segunda-feira, 29 de junho de 2020

Rob Rock




Vice, M.A.R.S., Joshua Perahia, Impellitteri, Angelica, Driver, Axel Rudi Pell, Warrior, Jack Frost, Rick Renstrom, Avantasia, Fires of Babylon, Project Aegis, Area51, Gus G., Edguy, Destinia, DawnRider, Empires of Eden, Powergod, Mistheria, Wolfpakk, Timo Tolkki's Avalon. O que todas essas bandas têm em comum? Todas tiveram, pelo menos em uma música ou uma participação ao vivo, a Voz do Metal Melódico! Rob Rock (nascido a 29/06/1959 em Orlando, Flórida, EUA - sim amigos, um cara da Flórida que não canta death metal kkkkk) é um dos maiores cantores do metal de todos os tempos, sendo requisitado em bandas as mais diversas desde os anos 1980. Nascido em lar cristão, na adolescência passou um bom tempo afastado dos caminhos do Senhor, e acabou se tornando famoso a princípio na Vice, primeira banda em que ele gravou, junto com Chris Impellitteri (também cristão e com quem voltaria várias vezes a fazer parceria musical). Na metade da década de 80 montou um projeto junto com ex-membros da banda solo do Ozzy, o batera Tommy Aldridge e o baixista Rudi Sarzo (que também tornar-se-iam cristãos posteriormente) e montaram o M.A.R.S., que é a sigla dos sobrenomes dos membros do projeto (que incluía também o guitarrista Tony MacAlpine), e o projeto até foi bem com seu único disco, Project: Driver (1986), mas a superbanda acabou quando Aldridge e Sarzo foram tocar no fenomenal Whitesnake. Rob a partir dessa situação em que se viu completamente só e sem recursos numa cidade que não conhecia ninguém, voltou-se novamente para o Senhor e nunca mais o deixaria, sempre fazendo parte de projetos e bandas cristãs a partir de então, embora sempre que podia fazendo ou participando de bandas não-cristãs também.

Diversos discos em que ele participou tornaram-se verdadeiros épicos da história do metal, como "Intense Defense" do Joshua Perahia (1989), "Angelica" da banda canadense de Dennis Cameron de mesmo nome (1989), "Answer to the Master" (1994), "Screaming Symphony" (1996) e "Eye of the Hurricane" (1997), "Until the Bitter End" do Rick Renstrom (2003), entre outros muitos projetos de metal cristão, afora sua estadia em bandas seculares como Warrior (com o The Code of Life de 2001), o Axel Rudi Pell (Nasty Reputation, 1991) e Avantasia (The Metal Opera I e II, 2001 e 2002).

Em 2000, após mais uma de suas saídas da banda Impellitteri (a mais longa, por sinal), juntou-se ao guitarrista, tecladista e produtor Roy Z (com quem tocaria nas bandas Driver e Warrior e também famoso por tocar na banda solo de Rob Halford e do Bruce Dickinson) pra fazer sua banda solo, e é ela que iremos revisitar nessa review hoje. Pela banda já passaram nomes como Rick Renstrom, Jack E. Lee, Vinnie Tex e CJ Grimmark (guitarras), Andreas Olsson (baixo), Andreas Johansson (bateria) e até brazuca já tocou com ele em 2016: Thiago Neves (baixo), Braulio Azambuja (bateria) e Marcel Ross (guitarra), que tocariam junto com Rob Rock e a fenomenal cantora Leather Leone (da clássica Chastain) no Rock Experience em RJ no dia 16/09/2016. Carismático e eternamente talentoso, Rob é figura fácil em revistas especializadas em metal, cristãs ou não, como a Roadie Crew e a Metalbreed (essa última já foi até capa!), sem dúvidas um dos músicos cristãos mais amados na cena do metal.

PRA OUVIR ENQUANTO LÊ, CLIQUE AQUI!

Single Promocional, 27/11/2000
Sim, causou expectativa em muitos. E não foi vã. Não mesmo!

Versão da Massacre Records
lançada no mesmo ano da independente
Rage of Creation (2000)

01 - In the Begining
02 - The Sun will Rise Again
03 - One Way Out
04 - Judgement Day
05 - Streets of Madness
06 - Eagle (cover do ABBA)
07 - All I Need
08 - Media Machine
09 - In the Night
10 - Never Too Late
11 - Forever

(Beautiful Lady é bônus da versão japonesa, aparece como faixa 7, e depois segue normalmente de All I Need até Forever)

Necessário frisar-se sempre que, mesmo Rob sendo cristão, e a temática cristã ser a principal meta da banda solo dele, a banda em si não é cristã, é um projeto com músicos diversos, e lembre-se sempre do Roy Z, um mestre nas guitarras, que aqui ganha como parceiro o ex-Ozzy Osbourne Jack E. Lee. Aqui a banda oficial só compoe-se do Rob, Roy e o batera "Butch" Carlson (também da Driver e ex-Jag Panzer). Com músicos convidados completando a formação, o trabalho ficou fenomenal pra dizer o mínimo. Um dos melhores trabalhos de estréia com temática cristã, com faixas incríveis, até mesmo o cover inusitado da banda de pop secular sueca ABBA. Um verdadeiro festival de clássicos aqui presente. Foi colocado na posição 36º do top 100 da falecida coluna Christian's Voice do site Whiplash.net. Heavy e metal melódico de primeira qualidade, da intro e da épica The Sun Will Rise Again até a balada Forever.

Curiosidade: A faixa-título (???) não aparece nesse disco e sim no seguinte kkkkk. Originalmente o disco deveria ter sido nomeado R.O.C.K., como um acrônimo, mas Rob desistiu porque não conseguiu uma palavra boa pro K (agora qual era a frase eu não sei aqui, se alguém souber, me manda kkkk)

KILLER TRACKS: O disco inteiro.


The Ballads 1986-2001 (semioficial, 2001)
Disponibilizado pelo próprio Rock no seu site (não sei se ainda kkkk)
Contém baladas dele cantadas no Impelliteri, Driver, Joshua, solo
e uma grande raridade, um cover de Goodbye to Romance do Ozzy

Eyes of Eternity (2003)

01 - Rock the Earth
02 - Stranglehold
03 - Eyes of Eternity
04 - The Everlasting
05 - Rage of Creation
06 - Conqueror's Hymn
07 - Fields of Fire
08 - You Know
09 - The Hour of Dawn
10 - Beautiful Lady (bônus)

(Na versão japonesa o disco começa com uma faixa chamada Bridge to Infinity, segue a ordem de Rock the Earth até The Hour of Dawn e no lugar de Beautiful Lady vem a música "Children of the Wasteland")

Continuação fantástica de um disco já fantástico, Eyes of Eternity acerta em tudo, desde a capa, fantástica, uma das melhores obras de arte do metal cristão ever (obra de Marc Sasso, responsável por capas de Dio, Cage, Adrenaline Mob, entre outras bandas de metal). A faixa de abertura ainda é uma das melhores que eu já vi na minha vida, um verdadeiro petardo, um hino ao metal (eu avisei que a banda não era cem por cento "gospel", não se espante, amiguinho, abra sua mente e pare de ser careta!). E assim esse disco segue com mais de cinquenta minutos de puro metal melódico, muito na linha dos primeiros álbuns do Stratovarius, do Queensrÿche e do Helloween fase Michael Kiske. A quantidade de músicos convidados aqui é gigantesca, 18 no total (na época Roy Z tinha saído e Rick Renstrom ocupou seu lugar na banda como guitarrista, sendo então a participação de Roy apenas como convidado), entre eles o tecladista italiano Mistheria, os guitarristas The Warlock, Gus G. (famoso por tocar na Dream Evil e na Firewind e posteriormente com Ozzy Osbourne), Jack Frost, Axel Rudi Pell, Carl Johan Grimmark (Narnia e posteriormente membro oficial da banda do Rob Rock), entre outros. Músicos com os quais o Rob chegou a cantar em suas bandas ou tocariam/tocaram com sua própria. Esse selecionado de monstros sagrados do metal e rock no disco conferiu a ele reconhecimento enorme, levando a ser colocado no 8º lugar na anteriormente citada lista da Christian's Voice do site Whiplash.net. Foi meu primeiro contato com o trabalho solo do Rob Rock, e embora eu não elenque ele entre meu top 10, é ainda um disco que me causa saudosismo e alegria em ouvir, até mesmo a épica "The Hour of Dawn" e seus mais de 12 minutos, ou a faixa-bônus, a lindíssima balada "Beautiful Lady".

KILLER TRACKS: Todas


Live in Japan (bootleg, 2004)




Holy Hell (2005)

01 - Slayer of Souls
02 - First Winds Of The End Of Time
03 - Calling Angels
04 - Holy Hell
05 - Lion of Judah
06 - I'm a Warrior
07 - I'll Be Waiting For You
08 - When Darkness Reigns
09 - The Revelation
10 - Move On (ABBA cover) 

Faixas bônus:
  1. "Ride the Wind" featuring Gus G. Guitar Solo (3:51)
  2. "Lost in a World" from Rage of Creation session (5:21)
  3. "I'm a Warrior (Alternative Mix)" (4:22)
  4. "First Winds of the End of Time (Alternative Mix)" (4:45)
Power metal que arranca muito toco, isso é o resumo da ópera de Holy Hell. O mais pesado disco da carreira solo do Rob, contando com a batera mais cabuloso que passou pela banda, Bobby Jarzomberk (famoso por passar pela banda Riot, além da banda solo de Rob Halford). É basicamente um disco "dedicado" ao diabo (numa entrevista da seção final da revista Roadie Crew, a seção Profile - só não lembro a edição, foi mal kkkk -, Rob respondeu na pergunta "disco que daria a seu pior inimigo" esse álbum - e qual o pior inimigo de um cristão mesmo?), traz diversas letras com uma pegada mais apocalíptica, além da clássica "I'm a Warrior", canção que Rob traz consigo desde o EP da Driver de 1989 e regravaria no disco "Answer to the Master" (1995) do Impellitteri, um clássico eterno sem sombra de dúvidas - essa versão tá mais próxima da versão do Driver do que do Impellitteri, incluíndo os riffs iniciais da música, mas ainda assim genial demais essa versão atualizada. Holy Hell, a faixa título, tem um dos nomes mais assustadores da música cristã (como assim "santo inferno" véi?), mas é o relato da batalha que todos travamos com nosso interior, a batalha espiritual carne vs. espírito pelo controle de nossa mente. Uma canção fora de série, bem como todas aqui contidas, e com o solo animal do Rick Renstrom, um milagre vivo esse cara - quando eu fizer a review dele falarei mais acerca disso. CJ Grimmark também se faz presente aqui, e tornar-se-ia logo membro em definitivo da banda; e os teclados do italiano Mistheria fecham com estilo o lado melódico da obra. Novamente um cover ao ABBA (o Rob deve curtir demais mesmo o quinto disco da banda sueca, o disco "ABBA: The Album"  de 1977), com a participação especialíssima de Tobias Sammet (vocalista e líder da banda Edguy e do superprojeto Avantasia) dividindo os vocais com Rob nessa faixa.

KILLER TRACKS: Já falei que provavelmente TODAS faixas de todos os discos serão Killers? Não? Tô falando agora kkkkk



Versão japonesa do disco
Garden of Chaos (2007)


01 - Garden of Chaos
02 - Satan's Playground
03 - Savior's Call
04 - This Time Is The Last Time
05 - Only A Matter Of Time
06 - Spirit in the Sky
07 - Metal Breed
08 - Millennial Reign
09 - Unconditional
10 - Ride the Wind
11 - Ode To Alexander


Quando o Rob Rock virou um membro honorário do Narnia... kkkkkk, piadas a parte, aqui a banda do Rob passou a ser toda a cozinha do Narnia (Andreas Olsson - também da Divinefire - no baixo, e Andreas Johansson - também da Wisdom Call - na bateria), além do guitarra principal da banda, o CJ Grimmark, e, claro, o Roy Z, mais a participação do mito grego Gus G, e outros músicos como o já recorrente tecladista Mistheria e a tecladista, back vocalista e artista Liza Rock (esposa do Rob), além do experiente baterista Bobby Jarzombek, agora só nas faixas 4 e 10; e mais outro timaço de artistas participando desse trampo. Pra mim o mais perfeito trabalho de estúdio do Rob, com letras bem sacadas, sonoridade e qualidade vocal indiscutíveis, produção fora de série, figura fácil entre meus discos prediletos de todos os tempos, um festival de metal neoclássico bem a lá Narnia (nada que surpreenda ninguém quando lembramos que a banda fixa toda aqui é parte integrante desta última), mas até os momentos mais "doces" do disco como Unconditional e a acústica Ode to Alexander funcionam bem demais. Aliás, essa última é uma homenagem que Rob e sua esposa Liza fizeram a seu então mais recente filho, Alexander. Um disco pra guardar na memória sempre pela qualidade irretocável.


KILLER TRACKS: Eu avisei antes né... todas, óbvio!



The Voive of Melodic Metal - Live in Atlanta (2009)
Resumão de sua carreira solo até o momento, com uma
ótima seleção de faixas de todos os trabalhos de estúdio.
Só senti falta de "The Sun will Rise Again"
Pois é, a voz do metal melódico é fantástica inclusive ao vivo!

Sampler (compilação, 2015)
Distribuído durante a tour 2015-2016 do Rob, inclusive aqui no Brasil
Um selecionado interessante, com três faixas de cada disco

Mais dedicado às bandas Driver e principalmente ao Impellitteri, Rob Rock desde 2007 não grava um novo disco de estúdio solo, embora permaneça sim em atividade na sua carreira solo, e continue com um dos vocais mais impressionantes do metal mundial. Stay heavy, Rob Rock!

Um comentário:

  1. Ajudou demais. Excelente exposição. Curti muito o site, espero que continue. Deus abençoe vc e família grandemente.

    ResponderExcluir