"Eu canto Keith Green / Você canta o que?"
Palavrantiga - Rookmaker
Keith Gordon Green (21/10/1953 - 28/07/1982) foi muito além de um cantor cristão, foi um verdadeiro exemplo de vida cristã. Comparável ao nosso Janires aqui no Brasil, ele comandou junto com sua esposa Melody Green o ministério Last Day Ministries, ministério esse que continua na atividade sob a liderança da esposa, com o intuito de levar uma mensagem de Evangelho simples, combativa e verdadeira. Keith Green nasceu de família judia em Nova York e muito cedo eles se mudaram pra Califórnia, sendo criado nos princípios da herética "Ciência Cristã". Seu amor por música foi desde criança, tocando o ukulele como seu primeiro instrumento - vai ver daí tanta banda do Novo Movimento aqui no Brasil ama esse instrumento hoje em dia kkkkkkkkkk - e fez suas primeiras gravações bem cedo em singles pela gravadora Decca, só que todas voltadas pro mercado secular. Virou um sucesso teen instantâneo, até que foi eclipsado por outro jovem talento, Donny Osmond.
Insatisfeito com as ideias bizarras de ser um judeu e ao mesmo tempo seguidor da ciência cristã, começou a entrar de cabeça no mundo das drogas e do amor livre, junto com sua já esposa Melody (que também era judia). Um dia, depois de muitas viagens insensatas e estudos céticos de filosofia e teologia, o amor de Deus invadiu seu coração e Keith e sua esposa abandonaram de vez a Ciência Cristã, tornando-se cristãos-novos de verdade e entrando na Vineyard. Em 1975 eles começaram um ministério evangelístico gigantesco (o núcleo do Last Days Ministries, que só nasceria oficialmente em 1978), inspirado por Leonard Ravenhill e Charles Finney, e a partir de 1976 Keith voltou ao mundo da música, primeiro no projeto Firewind com vários músicos cristãos, e no ano seguinte com o disco "For Him Who Has Ears to Hear", passando a ser um ministério de pop/rock e adoração totalmente dedicado ao Senhor.
Keith odiava tietagens, não era muito fã de fotos ou vídeos (há apenas um único show dele oficialmente registrado, mas o VHS da época ele distribuiu com fins evangelísticos) e, embora sendo parte do Jesus Movement e da renovação musical, sempre foi um crítico de certos comportamentos de "estrelismo" por parte de músicos cristãos (no artigo "Can God Use Rock Music?" - traduzido no Brasil como "Pode Deus Usar o Rock'n'Roll?" aqui mesmo nesse blog - ele fala acerca desse assunto).
Keith viajou pelo mundo e sempre com mensagens fortes e um ministério impressionante, mas um dia de 1982, Deus o levou consigo num acidente de avião com apenas 28 anos de idade, em que também faleceram seus filhos mais velho Josiah de 3 anos e Bethany de 2 anos, além de 9 pessoas (entre elas um casal de missionários e seus seis filhos) que os acompanhavam. Deixou viúva Melody Green e duas filhas, Rebekah Joy e Rachel Hope - essa última ainda no ventre de Melody. Em 27/11/2001 ele foi introduzido ao Hall da Fama do Gospel Americano. Recebeu várias homenagens, alguns lançamentos póstumos e suas músicas já receberam versões no mundo inteiro. Hits como "Your Love Broke Through", "You Put This Love in My Heart", "There is a Redeemer", "Asleep in the Light", "Unless the Lord Builds the House", "The Prodigal Son Suite", "Dear John", "Easter Song" e a mais famosa, "Lord, You're Beautiful" são lembrados até hoje.
For Him Who Has Ears to Hear (1977)
01 - You Put This Love in My Heart
02 - I Can't Believe It!
03 - Because of You
04 - When I Hear The Praises Start
05 - He'll Take Care Of The Rest
06 - Your Love Broke Through
07 - No One Believes In Me Anymore (Satan's Boast)
08 - Song To My Parents (I Only Wanna See You There)
09 - Trials Turned To Gold
10 - Easter Song
Clássico álbum de estreia na carreira cristã do Keith, com três de seus maiores sucessos aqui. Curiosamente duas de suas grandes músicas, "Easter Song" (música pascal falando da ressurreição de Jesus) e "Your Love Broke Through" já haviam tornado-se sucessos (a primeira com o grupo 2nd Chapter of Acts - Keith fez uma versão própria nessa - e a segunda com Marcia Hines), já "You Put This Love..." é uma das músicas mais belas do Keith, junto com "I Can't Believe It!". Musicalmente o disco alterna entre momentos de worship, pop rock, folk/country e world music. A gravação foi toda "ao vivo em estúdio", com praticamente nenhum overdub.
"(Until) Your Love Broke Through" ganharia versões posteriores de Phil Keaggy, Rebecca St. James, Debby Boone, The Katinas, Russ Taff e Randy Stonehill.
No Compromise (1978)
01 - Soften Your Heart
02 - Make My Life A Prayer To You
03 - Dear John (A Letter to the Devil)
04 - How Can They Live Without Jesus?
05 - Asleep in the Light
06 - My Eyes Are Dry
07 - You!
08 - I Don't Wanna Fall Away From You
09 - Stained Glass
10 - To Obey Is Better Than Sacrifice
11 - The Victor
12 - Altar Call
A capa, uma representação do ocorrido com Mordecai, tio da rainha Ester, ao não se prostrar ante o pagão Hamã -, representa bem a ideia de Keith de se opor aos atos de idolatria de muitos ditos cristãos para os artistas - em especial os que faziam carreira cristã. Musicalmente segue no estilo mais pop/rock e folk alternando com o worship, com abundância de piano (instrumento predileto de Keith), incluindo a bem humorada "Dear John" (que foi criticada no livro "Pop Goes to Gospel" - Rock in Igreja? aqui no Brasil - de John Blanchard, que considerou que os cristãos não devem "desrespeitar o diabo, mesmo ele sendo quem é". Pelamor de Deus né... ainda usou o exemplo de Miguel relatado na Epístola de Judas, sendo que o caso de Miguel foi porque ele não queria tomar o lugar de Deus em condenar o diabo, só isso). A adoração de "Make My Life..." é um tema que virou comum atualmente por vários grupos de adoração, pedir que Deus torne nossas vidas um louvor a Ele - acabou nomeando um livro escrito pela viúva dele, Melody Green, anos mais tarde. Soften Your Heart é uma ótima música para iniciar o disco. "To Obey..." representa uma temática comum de Keith de alertar muitos a não passarem dos limites estabelecidos por Deus dentro de seu ministério. Mas se existe uma faixa que ultrapassa os limites de obra de arte, essa se chama "Asleep in the Light". Essa faixa, uma crítica atemporal aos cristãos que vivem em conforto ignorando o que passam muitos lá fora da igreja, é similar à ideia de "Etc e Tal (Ponte)" de Janires, gravada em sua primeira K7 em 1979 (só um ano depois de Asleep in the Light). A faixa acabou posteriormente nomeando uma série de discos chamados "Quem se Importa?" do ministério Clamor Pelas Nações (do pastor Ricardo Robortella, da Igreja Batista de Contagem), que coverizou em seu primeiro disco as músicas "The Sheep and the Goats" (As Ovelhas e os Bodes), e, claro, Asleep in the Light, com o nome "Adormecido na Luz" - essa última com a participação do cantor Gerson Freire. A produção de Bill Maxwell nesse e no disco anterior foi muito boa, tornando esse um clássico inesquecível.
So You Wanna Go Back to Egypt (1980)
01 - So You Wanna Go Back to Egypt
02 - Pledge My Head to Heaven
03 - If You Love the Lord
04 - Romans VII
05 - Lies
06 - I Want to Be More Like Jesus
07 - Unless the Lord Builds the House
08 - Oh Lord, You're Beautiful
09 - You Love the World
10 - Grace By Which I Stand
Corajoso. Essa é a definição de "So You Wanna...", o primeiro disco de Keith com financiamento privado, com o objetivo de não obter lucro nenhum com vendas do disco. Em 1982, das 200 mil cópias produzidas do disco, 61 mil foram DOADAS pelo cantor e instrumentista.
A gravação teve a participação de muitos amigos de Green, como Ralph Carmichael nos arranjos, Matthew Ward (2nd Chapter of Acts), Kelly Willard, Kelly Perkins e Bob Dylan tocando gaita harmônica em "Pledge My Head...". À época ambos tornaram-se amigos íntimos e Dylan chegou a fazer três álbuns dedicados à fé cristã que ele a partir dali nunca mais deixaria - apesar de ter voltado à cena secular. Musicalmente o som é suave, com letras mais voltadas à adoração, mas com algumas faixas mais agitadas, como a faixa título (uma crítica aos que ficam querendo voltar às práticas mundanas), "Lies" e "Unless the Lord...", outra faixa alertando os cristãos que se metem a fazer coisas que Deus não mandou. Sem dúvidas entretanto a faixa mais famosa desse disco é "Oh Lord, You're Beautiful", que recebeu covers pelo mundo todo - aqui no Brasil a versão mais famosa é de Domício Jr., com o nome "Senhor Formoso És", e que recebeu sua primeira - e melhor - versão na voz de Marcos Góes.
The Keith Green Collection (1981)
01 - Introduction
02 - Rushing Wild
03 - You Put This Love in my Heart
04 - Grace by Which I Stand
05 - You!
06 - Your Love Broke Through
07 - He'll Take Care of the Rest
08 - Lies
09 - The Sheep and the Goats
10 - Asleep in the Light
11 - Soften Your Heart
12 - How Can They Live Without Jesus?
13 - Scripture Song Medley
I - This is the Day
II - This is my Commandment
III - Rejoice in the Lord Always
IV - Clap Your Hands
V - Spring Up O' Well
Única compilação de Green lançada em vida, contém alguns de seus maiores sucessos dos três discos, além de algumas faixas inéditas ao vivo: "Rushing Wild", a épica "The Sheep and the Goats" (inspirada na última parte do Sermão Profético, em que Jesus compara o Juízo Final com dois ajuntamentos, um de ovelhas e outro de bodes, e cada um tem um destino diferente em seu reino) e "Scripture Song Medley". A escolha das faixas foi muito bem feita, tornando esse disco um clássico do rock cristão e adoração.
Songs for the Shepherd (1982)
01 - The Lord is my Shepherd (Psalm 23)
02 - You Are the One
03 - How Majestic Is Thy Name (Psalm 8)
04 - Draw Me
05 - Glory Lord Jesus
06 - There is a Redeemer
07 - The Promise Song
08 - Until that Final Day
09 - Jesus is Lord of All
10 - O God Our Lord
11 - I Will Give Thanks To The Lord (Psalm 9)
12 - Holy, Holy, Holy
Músicas mais próximas de um Praise Rock, são em sua maioria canções feitas pelo próprio Keith, só, ou em companhia de sua esposa Melody. A única exceção é a clássica "Holy Holy Holy" (Santo, Santo, Santo) escrita pelo reverendo anglicano inglês Reginald Heber no início do século XIX e a composição harmônica feita em 1861 pelo clérigo inglês John Bacchus Dykes com o nome Nicaea. Considero esse disco um dos primeiros a definir o que seria o estilo "worship rock", com letras refletindo verdades bíblicas (três delas extraídas diretamente do Livro de Salmos inclusive) - apesar disso, há algumas faixas agitadas, como a fantástica "Jesus is Lord of All". Mas não há dúvidas que o maior sucesso desse disco é uma canção feita pela Melody Green, "There is a Redeemer", que provavelmente é a faixa de Keith mais regravada de todas, já tenho recebido versão de, entre outros, Kathy Troccoli, Matthew Ward e Kelly Willard. Sua influência o levou a ser incluído em pelo menos vinte hinários do mundo inteiro, msotrando o nível de clássico esse som chegou. Tragicamente foi o último disco de Keith lançado em vida.
I Only Want to See You There (póstumo, 1983) Praticamente uma compilação, com uma única faixa inédita: "Trials Turned to Gold" |
The Prodigal Son (póstumo, 1983)
01 - I Can't Wait to Get to Heaven
02 - Lord I'm Gonna Love You
03 - The Prodigal Son Suite
04 - Keep All that Junk to Yourself
05 - Open Your Eyes
06 - Love with Me (Melody's Song)
07 - Only by Following Jesus
08 - Song for Josiah
Segundo disco póstumo lançado pela viúva de Keith, Melody (o primeiro, "I Only Want to See You Here", é uma coletânea com algumas poucas faixas novas), The Prodigal Son é uma compilação de gravações dele de 1977 a 1982, tendo algumas sido extraídas de apresentações do Green. Nesse disco aparecem faixas bem pessoais, ao nível de "Song To My Parents" do primeiro disco dele (dedicada a seus pais), as faixas em questão são "Love with Me" em homenagem a sua esposa Melody e "Song for Josiah", para seu primeiro filho, que acabou falecendo junto com ele e uma de suas irmãs, Bethany. Entretanto, é óbvio que a faixa mais lembrada do disco é a suíte épica que dá nome ao disco, inspirada na história do Filho Pródigo. Com seus mais de 12 minutos de duração e inspiração na música clássica, é sem dúvidas mais uma na lista dos clássicos de Keith.
Versão original em LP |
01 - Dust to Dust
02 - A Billion Starving People
03 - When There's Love
04 - When I First Trust You
05 - Thank You Jesus
06 - On the Road of Jericho
07 - Jesus Commands Us to Go!
08 - Run to the End of the Highway
09 - Don't You Wish You Had the Answers
10 - Keith's Piano Prelude
11 - Create in me a Clean Heart
Último disco de inéditas póstumo de Keith, possui muitas músicas legais que ficaram perdidas no tempo. Organizado pela Melody, esse disco possui uma das mais belas canções de protesto da história, "A Billion Starving People", um alerta impressionante para muitos ditos "cristãos" que menosprezam a situação de pobreza e fome em diversos lugares do mundo. Segue o mesmo padrão sonoro dos anteriores, com uma belíssima produção. "Jesus comanda para todos nós IRMOS!" Essa ideia dele seguirá para sempre!
The Ministry Years (compilação, disco duplo, 1987-1988) Contém faixas de Keith que saíram em todos os discos de estúdio e compilações anteriores. |
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Confiram a discografia completa, inclusive singles e compilações, AQUI. Alguns singles dele nunca apareceram em nenhum material, em vida ou póstumo (em especial os lançados antes de sua conversão), então iria dar um baita trabalho compilar tudo aqui. Um dos singles mais notáveis é "Sgt. Pepper's Epitaph", uma semiparódia do disco de maior sucesso dos Beatles, Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band.
Houveram alguns tributos a Keith. Assim que possível falarei deles no post específico de tributos.
Muito bom e bem elaborado essa materia. Otimo artigo e super valioso pra historia e conhecimento de todos q valorizam o que é bom. A contribuiçao de Keith sem duvidas é grandissima
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