sábado, 7 de setembro de 2019

100% Proof


A New Wave of British Heavy Metal (ou NWOBHM) foi uma forma comercial usada para falar de uma tendência de novas bandas de heavy metal, hard rock e similares que surgiram na Grã Bretanha (e que influenciariam até bandas de outros países e continentes). As mais famosas dessa trupe são Judas Priest e Thin Lizzy (duas precursoras do movimento), Motörhead, Iron Maiden, Girlschool, Def Leppard, Angel Witch, Praying Mantis, Diamond Head, Saxon, Venom, Satan, Demon, Tank, Gogmagog, Jaguar, Urchin, Tygers of Pan Tang e Witchfynder General, dentre uma infinidade de outras. Mas sem dúvidas a mais obscura dessa trupe é um grupo que fugia completamente dos padrões líricos dessa galera, que cantava mais sobre sexo, drogas, fantasia, satanismo e outras temáticas por vezes nada cristãs. 100% Proof fugia completamente dessa tendência. O grupo de Charlie Wilson (futuro Force 3, vocais e guitarra), Steve Wright (guitarras e vocais), Phil Wright (bateria), Steve Harrison (baixo) e futuramente P. Savage (teclados) começou a carreira com o nome Thin Ice, mas logo mudaria pra essa expressão que curiosamente é usada normalmente para uísques e outras bebidas alcoólicas (mas engana-se quem pensa que os caras incentivavam embriaguez: o uso dessa expressão vem de uma passagem de Efésios capítulo 5 versículo 18 que diz para não nos embriagarmos com vinho que causa contendas e sim embriagarmo-nos - enchermo-nos - do Espírito Santo; daí estar 100% Embriagado do Espírito Santo!). Infelizmente o grupo durou pouquíssimo tempo, mas nos deixou um EP e dois discos full em que fizeram um som que mesclava elementos do hard rock, heavy metal britânico/NWOBHM e até mesmo punk Oi!, uma miscelânea muito boa de se ouvir (além de terem participado de uma coletânea secular chamada Battle of the Bands de 1981, com a música "Bad Boy").

Curiosidade minha: A primeira vez que ouvi falar dessa banda, juntamente com os músicos Keith Green, Steve Flashman, Larry Norman e Charlenne, e as bandas Rez Band, The Predators, Barnabas, Salt Rock e Barratt Band, foi no livro "Rock in Igreja?", e ficavam criticando a banda porque diziam que eles usavam o mesmo tipo de propaganda de bandas seculares "blá blá blá", sendo que nada daquelas críticas faziam o menor sentido. 100% Proof em sua existência fez valer mais a pena seu trabalho do que as vazias críticas de John Blanchard e outros ultrarreligiosos hipócritas.


New Way of Livin' (EP, 1980)

01 - New Way of Livin'
02 - Lookin' In
03 - What's the Cost
04 - Resurrection (instrumental)






Pegada na linha do hard rock do AC/DC e do heavy de Diamond Head e Blitzkrieg, esse EP já mostra bem o potencial da banda. Lookin' In é a única que destoa desse padrão, com uma pegada mais na linha do Punk Oi! que estava surgindo naqueles tempos (até os gritinhos de "oi! oi! oi!" aparecem no refrão).


100% Proof (1981)

01 - Back Seat Driver
02 - Midmorning Blues
03 - Tightrope
04 - Rock & Roll
05 - Freedom
06 - No Good Trusting In Money
07 - The Loner (in homage to Bon Scott)
08 - To Be Someone



O disco completo mostra bem as influências da banda, com muitos elementos do AC/DC fase Bon Scott (inclusive os vocais de Charlie, embora mais graves que os do Scott, seguem a linha meio rasgada dos do saudoso vocalista da banda australiana). Eles deixam claro essa influência de vez na faixa "The Loner", um belo blues em homenagem ao Bon Scott (que faleceu em 1980) e tornou-se o maior sucesso da banda nos tempos de internet (muitas pessoas conhecem a banda justamente por essa música). Todo o resto do disco segue nessa linha entre o hard rock e o hard blues, com elementos do heavy metal.



Power and the Glory (1983)

01 - Power and the Glory
02 - Don't You Know
03 - Out of Bounds
04 - Lost Soul (instrumental)
05 - I'm Going to Win
06 - Getting Me Down
07 - Jesus Loves Me
08 - Number Eight



Com uma das melhores músicas de abertura do metal cristão, "Power and the Glory" é um daqueles discos que faz você se perguntar "por que acabaram?" O som da banda aqui chegou ao seu auge, com uma fusão fantástica de heavy metal com hard rock, com vários momentos bem velozes, como "Out of Bounds". Aqui eles lembram muito mais Diamond Head ou Iron Maiden fase Paul DiAnno que o AC/DC, mostrando uma evolução sonora bem precisa. Charlie Wilson levaria essa pegada mais heavy metal pra sua banda seguinte, Force 3, onde inclusive seu vocal ficou bem mais melódico que anteriormente.

Curiosidade: Uns críticos e religiosos insanos inventaram uma lista de "símbolos da Nova Era", lista essa que sempre varia bastante de autor pra autor dessas bobalhadas, mas em geral o símbolo do raio em qualquer parte da mídia é visto como "um símbolo do anjo caído", o diabo. Pois bem, 100% Proof tava nem aí pra essas bobagens e colocou o raio como símbolo sim, mas do poder e glória divinos! Uma verdadeira tapa na cara de bobos que querem ver o diabo em qualquer lugar.

_____________________________

Ver também:

Force 3

Nenhum comentário:

Postar um comentário