


Bem mais voltado pro folk metal, com um andamento musical guiado por violões e instrumentos de sopro e percussão locais (o uso de uma zurna - instrumento também usado pela banda polonesa 2TM 2,3 - em faixas como Macedonia e Aleluja, e de um davul em alguns trechos mostra bem esse lado mais folk). Os vocais bem mais limpos e bem construídos que os da era thrash da banda ficam aqui evidentes. A beleza do som é evidente, mesmo pra alguém como eu que nem curto muito folk metal.

KILLER TRACKS: Isus Gospod E, Aleluja e principalmente a faixa Macedonia (ou Makedonija), que tem um clima que me faz imaginar como é estar numa roda musical típica da região.

Curiosidade: Não sei porque, mas o Google Tradutor não traduziu do macedônio e sim do BÚLGARO os títulos das músicas. Vai entender kkkkk

Nenhum comentário:

Postar um comentário