sábado, 20 de julho de 2019

Texto "Os 15 Anos do Refúgio do Rock" by Ricardinho

Reprodução completa desse texto escrito em 2008:


15 anos de REFÚGIO DO ROCK
O ESPAÇO CRISTÃO MAIS RADICAL DE TODOS!

Ricardinho

Pouca gente se lembra, mas neste mês de maio o refúgio comemoraria 15 anos de trabalho, como um dos poucos remanescentes, faço questão de relembrar este que foi um marco no meio cristão e underground nacional.
Não me lembro da data exata da inauguração, mas foi neste mês, no ano de 1992.
Era um galpão onde funcionava uma agência de veículos, de piso rústico preto e portões de grade com um breve recuo na frente, a Igreja do evangelho quadrangular do Ipiranga da qual faziam parte eu, o Sandro, Mara, Míria, Ermeth e outros, alugou o galpão e se mudou pra lá e pouco depois estávamos arrumando o espaço para o trabalho, fizemos um palco de uns 1,5 metros - me lembro de “varrer o palco com os cabelos” quando bangueava  - algumas semanas antes de começar o trabalho, o Cláudio e o Carlão pediram pro Devilcrusher ensaiar no local. Estávamos arrumando a parte elétrica e eles ensaiando, na época eu curtia heavy, thrash e eles começaram a tocar aquele death metal, lembro que um alicate que estava na minha mão caiu e quebrou! E nós falamos que era por causa do som, só pra tirar onda,  as bandas que costumavam tocar neste início eram, Metábole, Calvário, Martíria, Justa Advertência, Devilcrusher, entre outras. Na época havia o CMF na Renascer do qual o Cláudio e o Carlão eram líderes. O Cláudio, o Sandro e o Cristhian do Justa editavam o zine White Metal Detonation, nessa época o Roney que tava no CMF veio pro Refúgio e um pouco antes se converteu uma cara de fora que era bem conhecido na cena metal, o Marcão... pouco tempo depois o Claudio, Carlão, Franz, Kleber e os principais membros do CMF vieram também.

Quando teve o Hollywood Rock daquele ano no estádio do Morumbi, fomos fazer a divulgação do evento que íamos realizar, o “Refúgio Metal Fest”, foi muito engraçado, pois o termo White metal ainda era recente aqui no Brasil, fizemos este festival com as bandas Devilcrusher, Martíria, Metábole, e Justa Advertência. As sextas quando rolavam os shows, as calçadas e o canteiro central da av. Nazareth ficavam lotados de headbangers, punks, góticos, grunges, até carecas que estudavam na ETE-GV entravam lá. Uma vez achamos que ia rolar confusão mas ficou tudo na paz. Fizermos o I White Metal Fest com bandas locais e de outros estados, lembro-me do Afterdeath-ES e do Necromanicide-RJ. Veio gente do Brasil inteiro pra ver este, que foi primeiro grande festival underground cristão. Depois houve várias outras coisas que aconteceram de legal, gravamos o disco do Refúgio, uma coletânea com várias bandas do Brasil, o show do Tourniquet, o I Fórum de música cristã contemporãnea, como o Sandro gostava de chamar, o tributo ao Vengeance Rising, ao Seventh Angel, ficou faltando um ao Trouble, nessa época a revista Veja chegou a fazer uma reportagem sobre o Refúgio intitulada O ESPAÇO CRISTÃO MAIS RADICAL DE TODOS! - infelizmente não foi publicada, não sei bem por que.

Conheci muita gente naquela época que depois foi pra outras igrejas, deixou de ser roqueiro, alguns foram até pra igrejas que não aprovavam nosso trabalho, mas não nos importávamos, o importante era ganhar roqueiros pra Cristo não cristãos para o rock.

Depois de um tempo o pessoal do Refúgio com mais alguns irmãos da igreja começaram uma nova congregação, a comunidade Ágape, depois Projeto Ágape, hoje Projeto 242, com a visão de alcançar todo tipo de pessoa, mas com o mesmo espírito que tínhamos no trabalho com roqueiros, aceitar as pessoas como elas estão e deixar que o Espírito Santo as transformassem.
Esta é minha singela homenagem a todos aqueles que fizeram do Refúgio do Rock uma realidade e deram sua contribuição para um importante capitulo da história das missões urbanas no Brasil, não nos esqueçamos disto.
Parabéns a todos nós do Refúgio do Rock !  

Nenhum comentário:

Postar um comentário