quinta-feira, 26 de setembro de 2019

Corpse




Sem dúvidas uma das mais iradas - e curiosamente pouco lembradas - bandas de death metal clássico com temática cristã, Corpse surgiu em Owensboro, Kentucky, EUA, em 1992. A sua trajetória foi relativamente acidentada, tendo estado em atividade entre 1992 e 1993, depois voltando em 1996 até 1999, voltando em 2011 e por fim de 2013 até hoje. Os membros mais ativos sem dúvidas foram os membros fundadores Jeff Hoskins (bateria) e Joe Cox (guitarras e vocal, e mais recentemente também baixo), além do retorno de Kirk Jones, que tocou guitarra nos primórdios e voltou em 2013 tocando baixo. O vocalista atual é Michael Maddox, que os acompanha desde 2013, mas sem dúvidas o mais marcante é o saudoso James "Eric" Massie, que gravou com a banda o clássico "From the Grave" de 1997. Eric nos deixou em 2009.

Curiosidade: Daniel Corpse, vocalista brazuca conhecido por seu trabalho nos vocais das bandas Krig, Sabbatarian e Mercy, dentre outras, tirou seu "sobrenome artístico" dessa banda - e você achando que foi do Cannibal Corpse né bobinho kkkkk. Aliás, seu mais recente projeto, o Corpse Carcass homenageia essa banda e também a secular Carcass no nome da banda.


Demo 1993 (1993)

01 - Rotting Nature
02 - Dead to the World
03 - One Living God








Demo bem bruta, cantada por Joe Cox, vocal bastante bruto e sonoridade bem na linha do Grave e Cannibal Corpse na fase original do Chris Barnes. Apesar de uma demo curta, é bem feita.


You Must Die (1993, demo nunca lançada oficialmente)

01 - Rotting Nature
02 - Dead to the World
03 - Arise
04 - One Living God
05 - Drowning
06 - Locked in a Casket

Só recentemente quatro das faixas dessa demo vieram a tona no MySpace da banda. Seguindo o que tinha sido feito na demo anterior, uma sonoridade bem death oitentista, com um vocal gutural rasgado de Joe Cox. "Locked in a Casket" me surpreendeu com uma sonoridade bem sombria, meio arrastada, lembrando um pouco "God of Emptyness" da Morbid Angel. De resto são faixas fantásticas, anunciando o poder que a banda tinha - ainda que tivessem parado abruptamente ainda nesse ano de 1993 e só voltado em 1996...


Lançamento independente
Relançamento pela Cling
já com o nome Drowning
Corpse for President - ou Drowning (demo, 1996)

01 - Rotting Nature
02 - Dwell In
03 - Dead to the World
04 - Drowning
05 - One Living God
06 - Diversions


A estreia de Eric Massie nos vocais foi no mínimo inusitada. Seu vocal era bem sujo e até "estranho" pros padrões do death metal nessa demo. Comparar ele cantando "Rotting Nature" (curiosamente uma das melhores faixas da fase demo e que nunca foi usada num lançamento em disco) com as versões do Joe Cox já dá pra notar as diferenças nos vocais. Jason Matingly substituiu nessa demo o Joe Cox nas guitarras e deu um resultado relativamente similar aos dos arranjos de outras demos anteriores, embora bem mais "seco" eu diria. "Dwell In", uma das novidades dessa demo, me lembrou no refrão um bocado o estilo de composição do Mortification - uma referência óbvia naquela época pra várias bandas cristãs.


Demo 2 (1997)


01 - Left to Die
02 - So Called Unity
03 - Black Death






Essas são as únicas informações que tenho dessa demo, infelizmente nunca consegui nenhum arquivo musical dela (se você tiver e puder repassar, pode ter certeza que amarei muito!)




Original da Cling Records
From the Grave (1997)
Versão de 2015 da Martyrdom

01 - Left to Die
02 - Regret
03 - Diversions
04 - Deceived
05 - In Doubt
06 - Black Death
07 - So Called Unity
08 - Faith
09 - The Will
10 - Dwell In
11 - One Living God
12 - Elimination
13 - Get Behind Me

Versão de 2015: Inclui o EP Among the Dead remixado e o relançamento é dedicado a Eric Massie.

Depois de várias demos, enfim Hosking, Massie e cia lançam uma das maiores obras primas do death metal cristão. Massie aqui aparece com seu vocal indubitavelmente superior ao que ele tinha feito na demo "Corpse for President", aqui ele pega bastante influências de George Fischer "Corpsegrinder", o vocalista da segunda fase de Cannibal Corpse que se mantém até hoje na banda. Se bem diferente dos seus quase homônimos a Corpse nunca teve muito reconhecimento nem mesmo na cena underground cristã, isso não retira de forma alguma a qualidade sonora dessa obra, com influências notáveis de Grave e Dismember. A pegada death em alguns momentos se encontra com o thrash metal, como em "Diversions". Noutros momentos, como em "In Doubt", a banda segue em um lado mais "arrastado" e soturno.

Curiosidade do redator: eu mesmo cheguei em 2015 a fazer uma versão de "One Living God", no caso colocando meus vocais em cima da versão original. Por incrível que pareça essa minha experiência chegou aos ouvidos do Joe Cox, que elogiou bastante meus vocais (!). Confiram abaixo kkkk





Among the Dead (EP, 2013)

01 - Intro
02 - King of Tyre
03 - Among the Dead
04 - Chilling Fear
05 - Open Mind, Straight to Hell

OBS: A versão da Martyrdom Records inclui um Disco 2 contendo 4 faixas do Corpse for President, 2 da demo de 1993 e 4 de You Must Die.


Depois de mais de uma década de silêncio, os "cadáveres" voltam dos mortos como mortos-vivos! Jeff e Joe de volta e com os vocais irados de Michael Maddox (além do retorno de Kirk Jones, agora no baixo). A sonoridade da banda segue fiel ao que faziam, bem no ponto em que pararam lá em 1997 e as letras permanecem enfatizando não só a fé cristã, como também o destino da humanidade nessa vida terrena - a morte - e a vida por vir, pois que a vida que tomamos aqui na Terra determinará o rumo de nossas almas. Por isso, ser "mente aberta" demais pras facilidades que as ideologias e conceitos humanos tentam nos empurrar goela abaixo é realmente um caminho bem espaçoso e direto pro inferno!


From the Dead (compilação, 2018)
Basicamente apenas os discos From the Grave e Among the Dead num disco só.



Nenhum comentário:

Postar um comentário