sexta-feira, 12 de junho de 2020

Coleção Amo Você da MK Publicitá/MK Music



Dia dos namorados... mais um! E nesse dia é sempre bom relembrar de uma das maiores coleções românticas da história da música cristã. E é claro que tô falando da Coleção Amo Você da gravadora MK Publicitá (atual MK Music). Seu primeiro volume saiu em 1995, sempre contando com faixas românticas ou sobre o amor por artistas do seu cast, e algumas parcerias ocasionais entre artistas do próprio cast ou visitantes (além de umas capas muito boas - quer dizer, algumas nem tanto assim - advindas de pinturas ou arranjos fotográficos da Marina de Oliveira). E sim, teve uma turma ligada ao rock nessas coletâneas (não em todas, mas quase sempre tem um ou outro do pop/rock presente) e até umas faixas raríssimas nesse meio. Vamos revisitar elas juntos, lembrando que a MK já disponibilizou todas elas em plataformas digitais como o Spotify, então se quiser acompanhar através DESSE LINK, vamo junto! E feliz dia dos namorados a todos os casais segundo a vontade do Pai!


Vol. 1 (1995)

01 - Cassiane e Jairinho - Razão da Minha Vida
02 - Naum - Carinho
03 - Marina de Oliveira - Amor prá Valer
04 - Edilson Maia e Elaine de Carvalho - Aliança
05 - Banda & Voz - Faz Parte de Mim
06 - Marina de Oliveira e João Marcos - Vamos Oferecer
07 - Marco Aurélio e Marina de Oliveira - Final Feliz
08 - João Marcos - Universo de Emoção
09 - Maurizete Catarina - Meu Paraíso
10 - Carlinhos Félix - Milagre de Amor
11 - Banda Rhema - Sempre Comigo
12 - Catedral - É Tão Normal Ser Feliz


Também podendo ser chamado de "Marina de Oliveira e coleção Amo Você" (kkkkkkk) haja vista a quantidade de canções que a filha dos fundadores da MK aparece, uma solo e duas fazendo dueto com o cantor pentecostal Marco Aurélio e o pop/louvor João Marcos. O staff da MK tinha muitos cantores mais "calminhos" ou pentecostais, mas já contava com uma galera mais pop/rock, desses os maiores destaques sem dúvidas vão para "Milagre de Amor" do Carlinhos Félix, que saiu em seu disco de estreia pela MK "Basta Querer" (1993), e "É tão normal ser feliz" do disco de estreia da Catedral pela MK, "Contra Todo Mal" (1994). Também destaco muito "Amor pra Valer" da Marina de Oliveira, "Sempre Comigo" da banda de black music/louvor Rhema (que viraria posteriormente a banda de reggae Rhemajireh) e "Faz Parte de Mim" do épico grupo Banda & Voz. OK, eu sei que a canção do casal Cassiane e Jairinho é a mais popular até hoje kkkkkk


Vol. 2 (1996)

01 - Rose e Marcelo Nascimento - Recomeçar
02 - Carlinhos Félix - Nós Dois
03 - Marina de Oliveira e Marcos Brito - Coração Partido
04 - Pedro e Anya Braconnot - Aliança de Amor
05 - Fernanda Brum e Emerson Pinheiro - Nos Teus Olhos
06 - João Marcos e Ana Lúcia - Seremos Um
07 - Cassiane e Jairinho - Sentimento de Amor
08 - Marcos Góes - Princesa
09 - Rhemajireh - Nosso Amor
10 - Melissa - Só o Amor
11 - Elizeu Gomes - Foi Demais
12 - Kim - Sublime Amor (versão de Jayrinho/Grupo ELO)
13 - João Alexandre e Tirza Silveira - Meu Grande Amor

A ideia desse disco chegou a ser até um pouco mais ousada, mesmo pr'aquelas épocas, ao convidar artistas de outras gravadoras, como Melissa (da Line Records) e o casal João Alexandre & Tirza (à época na Aliança Produções - embora a faixa viesse de um disco do selo "Luz para o Caminho") pra cederem uma canção deles pra coletânea. Os outros todos faziam parte do staff, incluindo aí o encontro genial dos irmãos Rose e Marcelo Nascimento, a primeira parceria de Fernanda Brum com seu esposo Emerson Pinheiro (futuro membro da Quatro por Um) e o raríssimo dueto de Pedro Braconnot (Rebanhão) - outro contratado de outra gravadora, à época na Continental - com sua esposa Anya. Essa é sem dúvidas uma das faixas mais raras da história da música cristã, um belíssimo encontro. E óbvio que aqui tem artistas mais pop/rock como Rhemajireh, Kim e Carlinhos Félix. A faixa que o Kim canta, que também apareceu no seu álbum de estreia pela MK, "Coração Aberto" (1995), foi um belíssimo resgate de uma canção do saudoso Jayro Trench Gonçalves, inclusive sendo até mais conhecida essa versão do Kim que fora a original.

CURIOSIDADE: Por um erro da gravadora, a faixa da Melissa saiu com o nome "Só Amor", tanto nas versões físicas do disco como incrivelmente na versão digital isso ATÉ AGORA não foi corrigido. Bola fora aí MK kkkkk!


Vol. 3 (1997)

01 - Marina de Oliveira - Você é Tudo que eu Pedi a Deus (declamação do poema "Amar É..." de Alberto Brizola)
02 - Cassiane e Jairinho - Mais que um Sonho
03 - Fernanda Brum - Amar Você
04 - Yerusalem - Você
05 - Kim - Por Amor
06 - Banda & Voz - Amor por Amor
07 - João Marcos - Chama do Amor
08 - Paulo Francisco e Marina de Oliveira - Amo Você
09 - Elizeu Gomes - Nosso Amor Sem Fim
10 - Léa Mendonça - Sempre Juntos
11 - Carlinhos Félix - Verdadeiro Amor
12 - Marcos Góes - Pra Sempre Amor
13 - Cristina Mel - Deus Uniu
14 - Catedral - Meio Sem Querer
15 - Édison e Telma Coelho - Eu Sou do Meu Amado
16 - Comunidade Evangélica Internacional da Zona Sul e Aline Barros - Essência desse Amor

Primeira das coletâneas a vir com uma música de nome "Amo Você" realmente (risos). Uma ótima compilação de canções e alguns duetos também. Minhas prediletas aqui são a belíssima canção "Amar Você" da Fernanda Brum, extraída de seu segundo álbum da carreira (e primeiro pela MK), "Meu Bem Maior" (1995), a fantástica "Amor por Amor" da Banda & Voz, "Por Amor" de Kim e "Meio Sem Querer" do Catedral, que originalmente saiu no álbum "Eterno" (1996), além da antológica "Eu Sou do Meu Amado" do saudoso Édison Coelho e sua esposa Telma. Mas todas outras canções também valem muito a ouvida.

CURIOSIDADE: Na versão digital do álbum - pelo menos no Spotify - omitiram a participação de Alberto Brizola na faixa de abertura, provavelmente por este (apresentador, poeta, compositor, ex-deputado estadual de RJ e radialista que chegou a dirigir a 93 FM - Rádio El Shadai - nos anos 1990) à época era casado com Marina, mas acabaram por se separar no início dos anos 2000, sem muitos detalhes acerca dos motivos. Ou simplesmente um erro bobo qualquer do sistema.


Vol. 4 (1998)

01 - Cassiane e Jairinho - Eternos Namorados
02 - Kléber Lucas e Marina de Oliveira - Maravilhoso Amor
03 - Léa Mendonça e Sérgio Lopes - Vem Ficar Comigo
04 - Kim - O Meu Amor por Você
05 - João Marcos e Ana Lúcia - O Amor
06 - Fernanda Brum e Emerson Pinheiro - As Cores do Amor
07 - Kades Singers - Ter Você
08 - Rayssa & Ravel - Amar, Amor
09 - Cristina Mel - Flores do Amor
10 - Eyshila - Nossa História
11 - Catedral - Amor Verdadeiro
12 - Raízes - Diva
13 - Jossana Glessa - Unidos Sempre
14 - Voices - Mi Paraíso

Admito que esse é o menos quisto dos discos da coleção pra mim, a despeito de ser o único a contar com a participação especialíssima da banda Raízes com a épica "Diva" do seu disco "Há Luz" (1996). Tirando essa faixa e "Ter Você" do Kades Singers, nenhuma aí me anima muito, nem mesmo a do Kim e a do Catedral, que estão entre as faixas mais melosas deles (kkkkkkkkkkk). A faixa "Mi Paraíso" do grupo Voices também é digna de nota, mais pelo fato curioso que o disco de onde foi extraído, o "Colores Del Amor" (1997) deveria ter sido o ÚNICO do grupo, mas o sucesso foi tamanho que - pra felicidade de todos - o grupo de cantoras da MK (à época formado por Marina de Oliveira, Fernanda Brum, Jozyanne e as irmãs Eyshila e Liz Lanne) seguiu em frente. Duas outras faixas são memoráveis: "Vem Ficar Comigo", um reencontro dos ex-Altos Louvores Léa Mendonça e Sérgio Lopes; e "Amar, Amor" dos irmãos sertanejos Rayssa & Ravel, que migravam da Som & Louvores pra MK naquele ano e tornar-se-iam parte integrante do cast mais tradicional da MK até aos dias de hoje. A canção "Flores do Amor" também é muito boa, afinal né, letra do Lenilton (ex-Novo Som e Rota 33), tinha que ser boa.



Vol. 5 (1999)

01 - Fernanda Brum e Emerson Pinheiro - Te Amar
02 - Primeira Essência - Canção do Amor
03 - Marina de Oliveira - Teu Olhar
04 - Semeando - Metade de Mim
05 - Kléber Lucas - Verdadeiro Amor
06 - Ludmila Ferber - Aliança
07 - Val Martins - Nossa União
08 - Banda & Voz - Sempre Vou Te Amar
09 - Rayssa & Ravel - Te Amo
10 - João Marcos - Brilha a Luz
11 - Catedral - Por Te Conhecer
12 - Rose Nascimento - Mil Razões
13 - Kim - O Meu Amor Por Você (DE NOVO???)
14 - Cristina Mel - Presente de Deus
15 - Kades Singers - O Melhor é Amar
16 - Alberto Brizola - O Amor (poema)

Um dos melhores discos da coleção, com uma quantidade significativa de artistas de pop e rock, como Primeira Essência, Semeando, Val Martins e Catedral, entre outros. Alguns dos artistas presentes eu nunca imaginaria nessa coletânea (pra ser mais exato tô falando mesmo da Ludmila Ferber, quando vemos que a carreira dela pós-MK e pós-Ministério Koinonya passou a ser tão voltada pro Adoração Profética que as vezes é difícil crer que ela já foi pop/louvor!). Por algum erro bem grotesco a faixa "O Meu Amor Por Você" do Kim deu as caras novamente aqui nesse volume, haja vista que ela já havia aparecido no álbum anterior. Mas ok né... Outra faixa que eu achei curiosa sua estadia aqui é "Mil Razões", faixa título do disco de 1996 de Rose Nascimento (cantada com Marcelo Nascimento), que é muito mais uma canção para Jesus do que de amor. OK, a proposta da coletânea nunca se limitou a falar do amor entre homem e mulher, mas que foi estranho foi kkkkk

CURIOSIDADE: Há uma segunda versão dessa capa no site do Kléber Lucas, vide AQUI! Achei a diagramação um tanto mal feita, mas enfim.


Vol. 6 (2000)

01 - Marina de Oliveira e Alberto Brizola - O Amor "O Dom Supremo"
02 - Oficina G3 - Perfeito Amor
03 - Voices - Por Toda Vida
04 - Kléber Lucas - Lição de Amor
05 - Raquel Mello - Meu Par
06 - Val Martins - Meu Sonho de Amor
07 - Ludmila Ferber - Nada no Mundo
08 - Kim - Grande Amor
09 - Fernanda Brum - O que Diz Meu Coração
10 - Rayssa & Ravel - O Amor
11 - Eyshila - Perfeito Como a Flor

Estreando Oficina G3 nas coletâneas - e a última com a participação de um integrante do Catedral (no caso, Kim) - Amo Você Vol. 6 acabou por se tornar o primeiro mais popular de todos que vieram antes desse, sendo um dos mais raros hoje em dia de se achar (sério). Além das popularíssimas faixas dos dois artistas citados antes, é indubitável que mais duas faixas ao menos aqui estourariam muito nas rádios: Por Toda Vida da Voices e O Que Diz Meu Coração de Fernanda Brum, além da fantástica "Meu Sonho de Amor" de Val Martins. Lembro bem que esse aqui era hour concours em eventos românticos de igrejas.

CURIOSIDADE PESSOAL: Inclusive é hour concour até na minha coleção kkkk o único dessa coleção que tenho físico. Ou melhor, minha namorada quem tem, já que dei a ela de presente.



Vol. 7 (2001)

01 - Voices - No Meu Coração
02 - Oficina G3 - O Teu Amor
03 - Fernanda Brum e Emerson Pinheiro - Nunca Vou Dizer Adeus
04 - Marina de Oliveira e Kléber Lucas - O Amor é Demais
05 - Cassiane e Jairinho - Lar Feliz
06 - Eyshila - Você Tem Direito
07 - Novo Som - Meu Sonho
08 - Marquinhos Gomes - O Amor Constrói
09 - Rayssa & Ravel - Só pra te Amar
10 - Jozyanne (à época grafado como Josiane) - Só Sei te Amar
11 - Primeira Essência - Teu Amor
12 - Marcelo e Rose Nascimento - Solução do Alto

Se você já ouviu por aí essa versão de "No Meu Coração" (canção do Novo Som do disco "Não é o Fim" de 1999) já deve ter achado erradamente ser de "Fernanda Brum & Eyshila", mas na verdade é de todo o grupo Voices, uma reinterpretação lindíssima e digna demais de nota da canção escrita pelo genial Lenilton. Além desta, temos aqui a primeira vez que "O Teu Amor" do Oficina G3 apareceu ao público - só reaparecendo como faixa-bônus do disco "Humanos" (2002) e sendo a última faixa da banda gravada pelo batera Walter Lopes até hoje. Esse disco marca também a primeira (de muitas) aparições da banda Novo Som nas coletâneas Amo Você, banda que tradicionalmente também costuma fazer ótimas canções de amor, como aliás é o caso da power ballad "Meu Sonho" do disco "Herói dos Heróis" (2000), que apesar de ser muito melosa pro meu gosto (kkkkkkkkk) faz todo sentido estar por aqui.

Mentira, eu amo essa música do Novo Som, mas não conta pra ninguém kkkkkkk


Vol. 8 (2002)

01 - Novo Som - Voz do Coração
02 - Marina de Oliveira - A Procura
03 - Voices - Nosso Amor é Lindo
04 - Brother Simion - É o Amor!
05 - Marquinhos Gomes - Nosso Amor
06 - Igreja Batista Nova Jerusalém - Dom de Amar
07 - Cassiane e Jairinho - O Tempo Não Pode Apagar
08 - Ellas - O Que Fazer
09 - Kléber Lucas - Todas as Vezes
10 - Liz Lanne - Você Chegou
11 - Rayssa & Ravel - Quem Trouxe Você
12 - Alex Gonzaga - Aprender a Perdoar

Comeaçar com Novo Som e fechar com Alex Gonzaga (vocalista desta banda) é garantia de sucesso com certeza. Apesar disso, é uma das coletâneas menos "rock", estilo que a MK começaria a amenizar na gravadora, a despeito de possuir bandas à época como Fruto Sagrado e Oficina G3 no cast, além do Brother Simion, que aqui aparece com "É o Amor!" do disco "A Volta de Johnny" (2002), último dele pela gravadora. Sem dúvidas está entre os mais vendidos pelo megassucesso "O Tempo Não Pode Apagar" do casal Cassiane e Jairinho (hour concour em diversos casamentos de cristãos no Brasil desde esse tempo até hoje), e também da tão antológica quanto "Nosso Amor é Lindo" do Voices. 


Vol. 9 (2003)

01 - Marina de Oliveira e Kléber Lucas - É tão simples ser feliz
02 - Voices - Pensando em Você
03 - Oficina G3 - Amo Você
04 - Pâmela e Alex Gonzaga - Um Verso de Amor
05 - Quatro por Um - Linda
06 - Eyshila - Meu Jeito de Amar
07 - Fruto Sagrado - Diferentes dos Anjos
08 - Cassiane e Jairinho - Pra Sempre te Amo
09 - Novo Som - Eu Tenho Você
10 - Fernanda Brum - Você Merece
11 - Ellas - O Poder do Amor
12 - Rayssa & Ravel - Meu Coração é Teu
13 - Alex Gonzaga - Meu Amor é Você
14 - Déio Tambasco - Além do que se pode ver

Outro sucesso inquestionável de vendas, o volume nove eu me lembro bem o dia do lançamento, um dia antes do meu aniversário de 15 anos, e foi anunciado no domingo, 31 de maio, com o clipe da mais famosa desse diso, mas também indubitavelmente a mais IRRITANTE canção romântica em anos, "Um Verso de Amor" de Pâmela e Alex Gonzaga. Sério, eu não consigo nem a pau ser fã dessa música kkkkkkk. Algumas novas aquisições que a MK fez entre 2002 e 2003 estrearam aqui, como Fruto Sagrado e sua fantástica "Diferente dos Anjos" (disparada pra mim a melhor canção de todos os tempos nessas coletâneas), Quatro por Um e Déio Tambasco. Aqui temos a provavelmente mais rara canção do Oficina G3, "Amo Você", só presente nessa coletânea e na seguinte, e a única canção romântica da história da banda. E se "O Teu Amor" foi a última canção gravada com Waltão na bateria, "Amo Você" foi a última com os vocais de PG, e essa nunca foi pra nenhuma coletânea ou disco do G3 até hoje, por isso mesmo tornou-se a mais rara canção. Esse é o disco que Alex Gonzaga mais aparece, uma música com o Novo Som, uma solo e "aquela lá" com a Pâmela kkkkk. O cara realmente mandou bem. E Marina de Oliveira e Kléber Lucas marcando mais um dueto na já longa parceria entre os dois. A faixa do Déio está simplesmente fantástica, uma balada muito legal de se ouvir.


Vol. 10 (2004)

01 - Marina de Oliveira - Amor pra Valer (vol. 1)
02 - Cassiane e Jairinho - Sentimento de Amor (vol. 2)
03 - Fernanda Brum - Amar Você (vol. 3)
04 - Marina de Oliveira e Kléber Lucas - Sentimento de Amor (vol. 4)
05 - Ludmila Ferber - Aliança (vol. 5)
06 - Rayssa & Ravel - O Amor (vol. 6)
07 - Eyshila - Você Tem o Direito (vol. 7)
08 - Voices - Nosso Amor é Lindo (vol. 8)
09 - Oficina G3 - Amo Você (vol. 9)
10 - Alda Célia - Poema de Amor
11 - 4/1 e PG - O Amor de Deus
12 - Pâmela - Você me Conquistou
13 - Novo Som - Um Olhar
14 - Ellas - Nenhuma Lágrima
15 - Cristiane Carvalho - Em Todo Meu Viver
16 - Marco Aurélio - Mais do que Sonhei

Coletânea que é também uma coletânea das coletâneas anteriores, pelo menos nas 9 faixas iniciais, pra marcar o primeiro decênio da coleção. Além dessas (que, vou te contar, eu não curti muito a seleção, tirando "Amar Você", "Nosso Amor é Lindo" e "Amo Você"), mais sete (e não cinco como erradamente diz na capa do disco) faixas novas, incluindo um fantástico collab entre PG (já em carreira solo à essa altura) e a banda Quatro por Um. Sinceramente eu acho que poderia ser melhorzinho esse disco de 10 anos, mas não é também um disco ruim, de forma alguma. A diagramação das capas dos discos anteriores nesse também me deixa meio apavorado, é bem estranha haha.

CURIOSIDADE: "Nenhuma Lágrima" é a música mais atípica dessa coleção, uma música de despedida pra um amor desperdiçado. Bem fora mesmo dos padrões haha


Vol 11 (2005)

01 - Voices - Baby, Amo Você
02 - Fernanda Brum e Eyshila - Canção para Minha Amiga
03 - Marina de Oliveira - Nunca Será Tarde
04 - Aline Barros - Seremos Sempre Um
05 - Kléber Lucas - Do Amor Nunca se Desiste
06 - Alda Célia - Azul do Teu Olhar
07 - Andréa Fontes - Presente de Deus
08 - Quatro Por Um - Deus Prometeu
09 - Eyshila - Segundo o Coração de Deus
10 - Léa Mendonça - Tanto Amor
11 - Bruna Karla - Melodia do Amor
12 - Cassiane e Jairinho - Você e Eu
13 - Marquinho Menezes e Lilian Azevedo - Deus Quis Assim
14 - Pâmela - Oceano de Amor
15 - Liz Lanne - É o Amor
16 - Rayssa e Ravel - Amar Você
17 - Jozyanne - Deus Descreveu

A partir desse perdi muito o interesse pela coleção. Em grande parte porque nesse período em 2005 eu estava "me convertendo ao white metal" em definitivo e não tava curtindo boa parte do que rolava no gospel, e esse disco visivelmente tem pouquíssima coisa relacionada ao pop/rock, reflexo também da diminuição crescente do interesse da gravadora pelo estilo, em especial com a saída de artistas como Brother Simion e Fruto Sagrado, o fato do Oficina G3 não mais fazer sons com essa pegada, e da diminuição das atividades do Novo Som depois da saída de Lenilton da banda. Por outro lado nesse período eu estava numa fase de negação do gospel, muito em função de uma mudança de igreja que passei e aí fiquei meio decepcionado com o movimento - aliás, nunca deixei de estar, só que parei de rejeitar tanto essa parada. É um disco bom pra apaixonados? Sim, mas é facilmente enjoativo, desculpa.

CURIOSIDADE: Primeira capa da coleção a não prevalescer tons de vermelho, algo que tornaria a ocorrer no disco 12 e só voltaria nos últimos discos (18, 19, 20, 21 e Melhores Momentos)


Vol. 12 (2006)

01 - Aline Barros - Meu Eterno Namorado
02 - Kléber Lucas - Jardim Original
03 - Marina de Oliveira - Sei que é Possível
04 - PG - Verdadeiro Amor
05 - Fernanda Brum - Um Sorriso Igual ao Teu
06 - Bruna Karla - Minha Voz e um Violão
07 - Eyshila - Eu Vou te Amar
08 - Emerson Pinheiro - Para Meu Filho
09 - Novo Som - Especial
10 - Léa Mendonça - Atitudes de Amor
11 - Marquinhos Menezes e Lilian Azevedo - Mais que Pedras Preciosas
12 - Pâmela - Coração com Coração
13 - Jozyanne - Sempre Vou te Amar
14 - Nádia Santolli - Impossível Não te Amar
15 - Marco Aurélio - Amo Você
16 - Liz Lanne - Eu e Minha Casa

Último disco da coleção em anos que eu tive vontade pra ouvir em anos. E foi mais do mesmo igual ao anterior, a exceção da faixa bem legal do PG e a homenagem linda de Emerson Pinheiro ao seu filho. Tirando isso, é um disco pouco memorável pra mim, desculpa. Esse e o anterior foram motivos claros pelo qual eu cansei dessa coleção e fui atrás de coisas mais paupáveis como Sixpence None the Richer kkkkkk


(Sei que em discos seguintes teriam músicas do Novo Som, Quatro por Um, PG, Banda Giom, Henrique Cerqueira - da Pimentas do Reino -, Melosweet e outras, mas não me encheram em nada os ouvidos pra eu achar interessante revisitar).

Nenhum comentário:

Postar um comentário