terça-feira, 21 de janeiro de 2020

Projeto Rock Cristão Brasileiro 50 Anos


Mano, você já parou pra pensar que o rock cristão no Brasil já tem 50 anos? Desde a banda Êxodos e os precursores de projetos como Vencedores por Cristo, Jovens com Cristo, Jovens Livres, Coral Jovem de São Paulo e Jovens da Verdade até os dias atuais, onde praticamente qualquer grupo de "Worship & Praise" em destaque na cena gospel e até os grupos de louvor de igrejas locais mesmo têm aquelas canções que OBVIAMENTE possuem arranjos de rock. Pois é, o gênero que nasceu em igrejas negras norte-americanas lá entre os anos 1940/50 demorou um bocado pra chegar aqui - até porque no próprio país de origem havia muita resistência com o uso desse ritmo, imagina no Brasil onde quando o rock chegou em meados dos anos 1950 era visto como "música de delinquente juvenil" ou de "juventude transviada" (reflexo de o "iê-iê-iê" ter dado as caras no Brasil a tiracolo dos filmes de James Dean "Rebelde Sem Causa" e "Juventude Transviada"). Obviamente as igrejas brasileiras rejeitaram com veemência, e a despeito de alguns artistas seculares como Antônio Marcos e Roberto Carlos terem arriscado umas canções em louvor ao Senhor, tais esforços jamais foram bem quistos pela igreja, por tais artistas não terem nenhum compromisso com o Evangelho.

Daí alguns corajosos como os citados no início do parágrafo anterior e outros tantos foram lentamente causando uma transformação lenta e interessante na música cristã. Nos anos 1970 prevaleceu principalmente artistas fazendo um estilo mais próximo da Jovem Guarda, com algumas exceções como Cades Barnéia e os Meninos de Deus que arriscaram um rock psicodélico, Wolô e Comunidade S-8 com influências do rock progressivo, Som Maior e o Grupo ELO com uma pegada mais pop e soft rock, e o pessoal do Voz da Verdade arriscando no "perigoso" hard rock (!). No finalzinho da década um certo Janires faria uma K7 na linha da Tropicália que ele levaria consigo pra outra cidade e pra outra década, inaugurando a fase oitentista, com o Rebanhão, seguido de artistas como Grupo Logos, Sinal Verde, Banda Azul, Sinal de Alerta, Pedra de Esquina, Novo Som, Catedral, Actos 2, Vida Abundante, MILAD, Semeando, Martin Lutero, Adilson Lopes, Rhema e Legenda, dentre outros. Mais amplo em qualidade sonora e artística, mas ainda com um apoio mediano da igreja como um todo, abriram caminho pra revolução do final dos 1980, que foi começada pela banda Katsbarnea e seu vocalista Brother Simion: o movimento Gospel. Aqui vários grupos como Oficina G3, Resgate, Akza, Livre Arbítrio, Raízes, Kadesh/Virtud, Metanoya, Louvor Art e Cia, Pró-Céu, Átrios, Fruto Sagrado, Contato Vital e uma pá de outros muitos vieram a seguir. No meio dessa revolução a galera mais "radical" do metal e do punk traziam o "white metal" pro Brasil, com projetos como Martíria, Calvário, Candelabro, Sagrada Cruz, Stauros, Rosa de Saron, Ruptura, Ressurreição, Resistência HC, Justa Advertência, Trino, Antidemon, Necromanicider, The Joke?, Offertorium, Immergoth, Neversatan, DevilCrusher/Berith, Afterdeath, Eterna, Kletos, Foco Nocivo, Holokausto, Dead Snake, Ex-Hortation, Amos, Dissarmonical Tempest, Templo de Fogo, Völlig Hëllig/Belica, Dynasty, dentre muitas outras precursoras. Os anos 2000 assistiram o surgimento de duas tendências que persistem até hoje: os grupos de "louvor jovem" como Filhos do Homem, Livres para Adorar e Rede Ativa; e a galera do "Novo Movimento" ou "Crossover", com uma mensagem menos "evangeliquezada" (essa palavra nem existe bicho kkkkk) como Palavrantiga, Tanlan, Crombie, Marcela Taís, Hibernia, Aeroilis, Quarto Fechado, Os Oitavos, Lorena Chaves, dentre outros. Apesar de com a rejeição do "gospel" cada dia maior e um certo fechamento de portas (de novo) de muitas igrejas, a existência de ministérios underground e com uma visão mais aberta a esse veículo de adoração a Deus e evangelização continua firme no país, e dando frutos que permanecem.

E pensando nisso a Templo Metal do brother Melqui Oliveira tem feito uma pesquisa ostensiva para uma playlist enorme com diversos artistas cristãos ao longo das décadas que tiveram coragem de fazer o som rock em suas diversas vertentes para a glória do Senhor, incluindo aí grupos de louvor como Renascer Praise e Vinde que tiveram coragem de mandar um bom rock'n'roll em seus trabalhos.

Você pode acompanhar a Playlist do projeto abaixo ou direto do Youtube e em ambos os casos eu recomendo a todos seguirem o canal do projeto e dar essa força, divulgar e ficar de olho porque sempre que pode o Melqui tem atualizado essa lista.



Ah sim, acompanhem o Templo Metal, tá rolando algumas entrevistas e matérias sobre os precursores do rock no Brasil.

2 comentários:

  1. Ouçam a banda PROPHECYA vcs vai curtir New metal cristão de ótima qualidade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manda o link aqui de Página no Facebook, Youtube e se tiver já Spotify e Deezer, manda ae!

      Excluir