terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

P.O.D.


Marcos, Traa, Sonny e Wuv

Post dedicado aos brothers da saudosa página P.O.D. Brasil - Panelas on Fire no Orkut.

P.O.D., sigla para "Payable on Death" (um contrato mortuário ou herança - pagável com a morte -, representação da morte de Cristo que pagou nossas dívidas com Deus), é sem dúvidas a mais famosa e amada banda de nu metal no cenário cristão, muito embora a própria banda jamais se classificou como uma banda do "mercado cristão". Um dos inventores do gênero junto com as seculares Korn, Deftones e Sepultura, surgiram em 1992 em San Diego, California, estando em atividade até hoje. Uma curiosidade é que a banda é extremamente bem aceita por cristãos de todas as vertentes, embora sejam de formação latina e católica e - dizem alguns - rastafari. Começou com os amigos Marcos Curiel (guitarra e glokenspiel) e Wuv Bernardo (bateria). Logo Wuv chamaria seu primo Sonny Sandoval (vocal) que passava por uma fase complicada de sua vida pra banda, que foi completada com o "sequestro" de Traa Daniels (baixo) (ele, segundo palavras de Wuv "era pra ser um empréstimo da banda do tio, dele, mas a gente acabou roubando o cara pra gente - risos") - nos primeiros dois anos o baixista se chamava Gabe Portillo e ele quem tocou na demo. Uma característica do som da banda é a fusão de hardcore, thrash metal, rap, reggae, funk e outros elementos que tornaram-se a base do que seria chamado de "aggrometal, aggrocore, mallcore, new metal, fusion metal, nu metal, nü metal", escolha o nome que quiser kkkkkkkkkkk.

Devido essa postura mais "aberta", eles conseguiram espaços pra levar sua mensagem em diversos locais, sendo figurinha fácil na MTV (inclusive a saudosa MTV Brasil original - não essa fake atual) e em festivais os mais diversos, até mesmo o templo do nu metal mundial, o Ozzfest da família Osbourne; mas sem deixar de tocar em festivais e shows cristãos, como o Cornerstone, e lá nos primórdios da banda, em 1993, abriram pro Mortification! (obrigado Márllon Matos pela info).

OBS: Triquetra, apesar da origem celta mística, no Cristianismo, este símbolo passou a representar a Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo) pela igreja cristã céltica. Também podendo aparecer representado por três peixes entrelaçados. Logo, é estupidez ir na onda desses legalistas que ficam caçando demônio em qualquer símbolo, ignorando que os símbolos podem mudar de significado ao longo dos anos e civilizações.


Demo (K7, 1993)

01 - Theme Song / Dedication
02 - Give Me An Awnser
03 - The Author and the Destroyer
04 - Tears of Blood

OBS: Algumas versões têm uma setlist diferente, vide nesse link.




A primeira faixa é só uma dedicatória (não consegui manjar bem pra quem), mas da segunda em diante cada uma traz consigo um elemento específico da música da banda que seria desenvolvida ao longo dos anos. Um bom começo de história.


Capa original
(Prefiro a alternativa kkkk)
Snuff the Punk (1994)

01 - Coming Back
02 - Let the Music Do the Talking
03 - Draw the Line (House of Suffering cover)
04 - Who is Right?
05 - Get in Straight
06 - Run
07 - Snuff the Punk
08 - Can You Feel It?
09 - Three in the Power of One
10 - Every Knee
11 - Who's in this House/Murder (Outro)

OBS: Algumas versões de relançamento incluem faixas ao vivo como bônus

Clássico é pouco pra definir esse disco. No mesmo ano que o Korn lançava seu debut autointitulado e o Deftones lançava o Adrenaline, seu álbum de estreia, o P.O.D. assacava essa porrada na orelha. Três álbuns definidores de rumos na história da música. Letras muito mais voltadas pra fé cristã, porém já com uma visão mais ácida em alguns momentos, como é o caso de "Who is Right?", que mexia num tema bem complicado até hoje nos EUA, o racismo. Já "Murder" (chamada as vezes de "Abortion is Murder") bate na tecla da prática maldita do aborto. A capa da versão com o anjo com cabeça de fogo é uma das minhas prediletas do mundo do rock, um dia ainda faço uma camisa com essa capa ou compro uma se ver por aí.

OBS: Só uma coisa eu num curto muito nesse disco e que rola em outros da banda, ficar em algumas músicas repetindo o nome da banda kkkkk


Brown (1996)

01 - Intro
02 - Know Me
03 - Selah
04 - Visions
05 - Brown
06 - One Day
07 - Punks Rock
08 - Breathe Babylon
09 - Funk Jam
10 - Preach
11 - Reggae Jam
12 - Full Color
13 - Seeking the Wise
14 - Live and Die
15 - Outro


A intro bem rapper já introduz bem no clima que vem a seguir. Puro rapcore/nu metal com os vocais de Sonny mais rasgados ainda do que no primeiro disco. Esse disco simplesmente comanda! Scratches misturados com o puro hardcore, em especial na faixa título. Vale demais a ouvida, sem dúvidas. Esse disco tem um quê de experimental também, a banda nele tem três faixas cada uma bem dedicadas a uma das muitas vertentes sonoras que inspiram eles, como Punks Rock (obviamente o punk e o hardcore), Funk Jam (o funk americano e o rap) e Reggae Jam (o reggae e o ska). Também uma faixa começando meio estilo "improviso" como Full Color acrescenta mais no cadinho experimental aqui presente. Realmente um disco bem louco.


Live at Tomfest (1997)

01 - Intro / One Day
02 - Draw the Line
03 - Selah
04 - Know Me
05 - Punk-Reggae Jam
06 - Breathe Babylon
07 - Preach
08 - Full Color
09 - Murder
OBS: Na maioria das versões Full Color e Murder aparecem numa faixa só.

Disco gravado na turnê do Brown (isso explica ter mais músicas desse disco que do Snuff the Punk). Aqui é bem visível a energia que a banda já tinha, mesmo ainda estando meio no "underground" nesse tempo. Ainda assim conseguiram atrair a atenção da gravadora secular Atlantic Records, e assim assinariam com eles, saindo da cristã Rescue Records (que até o surgimento da P.O.D. era mais voltada pro rap/hip-hop). O mais irado nessa live é a fusão das jams "Punks Rock" e "Reggae Jam". Ficou muito irado mesmo!


The Warriors (EP, 1999)

01 - Intro
02 - Southtown
03 - Breathe Babylon
04 - Rosa Linda (instrumental)
05 - Draw the Line
06 - Full Color
07 - Sabbath




Com uma intro bem latina, esse EP é uma porta de entrada pro terceiro álbum completo de estúdio da banda (inclusive com a faixa Southtown aí no meio numa versão mais primitiva). Duas faixas são totalmente exclusivas dessa EP, "Sabbath" e a latina "Rosa Linda", muito boas. O resto são versões novas de clássicos dos dois primeiros discos, aliás ficaram animais, ainda mais bem produzidas (Draw the Line que o diga!).


The Fundamental Elements of Southtown (1999)

01 - Greetings
02 - Hollywood (feat. Lisa Papineau)
03 - Southtown
04 - Checkin' Levels
05 - Rock The Party (Off The Hook)
06 - Lie Down
07 - Set Your Eyes to Zion
08 - Lo Siento (instrumental)
09 - Bullet the Blue Sky (U2 cover)
(feat. Lisa Papineau)
10 - Psalm 150
11 - Image
12 - Shouts
13 - Tribal
14 - Freestyle
15 - Follow Me
16 - Outkast / Tambura (faixa oculta instrumental)

OBS: A versão japonesa inclui como bônus a faixa "School of Hard Knocks" da trilha sonora do filme "Little Nicky - Um Diabo Diferente", e a versão europeia inclui "Whatever it Takes" da trilha sonora do filme "Um Domingo Qualquer".

Nova fase em uma nova gravadora. A partir daqui a banda assume de vez o já nomeado e popularizado Nu Metal (que explodiria de vez a partir do início dos anos 2000). Esse disco seria o que catapultaria de vez a banda pro sucesso, ultrapassando um milhão de cópias vendidas e chegando a 51º lugar na Billboard americana em abril de 2000. Atingir a Billboard é um feito e tanto pra uma banda formada por cristãos, sem dúvidas. Três singles saíram desse disco, sendo que Southtown e Rock the Party foram os mais bem sucedidos (o outro foi Outkast). Minhas prediletas desse disco entretanto são a pesadíssima Lie Down e o reggae fantástico "Set Your Eyes to Zion". Afora o incrível cover pra Bullet the Blue Sky (anos mais tarde a secular Sepultura também faria sua versão).

Algo que entretanto chamou a atenção foi a polêmica sobre a capa do disco. Isso tornou esse disco o primeiro da banda a ser banido de lojas voltadas pro público cristão, pois enxergaram supostamente elementos muito "hindus" (em especial pela posição de meditação em lótus do personagem principal da capa), porém uma vista adequada na capa é notório os elementos cristãos ali presentes (o Espírito Santo em forma de pomba inserindo na mente do cara a triquetra, representação da Trindade) em oposição aos valores externos que tentam nos apontar por nossa fé (o indivíduo com o cigarro na mão). Pra mim é uma das melhores capas da música cristã, pra tristeza dos legalistas de plantão e dos "psicóticos conspiracionistas" por aí afora. Seria só a primeira polêmica da banda com suas capas, tsc tsc... pobres legalistas.

Versão da capa censurada que saiu posteriormente em lojas cristãs.



Limited Edition Bonus (CD ou EP?, 1999)
Vinha com algumas cópias do The Fundamental Elements of Southtown


Satellite (2001)

01 - Set it Off
02 - Alive
03 - Boom
04 - Youth of the Nation
05 - Celestial (instrumental)
06 - Satellite
07 - Ridiculous (feat. Eek-A-Mouse)
08 - The Messenjah
09 - Guitarras de Amor (instrumental)
10 - Anything Right (feat. Christian do Blindside)
11 - Ghetto
12 - Masterpiece Conspiracy
13 - Without Jah, Nothing (feat. H.R.)
14 - Thinking About Forever
15 - Portrait

OBS: Nos relançamentos várias faixas bônus apareceram, como Critic, Murder One, Whatever It Takes, School of Hard Knocks, remixes e até um DVD Limited Edition com uma apresentação da banda na turnê do disco.

O disco que estourou de vez a banda no mercado. Clipes de Alive, Youth of the Nation, Boom e Satellite eram figurinhas fáceis na MTV, indicações ao Grammy de 2002 e 2003 (até a faixa Portrait, que nem foi lançada como single, foi indicada como "Best Metal Performance"). Sem dúvidas o mais lembrado disco da banda (atualmente esse e o "Snuff the Punk" são os únicos que tenho original até hoje), o primeiro que eu tive contato na vida (lembro até hoje da entrevista deles na Revista Gospel 5 de junho de 2002 - que eu inclusive ainda possuo - e o impacto que essa entrevista teve pra mim já naquele tempo). Satellite pegou uma época muito boa no cenário do nü metal, quando bandas como Slipknot, Linkin Park e System of a Down estouravam no mundo. P.O.D. tornou-se o template natural de várias bandas cristãs da cena como 38th Parallel, East West, Pillar, Red, Thousand Foot Krutch e Blindside (essa última inclusive deu o ar da graça aqui através do vocalista Christian Lindskog na faixa Anything Right). Além dele, H.R. da banda secular e referência no hardcore e rastapunk Bad Brains, faz uma participação em "Without Jah, Nothing" (aliás, essa faixa e participação, somada a "The MessenJah" foram causas do início das acusações do P.O.D. fazer parte do rastafarismo), e o criador do "Singjay" (subgênero do reggae) Eek-A-Mouse na faixa "Ridiculous". Essas foram boas indicações que a banda queria mostrar que era sem dúvidas uma banda com diversas facetas, e conseguiram bem isso. "Alive" tornou-se a música mais coverizada da banda até hoje, até a saudosa Rodox fez sua versão. O disco ainda contou com violino e violoncelo, coral infantil (em Youth of the Nation) e três milhões de cópias só nos EUA, afora as mais de sete milhões ao redor do mundo. Só na estreia já começou em 6º lugar da Billboard de cara com 133 mil vendidas só no lançamento, ficando por 5 semanas consecutivas no top 10 dos mais vendidos. Terminou como o 117º disco mais vendido de 2001 e o 26º mais vendido dos EUA, além de 137º mais vendido da década de 2000! Alguma dúvida sobre o poder de fogo desse disco? A não ser, claro, que você seja desses radicais que não curtem "pula pula". Curiosamente foi o disco de despedida de Marcos (as circunstâncias dessa saída até hoje são obscuras, ambas partes alegaram à época motivações divergentes), que ficaria fora da banda por vários anos, sendo substituído por Jason Truby (Living Sacrifice, The Unknown, Phil Keaggy & Glass Harp, dentre outras).

OBS: Satellite e Fundamental chegaram a sair juntos num 2 in 1 em 2008.

Curiosidade mórbida: o lançamento original do disco foi 11/09/2001. Se alguém lembra o que rolou nessa data, sabe que tinha tudo pra dar errado esse lançamento, mas incrivelmente não deu!



Capa da Limited Extended Version (2002)

Still Payin' Dues (DVD)
Clipes, bastidores, etc.

Wuv, Traa, Sonny e Jason Truby



Sleeping Awake (single, 2003)
Ganhou um baita videoclipe e como o nome diz, fez parte da trilha sonora do filme Matrix Reloaded


Payable on Death (2003)

01 - Wildfire
02 - Will You?
03 - Change the World
04 - Execute the Sounds
05 - Find My Way
06 - Revolution (feat. Phil Keaggy nas guitarras)
07 - The Reasons
08 - Freedom Fighters
09 - Waiting on Today
10 - I and Identify
11 - Asthma
12 - Eternal (instrumental feat. Phil Keaggy)
13 - Sleeping Awake (bônus)
14 - Space (the Phatheads remix) - disponível pra download na faixa-bônus pra PC.


Muito mais apegado ao lado reggae da banda e se desapegando um pouco do estilo nu metal, Payable on Death recebeu muitas críticas mistas na época, apesar de ser um ótimo disco. Com letras mais reflexivas, incluíndo as singles/clipes "Change the World" e "Will You" (essa última o clipe até hoje me deixa bem chocado com a ideia genial por trás). A participação do mito Phil Keaggy (Glass Harp, A Band Called David) sem dúvidas é uma ótima surpresa, esse que é um dos maiores guitarristas da história. A polêmica da capa acabou fazendo esse disco também sumir de lojas cristãs, o que é uma pena, apesar de ser uma representação bem "loucona" da virgem Maria. Nada estranho a se julgar pela origem católica da banda, mas muito cristão conservador americano se pavoneou com essa capa (bem como ocorreu anos antes com a do The Fundamental Elements of Southtown e voltaria a ocorrer na coletânea The SoCal Sessions). A despeito das críticas pela musicalidade ter dado uma "aliviada" na pegada mais nu metal (mas não totalmente, só conferir "Asthma" e a própria "Will You"), é impossível ter esse disco como um disco ruim, na verdade é uma aula de como fundir rock e reggae de maneira genial.

OBS: Foi lançado com faixa-bônus virtual com vídeos sobre a banda, e material especial pra quem tem Playstation 2 (calma, não é um "joguinho" com a banda não, tá kkkk).


Payable on Death Album Sampler (EP, 2003)
Apenas versões sampleadas de faixas do Payable on Death

The Warriors, Vol 2 (EP, 2005)


01 - If it Wasn't For You
02 - Teachers (Palm Springs demo)
03 - Ya Mama (Palm Springs demo)
04 - Why Wait?
05 - Eyes of a Stranger (Payola$ cover)
06 - Boom (Live at Cornerstone)
07 - Wildfire (Live at Cornerstone)



Segundo da série The Warriors, contém versões demo do próximo disco (Testify), mais um cover de uma banda canadense de new wave (que eu admito só ter conhecido graças à P.O.D. kkkk) e parte da primeira apresentação deles no Cornerstone Festival. Minha predileta aí é a faixa de abertura, sem dúvidas um clássico eterno. Um bom portão de entrada pro disco seguinte sem dúvidas.



Testify (2006)

01 - Roots in Stereo (feat. Matisyahu)
02 - Lights Out
03 - If I Could See Me Now
04 - Goodbye for Now (feat. Kate Hudson)
05 - Sounds Like War
06 - On the Grind (feat. Sick Jacken e Boo-Yaa T.R.I.B.E.)
07 - This Time
08 - Mistakes & Glories
09 - Let You Down
10 - Teachers
11 - Strength of my Life (feat. Matisyahu)
12 - Say Hello
13 - Mark My Words (feat. Sick Jacken)

Depois de três discos de uma parceria bem sucedida com o produtor Howard Benson, a banda decide seguir seus caminhos com um novo parceiro, Glen Ballard. Um disco simples e ao mesmo tempo um retorno a um som mais próximo do "Satellite", apesar de parcerias como o reggaeiro judeu Matisyahu e com certeza a parceria mais curiosa de todas, no single de maior sucesso da banda, "Goodbye for Now" (sobre o arrebatamento da igreja) com a ainda cristã Kate Hudson (que todos acabariam conhecendo melhor como a controversa artista pop secular Kate Perry). Ela inclusive aparece no clipe da música. Sem dúvidas aqui temos o trampo mais elaborado de Truby nas guitarras. Chega até a ser curioso que seria o último disco com ele (pouco depois o velho companheiro da banda Marcos Curiel voltaria pra banda). "Goodbye for Now" foi o maior sucesso do disco, marcando o retorno em definitivo dos vocais mais rappeados, mas vale também destacar o reggae rock fantástico da faixa de abertura e a forte "Lights Out".

Curiosidade: Uma banda daqui de Pernambuco (do bairro de Afogados no Recife) chegou a se chamar de "Mistakes & Glories", obviamente inspirados nessa faixa desse disco. Já a banda Testify da Bahia (que o nome é obviamente referência a esse disco) fez um cover de Strength of my Life chamada "Sarça Ardente" no álbum "Olhe pra Mim de Olhos Fechados" (inclusive a banda chegou a receber um incentivo do Sonny Sandoval em 2010).


Greatest Hits: The Atlantic Years (compilação, 2006)
Contém faixas dos quatro discos e EP da banda pela Atlantic Records (marcando a despedida da banda dessa gravadora),
além de duas faixas inéditas (Going in Blind e Here We Go)
e duas faixas de trilhas sonoras: "Sleeping Awake" de Matrix Reloaded
e "Truly Amazing" do disco "The Passion of Christ: The Songs" de 2004, inspirado no filme de Mel Gibson.
Ainda incluia como bônus todo o primeiro EP The Warriors.
Going in Blind também saiu como single e videoclipe.



When Angels & Serpents Dance (2008)

01 - Addicted
02 - Shine With Me
03 - Condescending
04 - It Can't Rain Every Day
05 - Kalifor-Eye-A (feat. Mike Muir do Suicidal Tendencies)
06 - I'll Be Ready (feat. Cedella e Sharon Marley)
07 - The End of the World
08 - This Ain't Ordinary Love Song
09 - God Forbid (feat. Page Hamilton da Helmet)
10 - Roman Empire
11 - When Angels and Serpents Dance
12 - Tell Me Why
13 - Rise Against

Confesso que meu interesse por P.O.D. começou a declinar sensivelmente nessa época. Mesmo reouvindo hoje em dia, esse disco tem poucos momentos que realmente me atraem, como a faixa de abertura, a faixa-título e a genial música mista Kalifor-Eye-A. O reggae "I'll Be Ready" também me atrai um bocado (a participação das irmãs Marley deram um up na faixa bem legal), bem como a bem trabalhada "God Forbid" e do experimentalismo de Roman Empire (IMPERIO ROMANO IMPERIO ROMANO). De resto é um disco bem "mais do mesmo" do P.O.D., não me chamou a atenção à época, continua não chamando hoje em dia, mais de dez anos depois. A capa eu soube que também causou certa dúvida de alguns cristãos naquele tempo (novidade nenhuma aqui kkkk), mas das "polêmicas" essa é a menos. O mais marcante desse disco a vera é o retorno de Marcos nas guitarras.

OBS: Addicted e Condescending apareceram em trilhas de jogos de videogame da época, um do WWE e outro da NASCAR.




Murdered Love (2012)

01 - Eyez (feat. Jamey Jasta do Hatebreed)
02 - Murdered Love (feat. Sick Jacken do Psycho Realm)
03 - Higher
04 - Lost in Forever
05 - West Coast Rock Steady (feat. Sen Dog do Cypress Hill)
06 - Beautiful
07 - Babylon the Murderer
08 - On Fire
09 - Bad Boy
10 - Panic & Run
11 - I Am
12 - Find a Way (bônus)

Depois de quatro anos sem novos discos, Murdered Love mostra-se um disco bem mais consistente e irado que seu antecessor. Nu metal de primeira qualidade e ótimas parcerias com artistas seculares, com letras bem criativas. A capa (mais uma na coleção de capas "polêmicas") representa a tradicional imagem de Pietá com Maria segurando Cristo nos braços após ser tirado da cruz, só que numa versão pós-apocaliptica, como uma crítica à sociedade atual e sua corrida armamentista e nuclear. Aqui sim um disco à altura do P.O.D. como conhecemos. Vale muito a ouvida. Tive a alegria inclusive de ver os caras aqui em Recife na turnê desse disco, realmente eles arrepiam!


SoCal Sessions (2014)

01 - Panic & Run
02 - Will You
03 - Youth of the Nation
04 - No Ordinary Love Song
05 - Strength of my Life
06 - Alive
07 - Higher
08 - It Can't Rain Everyday
09 - Lost in Forever
10 - I'll Be Ready
11 - Beautiful
12 - Set Your Eyes to Zion

Normalmente não destaco coletâneas, com todas músicas advindo de outros discos, PORÉM as outras aqui foram totalmente regravadas em formato acústico, o que já torna SoCal Sessions diferente de qualquer coletânea, é praticamente um disco de releituras. Já começa pela versão acústica de Will You, e segue com novas versões fantásticas de clássicos da banda. Aqui aparecem faixas desde "Fundamental" até o "Murdered Love", uma ótima viagem musical no universo da banda.

Segundo Sonny, eles sempre fizeram nos shows versões acústicas de seus sons em jams, então decidiram enfim, após 22 anos, gravar algumas dessas releituras. Foi uma ótima decisão, sem dúvidas, esse disco é realmente um acústico de respeito, e uma bela homenagem aos fãs, em especial aos que participaram da campanha de crownfunding desse disco.

Entretanto sem dúvidas uma coisa que chamou muito a atenção desse disco foi a coragem definitiva da banda de deixar mais do que claro suas origens e crenças católicas na capa. Não quero entrar na polêmica usando minha cosmo-visão protestante de mundo e já "descer o malho" nas imagens de escultura aqui presentes, até porque como a banda deixou claro não é um incentivo a seu ninguém venerar tais imagens. Se eu gostei da capa? Não, não gostei. Mas deixar de curtir a banda por isso é uma mancada sem tamanho. Desvalorizar o som irado desse disco por essa questão é "julgar o livro pela capa".

Curiosidade: Pros leigos, SoCal é uma abreviatura pra South California, relativo à origem da banda, no sul da Califórnia.



The Awakening (2015)

01 - Am I Awake
02 - This Goes Out to You
03 - Rise of NWO
04 - Criminal Conversations (feat. Maria Brink do In This Moment)
05 - Somebody's Trying to Kill Me
06 - Get Down
07 - Speed Demon
08 - Want it All
09 - Revolución (feat. Lou Koller do Sick of it All)
10 - The Awakening

Se havia algo que eu nunca esperaria ouvir do P.O.D. é um disco conceitual. Pois bem, eles surpreenderam muito aqui. Uma sequência insana de estilos, passagens e produção genial de Howard Benson (que também contribuiu com os teclados). A história gira em torno de um personagem que ao longo do disco vai "acordando" e se dando conta de que é o culpado e responsável por seus próprios erros e passos em falso (história da minha vida...). As participações aqui, inclusive da vocalista da épica banda de metalcore secular In This Moment, Maria Brink, foi um dos momentos mais legais, mas a single "This Goes Out to You" sozinha já garantiria a qualidade incrível desse disco. Os arranjos em geral aqui ficaram show de bola, com destaque pros riffs insanos de Somebody's Trying to Kill Me. É um disco obrigatório a ser ouvido. Em geral amo discos conceituais, e esse faz sem dúvida parte desse amor.


Circles (2018)

01 - Rockin' with the Best
02 - Always Southern California
03 - Circles
04 - Panic Attack
05 - On the Radio
06 - Fly Away
07 - Listening for the Silence
08 - Dreaming
09 - Domino
10 - Soundboy Killa
11 - Home

"Um novo começo pro P.O.D. ou um belo final?" Essa frase enigmática de Sonny Sandoval define todas as sensações em ouvir Circles. Um disco fantástico, com um clima que por vezes parece de despedida, por vezes parece um novo alvorecer (inclusive a capa acaba meio que sugerindo isso, a ideia de um novo ciclo surgindo na história da P.O.D.). A produção das faixas está muito boa, muitas trazendo a fusão de sonoridades clássica da banda, como elementos de funk, rap, hardcore, eletrônica, groove, reggae, etc, mas em algumas faixas Sonny emite os vocais mais brutais de sua carreira, como em "Rockin'..." e em "Panic Attack", beirando ao gutural! O reggae mais raiz é bem representado em Fly Away (embora Always Southern California e Listening for the Silence também sejam infestadas do ritmo jamaicano até o tutano), em alguns momentos dessa faixa o vocal de Sonny parece até que tou ouvindo Mark Mohr (vocalista da Christafari). Agrabilíssimo de se ouvir, traz o selo de qualidade básico da banda no seu DNA.

E a resposta pra pergunta no início da análise desse disco? Só o tempo dirá. No momento eu fico à espera de um novo lançamento da banda. Pagando pra ver. Nem que seja pagando só com a morte...

Nenhum comentário:

Postar um comentário