quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

Yunick




Eu tenho que admitir que o trabalho de um resenhista de bandas e discos tem uma coisa meio ingrata: a mania de rotular. A mídia em si parece que implora pra que tenhamos essa atitude. E o mercado gospel em si sempre busca se adaptar às tendências e modas. Não a toa uma banda como Yunick foi rapidamente tachada de "o Restart gospel". A sonoridade pop/rock, os nomes dos integrantes (Dé, Thi, Lukee e Bruh) e o visual da banda fez essa comparação com bandas de "happy rock" (ou "rock colorido") como Restart, Strike e Cine serem ainda mais fortes. Mas também é uma boa forma de espantar alguns dos típicos "radicais tr00s" que rolam no meio cristão. Eu mesmo demorei muito tempo pra decidir dar ouvidos ao som deles e perceber que, bem diferente do que o rótulo sugere, a banda vai muito além de um "Restart gospel", conseguindo trazer uma qualidade boa pro som que fazem.

A matéria no jornal postada acima resume bem a história da banda, não preciso entrar tanto em detalhes, mas liricamente pode ter certeza, são uma banda muito boa e perfeita pra quem quer cantar louvores a Deus num som mais pop/rock e "emocore" (sendo que a definição de emocore dos anos 2000 é bem errônea).

É lamentável que muitos amigos meus - e eu me incluo também - foram na "crista da onda" em criticar a banda pelos rótulos colocados que nem a própria banda fez o menor esforço para receber, muito pelo contrário.


Deus está no Controle (2010)

Não sei a ordem correta das músicas, logo vai assim em ordem alfabética:

- Com Você
- Deus Está no Controle
- Espelho
- Feliz mais uma Vez
- Geração de Davi
- Meus Segundos
- Não Vou Desistir
- Pensamentos
- Princesa dos Meus Sonhos
- Viver

Não há como negar nesse disco as influências óbvias de bandas como Cine e Restart. Porém é necessário observar que a banda, a despeito da rotulação, conseguiu trazer arranjos muito mais variados e criativos. Um exemplo disso é a música "Espelho". Algumas faixas lembram bastante a fase do início dos 2000 do emocore, como a secular CPM 22, como é o caso de "Feliz mais uma Vez". Além de músicas sobre a fé cristã, tem faixas românticas muito boas.


Tudo que há em Mim (2012)

01- Tudo que há em Mim
02 - Melhor Amigo
03 - Parei pra Pensar
04 - Brilha em Mim
05 - Minha Fé
06 - Geração de Davi
07 - Saudades
08 - Único Capaz
09 - Os que confiam (regravação)
10 - Nem Olhos Viram

Com um visual bem mais sóbrio, distanciando-se bastante do papo de "Restart gospel", a banda traz um pop/rock muito bem construído, com letras realmente para adoração a Deus. Um som muito suave, não é um rock forte, mas passa longe de ser um som meloso ou um "louvor jovem".

OBS: algumas versões vem com as faixas "Geração de Davi" e "Meus Segundos" do disco anterior, além de uma versão remix de "Deus está no Controle" e um cover de "Sou Humano" da cantora gospel Bruna Karla.

Singles:






Nenhum comentário:

Postar um comentário