quarta-feira, 6 de maio de 2020

Liquens




Banda de rock gótico com elementos do metal melódico de Belo Horizonte, Minas Gerais, formada pela escritora, poetisa, compositora e cantora Ivete Lanzieri e o guitarrista e arranjador Wesley Lanzieri. Originalmente reunida em 2015 com o objetivo de fazer um musical gótico, esse musical foi realizado com sucesso, porém a banda não se firmou. A despeito disso, em 2018 fizeram uma nova tentativa, essa bem sucedida, seguindo até aos dias de hoje, e que gravou o fantástico EP Cicatrizes, um dos mais legais trabalhos da atualidade dentro do rock cristão nacional.

O nome Liquens advém do ser da natureza que é resultado da fusão colonial inter-reino de musgos com fungos e que são normalmente os precursores de biomas, conseguindo se instalar até em locais supostamente impossíveis de haver vida, e lá não só gerando as deles, como também proporcionando a outros seres a possibilidade de viver naquele habitat agora de fato habitável. Usando essa alegoria, eles consideram sua missão trazer vida em todos os lugares por onde passarem. (Fonte: vídeo da banda).


Cicatrizes (EP, 2018) (ouvir AQUI!)




01 - Cicatrizes
02 - Contigo Vou Voar
03 - Fiel
04 - Ventos
05 - Fogo




Som pesado e melódico ao mesmo tempo, alternando momentos de simplicidade gótica como na belíssima faixa título (que faz referência às cicatrizes de Jesus Cristo), com momentos mais metálicos, como as faixas Ventos e Fogo. Apesar de notar-se entre outras influências a da finlandesa HB (lembra bastante as brasileiras Angel's Fire e Perpetual Legacy), o vocal de Ivete carrega uma maciez mais distante do symphonic metal, mais próximo do que Siouxsie Sioux faz na banda gótica secular Siouxsie and the Banshees. O grande defeito desse trabalho é ele ser um EP e por isso acabar logo, porque é inquestionavelmente ótimo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário