domingo, 2 de fevereiro de 2020

Live at Cornerstone


Cornerstone Festival foi um dos maiores festivais cristãos de todos os tempos (quiçá o maior), organizado pela igreja Jesus People USA entre 1984 e 2012, tendo ocorrido originalmente em Grayslake até 1990 e a partir desse ano até o fim em Bushnell, ambas cidades de Illinois, nos EUA. Nesse palco passaram diversas bandas dos mais diversos estilos, como pop, jazz, soul, rap, rock clássico, alternativo, punk, hardcore, metal, grunge, gótico, metalcore, dentre outros. Diversas bandas chegaram a gravar discos ou shows em VHS e DVD lá, como P.O.D., Bride, Sacred Warrior, L.S.U., Recon, Guardian, Trytan, Daniel Band, Deliverance, Canton Junction, The Choir, Altar Boys, Barren Cross, Rez Band, One Bad Pig, Undercover, Kemper Crabb, Ascension 7, Daniel Amor, Glenn Kaiser & Joe Filisko, entre outras. Inclusive não é difícil achar no Youtube gravações seja do evento em si, seja de shows bootleg ou oficiais de bandas que rolaram lá. Mas houve dois discos em especial que foram coletâneas de apresentações que rolaram entre 2000 e 2001 por lá feitas pela Millenium Eight, e é desses discos que falarei aqui.


Greatest Hits - Live at Cornerstone 2000 (2000)

01 - Adam Again - Dancing Around the Circles
02 - Altar Boys - You're Loved
03 - The Choir - Baby I Love Your Mind (Plugged)
04 - Kemper Crabb - Look Back In Wonder
05 - Daniel Amos - Alarma!
06 - Mike Knott - Sugar Mama
07 - One Bad Pig - Red River
08 - Undercover - God Rules
09 - The Wayside - So Long
10 - The Choir - Precious Jesus (Unplugged)
11 - The 77's - Tattoo
12 - The 77's - Woody
13 - The 77's  - Rocks in your Head

2000 foi o ano definitivo da cena alternativa e punk no festival, não a toa nele rolou a reunião de duas bandas punks/HC clássicas que tavam sumidonas à época, Undercover e Altar Boys; além das ativas One Bad Pig e The 77's (apesar dessa ter um pé a mais no alternative a anos kkkk). Representando a galera mais alternativa e country, Adam Again, Kemper Crabb, The Choir (em versão plugada e acústica), Mike Knott e The Wayside (essa última com uma pegada bem country noventista). Embora não seja muito a minha linguagem musical predileta, admito que é agradável demais ouvir o som que rola aqui. Só queria entender é porque o The 77's teve tanta música (3 no total). O The Choir teve duas, mas dá pra entender porque eles tiveram dois discos nesse ano, um plugado e outro acústico, mas o The 77's... bem, nada contra, já que eles fazem um som iradíssimo. Vou procurar aposteriori ouvir todos os discos gravados nesse ano, só por essa coletânea dá pra ver que tem muita coisa boa.


Live at Cornerstone 2001 - Greatest Hits - 80's Metal Night (2001)

01 - Bride - Same Ol' Sinner
02 - Bride - Hell No
03 - Deliverance - No Time
04 - Deliverance - Learn
05 - Recon - Alive
06 - Recon - Dreams
07 - Sacred Warrior - Come On
08 - Sacred Warrior - Day by Day
09 - Trytan - Don't Turn Away
10 - Trytan - It's War
11 - Daniel Band - I'm Sorry
12 - Daniel Band - Run fror the Darkness
13 - Guardian - The Rain
14 - Guardian -Power of Love

Agora sim falando minha língua kkkkkkkk brincadeira, esse disco resume bem todos os sete discos da "Noite do Metal Oitentista" que rolou na Cornerstone 2001. Uma pena que algumas das bandas aí presentes, como Trytan, Daniel Band e Recon acabaram não passando dessa apresentação e discos ao vivo. Basicamente todas seguiram bem a ideia do festival, sendo que as mais sintonizadas foram a Daniel Band (até porque quase tudo que lançaram antes tinha sido nos anos 1980 mesmo kkkk), a Trytan (porque TUDO deles foi nos anos 1980 kkkk) e a Bride (apesar de terem colocado umas paradinhas já anos 1990). Deliverance não tinha tanto material nos anos 1980, bem como a Sacred Warrior e a Recon, logo até dá pra entender o caso deles, mas a Guardian foi a mais deslocada do projeto, não tocou ABSOLUTAMENTE NADA DOS MATERIAIS OITENTISTAS, pareciam que foram lá só pra tocar e nada mais kkkkk. Mas em suma é uma ótima coletânea, com boas indicações para os leigos começarem a sacar melhor essas bandas.

OBS: Essas apresentações foram só numa noite! Na outra noite do festival rolou bandas como Luxury, The Blamed, Blenderhead, Puller, Singing Mechanic, Danielson Famile e Squad Five-O.


Live at Cornerstone 2001 - Greatest Hits Videos (DVD, 2001)

01 - Bride - Same Old Sinner
02 - Bride - Until the End We Rock
03 - Bride - Hell No
04 - Recon - Take us Away
05 - Recon - Alive
06 - Recon - Dreams
07 - Sacred Warrior - Come On
08 - Sacred Warrior - Day By Day
09 - Sacred Warrior - Temples on Fire
10 - Trytan - Don't Turn Away
11 - Trytan - It's War
12 - Trytan - I Will Sing Forever
13 - Daniel Band - I'm Sorry
14 - Daniel Band - Run from the Darkness
15 - Daniel Band - Walk on the Water
16 - Guardian - The Rain
17 - Guardian - Power of Love
18 - Guardian - Never Say Goodbye

Bem... diferente do material em áudio, esse material em vídeo tem um pouco de nostálgico ao ver os artistas tocando, porém... veja por você mesmo. A qualidade de gravação é bem bootleg mesmo, com uma única câmera fixa láaaa no fundo só no máximo indo de um lado pro outro ou dando um closezinho besta de vez em quando. Ok, sei que alguns DVDs de festivais são assim mesmo, mas cara, é o CORNERSTONE! É o maior festival cristão, man! A M8 poderia ter feito uma produção melhor se queria fazer um DVD com isso. Sério, compara com a gravação da Singing Mechanic, que é só bootleg. Ou o da Luxury, que também é só bootleg. Na verdade eu poderia pegar qualquer bootleg de outras bandas que tocaram nesse mesmo ano lá, mas nem precisa, veja essa versão bootleg de Power of Love do Guardian! Pois é, alguma coisa não foi muito bem feita aqui nesse DVD. Pra você ter uma ideia... não sentiu falta de ninguém na tracklist não? Pois é, a Deliverance se recusou a participar do DVD (ao ver a qualidade pobre das imagens provavelmente). É M8, cês poderia ter ficado sem essa, mas quando lembro que vocês vez por outra erram feio a mão nas suas produções e relançamentos, nem deveria me espantar...

Ver posteriormente outras coletâneas da M8 em estúdio noutro artigo que farei daqui um tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário