quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

Coral Jovem de São Paulo



Com a regência do maestro estadunidense Roger Cole (que posteriormente coordenaria o Som Maior com alguns dos jovens que faziam parte do Coral Jovem de SP) e maioria dos membros vindos do Coral Jovem Batista de SP, o Coral Jovem de São Paulo trouxe pro Brasil elementos que já vinham do Jesus Movement, com grupos como The Imperials e os corais de Ralph Carmichael (esse também já devidamente introduzido no Brasil pelos Vencedores por Cristo) e Otis Skillings. Essa galera do Coral Jovem de SP trazia não só cantores de igrejas do local como hippies recém-convertidos, o que tornava esse projeto ousado demais pra época, com os elementos de pop psicodélico e jovem guarda.


Boas Novas (1972)

01 - Boas Novas
02 - Chegamos Nós
03 - Eu Estou Aqui Esperando
04 - Vivo Sempre Cantando
05 - Domingueiro
06 - Acorda Já!
07 - Acordei
08 - Maravilhado
09 - Sou Rebelde
10 - Tudo isso vai Mudar!
11 - Bravo e Viva
12 - Vem Viver
13 - Se Lá Vi Viver
14 - Se Lá Vou Viver Amanhã
15 - Um Milagre de Verdade e Luz
16 - Testemunho / Se Eu Não Testemunhar / Queres Aceitar?
17 - Boas Novas Final

Com a participação do saudoso Darcy Gonçalves (ex-Cantores do Ébano, grupo secular dos anos 1960) e vários hippies convertidos ao Evangelho. Essa cantata/opera rock tornou-se famosa e muito executada em igrejas nos anos 1970, inclusive muitas tradicionais. Embora a linguagem seja por vezes um tanto datada, a mensagem é muito forte e tem muito de atual sim. Tem até música falando dos "domingueiros" (crentes que só são quando estão na igreja no domingo, em outros lugares não manifestam nada de sua fé) e "Sou Rebelde" (falando dos hippies). A mensagem é bem natalina mesmo, por falar da chegada de Jesus na Terra, sua missão, morte e ressurreição.


Vida (1973)

01 - Vida
02 - Contagia
03 - Vida Reprise I
04 - Renascer
05 - A Resposta
06 - Só Uma Vez Sou Jovem
07 - Falso
08 - O Que os Outros Vão Pensar?
09 - Experimenta
10 - O Poder de Escolher
11 - Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida
12 - Vida Reprise 2
13 - Vida Nova
14 - Atual
15 - É Já
16 - Cada Vez Melhor
17 - Vida (Final)

Versão completa em português do disco "Life: A Young World Musical" (1971) de Otis Skillings, agora sob a coordenação de Roger Cole e dos brasileiros Almir Rosa e Leo Peracchi (esse último responsável por inserir alguns arranjos mais brasileiros ao som original da versão de Otis) e supervisionado por Zelinda C. O. Cárnio, as interpretações em português tornaram o projeto ainda mais impressionante, e se desde o disco anterior o grupo já participava de programas de TV, aqui eles foram mais além. A tradução da mensagem que Otis e cia já levavam nos EUA da maneira jovial pra época impactou bastante a geração dos anos 1970 das igrejas que levaram esse som em suas cantatas. Em 1974 ganhou uma nova prensagem, com poucas modificações na capa.

Em 1975 Roger Cole decidiu dar um passo adiante e formaria com músicos mais comprometidos o Som Maior, mas isso é papo pra outro post...




Obrigado Lawrence Cole (acredito que filho do mestre Roger Cole) por esse vídeo!

2 comentários:

  1. Que bom encontrar está preciosidade!
    Eu e meu marido cantamos está cantata em 1972 , e agora estamos nós emocionando com esta gravação.
    Poderiam montar novamente nos dias atuais!
    Obrigada por compartilhar

    ResponderExcluir
  2. Alguém sabe por onde anda o maestro Roger Cole ?

    ResponderExcluir