quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

Improviso Divino






Uma das mais diversificadas bandas que já passaram pela cena pernambucana, Improviso Divino, ou I.D., foi uma fantástica banda de Pernambuco, Brasil. Formada em meados da década de 2010 por Pedro Rodox (vocais, ex-Envoy), contou com diversos músicos ao longo de suas formações, como Leandro Matheu's (guitarra, ex-Empire HC), Oseas Silva (guitarra, atualmente na Godside), André Ramos (baixo), Davidson Coffee (guitarra, ex-If Tomorrow), Jamesson Henrique (bateria), Wander Portela (baixo), Maurício José (guitarra) e Lucas Kêra (bateria, Tempo Final e ex-F.M.I.). A sonoridade deles fundia elementos do hardcore, metalcore, nu metal e até mesmo influências de música clássica (!). Infelizmente encerraram suas atividades em janeiro de 2020, mas deixaram sua marca como uma banda missionária, que tocava em diversos estados do Brasil sempre bem recebida, além de ajudar na organização de eventos como o festival Against the Hell.

Curiosidade: A banda vez por outra acabava levando o nome deles muito à sério, várias vezes improvisaram mesmo em apresentações quando um ou outro integrante por algum motivo não ia, mas nunca arregaram um show sequer!


Viver Jesus (EP, 2015)

01 - Grato
02 - Go$pel
03 - Vem!
04 - Revolução no Espírito
05 - Viver Jesus (feat. Jéssica Santos e Paula Monique)
06 - Perto de Ti (feat. Alex Tem)





Inovadora, essa é a palavra que fica quando ouvimos essa EP. Cada faixa tem uma levada própria, com os mais diversos elementos sonoros, como vocais limpos unidos com alguns guturais muito bem encaixados, a faixa título com uma letra mostrando a verdade do Evangelho (a capa de Clivson - ex-F.M.I. - foca também essa ideia), um violino (de Paula Monique) muito bem executado, e várias intervenções de Pedro Rodox narrando em algumas músicas mensagens baseadas diretamente na Bíblia. A mais pesada aqui, a incrível "Perto de Ti", fecha o disco com chave de ouro. Outro tesouro inegável é "Go$pel", uma bem sacada crítica aos rapinadores que aparecem no meio do "mercado gospel".


Hantavírus (2018)

01 - Eu Te Invoco (intro)
02 - À Tua Espera
03 - Caminhos
04 - Seu Próprio Filho
05 - Reflexão
06 - Hantavírus
07 - Consolo
08 - Ele Existe (feat. Rafaela e Juninho da Retrieve)
09 - Bambus no Inverno
10 - Não se Vá! (feat. Felipe da Godside)
11 - Resgate (feat. Paula Monique)
12 - Te Adorar

Hantavirose, uma doença bem cabulosa, transmitida principalmente por roedores, causada pelo vírus RNA chamado Hantavirus. A doença também é chamada de Síndrome Cardiopulmonar Virótica ou Síndrome da Angústia Respiratória (SARA). Usando essa doença como uma parábola para a "doença do pecado" que sufoca a alma do ser humano, Improviso Divino construiu um álbum genialíssimo. Letras enfocadas na busca pela vontade de Deus acima de tudo, em detrimento dos caminhos errados desse mundo, sobre o sacrifício de Cristo e a realidade do Senhor. Sem dúvidas as mais curtidas por mim são a faixa-título e a "Bambus no Inverno" (fazendo alegoria ao fato dos bambus resistirem quando todas outras plantas sofrem no clima frio do inverno com o nosso compromisso de nos mantermos firmes nesse mundo frio e cruel). Mas outras faixas como o rapcore de "Seu Próprio Filho" e o metalcore insano de "Ele Existe" (em que a banda se uniu com outra incrível banda que curiosamente também nos deixou em janeiro de 2020, a Retrieve). A ideia de narrações nas músicas (inclusive uma música inteira - Reflexão - sendo uma pregação, servindo como abertura da faixa Hantavírus) mantém-se um ponto forte da banda também aqui.

Curiosidade: No videoclipe de Hantavírus, sabe aquele cabra que aparece todo pirado, insano, como o personagem dominado pelo vírus do pecado? É um dos meus queridos cunhados, Carlos Dantas. Pois é, tenho um cunhado famoso kkkkkkkkkkkk


Soli Deo Gloria (Single, 2020)
Despedida digna de nota, sendo a única gravação com a última formação da banda.
Participação de Ewlly Oliveira nos vocais e violino.
A produção e a letra fantástica comprovam que definitivamente é um fim que eu não queria que viesse.
Mas enfim, Soli Deo Gloria!
Fantástica arte de Ivan Ribeiro (Implement) e lyric video de Thiago Souza (ex-Salário do Pecado, Envoy, Legacy e Pacto de Sangue)





Nenhum comentário:

Postar um comentário