sábado, 18 de janeiro de 2020

'Ark


Indicação do meu amigo Michael Oliveira, essa banda é uma daquelas da fase do Jesus Music. Tudo começou em 1969, quando os músicos ingleses Dave Kelly (violão, guitarras e vocal) e Derek Jeffery (vocal) e ganharam um concurso pra gravarem pela Apple Records (sim, a gravadora dos Beatles), porém a gravadora se dissolveu devido os problemas financeiros e de direcionamento (definitivamente os Beatles não manjavam de dirigir gravadoras kkkk) e acabaram por migrar pra Warner. Chegaram a abrir pra grandes bandas seculares como Deep Purple, Pink Floyd e Electric Light Orchestra. Em 1976 mudaram-se pros EUA, onde acabaram por converter-se ao Evangelho na Vineyard Church. Pouco depois, em 1977 se juntaram ao ex-Fleetwood Mac Peter Green (guitarras) e formaram o 'Ark. Depois de muita luta pra lançar seu disco na RCA (que se recusava a lançar um disco com temática religiosa) e gravadoras cristãs (que achavam o som "pesado demais"), conseguiram com a ajuda de Keith Green lançar pela Spirit Records seu único trabalho, "...The Angels Come" de 1979, que figura entre os 500 melhores discos da música cristã e chegou a ganhar como álbum revelação pela revista Life americana. Ainda assim a gravadora acabou não dando a devida atenção e o grupo se desfez. Porém Dave ainda lançaria um disco solo com material que seria pro segundo disco da banda, e de certo modo seu disco solo "Crowning of a Simple Man" de 1980 conta como um disco da banda. Infelizmente pouco se sabe dos integrantes atualmente, apesar do trabalho deles ter se tornado um clássico cult.

...When Angels Come (1979)

01 - Hold me Tonight
02 - Birthsong
03 - For All You Know
04 - A Place for Love
05 - Hungry World
06 - Don't Look Now
07 - All to Pieces
08 - Standing at the Door
09 - Arms of the Lord
10 - Why


Acho até curioso gravadoras cristãs da época acharem o trampo da 'Ark pesado, pois a exceção da AOR "Don't Look Now" e do hard rock de "Why", o som da banda era bem próximo do que se ouvia nos últimos discos dos Beatles ou de boa parte das bandas da Invasão Britânica do final dos anos 1960 e várias bandas cristãs já faziam um som próximo a esse. Os arranjos vocais seguem justamente o "beatle-esque", aquele lance de os músicos fazerem back-vocais melodiosos não necessariamente no refrão e sim ao longo da música. O som deles funde influências do folk/country, do pop rock e do soft rock, e a insistência dos músicos em falar de sua fé nas músicas é bem vinda, quando vemos um som de tamanha qualidade e bem executado como esse.


Dave Kelly - Crowning of a Simple Man (1980)

01 - King of Love
02 - God Knows Your Heart
03 - Tonight
04 - Turn Your Back
05 - Dead or Alive
06 - Trouble
07 - Love Night and Day
08 - Supernatural Man
09 - Sandy
10 - Ballad of J.C.


Curiosamente já abrindo com o hard rock de "King of Love", o disco solo de Dave Kelly mostrava que realmente a banda teria muito mais peso a oferecer do que o que foi apresentado no seu único disco oficial. Um Hard Rock e AOR bem executado, com uma levada pop, porém muito agradável de se ouvir. Definitivamente tão cult quanto o "...When Angels Come", um disco que vale a pena desenterrar e sacar.

Um comentário: