sábado, 25 de janeiro de 2020

Rage of Angels





De Stamford, Connecticut, costa leste dos EUA, surgiu a Rage of Angels. Na ativa entre 1987 e 1989, a banda lançou apenas duas demos e um disco auto-intitulado, que inclusive saiu quando a banda já estava inativa. O som da banda é uma fusão impressionante de heavy metal e rock melódico, que remete bastante ao estilo de bandas seculares como Dokken e Skid Row. Os vocais de Dan Mariano (futuro Pyn Siren) são até hoje altíssimos, juntamente com as guitarras de Frank DiCostanzo (que entre outras bandas chegou a tocar na secular Steelheart) e Greg Kurtzman, o baixo de Dale Glifort e a batera do saudoso John Fowler (que também tocou na Steelheart, dentre outras bandas de hard, rock e metal), formavam um time incrível. Os motivos da separação nunca ficaram muito claros, mas logo após o fim do grupo Fowler e DiCostanzo foram formar a Steelheart.


Demo (1988)

01 - Leave You or Forsake You
02 - Rock for the Rock
03 - Reason to Rock
04 - Not Late for Love

Muito mais pesado que o que veríamos no disco full da banda, um som bem mais próximo de bandas de metal clássico, apesar do vocal de Dan estarem já muito melódicos e fortes. As versões aqui apresentadas iriam dar uma "amansada" nos próximos trabalhos, mas mantiveram uma personalidade incrível.

Essa versão de "Rock for the Rock" aparece também na coletânea "Heavy Righteous Metal" de 1988.

R.E.X. Demos (1989)
01 - Never Leave You
02 - Reason to Rock
03 - Somebody's Watching You

Muito mais melódico, mas ainda mantendo a personalidade heavy metal, muito mais perto do estilo de um Skid Row nos seus momentos mais pesados, já também dando um spoiler do som que futuramente a também secular Steelheart faria. Algumas diferenças sensíveis notam-se do material dessas demos pro material final que sairia ainda nesse ano, como os vocais extras em Reason to Rock (em especial no final da música). Afora isso, um trabalho com qualidade bem próxima de um disco oficial, com uma produção bem melhor que a da demo anterior. Essa versão de Reason to Rock foi usada na coletânea "East Coast Metal" (1989), que já fiz review aqui nas reviews das coletâneas da Regency Records.

OBS: A capa aqui apresentada acredito ser unicamente uma capa feita na internet, não sendo realmente original do material.

Rage of Angels (1989)

01 - Leave You or Forsake You
02 - Reason to Rock
03 - It's  Not Late for Love
04 - Somebody's Watching You
05 - Hooked on a Good Thing
06 - Do You Still Believe In Love?
07 - Rock for the Rock
08 - Are You Ready For Thunder?
09 - Don't Give Up

Essa banda realmente merecia muito ter ido além desse disco. A qualidade musical deles é impressionante, superior a muito do que se fazia não só na cena cristã como na secular de sua época. Riffs e solos extremamente bem trabalhados, bateria e baixo fazendo uma cozinha fenomenal e um vocal que, se o Sebastian Bach (ex-Skid Row) chegou a ouvir, ficou com inveja. Mixado por Doug Mann (embora alguns digam que na verdade os irmãos Dino e John Elefante - ex-Kansas e Mastedon - fizeram uma nova mixagem porque a banda não curtiu o resultado final, apesar de não terem o trampo creditado), é difícil escolher só uma faixa pra chamar de "a melhor" do disco, pois desde as rápidas "Leave You or Forsake You" e "Hooked on a Good Thing", as icônicas "Reason to Rock" e "Do You Still Believe in Love?" e a mais hard rock "Somebody's Watching You", são verdadeiras obras de arte do metal mundial, que acabaram tornando essa banda um clássico cult eterno pros apreciadores que tiveram acesso ao material deles.

Algumas faixas aqui foram parar em várias coletâneas da época, mas curiosamente a banda em si não viveu o suficiente nem pra fazer turnê de lançamento do disco, já que antes mesmo do lançamento já haviam encerrado as atividades. O disco ainda foi relançado em 1990 numa versão específica pro Reino Unido.

Curiosidade (não dos discos, da banda): Pouco depois deles, em 1991, uma banda de Salem, Massachusetts, também nos EUA, assumiu o mesmo nome, lançando uma EP chamada Time and Space em 1993, porém não tenho muitas informações acerca da banda nem de seu trampo. Mais recentemente, em 2011, uma nova Rage of Angels apareceu por aí, tendo lançado os discos "The Devis's New Tricks" e "Dreamworld", mas não tenho certeza se têm alguma relação real com o cristianismo ou mesmo com a Rage of Angels aqui citada.


Um comentário: